O que fazer em Reykjavík: 15 principais atrações 2



Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Reykjavík (ou Reiquiavique, em português), a capital da Islândia. Com apenas 125 mil habitantes, a maior e mais desenvolvida cidade do país merece uma visita às suas atrações. Há opções para todos os gostos – arte e museus, gastronomia, monumentos e pontos turísticos históricos. Reykjavík é compacta e pode ser explorada a pé; 1 ou 2 dias é tempo suficiente para conhecer o básico.

O que fazer em Reykjavík: 15 atrações imperdíveis

Hallgrímskirkja

O principal ponto turístico de Reykjavík – e também o mais fotografado! – é sua igreja de formato peculiar, que fica em uma parte mais alta da cidade. Além de poder fazer a visita interna e participar de missas ou assistir a concertos, os turistas pode subir em sua torre para ter uma vista panorâmica da cidade! Consulte mais informações no site oficial!

o que fazer em Reykjavík: Hallgrímskirkja é uma das principais atrações

o que fazer em Reykjavík: Hallgrímskirkja é uma das principais atrações

Museus em Reykjavík

Um excelente programa em Reykjavík é visitar alguns museus da cidade. Há diversas opções, como o Whales of Iceland, com exibição de modelos em tamanho real de diversas espécies de baleias encontradas na Islândia; o museu mais estranho com certeza é o Museu Falológico Islândes, com exibição de dezenas de partes penianas de mamíferos islandeses (!); a National Gallery of Iceland tem uma vasta coleção de arte de renomados artistas islandeses.

A cidade também sedia concertos de música, festivais de arte e cultura durante todo o ano. Para a lista completa de museus e eventos, confira aqui.

Experimentar o melhor hot dog do mundo

Uma das atrações imperdíveis em Reykjavik é experimentar o “melhor hot dog do mundo”! O stand de hot dog Bæjarins Beztu Pylsur fica no centro da cidade e sempre tem filas! Claro que fomos provar e o lanche é bom mesmo – com um molho especial deles, ketchup, mostarda e pedacinhos de cebola empanada. E mais um detalhe, a salsicha é de cordeiro, assim como as demais salsichas consumidas na Islândia. É um alimento nacional e popular.

IMG 1360

E por que a fama de melhor do mundo? Em uma visita à Islândia, o então presidente dos EUA, Bill Clinton, passava por aquela região e a dona da loja gritava “best hot dog in the world” tentando chamar a atenção do visitante ilustre. A estratégia deu certo, Bill Clinton experimentou o hot dog e a dona do BBP conseguiu alavancar a publicidade do seu negócio a nível global! 😆

O melhor hot dog do mundo: para experimentar em sua visita à Reykjavík

O melhor hot dog do mundo: para experimentar em sua visita à Reykjavík

Harpa

Uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Reykjavík é visitar o principal marco arquitetônico da cidade: o edifício super moderno do Harpa, um centro de convenções e concertos. Além dos shows e eventos que acontecem no local, os turistas podem aproveitar para conhecer internamente esse prédio surpreendente.

Há um excelente restaurante no Harpa e uma loja de souvenir com vários produtos de qualidade. A entrada é gratuita – apenas os tours guiados são cobrados. Veja mais informações aqui.

arquitetura moderna em Reykjavík: o prédio HARPA é um espetáculo!

arquitetura moderna em Reykjavík: o prédio HARPA é um espetáculo!

Monumentos em Reykjavik

Ao andar por Reykjavík você vai se deparar com vários monumentos e esculturas, geralmente elas tem uma placa com o nome do autor e explicando a obra. Uma que gostamos foi a sun voyager, em um calçadão à beira mar e próximo à Harpa.

IMG 1385

Outro monumento que fotografamos foi a estátua de Hannes Þórður Pétursson Hafstein, um político islandês que foi primeiro-ministro do país em 2 oportunidades, no início do século XX. O local estava muito florido, ajudando a dar cor ao cinzento verão islandês!

IMG 1425

Laugavegur

Laugavegur é um dos principais lugares para passear em Reykjavík – trata-se da avenida mais importante do centro do ponto de vista turístico, com diversas opções de restaurantes e bares, supermercado, banco e lojas. Vale a pena bater perna na região. Recomendamos as lojas 66ºNorth e a IceWear para compra de roupas para frio e esporte de aventura. Tem TUDO e com ótima qualidade, mas prepare o bolso!

Laugavegur: passear pela avenida é um dos passeios agradáveis em Reykjavík

Laugavegur: passear pela avenida é um dos passeios agradáveis em Reykjavík

Ao caminhar pela avenida Laugavegur e pelas ruas nos arredores nos deparamos com muitas fachadas e muros tomados pela street art. Vimos muitos murais bem coloridos e diferentes. Para mais informações sobre a arte de rua e cultura urbana em Reykjavík, leia aqui.

street art em Reykjavik

Street art em Reykjavik

Observação de Baleias

Um excelente passeio para fazer em Reykjavík para quem deseja atividades mais ligadas à natureza é um tour de barco para observação de baleias. Assim como os passeios de whale watching de Husavík e Akureyri, ao norte da Islândia, há diversas operadoras oferecendo o passeio, com preço médio de 11.000 ISK (aproximadamente R$ 380). É bem fácil contratar os passeios em seu hotel ou através do centro de informações turísticas – lá eles indicam as várias empresas, dependendo do seu orçamento e tamanho do grupo.

observação de Baleias: atividade em Reykjavík e em outros lugares da Islândia

Observação de Baleias: atividade em Reykjavík e em outros lugares da Islândia

O tour é oferecido o ano inteiro e a chance de ver baleias é de 95% em Reykjavík. Nas cidades ao norte, que citei acima, a chance é de 99%. As principais espécies (de baleias e golfinhos) que podem ser avistadas na Islândia: Minke, Humpback, Whale-Beaked Dolphins e Harbour Porpoise.

Prédio do Parlamento

O Parlamento (Alpingi) fica em frente a um simpático parque no centro da Reykjavík. Estávamos de passagem e paramos apenas para fotografar o bonito prédio do século XIX, feito com diábase cinza. Curiosamente, este tipo de pedra que foi utilizada na construção do edifício tem origem vulcânica e foi extraída do morro Skólavörðuholtið na região central da cidade, especialmente para as obras.

IMG 1427

Você sabia que a participação feminina nos assentos do parlamento islandês é uma das maiores do mundo? Em 2016 – o recorde até agora – 46% dos parlamentares eram mulheres, nas últimas eleições elas ficaram com 38% do total das vagas. Em comparação, no Brasil, as parlamentares alcançaram recorde de participação no congresso nas eleições de 2018, com apenas 15% dos assentos.

Prefeitura de Reykjavík

Passamos por um prédio com arquitetura que nos chamou atenção e depois soubemos que era a prefeitura da cidade! Ficava a apenas 3 minutos de caminhada do nosso hotel e ao lado do parque The Pond. Vale a pena passar em frente para conhecer e tirar fotos. Para mais informações, clique aqui.

IMG 1442

The Pond

O The Pond é um parque florido em Reykjavík com vista para o centro da cidade. Tem um mirante, um lago (Lago Tjörnin) com inúmeros patos e um estacionamento público em frente.

IMG 1455

Surpreender-se com a Gastronomia de Reykjavík

A cidade oferece gastronomia de ótima qualidade e variedade. Há muitas opções – de fast food e restaurantes de rede como o Hard Rock Café até opções mais refinadas. A oferta de pratos com peixes e legumes orgânicos é bem vasta, comemos muito bem e de forma saudável em nossa viagem pela Islândia. Leia mais na nossa matéria específica:

Blue Lagoon

A Blue Lagoon ou Lagoa Azul é um dos principais atrativos da Islândia, mas como fica perto do aeroporto e próximo a Reykjavík (35 minutos de carro/ônibus), você pode aproveitar uma manhã ou tarde na cidade para encaixar sua visita. Li muitos comentários a respeito da lotação do local e críticas negativas por ser um lugar muito turístico, mas eu e meu marido gostamos da estrutura do local e nos divertimos muito.

Blue Lagoon: uma das principais atrações da Islândia

Blue Lagoon: uma das principais atrações da Islândia

O ponto negativo fica com o alto preço da atração, mas é tudo bem organizado – os vestiários são modernos, com bons chuveiros e armários com fechamento digital. Amenities como shampoo, condicionador, sabonete e secador de cabelos são fornecidos.

Mesmo sendo verão, pegamos um dia com 10ºC de temperatura e gostamos de ficar na água quentinha (entre 37ºC e 40ºC) relaxando e tomando nossos smoothies preparados com skyr no bar molhado! Fora isso, demos muita risada passando aquela gororoba branca de sílica no rosto, com a promessa de hidratação profunda e rejuvenescimento! 😆 A tal “máscara facial” é fornecida gratuitamente para os visitantes.

Onde se hospedar em Reykjavík?

Definitivamente fique nos arredores da igreja ou da avenida principal, Laugavegur, pois você estará a poucos passos de restaurantes, vida noturna e a maior parte das atrações! Nós nos hospedamos no CenterHotel Plaza, com quarto confortável e tarifa que inclui café da manhã e wifi.

GOPR3612

Nossas impressões de Reykjavík foram as melhores possíveis. Uma cidade muito tranquila, segura e com fácil logística para fazer os passeios, pois tudo fica próximo. Nos surpreendemos positivamente com a gastronomia e gostamos de conhecer mais uma capital do norte da Europa. Nossa visita foi no verão, mês de agosto, e por conta disso pegamos dias longos e conseguimos aproveitar bem, preenchendo os dias com muitas atividades.

IMG 1353

A Islândia tem fama de país caro e em Reykjavík notamos isso nos preços dos supermercados, atrações, restaurantes e estacionamentos. Realmente os preços ficam salgados para o nosso Real desvalorizado. Com relação aos hotéis, não achamos os preços tão absurdos. Se for em alta temporada como nós, reserve com antecedência!

Veja todas as nossas matérias sobre a Islândia clicando aqui.

Reserve seu hotel em Reykjavik através de nosso parceiro Booking! Você consegue as melhores tarifas e ajuda nosso site a continuar produzindo guias de viagem independentes e completos como este! Obrigada! Confira o Box de Ofertas:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O que fazer em Reykjavík: 15 principais atrações