Como dirigir em Miami e Orlando, nos EUA – conheça as leis e regras de trânsito 48



Vai dirigir um carro na Flórida, em Miami ou Orlando? Conheça aqui as diferenças entre as regras de trânsito americana e brasileira, para você dirigir com segurança e tranquilidade nos Estados Unidos. Não é uma tarefa difícil. Pelo contrário, os EUA tem uma estrutura viária muito bem projetada, as rodovias são excelentes e muito bem sinalizadas. E com as dicas do Próxima Trip, dirigir nos Estados Unidos vai ficar ainda mais fácil!

Como dirigir em Miami e Orlando, nos EUA – conheça as leis e regras de trânsito

Quais são os requisitos para alugar um carro ?

– CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Para alugar um carro em Miami ou Orlando basta levar sua carteira nacional de habilitação. Das vezes que alugamos um carro por lá, nunca nos foi solicitado a PID (Permissão internacional para dirigir). O governo americano sugere que você leve a PID. Nós nunca levamos e nunca tivemos problemas.

– Cartão de Crédito Internacional

É necessário um cartão de crédito internacional devidamente habilitado para uso no exterior. Não se esqueça desse “detalhe”: antes de viajar, ligue ou acesse o site de seu banco e faça a habilitação do cartão para uso no exterior.

– Idade Mínima

Apesar da idade mínima para dirigir nos Estados Unidos ser de 16 anos, se você vai alugar um veículo, a história é outra. Muitas locadoras exigem idade mínima de 25 anos para alugar certos modelos de carros – geralmente esportivos e carros de luxo. Além disso, se tiver menos de 25 anos, a locadora vai te cobrar uma taxa, que não é barata, ao redor de 30 dólares por dia.

Leis de trânsito: Quais as diferenças entre a regra brasileira e a americana?

– “RIGHT TURN ON RED” – Coversão a direita no farol vermelho

As leis de trânsito do estado da Flórida –  e da grande maioria dos estados americanos, permitem ao motorista furar o farol vermelho nas conversões à direita, desde que observadas as seguintes regras: (i) o caminho deve estar livre e  (ii) deve-se parar no farol vermelho antes de fazer a conversão, mesmo que não venha ninguém na outra pista. Issó é novidade para nós, não existe esse negócio de furar farol vermelho aqui no Brasil, pelo menos não permitido em lei!

O “RIGHT TURN ON RED” é prática comum nos Estados Unidos. Tão comum que, para evitar abusos, a placa abaixo alerta o motorista que a conversão a direita no farol vermelho deve ser feita apenas na pista da direita.

Como dirigir em Miami e Orlando, nos EUA – Placa orientando que virar a direita no farol vermelho só é permitido na pista da direita.

Agora, digamos que você está dirigindo em Miami, e o carro a sua frente fez o RIGHT TURN ON RED, e você é o próximo. Para fazer de acordo com a lei, você deve se aproximar do cruzamento, parar o carro, dar uma olhadinha e conferir se o caminho está livre, e só então fazer conversão a direita.

Outra coisa: em qualquer conversão à direita o pedestre sempre tem a preferência. É sempre bom lembrar isso a nós brasileiros, que temos o péssimo hábito de desrespeitar as faixas de pedestres.

Agora, você ver esta placa: “NO TURN ON RED” significa que, neste cruzamento, a conversão a direita no farol vermelho é expressamente proibida.

Como dirigir em Miami e Orlando, nos EUA – Placa avisando que, neste local, não é permitido furar o farol vermelho na conversão à direita

Uma curiosidade: a cidade de Nova York é exceção a regra do RIGHT TURN ON RED. Lá, a conversão a direita é sempre proibida, salvo especificação em contrário. É o contrário de Miami.

– “LEFT TURN ON RED” – Coversão a esquerda no farol vermelho

Semelhante à regra do “right turn on red”, a conversão a esquerda no farol vermelho é permitida desde que: (i) o caminho esteja livre; (ii) você pare o carro no farol vermelho antes de fazer a conversão e (iii) ambas as vias – a que você quer entrar e a sua própria, sejam de mão única. Caso exista mais de uma pista na via que vai entrar, entre na pista da esquerda.

– Uma pista para cada manobra

Pode parecer bobeira, mas se você não prestar atenção às placas, em algum momento vai se ver obrigado a fazer uma manobra que não queria fazer. Nos Estados Unidos, tenha sempre muita atenção às sinalizações de trânsito, há uma pista para cada manobra. Há semáforos de 3, 4 fases… e se você ficar na faixa errada e não fizer a manobra esperada na sua vez, vão buzinar… então, preste atenção!

IMG_9242b

Por exemplo, na foto abaixo, se você ficar na pista da direita, vai ser obrigado a virar a direita (right lane MUST turn right). O mesmo vale para as duas pistas da esquerda.

Como dirigir em Miami e Orlando, nos EUA – algumas pistas tem manobras obrigatórias

– Preferência nos cruzamentos

Em Miami, não estranhe se você parar num cruzamento e notar que todas as pistas possuem um sinal de pare. Nesta situação, de quem é a preferência? Bom, se você chegou primeiro, é sua. Se chegaram ao mesmo tempo, ou está na dúvida, a preferência é do carro a direita.

Outra coisa: “STOP” é para parar mesmo. Só reduzir (sem parar) não serve, pode ser multado por isso, mesmo que não venha carro algum no cruzamento.

– Faixa de Pedestres

Você vai muitas vezes encontrar um desenho de faixa de pedestres diferente do brasil. No lugar das nossas multiplas faixas brancas, em Orlando e Miami, elas são duas faixas finas, como mostra a foto abaixo, tirada na Lincoln Road – Miami:

IMG_9722

– Faixa exclusiva de bicicletas

É proibido aos carros trafegar sobre as faixas reservadas às bicicletas.  Geralmente, a pista exclusiva costuma ficar entre a via principal e o local de estacionamento dos carros. Na foto abaixo, a Erika explorando South Beach de bike.

Ciclovia em Miami Beach

– Placa de contra mão

É um círculo vermelho com uma barra branca horizontal no meio. Às vezes o texto “Do not Enter” não está escrito, mas o desenho é o mesmo.

Como dirigir em Miami e Orlando, nos EUA - Placa de contramão

– Pedágio

– cobrança manual: entre nas faixas onde está escrito “Change Provided” ou “Exact Change”. Mas atenção: na fila do “Exact Change”, você precisa ter o valor exato em mãos, enquanto no “Change Provided” eles te dão troco, desde que pague com notas baixas ou moedas.

Como dirigir em Miami e Orlando, nos EUA - Pedágio

Nunca pague com notas de US$50 ou US$100. Certa vez, estávamos sem trocados, e demos à cobradora uma nota $50. Ela de cara soltou um “Ohhh Nooo!”. Depois perguntou o modelo do carro, marca, anotou a placa, uma burocracia, pediu nossa identidade, e todo mundo lá atrás xingando. Portanto, fica a dica: deixe separado algumas moedas e notas de 1 dolar para os pedágios!

– cobrança automática: se não quiser enfrentar filas nos pedágios, alugue um carro com o SunPass, um sensor que permite você passar pelo pedágio sem parar. A diferença em relação ao “sem parar” brasileiro” é: não existe cancela e a velocidade é por volta de 90 km/h. Nas praças de pedágio, procure as pistas onde está escrito SunPass ou Express Lanes.

– Onde as crianças devem se sentar

No estado da Flórida, a partir de 13 anos a criança já pode se sentar no banco da frente. Abaixo dessa idade, somente no banco de trás. Quando a criança é muito nova, existem diferentes tipos de cadeirinhas, um tipo para cada faixa etária (cadeirinha com rosto da criança voltado para trás, para frente, etc).

– Cinto de Segurança

O cinto de segurança é obrigatório para o motorista, para o passageiro sentado no banco da frente e para menores de 18 anos sentados no banco de trás. Para os passageiros maiores de 18 anos sentados no banco de trás o uso é facultativo.

Bom, é isso aí! Se você já dirigiu nos Estados Unidos, deixe sua opinião aqui! Para saber mais sobre como alugar um carro em Miami ou Orlando, clique em nossos posts específicos:

 

Vai para os EUA e quer usar seu celular por lá?

Para quem quer viajar sempre conectado, saiba que é possível comprar pela empresa ShoppUSA planos pré-pagos (voz, sms e dados) a partir de 35 dólares e com entrega no Brasil ou em seu hotel nos EUA. A vantagem de comprar pela ShoppUSA é que você não precisa correr atrás de lojas nos EUA ou ainda correr o risco de não encontrar um chip pré pago por lá. Há opções de 15, 21 ou 30 dias, plano de dados de 1 a 10GB em velocidade 4G. Outro diferencial da ShoppUSA é que eles oferecem cupons de desconto para lojas como GAP, Tommy Hilfiger, Aeropostale, Best Buy, etc. Mais detalhes você encontra no publieditorial da ShoppUSA aqui no site:

 

Para procurar os melhores preços de hotéis nos EUA e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a Próxima Trip!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48 pensamentos em “Como dirigir em Miami e Orlando, nos EUA – conheça as leis e regras de trânsito

  • Andrea

    Vale a pena lembrar que, nos EUA, ninguem estaciona o carro de ré ( como fazemos awui, quando queremos ja facilitar a saída), porque não existe placa na frente do veículo.

  • Fabiana Harter

    Gostaria de saber se eu alugar um carro com meu próprio cartão de credito, meu marido pode dirigir o carro? e Se algum policial nos parar pode dar algum problema?
    Adorei as publicações

    • Erika

      Olá Fabiana, uma coisa é o contratante do seguro, outra os motoristas autorizados, pelo contrato de locação, a dirigir. Você pode ser a contratante, pagando com seu cartão de crédito, e incluir seu marido como motorista, basta pedir ao atendente da locadora esta opção. Em caso de blitz policial, vc estará com os documentos de locação, não haverá problema algum!

      Até breve!

    • Gustavo Autor do post

      Luciano, depende do estado, da locadora. Em algumas a idade mínima é de 18 anos, em outras de 20, outras 21. Alguns carros esportivos exigem idade mínima de 25 anos. Além disso, cobram uma taxa que não é barata. De qualquer forma, peça para te adicionarem como segundo motorista no contrato de aluguel do carro que sua mãe alugar. Esse é o procedimento para um segundo motorista dirigir o carro alugado por outra pessoa. Boa trip!

      • Joao

        Gustavo, as blitz policiais vao implicar mesmo, caso a pessoa que estiver dirigindo nao estiver no contrato da locadora? Como no caso do Luciano… ele tem a carteira, so que a locadora nao sabe que ele estaria dirigindo. Eu pergunto isso pq minha situacao é parecida com a dele

        • Gustavo Autor do post

          Joao, o policial irá verificar sua habilitação e o documento do carro (que no caso de um carro alugado é o próprio contrato de locação). Para o policial, qualquer um pode dirigir o carro, desde que tenha habilitação. Porém, em caso de acidente, a cobertura (quando contratada) é paga apenas se o motorista estiver incluso no contrato de locação. Entendeu a diferença? Boa viagem.

  • Augusto

    Estou indo para Flórida em 8 pessoas, sendo 4 adulto e 4 crianças (2 de 14 anos, 1 de 8 anos, 1 de 4 anos). Estou querendo alugar uma grand caravan, que já aluguei, mas ela tem a capacidade de 7 pessoas. Sei que as 4 crianças cabem no 3o banco. O que pode acontecer se eu for parado pela polícia? Tem algum problema com o contrato/seguro da locadora?

  • Ivaldo Cerqueira

    Bom dia, me tira uma dúvida por favor, qual o significado da sinalização de trânsito, que é composta por um X com duas letras “R”, uma de cada lado? É mais ou menos assim RXR e é pintada no asfalto. Muito Obrigado.

    • Gustavo Autor do post

      Significa que a frente há um cruzamento de ferrovia (railroad), para vc que está dirigindo significa: pare o carro, olhe para os dois lados, certifique-se que não tem nenhum trem vindo na sua direção, e só então siga adiante!

  • luciano

    Vi em um noticiário que quando o ônibus escolar para para pegar ou descarregar crianças, o trânsito dos 2 lados tem que parar e não pode ultrapassar o o ônibus parado, confere?

  • Débora

    Olá, ótimas dicas!!! Gostaria de saber as regras de trânsito para cadeirantes. Há uma forma de adaptação? O cadeirante brasileiro poderá usar sua cadeira lá sem adaptação? Como farei para transportá-lo de carro e como pedestre em Orlando? Os cadeirantes podem andar nas calçadas normalmente? Precisaremos de outra cadeira de rodas adaptada para andar de carro? Aqui no brasil as cadeiras vão quase soltas no carro, e como lá as regras são mais organizadas acredito que a cadeira deve ter tamanho certo…

    • Erika

      Débora, infelizmente não temos informações a respeito, nem relatos de leitores. Motivada por sua pergunta, achei alguns sites americanos sobre o assunto. No entanto, como o assunto do nosso blog é turismo, encontrei este link da Alamo, uma locadora grande, com presença mundial e que aluga carros para cadeirantes, acredito que se aplique as mesmas condições para as outras locadoras. Acho que seria o caso de você mandar um e-mail para a locadora com suas dúvidas. Depois dê um retorno aqui no site, com seus comentários a respeito de sua experiência. obrigada pela visita!
      Ah, o link que mencionei:
      https://www.alamo.com/en_US/car-rental/customers-with-disabilities.html

  • Carla

    Olá! Excelente post!!! Só fiquei com uma dúvida….há categorias lá como as nossas, A,B,C,D,E??? Para eu dirigir uma miniVan (12 lugares, por exemplo), aqui precisamos da categoria D e na flórida?

    • Gustavo Autor do post

      Carla, nos EUA as categorias são diferentes daqui, e cada estado tem a sua lei. Mas até onde sei, a categoria “B” brasileira pode dirigir Minivans na Flórida com até 15/16 passageiros e peso do veículo inferior a 26.000lbs (aprox. 11.800kg). Ou seja, sem qualquer problema para nossa categoria “B”. Quando voltar, se puder passe aqui e conte como foi sua experiência. Boa trip!

    • Gustavo Autor do post

      Luana, não sei se dá multa, mas o melhor lugar para uma mala, seja por motivo de segurança (no caso de colisão) ou furto (há diversos casos de furto de malas nos estacionamentos de Miami, Orlando, For Lauderdale, etc) é no porta malas.

  • jose accyole

    ola,boa noite, antes de mais nada gostaria de parabenizar pela iniciativa ,bem eu e minha familia estamos indo em dezembro p miami e orlando,la aluquei um veiculo o que vc acha das vias p orlando,qual a melhor e mais segura e vice versa e a mais divertida.

  • Nati

    Olá Erika e Gustavo! Adorei o site, já li e olhei quase todas as suas viagens pelo mundo afora, e compartilho com vocês essa paixão por viajar e conhecer lugares totalmente diferentes! Parabéns pela iniciativa. As dicas são excelentes e as fotos maravilhosas.
    Gostaria de registrar uma experiência que passei indo de Miami a Orlando de carro, sobre o bendito sunpass… Não entendi muito bem como funcionava, então não perguntei na locadora se viria com sunpass o carro, portanto acreditei que viria sim e cometi o erro de passar em várias “faixas” exclusivas de sunpass, resultado: mais de 200 dólares de multa no cartão de crédito. Lição: na dúvida, não custa perguntar! rsrs
    Não vi fotos de vocês no Grand Canyon, chegaram a visitar alguma vez? Se não, fica uma recomendação minha rsrs (é incrível!!). Fico no aguardo de mais trips! Abraço.

    • Erika

      Olá, nós também ficávamos fugindo das placas sunpass only / toll road. Felizmente estávamos informados e nada de multa. Obrigada pelo seu relato e visita ao blog. Quanto ao Grand Canyon, visitamos agora em set/2015 e em breve faremos posts no blog, realmente um lugar lindo

  • Denise

    Otimo artigo.
    Gostaria de saber qual a correlação entre as classes para dirigir entre o Brasil e os EUA.
    Por exemplo no Brasil classe A é para moto, classe B carro pequeno, etc. E nos EUA como é feita essa classificação?

  • Sara

    Vou viajar com 18 anos para a FL e queria saber se lá com essa idade posso dirigir como motorista autorizada do carro alugado… e vocês tem uma noção sobre o valor da taxa pra menores de 25 anos?

  • Ricardo

    Boa tarde. Gostaria de saber como pagar estacionamento em Miami. Na Ocean Drive tive um problema da outra vez que fomos. Acabou eu pagando um estacionamento de um restaurante que por não ter feito refeição nesse restaurante, me cobraram um absurdo.

    • Gustavo Autor do post

      Ricardo, é como no Brasil, há diversos estacionamentos espalhados por Miami, que você paga por hora a preços acessíveis, nós ficamos em alguns. Você só precisa saber onde estão (veja no google maps, procure por parking lot). Agora estacionamentos privados de hotel ou como este que você ficou os preços são salgados mesmo.

  • Vanessa

    Olá, estou indo para Orlando e Miami em novembro. Vamos em um grupo de 6 pessoas. Eu não queria alugar uma minivan, estava pensando em alugar um SUV de 05 lugares e 05 malas. Se o guarda de trânsito nos parar e verificar que há um passageiro a mais no banco traseiro, de acordo com o fabricante do carro, há problemas? Eles são rígidos com essa regra de lugares?

    • Erika

      Vanessa, independente de você estar no Brasil ou nos EUA, o certo e seguro é que todas as pessos utilizem o cinto de segurança, o que não vai acontecer se você alugar um carro de 5 lugares estando em um grupo de 6. Quanto ao cumprimento das leis de trânsito, a fiscalização nos EUA é mais rígida e eficiente do que por aqui. Boa viagem.

  • silvia regina rocha da silva

    Olá tenho dois questionamentos:o primeiro é se nos shoppinngs cobram estacionamento como aqui no Brasil exemplo para estacionar no Dolphin Mall para fazer compras se paga alguma coisa??? e o segundo é o que pode acontecer se um policial parar um veículo alugado e o motorista só ter a CNH brasileira e o contrato de locação e não estiver com a permissão internacional para dirigir?

    Obrigada!!!

    Silvia Rocha

    • Erika

      Oi Silvia,

      Os estacionamentos nos shoppings e outlets são gratuitos;

      Com relação aos documentos nunca nos pediram a PID nos EUA, viajamos somente com a CNH para alugar carro.

      Boa viagem

  • Roberto

    Estou indo (junho\2017), com a família para Miami\Orlando. Adorei as dicas de transito. Tenho duvidas quanto o que fazer quando um ônibus escolar para em minha frente. Sempre temos que parar qq que seja o lado da pista???
    Grato!!!

    • Gustavo Autor do post

      Roberto, cada estado americano tem uma regra de trânsito, mas tirando Washington e Ohio, em todos os demais estados quando você estiver em uma rodovia ou rua de mão dupla, e um onibus escolar parar para as crianças descerem, todos as carros em ambos os sentidos devem parar. Obrigado pela visita e boa viagem.

  • Marcos

    É proibido dirigir de chinelo ou sem camiseta? Conhece alguma empresa de interpretes que fiquem 24hrs por dia com a pessoa? Sou Militar no Brasil, tenho algum beneficio nos Estados Unidos ? Ps: A ultima pergunta é sem nexo, mais é bom saber.

    • Erika

      Para a primeira pergunta, não sei. Intérpretes 24hs difícil, mais fácil voce colocar usar o Google Tradutor se não fala inglês!
      E que eu saiba somente militares dos EUA tem beneficios nos EUA, como acesso prioritario em aeroportos e descontos em ingressos.