O que fazer em Poznan: 15 atrações imperdíveis



Na matéria de hoje você vai conhecer Poznan, linda cidade na Polônia e com fácil acesso a partir de Varsóvia, Wroclaw ou Berlim. Vamos mostrar as principais atrações turísticas da cidade, para você saber o que fazer em Poznan e aproveitar melhor seu passeio por lá. Visitamos a cidade no verão e pegamos temperaturas bem agradáveis, entre 20 e 25°C.

O roteiro apresentado aqui considera 1 dia em Poznan, suficiente para explorar os principais pontos turísticos, em sua maioria concentrados no centro histórico. Caso planeje visitar alguns dos museus da cidade, considere 2 dias em Poznan para fazer tudo com mais calma.

O que fazer em Poznan

Antiga Praça do Mercado (Stary Rynek)

A antiga Praça do Mercado de Poznan – em polonês Stary Rynek – foi uma das praças mais bonitas que visitamos na Europa. Em estilo renascentista, tem um conjunto de prédios centenários, muitos deles coloridos, o que deixa a praça muito fotogênica. Atualmente os imóveis abrigam lojas, hotéis, cafés, restaurantes e museus. Por suas ruas não circulam carros, apenas pedestres – é um lugar agradável para bater perna em Poznan.

o que fazer em poznan

Antiga Praça do Mercado de Poznan

Aí estão algumas das principais atrações turísticas de Poznan, como as antigas Casas dos Mercadores (as famosas casinhas coloridas), o imponente prédio da Antiga Prefeitura e a Antiga Casa de Pesagem, duramente castigados durante a Segunda Guerra Mundial, alguns reduzidos a ruínas:

poznan polonia após segunda guerra mundial

Após um longo trabalho de reconstrução da cidade, iniciado em 1949, a antiga Praça do Mercado foi totalmente recuperada, e encontra-se assim nos dias de hoje:

o que fazer em poznan

Achamos linda esta praça em Poznan, muito bonita mesmo, não fica nada a dever para outras praças famosas que conhecemos na Europa – para quem quiser conhecer:

Casas dos Mercadores de Poznan

Essas casinhas coloridas são o cartão postal de Poznan, ficam ao lado da Antiga Prefeitura. Foram originalmente construídas na Idade Média (século 13), todas em madeira. No século 16, após um “upgrade”, foram reconstruídas com pedras e tijolos, e remodeladas em estilo renascentista. Os andares de baixo permaneceram destinados ao comércio – vendia-se aí sal, velas e outros produtos da época, enquanto nos andares de cima ficaram as moradias.

Casinhas coloridas de Poznan

Como várias construções na cidade, sofreram severos danos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1949 começaram os trabalhos de restauração:

poznan polonia após segunda guerra mundial

Antiga Prefeitura de  Poznan

Construído no século XIII, foi a sede da prefeitura de Poznan até 1939. Atualmente funciona no prédio o Museu de História de Poznan.

CURIOSIDADE: Desde o século XVI, foi adicionado ao relógio da antiga Prefeitura duas cabras mecânicas. Todos os dias, ao meio dia, toca-se uma trombeta, e então as 2 cabras saem para fora do relógio (na parte de cima dele) e dão 12 cabeçadas!

Billy Goats

Também conhecidas como as “Cabras de Poznan”, as Billy Goats tornaram-se o símbolo de Poznan, você vai vê-las retratadas em vários lugares da cidade, tem até um monumento na praça :

o que fazer em poznan

Mas porque 2 cabras? Segundo a cultura popular, no século 16, durante um evento oficial na Antiga Prefeitura, o cozinheiro queimou o prato principal – um veado assado. Desesperado, saiu correndo em busca de uma “solução”. Acabou voltando com 2 cabras, mas na hora do abate, os animais fugiram e se refugiaram no alto da torre, onde fica o relógio. Verdade ou não, o fato é: as 2 cabras viraram o símbolo de Poznan desde então!

Casa de pesagem (Waga Miejska)

Era neste lugar que se realizavam as pesagens das mercadorias comercializadas na cidade. O prédio original era do século XIII, mas sob ameaça de desabar, foi demolido no século 19. Foi  reconstruído, mas tempos depois foi severamente danificado na Segunda Guerra Mundial. O que vemos hoje é uma reconstrução do prédio demolido no século 19:

Museus para visitar em Poznan

  • MUSEU ARQUEOLÓGICO: Fica no prédio do antigo Palácio Górka, construído em 1640 pela família Górka e posteriormente destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Algumas das estruturas do prédio datam de 1548. A exibição permanente do museu tem peças da pré história polonesa e artefatos do antigo Egito, como um obelisco de Ramsés II. Fica próximo da Praça do Antigo Mercado. Abre todos os dias de semana, exceto segunda. Para mais informações e horários de visitação, consulte o site oficial do Museu.
  • MUSEU NACIONAL DE POZNAN: Tem exposições sobre a arte e pintura polonesas desde o século XVI. Abre todos os dias de semana, exceto segunda. Para horários de funcionamento e outras informações, consulte o site oficial do museu.

Castelo Real de Poznan

O Castelo Real foi construído no século XIII, durante o apogeu e domínio político de Poznan sobre o reino polonês. Foi moradia dos reis e era, na época, o maior castelo da Polônia. Durante a Segunda Guerra Mundial foi bombardeado, sofrendo sérias avarias. Entre 1959 e 1964, foi completamente restaurado.

Plac Wolnosci

Praça muito bonita e moderna, por conta da fonte Wolności (foto abaixo), que fica em uma das pontas da praça, dá inclusive para caminhar por dentro dela.

Castelo Imperial (Zamek Cesarski)

Foi construído em 1910, durante o domínio dos Alemães, como palácio residencial para o Kaiser Wilhelm II, Rei da Prússia. Nos anos entre as guerras, foi residência do presidente da Polônia e também abrigou a Universidade de Poznan.

Castelo Imperial (Zamek Cesarski)

Na Segunda Guerra, durante a ocupação alemã serviu de residência oficial para Adolf Hittler. Atualmente o palácio abriga instituições ligadas a cultura.

Igreja de São Estanislau (Fara Poznańska)

Conhecida em polonês como Fara Poznańska, a igreja de São Estanislau foi construída no século XVII em estilo barroco. É a igreja mais bonita de Poznan, tanto por fora quanto por dentro:

o que fazer em poznan visitar igrejas

O interior da igreja:

Old Marych

Em 1983 ganhou fama na cidade um programa de rádio com um personagem fictício – Old Marych, caricatura de um cidadão de Poznan. O programa só foi encerrado com a morte do intérprete, em 1999. Tão famoso e querido era esse personagem que uma estátua em sua homenagem foi erguida na cidade:

Basílica de São Pedro e Paulo

Também conhecida como Catedral de Poznan, foi originalmente construída no século X. É a igreja mais antiga de Poznan e de toda a Polônia. Por ser a primeira igreja do país, foi dedicada a São Pedro, tal como a igreja de São Pedro no Vaticano. Consulte o site oficial da Basílica para maiores informações e horários das missas. Fica um pouco mais afastada do centro histórico (vide mapa ao final da matéria).

Mural em Śródka

Esse é um mural bem legal para visitar em Poznan, fica no bairro de Śródka, um dos mais antigos da cidade. A pintura retrata a vida e história do bairro, e além das casinhas tradicionais, semelhantes as que vimos na praça do Antigo Mercado. Os personagens retratados na pintura são um açougueiro, um tocador de corneta e Władysław Odonic, duque da Polônia:

Fica a 300 metros da Basílica de São Pedro e Paulo.

Parque Citadela

O Parque Citadela fica em uma área verde bem grande dentro de Poznan, abriga um museu e cemitério militar, além das ruínas do antigo forte Winiary. No dia que iríamos visitar, choveu torrencialmente e não conseguimos fazer o passeio. Fica a 1,5km de caminhada do Centro Histórico de Poznan.

Estação de trem e Rodoviária de Poznan

A rodoviária e estação de trem de Poznan estão integradas em um mesmo prédio, onde também há um shopping center. Não é uma atração turística propriamente dita, mas você que procura o que fazer em Poznan, deve saber onde fica, pois muito provavelmente passará por aqui. Nosso trem de Varsóvia chegou aí, nesta estação. Quando partimos rumo a Wroclaw, também de trem, embarcamos nessa estação novamente.

Se quiser usar o transporte público de Poznan, há inúmeros bondes (na Europa são conhecidos como “tram”) que passam na rua ao lado da estação, e que vão em direção ao centro histórico, apenas 2km daí, 15 minutos de tram ou de taxi.

Mapa das atrações turísticas de Poznan

Para ajudar você a se localizar e conhecer Poznan, marquei no mapa abaixo todos os pontos turísticos que citamos nesta matéria:

Informações úteis para sua viagem

E agora que você já sabe o que fazer em Poznan, seguem alguns fatos e informações úteis sobre a cidade:

  • Inverno em Poznan:
    • Temperaturas entre 2 e -3 °C, com grande chance de pegar neve.
    • Sol nasce 8:00h e se põe às 16:00h.
    • Com apenas 8 horas de luz, os dias no inverno são curtos.
  • Verão em Poznan:
    • Temperaturas mais amenas, de 13 a 25 °C.
    • Sol nasce 4:30h e se põe às 21:00h.
    • Os dias no verão tem 16 horas de luz, o dobro em relação ao inverno. Esta é a época que a cidade fica mais cheia, com mais eventos e há mais tempo para aproveitar as atrações ao ar livre.
  • Primavera e Outono em Poznan:
    • Temperaturas entre 5 e 20 °C.
    • Nascer e por do Sol: depende do mês, no meio da estação, nasce 6:00h e se põe às 18:00h.
  • População: 530.000 habitantes. Desses, os Poloneses são a imensa maioria, vimos poucos imigrantes, diferentemente de outros países na Europa.
  • Distâncias: 180 km de Wroclaw; 310 km de Varsóvia; 280km de Berlim.

Quer usar seu celular na Polônia? Aproveite, pois como citei os chips de celular pré pagos por lá são muito, mas muito baratos mesmo! Para saber como e onde comprar, consulte nossa matéria:

Para ver todas as nossas matérias da Polônia, clique aqui.

Procurando um bom hotel em Poznan? Nos hospedamos no hotel Mercure, a 900m da estação de trem. Achamos o preço bom e também a localização, de fácil acesso a partir da estação de trem. O atendimento foi bom, ganhamos upgrade de quarto e mimos como chocolates e smoothie na chegada.

Para ver outras opções de hospedagem na cidade, confira o mapa de ofertas de nosso parceiro Booking.com, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Desta forma, estará contribuindo para nosso blog produzir mais guias de viagens independentes e completos como este. Obrigado!

Booking.com

Já visitou Poznan? Deixe suas dicas e comentários aqui, podem ser úteis a outros viajantes.

Até a próxima trip.


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *