Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México: Simplesmente imperdível! 2



Quando estava programando minha trip para o México entrei em muitos sites e blogs de viagem, li guias impressos e havia sempre uma unanimidade – O Museu Nacional de Antropologia. Era “o” lugar a ser visitado na capital mexicana. Agora, pouco tempo depois de fazer minhas observações in loco, posso endossar as diversas opiniões – o lugar é incrível.

Museu Nacional de Antropologia Cidade do México - foto1

Também interessante é que o prédio é bem ousado arquitetonicamente. Depois de passar o hall de entrada e os guichês de compra de ingressos, você atravessa uma área externa, porém coberta. Um único pilar central parece sustentar o teto – na verdade, depois você observa os detalhes e vê que o pilar continua para cima do teto e tem tipo uns cabos de aço nas pontas segurando tudo…  não sei ao certo, mas visualmente a idéia é interessante.

Museu Nacional de Antropologia Cidade do México - área externa

A entrada do museu…

entrada do Museu Nacional de Antropologia Cidade do México

Fila bem pequena, e então passamos pela fiscalização (há detector de metais) e segurança para poder comprar os ingressos.

Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México - entrada

Hall de entrada do museu: “O povo mexicano levanta este monumento em honra das admiráveis culturas que floresceram na era pré-colombiana em regiões que são agora território da República. Frente aos testemunhos daquelas culturas o México de hoje rende homenagem ao México indígena, em cujo exemplo reconhece características essenciais de sua originalidade nacional”

Homenagem às culturas indígenas no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México

Mas há MUITO o que ver… nós visitamos em 1 dia, mas precisávamos de bem mais tempo para ver tudo com calma. Há várias salas – Maias, Aztecas, Olmecas, etc, enfim… escolhemos as de maior interesse para nós, e aí é que está o problema: o Museu é todo interessante, e diferente de outros museus pelo mundo, a visita não é aquela coisa entediante ou cansativa. Aqui o tempo passa voando!

Mais um ponto a favor na nossa visita foi que aprendemos muito mais sobre os lugares que conhecemos durante a trip pelo México. Ver peças originais e a história contada em detalhes de sítios arqueológicos como Chichén Itza, Tulum, Cobá, Teotihuacán depois de visitar todos eles foi uma experiência muito enriquecedora.

Abaixo mostro algumas peças surpreendentes:

Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México - Yaxchilan Xiapas

Cabeça de serpente - Kukulkan - Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México

Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México

Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México

Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México - Chacmool

Mas 2 peças em específico estavam na minha lista para ver de perto, e são realmente impressionantes – a Cabeza Colosal, de origem Olmeca, da região de Veracruz…pesa quase 20 toneladas!

Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México - Cabeza Colosal Olmeca

…e a Piedra del Sol, conhecida popularmente como Calendário Azteca. Cada peça tem uma placa e/ou mapa explicativos com datas e um breve histórico, sempre em espanhol e inglês.

Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México - Calendário Azteca - Piedra del sol

Os salões do Museu são amplos e bem organizados, e há muitas maquetes das antigas cidades pré-colombianas bem didáticas.

Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México

Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México

Endereço do Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México: Av. Paseo de la Reforma c/ calzada Gandhi  s/n. – Polanco (próximo ao Bosque de Chapultepec).

Site oficial (para informações de horários e ingressos): http://www.mna.inah.gob.mx/

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México: Simplesmente imperdível!

  • Anderson Vaz

    Também vou passar de 1 semana a 10 dias na Cidade do México. Esse mudseu está no topo, juntamente com as pirâmides, das coisas que quero fazer lá. Adoro a históriandos povos Mexicanos. Acha que vale dividir a visita em 2 dias?

    • Erika Autor do post

      Oi Anderson, a não ser que você tenha muito interesse e queria entender cada detalhe, de cada civilização, acho que um dia inteiro você vai aproveitar muito bem. O Museu não é enorme nem cansativo, mas fica a seu critério! Depois volte aqui para nos contar como foi! Boa trip!