O que fazer em Stratford-Upon-Avon: a cidade de Shakespeare



Na matéria de hoje, você vai descobrir o que fazer em Stratford-Upon-Avon, uma pequena cidade no interior da Inglaterra, de apenas 28 mil habitantes, e que se orgulha de seu slogan: é a terra natal de Shakespeare – todas suas atrações e pontos turísticos giram ao redor do legado do poeta, dramaturgo e escritor.

Recomendamos de 1 a 2 dias para fazer todos os passeios em Stratford-Upon-Avon – visitamos a cidade em dezembro, e apesar dos dias frios e mais curtos, conseguimos aproveitar bem.

O que fazer em Stratford-upon-Avon: 13 atrações imperdíveis

  1. Local de Nascimento de Shakespeare
  2. Escola de Shakespeare
  3. Prefeitura de Stratford-upon-Avon
  4. Museu Tudor
  5. Teatro Royal Shakespeare
  6. Hall’s Croft
  7. Holy Trinity Church
  8. O Antigo Matadouro
  9. Shakespeare’s New Place
  10. Anne Hathaway’s Cottage
  11. Mary Arden’s Farm
  12. The Garrick Inn – o Pub mais antigo da cidade
  13. Feira de Natal (somente no inverno)

Local de Nascimento de Shakespeare

Um dos principais pontos turísticos de Stratford-upon-Avon é casa onde nasceu William Shakespeare – Shakespeare’s birthplace – um museu bem completo com várias referências à vida do poeta, onde podemos inclusive visitar o quarto onde ele passou a infância e outros aposentos da residência.

A casa em enxaimel fica na principal rua turística da cidade, Henley Street, com várias opções de lojas de souvenir, casas de chá, restaurantes, fast foods e cafés, como o Pret A Manger (que eu adoro!).

Dica: para visitar este e todos os outros museus do “Circuito Shakespeare” (são 5!), compre o passe (Full Pass) em vez de comprar os ingressos separadamente em cada casa-museu, você economizará algumas libras! Pagamos 22,50£ por pessoa e é válido por 1 ano. Veja mais neste site.

IMG 0633

Escola de Shakespeare

O que fazer em Stratford-upon-Avon se tudo gira ao redor da história de Shakespeare? Praticamente todos os passeios envolvem o escritor inglês. Depois de conhecer a casa onde nasceu e passou a infância, é hora de conhecer a escola e a sala de aula onde Shakespeare estudou. Não deixe de visitar a The Guild Chapel, bem ao lado da escola.

Veja horários de visitação e valor dos ingressos aqui.

IMG 0714

Prefeitura de Stratford-upon-Avon

Outro passeio histórico em Stratford-upon-Avon e praticamente um monumento na cidade é o prédio da prefeitura, de meados do século XVI, bem no coração do centro histórico. Ao longo de sua história, o prédio de Town Hall passou por explosões, incêndios e reformas.

IMG 0625

Museu Tudor

O Museu Tudor é uma atração famosa em Stratford-upon-Avon, trata-se de um museu mais “interativo” e com apelo bem turístico, com funcionários vestidos à caráter para retratar a época em que Shakespeare viveu. Tours especiais com temáticas de terror (Ghost tour e Jack the Ripper) estão disponíveis e são cobrados à parte.

Teatro Royal Shakespeare

O enorme Royal Shakespeare Theatre fica na beira do rio Avon e vale a pena conferir sua programação de teatro e musicais. Além disso, os arredores do teatro também são um passeio bacana em Stratford-upon-Avon.

Na ocasião de nossa viagem, as cores do outono e o clima nublado deram charme ao passeio. Um bonito parque – Bancroft Gardens – é vizinho ao teatro e proporciona uma bela caminhada com vista para o rio Avon, com direito a uma estátua do jovem Shakespeare, instalada em 2016 no local por conta dos 400 anos da morte do poeta.

IMG 0672

O rio Avon estava em um nível acima do normal por conta das chuvas, mas tinha muitos patos e gansos pra lá e pra cá…a Clopton bridge dá um toque especial na paisagem. Durante a primavera e verão, há passeios de barcos para turistas.

bela paisagem em Stratford-Upon-Avon: o rio Avon corta a cidade

bela paisagem em Stratford-Upon-Avon: o rio Avon corta a cidade

Hall’s Croft

Mais um lugar histórico para visitar em Stratford-upon-Avon, essa casa é um pequeno museu e era residência da  filha de Shakespeare, Susanna, que lá vivia com o marido. A visita leva cerca de 40 minutos. Está incluído no Full Pass.

IMG 0702

Holy Trinity Church

Um dos principais pontos turísticos de Stratford-upon-Avon está localizado nas margens do Rio Avon – Holy Trinity Church é o lugar de batismo e também de sepultamento de William Shakespeare. É possível visitar o túmulo do poeta e a entrada na igreja anglicana medieval é gratuita, mas havia uma senhora em uma mesinha “bloqueando” o acesso e pedindo “doações”.

No fim, pagamos o valor sugerido (4£) – mas penso que para evitar tal constrangimento com turistas, poderiam logo estabelecer um valor de ingresso, já que é um lugar de interesse de grande parte dos visitantes.

Passeio em Stratford-Upon-Avon: o túmulo de Shakespeare

Passeio em Stratford-Upon-Avon: o túmulo de Shakespeare

O Antigo Matadouro de Stratford-upon-avon

Em um local onde funcionava o matadouro da cidade de Stratford-upon-Avon (Old Slaughterhouse), hoje há um centro de arte e museu com exposições variadas e histórias sobre a cidade. Veja mais no site oficial.

Shakespeare’s New Place

Em sua viagem, recomendamos deixar Shakespeare’s New Place como o último lugar para conhecer em Stratford-upon-Avon, já que a casa foi a última do poeta e dramaturgo. Já com uma carreira consolidada, comprou este terreno que era o maior e mais caro da cidade, para construir a residência em que viveria seus últimos anos.

Há muitas informações sobre o escritor no museu e jardins amplos e bem cuidados, com esculturas interativas: basta apertar o botão, e um trecho de um livro famoso é reproduzido em áudio – Hamlet, Romeu & Julieta, Otelo, dentre outros. Está incluído no Full Pass.

O que fazer em Stratford-upon-Avon: a cidade de Shakespeare

O que fazer em Stratford-upon-Avon: a cidade de Shakespeare

Anne Hathaway’s Cottage

Outra atividade para fazer em Stratford-upon-Avon é visitar a casa que foi lar da família da esposa de William Shakespeare. A Anne Hathaway’s cottage tem 500 anos e 13 gerações da família lá viveram. Além de visitar os os cômodos da casa e ver objetos da época, os jardins são bonitos nos arredores da casa.

Uma pena que no começo do inverno, quando fomos, a beleza não é a mesma de outras estações do ano, pois não havia flores e muitos setores do jardim estavam em manutenção.

A visita é controlada, pois há um limite para pessoas dentro da casa – enquanto aguardamos, guias nos contam histórias e curiosidades de Shakespeare e da casa em si. Está incluída no Full Pass.

IMG 0754

Mary Arden’s Farm

Esta atração em Stratford-upon-Avon está um pouco afastada do centro (10 minutos de carro). Nesta fazenda, a mãe de Shakespeare passou toda sua infância. Hoje o local traz histórias da vida naquela época e tem atrações voltadas para entretenimento (visita à animais da fazenda, aulas de artesanato com madeira e couro, falcoaria, etc). Indicamos para famílias com crianças.

Durante os meses de inverno não é aberto aos turistas, então não conseguimos visitar pessoalmente. Também está incluída no Full Pass.

DICA: para mais informações de horários e detalhes sobre os museus de Shakespeare, consulte o site oficial de turismo da cidade.

The Garrick Inn – o Pub mais antigo de Stratford-upon-Avon

O Garrick Inn é uma atração turística e gastronômica em Stratford-upon-Avon, isto porque é o pub mais antigo da cidade e fica em um edifício de madeira do ano 1400 que tem fama de mal assombrado 👻😆. É sempre bem lotado e, além de poder apreciar diversos tipos e marcas de cervejas, o cardápio de refeições é bem democrático e com bons preços.

Comemos salmão ao forno com queijo brie, acompanhado de batatas e ervilhas e uma garrafinha de água mineral. O total saiu 22 £ para o casal.

O pub mais antigo de Stratford-Upon-Avon: atração turística e gastronômica da cidade

O pub mais antigo de Stratford-Upon-Avon: atração turística e gastronômica da cidade

Ainda como dica gastronômica em Stratford-upon-Avon, recomendamos também o excelente restaurante Lamb’s, quer tem ambiente mais requintado e foi indicado pelo concierge de nosso hotel. Apesar da faixa de preço mais elevada, vale a pena investir em um jantar romântico durante a viagem! O restaurante é disputado mesmo em baixa temporada, então, reserve aqui com antecedência.

337B9DD8 B763 449B 8278 6003570EA2B2

Feira de Natal de Stratford-upon-Avon (somente no inverno)

E todos os anos, de fim de novembro a fim de dezembro, diversas cidades da Europa organizam seus Christmas Markets, e em Stratford-upon-Avon a feira de Natal é um passeio imperdível no inverno.

Nós visitamos a feira e havia muitos docinhos (chocolates, donuts, fudges) e comidinhas (burgers, hot dog…), além de stands de artesanato, brinquedos e enfeites de natal. É bom porque sempre tem muita coisa barata, custando 1, 2 até 5 £, dá para fazer um lanche ou jantar gastando menos.

Feira natalina em Stratford-upon-Avon: belo passeio no mês de dezembro!

Feira natalina em Stratford-upon-Avon: belo passeio no mês de dezembro!

ONDE SE HOSPEDAR EM STRATFORD-UPON-AVON: nossa dica de hotel 🏨

Nós ficamos no Mercure Stratford-upon-Avon Shakespeare Hotel, um 4⭐️ excelente e bem localizado. Dá para visitar 90% das atrações da cidade a pé! O único aspecto ruim foi a taxa de estacionamento de 10£ por dia, mas perto de outras comodidades que ganhamos na estadia, valeu super a pena.

IMG 0621

Ganhamos upgrade de quarto, frigobar abastecido gratuito, welcome drinks e bombons cortesia. O quarto em si era dividido em 3 cômodos – quarto de casal e sala com poltronas confortáveis, armários, TV e mesa de escritório. O banheiro era grande para os padrões europeus, com toalhas grandes e de ótima qualidade e amenities de qualidade apenas regular.

O café da manhã era abaixo do padrão global do Mercure, havia algumas frutas, pães e os itens do english breakfast, mas esperava mais. No térreo, próximo à recepção, as salas aconchegantes são um convite para um fim de tarde ou noite na beira da lareira, na companhia de vinhos, livros ou celulares 😁. Para reservar este hotel, clique aqui.

As dicas dessa matéria foram 100% baseadas em nossa própria experiência de viagem!

Seguindo viagem pela Inglaterra? Leia todas nossas matérias clicando aqui.

Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking.com! Desta forma, você consegue as melhores tarifas e nós, um incentivo para continuar a produzir mais guias completos e independentes como este! Muito obrigada!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *