O que fazer em Cashel: Visita ao Castelo e Ruínas


Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Cashel, uma pequena cidade do condado de Tipperary, no interior da Irlanda. A cidadezinha pode ser visitada em algumas horas, e recomendamos a visita à Fortaleza / Castelo e conjunto medieval de Rock of Cashel e às ruínas da abadia Hore (Hore Abbey), os principais pontos turísticos locais.

Visitamos as atrações principais de Cashel durante uma road trip pela Irlanda durante o mês de agosto, portanto na época de verão. Ficamos admirando o belo cenário no coração da região conhecida como Vale Dourado – as paisagens bucólicas da Irlanda são encantadoras. Vimos inclusive muitos turistas na região percorrendo de bicicleta as pitorescas estradinhas locais.

Na cidade de Cashel, vale a pena parar em algum dos cafés e pubs, visitar alguma loja de artesanato ou ainda conhecer atrativos como Cashel Folk Village, Brú Ború Heritage Centre e um pouco mais distante, o Cahir Castle.

Rock of Cashel

O Rock of Cashel (ou Rochedo de Cashel) é uma das principais atrações da Irlanda. Localizado perto do centro da cidade de Cashel, oferece vistas deslumbrantes da região e das fazendas nos arredores. A paisagem aqui é rural e tranquila, com vaquinhas pastando – movimento mesmo… só de turistas! Quando ouvi falar sobre o Rochedo de Cashel pela primeira vez, achei que era um castelo em ruínas, mas conhecendo a história, vi que estava mais é para uma fortaleza, cheia de símbolos religiosos e históricos.

É um sítio arqueológico espetacular, um conjunto de edifícios eclesiásticos medievais e monumentos históricos situados em um morro de calcário no Vale Dourado. A torre redonda do século XII é o edifício remanescente mais antigo e tem 28 metros de altura.

Certamente você vai ver a Cruz de São Patrício enquanto caminha pela fortaleza, mas é apenas uma cópia da original, que está exposta no museu. Outro monumento que chama atenção é O’Scully monument, uma espécie de memorial do século XIX construído por uma família da região.

O Rochedo de Cashel visto com o drone: A fortaleza e a cidade e fazendas dos arredores

A Capela de Cormac (Cormac’s Chapel) é uma das primeiras igrejas construídas em estilo românico. A Catedral gótica do século XIII é uma grande igreja gótica cruciforme sem corredores e sem teto, mas com paredes espessas e passagens ocultas. Há também um castelo do século XV e o Salão dos Vigários é a porta de entrada para o conjunto eclesiástico. O Hall abriga o museu onde a Cruz original de St. Patrick pode ser encontrada.

O complexo de Rock of Cashel inclui um show audiovisual, museu e exposições que ajudam os turistas a compreender mais da história local.

Quando visitamos, tinha sim movimento de turistas mas não estava super lotado como eu li em alguns sites. Certamente por conta dos dias mais longos e de temperatura mais agradável, o verão é a época mais procurada para visitar, então consulte o site oficial para garantir os ingressos e conferir os horários de funcionamento!

Rock of Cashel: uma mistura de museu, castelo, sítio arqueológico e religioso no interior da Irlanda

O Rock of Cashel é um antigo local real dos reis de Munster e primeiro alcançou importância como uma fortaleza. Suas origens como centro de poder remontam aos séculos IV e V. Dois nomes importantes da história irlandesa estão associadas ao Rock of Cashel – um é São Patrício, o padroeiro da Irlanda, que teria chegado em Cashel em 432 e batizado o rei Aengus, que então se tornou o primeiro governante cristão da Irlanda. Será que é por isso que Rock of Cashel também é chamada de St. Patrick’s Rock? 🧐 O segundo foi Brian Boru, rei de Munster no século X.

Hore Abbey

Outra atividade para fazer em Cashel é conhecer as ruínas da Hore Abbey, que ficam ao lado de Rock of Cashel! Nossa visita durou 1 hora e a entrada foi gratuita! Aproveitamos que havia apenas nós e mais 4 pessoas no local e já nos afastamos um pouco para conseguir tirar fotos (inclusive com o drone).

A Abadia de Hore é um mosteiro cisterciense medieval da Irlanda, fundada em 1272. Hore Abbey era originalmente um mosteiro beneditino. Na época, o arcebispo de Cashel expulsou os monges e os cistercienses chegaram da Abadia de Mellifont.

O complexo das ruínas de Hore Abbey é formado por fragmentos de uma igreja gótica cruciforme, claustro quadrado e aposentos. A torre foi adicionada no século XV, mas a sacristia e a nave são originais do século XIII.

Hore Abbey em Cashel, vista com drone

Planejando sua viagem à Irlanda? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.

Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Reservando seus tours e atrações na Irlanda pelo link do Booking, também nos ajuda da mesma forma ♥️

Também não se esqueça do chip de celular para uso na Irlanda e do Seguro Viagem – proteja-se contra emergências médicas na sua viagem ao exterior!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário