O que fazer na Irlanda: Roteiro de 7 dias


Hoje no blog, você vai saber o que fazer na Irlanda com nosso Roteiro de 7 dias – foi exatamente o tempo que tivemos para explorar cidades, castelos, ruínas e paisagens únicas, além de visitar até o país vizinho (Irlanda do Norte). Fizemos uma Road Trip na Irlanda de forma independente, pois com carro alugado dá para ter mais liberdade e explorar tudo de acordo com nosso tempo e preferências.

A Irlanda tem atraído cada vez mais turistas de todo mundo, interessados nos bem preservados sítios medievais, paisagens deslumbrantes e a cultura celta – quando adicionamos o calor humano dos irlandeses e o quesito segurança, parece um pacote completo para definir a viagem de férias, não?

Nosso Roteiro de 7 dias na Irlanda ficou assim: 2 dias para conhecer a capital Dublin, 1 dia para visitar os highlights da Irlanda do Norte, 1 dia para percorrer os pontos turísticos do parque nacional de Wicklow Mountains, 1 dia para Kilkenny, metade de um dia para Cashel e 1 dia e meio para Cliffs of Moher e arredores. Fizemos a viagem em agosto (durante o verão), mas mesmo assim pegamos frio e alguns dias nublados e com vento, mas sem muita chuva (ufa!).

Confira agora nossa sugestão com algumas das principais atrações turísticas da Irlanda e o que fazer em cada um dos lugares do roteiro de viagem! Para facilitar, deixamos os links das matérias caso você tenha interesse em ver mais dicas e passeios de um determinado local.

Dias 1 e 2: Dublin

A capital da Irlanda, Dublin, é a porta de entrada para um roteiro de viagem pelo país. A cidade é animada, vibrante e alegre, com diversas atrações culturais e museus, além de igrejas e o castelo! 2 dias inteiros são necessários para visitar o básico.

Recomendamos conhecer em Dublin Temple Bar, uma região agitada com muitos bares, restaurantes, lojas, galerias de arte e os famosos pubs; St. Stephen’s Green é um parque lindo e organizado, ideal para um passeio em dias ensolarados.

A região de Temple Bar, em Dulbin, é famosa por seus tradicionais e animados pubs

Outro passeio imperdível é Trinity College, a universidade mais antiga da Irlanda, que abriga o Livro de Kells (The Book of Kells), uma das maiores relíquias culturais do país. Trata-se de um famoso manuscrito medieval feito à mão, há mais de 1.000 anos. As páginas são “iluminadas”, e a cada dia uma página diferente está exposta.

Para quem gosta de edifícios históricos e quer aprender mais sobre a cidade, não perca uma visita à prefeitura City Hall, ao Dublin Castle e à St. Patrick’s Cathedral, do século XIII ou uma visita a um dos mais de 20 museus de Dublin!

Dia 3: Irlanda do Norte

Visitar a Irlanda do Norte é fundamental e complementar em um roteiro de 7 dias de viagem pela Irlanda, principalmente para entender as diferenças políticas e religiosas que levaram à divisão das 2 Irlandas. A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, junto com Inglaterra, País de Gales e Escócia e sua moeda é a libra esterlina – a contrário da Irlanda que usa o euro como moeda corrente e integra a União Européia.

Carrick-a-rede bridge: uma das principais atrações da Irlanda do Norte

No nosso tour, conhecemos os principais atrativos turísticos como a capital Belfast (que sinceramente não curtimos muito) e também passamos por Dark Hedges, que é uma avenida de árvores faias enormes ao longo da Bregagh Road no Condado de Antrim. As árvores formam um túnel misterioso e sombrio e ficou famoso por ter sido usado como locação na série Game of Thrones.

Outros lugares que não podem faltar no roteiro são as ruínas de Dunluce Castle, a Ponte Carrick-a-rede e claro, a maior atração natural e patrimônio da Unesco Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes). Veja no link abaixo mais detalhes de como foi nosso passeio!

Para reservar este mesmo tour, clique aqui!

Dia 4: Wicklow Mountains

Seu roteiro de viagem pela Irlanda não está completo sem conhecer as paisagens do Wicklow Mountains National Park. Trilhas, cachoeiras, estradinhas cênicas, história e muita natureza lhe aguardam neste lugar maravilhoso a apenas 1 hora de Dublin!

Entre as principais atrações de Wicklow, dá para conhecer em 1 dia a maior cachoeira da Irlanda, Powerscourt Waterfall, as ruínas monásticas de Glendalough, do século VI, o Lago Guiness (ou Lough Tay) e Sally Gap.

paisagem de tirar o fôlego em Wicklow Mountains, na Irlanda

Com vistas de tirar o fôlego e lugares incríveis, Wicklow Mountains foi cenário de filmes como Coração Valente (Braveheart) e P.S I Love You, além da série Vikings.

Dia 5: Kilkenny

Um lugar imperdível na Irlanda é a cidade medieval de Kilkenny. Você verá muitas pessoas se referindo à cidade como “Marble City”, isso porque suas construções mais antigas foram todas feitas com pedras de limestone (calcário) de tons mais escuros.

Situada às margem do Rio Nore, Kilkenny é considerada a menor cidade da Irlanda – tem pouco mais de 20 mil habitantes – e obteve seu status de cidade em 1609, pelo Rei James I da Inglaterra.

O que fazer em Kilkenny: não dá para perder a visita ao Castelo medieval!

Aproveite o dia em Kilkenny no roteiro de viagem pela Irlanda para conhecer suas principais atrações turísticas: o lugar mais famoso de é sem dúvida seu belo castelo medieval do século XIII, além do museu na Medieval Mile, a St. Mary’s Cathedral e a Catedral de St. Canice e sua Torre Redonda.

Dia 6: Cashel e Ennis

Rock of Cashel é considerada uma das principais atrações turísticas da Irlanda e cabe perfeitamente em um Roteiro de 7 dias já que está em uma posição bem central do país, perfeito para encaixar entre um destino e outro! Cashel é uma pequena cidade do condado de Tipperary, no interior da Irlanda.

A cidadezinha pode ser visitada em algumas horas, e recomendamos a visita à Fortaleza / Castelo e conjunto medieval de Rock of Cashel e às ruínas da abadia Hore (Hore Abbey), os principais pontos turísticos locais.

Rock of Cashel: uma mistura de museu, castelo, sítio arqueológico e religioso no interior da Irlanda

Você vai conhecer um sítio arqueológico espetacular, um conjunto de edifícios eclesiásticos medievais e monumentos históricos do século XII ao século XV, situados em um morro de calcário no Vale Dourado com o cenário bucólico irlandês nos arredores.

De lá, você tem diversas opções para seguir viagem. Nós fomos para Ennis, uma outra cidade super fofa no condado de Clare, pois foi nossa cidade base para visitar Cliffs os Moher.

Dia 7: Cliffs of Moher

Se tem uma coisa que não dá para deixar de fazer na Irlanda é visitar Cliffs of Moher. Os famosos penhascos e falésias debruçados sobre o agitado Oceano Atlântico na costa oeste do país constituem uma paisagem única, formados cerca de 320 milhões de anos atrás – um lugar de natureza bruta e ao mesmo tempo com excelente infraestrutura para os visitantes!

Caminhando rumo ao sul da Cliffs of Moher Coastal Walk: paisagens deslumbrantes

Cliffs of Moher é um Geopark da Unesco desde 2011, com fauna e flora local preservada e protegida. Realmente é um dos cartões postais da Irlanda e um dos lugares mais bonitos da Europa! Você sabia que os filmes Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e Casa Comigo (2010) foram filmados lá?

Outros lugares para conhecer na Irlanda

Está com mais dias no seu roteiro pela Irlanda? Neste caso, há outros lugares super bacanas para conhecer na Irlanda. Se seu foco é mais centros urbanos e cidades, pubs e gastronomia, lugares com mais agito e eventos, pode visitar cidades como DerryCork, Limerick e Galway.

Se gosta mesmo é de natureza e paisagens, por que não explorar o seu tempo extra nas paisagens cênicas de Ring of Kerry, nas intocadas Aran Islands ou no Connemara National Park?

Estas foram os lugares turísticos da Irlanda que ficaram faltando para a gente conhecer, quem sabe em uma próxima viagem? Para montar nosso roteiro de 7 dias, consultamos o Lonely Planet, o Rough Guides e alguns blogs de viagem nacionais e gringos.

Nós chegamos e saímos da Irlanda pelo aeroporto de Dublin (viemos da Escócia e fomos embora por Londres), já que encaixamos a Irlanda em uma viagem que fizemos de quase 3 meses pela Europa passando por diversos países e cidades.

Qual a melhor época para viajar para Irlanda?

A melhor época para viajar para a Irlanda é nos meses mais quentes, nas estações primavera e verão. A temperatura fica mais agradável e com dias um pouco mais secos e ensolarados. O inverno também traz a desvantagem dos dias mais curtos.

Então indicamos preferencialmente os meses de Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e começo de Setembro para viajar para Irlanda. Nós viajamos entre julho e agosto e gostamos de viajar nesta época, com dias longos para atividades ao ar livre (leve isso em consideração porque a Irlanda tem muitos lugares de natureza e paisagem!).

No verão, no entanto, você encontrará o país com mais movimento de turistas por ser alta temporada e isso implica diretamente em preços mais altos de hospedagens e passeios.

Planejando seu roteiro de viagem pela Irlanda

Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Reservando seus tours e atrações na Irlanda pelos links na matéria, também nos ajuda da mesma forma ♥️

Também não se esqueça do chip de celular ou e-sim para uso na Irlanda e do Seguro Viagem – proteja-se contra emergências médicas na sua viagem ao exterior!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário