As impressionantes pirâmides de Teotihuacán



O passeio que mais gostei quando estive na Cidade do México foi às Pirâmides de Teotihuacán, um sítio arqueológico com excelente estrutura de visitação onde podemos contemplar as suas impressionantes construções. Esta área de mais de 80 km2  foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1987. Um dado curioso é que seu estabelecimento começou em 100 a.c e por volta de 500 d.c a cidade de Teotihuacán já era a maior da América pré-colombiana!

IMG_8252

Sem dúvida a cereja do bolo no passeio é a subida nas pirâmides do Sol  (a maior delas, com 65m) e da Lua (45m) para contemplar a cidade do alto. A vista é linda e panorâmica. A “avenida” que corta a cidade é chamada Rua dos mortos, era o eixo central da cidade e também centro cerimonial. Templos, palácios e as pirâmides espalhavam-se por toda sua extensão. Haja pernas para subir e descer tantos degraus! Começamos pela pirâmide do Sol:

IMG_8272

A pirâmide é tão grande que as pessoas parecem formiguinhas, tanto na escadaria quanto no topo:

IMG_5564

IMG_8286

A pirâmide do Sol está orientada para o ponto do nascer do sol, e apesar de ser mais alta, a pirâmide da Lua tem a vista mais bonita!

IMG_8290_2

Em nosso passeio, no mês de maio, o céu estava azul e fazia um calor de 30ºC e com aquele clima seco típico da Cidade do México. Leve água, boné, protetor solar, calçados confortáveis e óculos escuros para encarar o passeio.

IMG_8268

Os outros locais “coadjuvantes” às pirâmides mas que serão vistos durante o passeio são o templo de Quetzalcóatl e a Cidadela.

IMG_8255

O sítio arqueológico está muito bem conservado, e como complemento para o melhor entendimento de como funcionava a cidade, recomendamos uma visita ao Museu de Antropologia da Cidade do México.

IMG_5551

Como foi nosso passeio e como chegamos lá?

Contratamos um tour da Circuito Pirâmides, saindo do Auditório Nacional (que ficava em frente ao nosso hotel).

IMG_3751

O ônibus era confortável e com ar condicionado, demos sorte de pegar um grupo pequeno (apenas 8 pessoas – nós, um espanhol, um grupo de argentinos e 1 colombiano) e 1 guia para o passeio. Achamos que era perrengue chegar lá de transporte público e muito caro para ir de táxi. Não me arrependo de ter pego este tour pois tivemos as explicações de um guia credenciado e ao mesmo tempo tivemos tempo livre para aproveitar e fotografar as pirâmides.

Visitamos na ida a Basílica de Guadalupe e uma loja de artesanato e depois tivemos um buffet de almoço com comida caseira mexicana muito boa. Você pode comprar o ticket na hora, e a empresa tem saídas de 4 pontos diferentes da cidade. Ganhamos 1 garrafinha de água cada um. A estrada é boa e pegamos pouco trânsito…Em pouco mais de 1 hora chegamos ao sítio arqueológico.

IMG_8244

O mapa do passeio Circuito Piramides:

itienrario circuito piramides

Nosso grupo com o guia (o guia era o do chapéu gigante!) 🤣

IMG_5562

Os tickets do passeio, que viraram souvenir de viagem!

IMG_5669

Visitamos uma loja de artesanato com lindas peças, mas tudo bem caro! Acabamos comprando de vendedores de artesanato que nos abordaram na visita às Pirâmides: uma máscara azteca de pedras e uma mini estátua feita de obsidiana negra, uma pedra comumente encontrada na região.

IMG_8295

Depois seguimos para uma Degustação de tequilas: o troço é forte que arde até a alma! Eu que não gosto de bebidas alcoólicas achei super forte!

IMG_8293

E, enfim, nosso almoço buffet muito bom – comida mexicana simples e caseira…tome cuidado com as pimentas, todas são mega fortes!!! Retornamos à Cidade do México a tempo de aproveitar o fim da tarde e descansar no hotel!

IMG_8301

Valeu muito a pena esse passeio!!

IMG_8275

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *