Chip celular e internet no Laos: onde comprar e como usar



Nesta matéria mostramos como comprar um chip de celular no Laos pagando super barato – com 1 dólar dá para comprar um chip de internet com 5GB de dados. Mostramos também onde comprar o chip, em Vientiane, Luang Prabang e aeroportos, as principais operadoras do país, os melhores chips pré pagos e os preços – tudo explicado em detalhes, para você viajar tranquilo e com o celular funcionando pelo Laos.

Melhores chips de internet para comprar no Laos

Existem diversas operadoras de telefonia celular no Laos. Vou citar aqui as 3 maiores:

Independente da operadora, os preços dos chips de celular no Laos são muito bons, principalmente os que vem apenas com internet, sem voz. Com pouco mais de 1 dólar você compra um chip de internet com 5GB da Unitel, uma das principais operadoras do país, válidos por 3 dias.

Apesar de barato para os turistas, para a população local, que é muito pobre, o valor ainda pesa no bolso.

Operadora Unitel. Para que tenha uma ideia dos preços e planos disponíveis, selecionei os chips que vem só com internet, sem voz. Para fazer a conversão de moedas, considere que 10.000 KIP, a moeda local no Laos, equivale a pouco mais de 1 dólar:

Para quem ficar apenas 3 dias no Laos, acho que a melhor opção é o plano LT4, com 5GB/3dias por 10.000 KIP. Para outras opções de planos, com voz e SMS, consulte o site oficial da Unitel.

Operadora Beeline. De forma similar, destaquei os planos só com internet:

Melhores planos de internet da operadora Beeline no Laos

Melhores planos de internet da operadora Beeline no Laos

O N10 da Beeline é uma boa escolha, também custa pouco mais de 1 USD, e vem com 3 GB válidos por 7 dias. Para outras opções de planos, com voz e SMS, consulte o site oficial da Beeline.

Não se preocupe em escolher esse ou aquele plano, pois ao chegar no aeroporto, você irá se deparar com os stands dessas operadoras. Lá eles vão te apresentar uma pequena lista em uma folha A4, com os preços, a validade e a franquia de internet. Tudo bem fácil e intuitivo. Mostrei os planos aqui apenas para que tenha uma ideia dos preços e tamanho das franquias de dados.

Onde comprar o chip de celular no Laos

A maneira mais fácil de comprar um chip de celular no Laos é ao desembarcar nos aeroportos do país. Tem stands de vendas das principais operadoras nos aeroportos de Luang Prabang e Vientiane. Em Vientiane, os stands ficam depois da imigração e coleta da bagagem.

Em Luang Prabang, contei 5 stands de venda! Um logo depois da imigração, mais 3 stands no corredor em seguida (ainda antes de sair para a área comum), e depois um último na área comum, onde ficam a casa de câmbio, os taxis e tuk tuks. Nós compramos o nosso chip no primeiro stand, da Unitel, esse aí da foto abaixo:

Compramos o plano de 5GB. Apesar de algumas informações não baterem com as do site, não comprometeram o uso. Por exemplo, o stand informava 4 dias de duração (mas durou 3, conforme informado no site). O preço também estava 3x mais caro (4 USD), mas não pechinchei. Como disse, a população do Laos é muito pobre, e para nós, 2 dólares e pouco a mais não fariam muita diferença, mas o dinheiro que você gasta lá faz muita diferença para eles.

DICA: peça ao vendedor para instalar e ativar o chip para você no seu celular, e só saia dali com o celular navegando na internet. No nosso caso foi super rápido, o chip foi instalado e ativado em menos de 1 minuto. Não nos pediram o passaporte.

Os stands de venda no corredor seguinte eram mais organizados (foto abaixo). Prefira comprar nesses aí:

Caso esqueça de comprar o chip no aeroporto, ou se os stands estiverem fechados no horário do seu voo, não se preocupe, você pode retornar ao aeroporto de tuk tuk, ou comprar o chip em alguma lojinha de conveniência na cidade, existem dezenas delas por lá.

O único inconveniente de comprar nas lojas de conveniência é que o vendedor pode não falar uma palavra sequer de inglês, o que dificulta a comunicação – sendo muitas vezes necessário configurar o celular ou ativar o plano, e o vendedor faria isso para você. Já nos stands do aeroporto, mais acostumados com os turistas, isso fica mais fácil.

Outra alternativa é comprar em uma loja oficial. Nelas o vendedor te dará mais atenção, mas existem poucas na cidade. Para encontrar uma loja oficial no Laos, clique nos links abaixo:

Sobre a qualidade do sinal: considerando que estamos no Laos, achamos bem razoável. Em Luang Prabang funcionou em 4G a maior parte do tempo. Fizemos alguns passeios de tuk tuk para fora da cidade – na estrada o sinal piorava, sem sinal em alguns trechos. Mas no geral na cidade funcionou muito bem. A Erika publicou fotos e vídeos no Instagram sem qualquer problema.

Se você não sabia onde comprar um chip de celular no Laos, agora já sabe, e pode viajar despreocupado! Como viram, é muito fácil e barato comprar um chip de internet por lá.

Já usou seu celular no Laos? então deixe aqui suas dicas e impressões, podem ser úteis a outros viajantes.

Para ver todas as nossas dicas e matérias do Laos, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *