O que fazer em Siena em 1 dia: 10 Atrações Imperdíveis



Nesta matéria você vai conhecer Siena, linda cidade no coração da Toscana, eleita em 1995 patrimônio Mundial da Unesco – título mais do que merecido. Vamos mostrar 10 das principais atrações para visitar, para você saber o que fazer em Siena em 1 dia e aproveitar melhor sua viagem.

O que fazer em Siena em 1 dia – 10 atrações imperdíveis

Piazza del Campo

Esta praça sedia o evento mais badalado do ano, o Palio de Siena, uma corrida de cavalos à moda antiga: 17 times, chamados de contradas – que são regiões da cidade, disputam entre si o troféu. Cada contrada é identificada por um brasão, geralmente um bicho. Ao passear por Siena, talvez você veja alguns brasões com animais desenhados – são os bichos das contradas!

O Palio acontece nesta praça desde o século XIII nos meses de julho e agosto (02/julho e 16/agosto). Nela também acontece as feiras natalinas de Siena, final de novembro e dezembro.

Torre del Mangia e Palazzo Comunale

A Torre del Mangia fica na Piazza del Campo e foi construída no final da baixa Idade Média, entre 1338 e 1348, um século depois da construção da Catedral de Siena. Tem 102 metros de altura, a mesma altura da Catedral. Há um mirante no topo da Torre, e para quem quiser subir, prepare-se, são 400 degraus bem estreitos , e não há elevador!

No mesmo prédio da Torre fica também o Palazzo Comunale. Construído entre 1297 e 1310, ali atualmente estão instalados a prefeitura da cidade e o museu cívico, com obras de arte de diversos artistas de Siena. As duas atrações combinadas são passeios imperdíveis para fazer em Siena!

Dica da melhor vista de Siena: São 2 os principais mirantes na cidade, um fica na torre acima, enquanto o outro fica no Facciatone, ao lado da catedral. Se tiver que escolher um, acho o Facciatone mais negócio, por dois motivos: dele você tem a vista tanto da Torre del Mangia quanto da Catedral.

Duomo ou Catedral de Siena

A Catedral ou Duomo é um atrativo turístico imperdível em Siena, foi a segunda igreja mais bonita que conhecemos na Itália, “perdendo”  apenas para a igreja do Vaticano. O exterior do Duomo (palavra em italiano para catedral), em estilo gótico – românico, é muito rico em detalhes:

Na fachada frontal, não perca a escultura da loba (acima, à direita), explicamos adiante o significado.

Gostou da arquitetura externa? Espere para ver o interior do Duomo de Siena, ainda mais impressionante. Suas colunas são todas em mármore preto e branco; o piso, com cenas do antigo testamente, é composto por 56 painéis de mármore trabalhado (por séculos) por mais de 40 artistas; há pinturas e esculturas em cada canto da igreja, vale muito a visita, não deixe de visitar em Siena!

Fatos e curiosidades sobre a Catedral, para saber antes de ir:

  • Loba: o animal faz parte do mito da fundação de Siena, está presente em vários lugares, inclusive no piso de mármore: uma das placas tem uma loba amamentando 2 crianças. De acordo com a lenda, as crianças são Senius e Aschius, filhos de Remus. Fugiram de Roma em 2 cavalos após seu tio (Romulus) matar o pai. Na fuga, Senius levou a estatueta da mãe loba e fundou Siena com ela!
  • Cores preto e branco: são as cores simbólicas de Siena. Derivam dos 2 cavalos – um preto e o outro branco – do mito de fundação da cidade.
  • Data da construção: A Catedral de Siena foi projetada e construída durante os séculos XIII e XIV. O Púlpito em mármore Carrara é de 1265, a obra mais antiga da igreja.
  • Tipos de bilhete: Existe basicamente 3 tipos:
    • Bilhete Igreja apenas: como o nome diz, permite apenas a visitação da Catedral.
    • Bilhete “OPA SI PASS”: foi o que compramos, dá direito a visitar a Catedral de Siena, a Biblioteca de Piccolomini, o Battistero e o Facciatone, dentre outras atrações.
    • Bilhete “PORTA del CIELO”: inclui atrações do OPA SI PASS + acesso às passarelas (em tours guiados) que percorrem a parte superior da catedral. Ocorrem em horários específicos e há limite de pessoas.
  • Mais informações: venda de bilhetes, dias e horários de visitação, consulte o site oficial.

Cripta

Escavações arquelógicas recentes (1999) descobriram criptas no subsolo da Catedral de Siena. Em suas paredes estão os afrescos mais antigos da igreja, pintados no século XIII por artistas da própria cidade.

Para entrar na cripta, bem como nas demais atrações dentro do complexo da Catedral (Biblioteca Piccolomini, Battistero e Facciatona) é necessário comprar o bilhete “OPA SI PASS” ou “PORTA del CIELO”. Um lugar inusitado para conhecer em Siena.

Para mais informações consulte o site oficial aqui.

Biblioteca Piccolomini

Este salão fica no interior da Catedral de Siena. Foi pintado por Pinturicchio e desenhado (acredita-se) por Rafael, famoso artista do Renascimento. Os painéis contam a história de Piccolomini – o Papa Pio II. As pinturas no teto e paredes são muito impressionantes, não deixe de visitar em Siena:

DCIM\100GOPRO

Para mais informações consulte o site oficial.

Battistero

O Battistero é um lindo salão dentro da Catedral de Siena. Foi construído entre 1316 e 1325 por Camaino di Crescentino, representa a vida de João Batista. Durante séculos, todos os batismos da cidade foram realizados nesta fonte:

Para mais informações consulte o site oficial.

Facciatone

O Facciatone é esse “paredão” branco aí de baixo. Se reparar bem, vai notar que ele foi o que restou da nave de uma catedral, construída durante os planos de expansão do Duomo no século XIV, e interrompida (para sempre) pela peste negra. Em sua parte mais alta há um mirante:

Do mirante do Facciatone você terá a melhor vista do Duomo e também de toda a cidade, vale muito a pena subir, um ponto turístico muito bonito em Siena!

Para mais informações consulte o site oficial.

Encontre um Brasão das Contradas

Lembram do Palio de Siena, o evento mais famoso da cidade? Como disse, ele é disputado por 17 contradas, que são regiões da cidade. Cada uma é identificada por um animal e tem um brasão específico. Então que tal deixar seu seu passeio por Siena mais divertido… ao caminhar entre uma e outra atração, procure pelos brasões…

… nós encontramos a contrada do ganso!

Basílica de São Domingos

Também conhecida como Basilica Cateriniana San Domenico, esta é outra igreja bem interessante para conhecer em Siena. Ao visitar seu interior, não perca a Capela do Rosário. Além de muito bonita, aí está o órgão usado por Wolfgang Amadeus Mozart enquanto estudava para o exame da Academia Filarmônica de Bolonha.

T4i2015 - 0314

Experimente a Bisteca Fiorentina

Experimente um dos pratos mais tradicionais da cozinha italiana na região da Toscana: a bisteca Fiorentina. A carne geralmente é um contra filé, assado na grelha. Nós experimentamos, pois comer bem também é uma coisa para se fazer em Siena, adoramos!

Comemos a bisteca Fiorentina no restaurante San Domenico, que fica em uma rua tranquila com ótima vista de Siena. Tudo, com bebidas e sobremesa, saiu 96,50 euros. Valeu cada centavo!!

Mapa das atrações

Abaixo, deixo um mapa com as principais atrações turísticas para visitar em 1 dia em Siena, para você se localizar e programar melhor seu passeio e roteiro:

E você, tem dicas da cidade ? Deixe sua opinião na caixa de comentários.

Se quiser conhecer outros passeios bate e volta a partir de Florença ou mais dicas da cidade, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *