As belezas de Èze e La Turbie na Riviera Francesa: dicas e relato de viagem



Hoje no blog conto como foi nosso roteiro de 1 dia nas cidadezinhas de Èze e La Turbie na região da Riviera Francesa, no litoral da França. Fizemos um bate-volta de Nice, onde estávamos hospedados e montamos nossa base, e vou fazer um breve relato desta viagem com as nossas dicas para um melhor aproveitamento do passeio.

IMG_0105

Eu já inicio o texto dando uma dica: para este passeio, acho fundamental alugar um carro. Nós fomos no fim da primavera/começo do verão para a região de Côte d’Azur (mês de junho) e as temperaturas já estavam bem altas, na casa dos 30º graus, o que favorece ainda mais o fluxo de turistas para a Riviera.

IMG_0472_2

Èze é bem turística, e como a cidadezinha medieval é pequena, imagine aquilo ali lotado de gente. Então a segunda dica é: comece cedo o seu dia de passeio. Nós fizemos vários passeios de trem (como os bate-volta à Villefranche-Sur-Mer, Cannes e Mônaco), mas esse merecia um passeio de carro por causa das famosas estradas sinuosas que serpenteiam as montanhas com vista para o mar lindo da Riviera – as Corniches.

IMG_0473

A estrada é cheia de pontos de parada com mirantes. Só é possível aproveitar tais paradas de carro. O ônibus infelizmente vai passar reto e de trem a logística para chegar a Èze e La Turbie é bem mais complicada.

IMG_0476_2

A cada curva é um flash, a cada quilômetro um “noooosssa que vista maravilhosa”! Para quem gosta de apreciar paisagens de tirar o fôlego e fotografia, vale a pena mesmo. Como alugamos o carro para 2 dias, mesmo com todos os seguros não saiu tão caro. Alugamos na Hertz perto da Avenida Promenade des Anglais de Nice. As corniches obviamente exigem cuidado redobrado na direção, as estradas são perigosas, fique atento!

IMG_9971

IMG_9974

IMG_0059

IMG_0056

Como é um destino de muitos milionários e famosos, vai ver um monte de porsches e ferraris cruzando seu caminho…

IMG_0064IMG_0524_2

A próxima dica: depois de tantos mirantes, paradas, fotos e momentos “uau”, fique atento na chegada à Eze, pois há um mirante perto da chegada onde você pode avistar a cidadezinha e sua localização peculiar no topo do penhasco, debruçada sobre o mar mediterrâneo:

IMG_7060

Com zoom na cidade:

IMG_0073

E a cidade pequenina no topo à esquerda com o mar mediterrâneo a seus pés:

IMG_0527_2

Na chegada, há um estacionamento pago, há uma máquina para compra do tícket que deve ser colocado no para-brisa. Se você não puder ou quiser alugar um carro, o ponto de ônibus fica em frente à entrada da cidade – mas estava super lotado quando chegamos e quando fomos embora. Acho que o carro é mais negócio para explorar essas bandas…

IMG_0085

Prepare-se para subir muitas escadas e rampas… mas o passeio na cidade consiste em explorar as lindas ruelas cheias de lojinhas, restaurantes e galerias de Èze. Eu já tinha grande expectativa com relação à cidadezinha medieval e eu adorei. Achei um dos pontos altos de nossa viagem de 1 semana pela Riviera Francesa.

IMG_0530

Claro que é bem turística, por isso aconselhei começar o passeio mais cedo e chegar antes dos grupos de excursão. Como em todo lugar do mundo nos últimos anos, havia muitos turistas chineses.

IMG_0086

As muitas escadas e subidas são compensadas por vistas deslumbrantes!

IMG_0090

IMG_0094

Galerias de arte, lojas de artesanato, com todo o charme da cidade:

IMG_0140

A simpática igreja de Èze:

GOPR0961

O ponto alto (literalmente) de Èze é o Jardin Exotique (pago, 6 EUR por pessoa) – não tanto pelos jardins em si, mas por estar localizado no alto do penhasco e ter a melhor vista panorâmica do mar mediterrâneo e das corniches.

IMG_0104

Na foto, vemos como a cidade de Èze é pequena e fica bem no alto do morro! Uma das cidades mais fofas que já visitei!

GOPR0970

Uma das vistas mais icônicas e famosas de toda a Riviera Francesa!

IMG_0534_2

O nosso destino seguinte, La Turbie, não é muito conhecido dos turistas – tanto que não vimos muita gente na cidade – um oásis de tranquilidade perto de todas as cidades que visitamos em nossa trip.

IMG_3979

O monumento que nos levou para lá é o Trophée des Alps, ou Troféu de Augusto. Pagamos 5 EUR cada um para entrar no local. Antes, demos uma volta pela cidade. Paramos para tomar um suco em um dos restaurantes antes de prosseguir. Deixamos o carro em um estacionamento (pago) na entrada da cidade e fizemos todo o passeio a pé.

IMG_0175

Na verdade, eu descobri esse lugar na internet, quando estava planejando a viagem pela Riviera Francesa. O que me chamou a atenção foi o fato de ter um monumento romano do ano 6 A.C , além de o lugar ter uma vista panorâmica dos litorais de Mônaco e Itália! E ainda: La Turbie ficava a meros 6 km de Èze!!!

IMG_0173

A alegria de fotografar monumentos históricos romanos!

GOPR0984

Adoramos o fato de estarmos praticamente sozinhos visitando o monumento!

GOPR0974

IMG_0160

Toda a imponência do Troféu de Augusto em La Turbie, na Riviera Francesa.

GOPR0980

À medida em que íamos subindo pelas escadarias do monumento, as vistas iam se descortinando… foi um passeio inesperado e muito interessante. E mais uma vez ficamos sem palavras com essa vista tão linda do litoral do mar mediterrâneo.

IMG_0165

IMG_0166

E você , já visitou Èze e La Turbie?  Deixe dicas e perrengues nas caixas de comentários!

Veja todas as nossas matérias da série Riviera Francesa, clicando aqui.

Para conseguir as melhores tarifas nos hotéis, reserve através de nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.