Passo a Passo: Como tirar o Visto (turismo) para a China 40



No post de hoje conto como foi o processo para obter o Visto Chinês e dou algumas dicas. Em um primeiro momento, achei que seria muito chato e cheio de burocracia, mas no fim deu tudo certo!

[Post atualizado em julho/2017]

dica 1: Se é sua primeira visita à China, pense bem no seu roteiro, pois eles fornecem no máximo 2 entradas no país. Se for renovar seu visto e já tiver passado pelo país, então pode pedir de múltiplas entradas.

Na imagem abaixo, o meu visto chinês de turismo (categoria L). Note que o meu visto é para 1 entrada e há uma data limite para entrada após a emissão do visto (no campo “enter before”). E depois que você entra no país, há a duração também de sua estadia (vide meu passaporte, 30 dias no campo “duration of each stay/ days after entry”).

IMG_1065 (2)

dica 2: sabendo dessas informações, não tem como tirar o visto com uma antecedência muito grande , uma vez que após a data de emissão do visto, você terá 90 dias para entrar no país. No meu caso, minha entrada na China está marcada para 28/10, emiti o visto em 22/08 e a data limite para entrada no país seria 22/11.

O que preciso para tirar o visto de turismo para a China, afinal?

Documentação para dar entrada no visto chinês: Essa parte tem que estar bem organizada e completa.

  • 1 foto 3×4 com fundo branco e recente
  • reservas das passagens aéreas para a China
  • comprovantes de reservas de hotéis na China
  • comprovante de renda (holerite, extrato de investimentos em banco, imposto de renda, carta da empresa onde trabalha, etc.) Às vezes não pedem, mas não custa levar.
  • roteiro da viagem (nada muito complicado, apenas uma tabela, feita em word ou excel, com as datas em que você visitará cada cidade)
  • formulário de solicitação de visto preenchido e assinado:

visto chines formulario

esse formulário você baixa aqui:

http://br.china-embassy.org/por/lqfw/t1071867.htm

*Vale lembrar que esse é o link disponibilizado pelo Consulado da China em São Paulo, se você é de outro estado, consulte para ver em qual estado você deve requerer seu visto.

O site da Embaixada da China no Brasil (em Brasília) é esse aqui:

http://br.china-embassy.org/por/

Lá no Consulado, nos deram esse check-list (que bate com as informações acima) para conferir a documentação enquanto esperávamos a senha ser chamada:

IMG_1039

dica 3: Como você pode ter reparado na lista acima acerca da documentação que é pedida, você já tem que ter o seu roteiro (ou pelo menos uma idéia dele) pelo país, as passagens compradas e os hotéis reservados. Então não adianta querer inverter a ordem das coisas e tirar o visto antes de agendar sua viagem, como é comum quando vamos para outros países.

Já juntou tudo, comprou passagens e reservou hotéis e quer ir ao Consulado dar início aos procedimentos? Pois bem!

dica 4: Agora prepare-se para acordar cedo e pegar fila! Por enquanto não há sistema de agendamento para ser atendido no Consulado Chinês. É tudo feito por ordem de chegada.

Em 11/07/2017, foi atualizada a instrução de visto para a China no site do Consulado, agora é possível acessar o link abaixo e aplicar online, preenchendo os dados requeridos e fazendo o upload da foto, acho que isso elimina grande parte da burocracia do visto presencial.

Aplicação de visto online da China (COVA) http://cova.cs.mfa.gov.cn/

A minha experiência no Consulado Chinês em São Paulo: Conto agora como foi a minha saga para tirar esse visto! A propósito, o endereço do Consulado da China em São Paulo (capital) é: Rua Estados Unidos 1053/1071, no bairro Jardins.

IMG_1032

O problema é que quando eu fui, havia muitos despachantes (e cada um com uma mala com 100 requisições de visto….), então como havia pelo menos uns 3 deles na minha frente na fila, eu tinha que contar umas 300 pessoas na minha frente.

Detalhe: Aqui em São Paulo, o atendimento para requisição de visto é das 9h às 12h, eu cheguei às 8h  achando que eu me daria muito bem…que nada…o primeiro da fila chegou às 4:45h da madrugada! Bom, conversando com o pessoal da fila, alguns que trabalham para agências de viagem ou despachantes nos disseram que metade das pessoas que estavam ali não seriam atendidas. E foi a voz da experiência. Pois foi exatamente o que ocorreu. Para piorar, disseram que nessa semana ( a que eu fui, óbvio), uma funcionária que analisa os pedidos de vistos estava de férias, e portanto todo o atendimento estava sendo feito somente por 1 pessoa!!!!

Sinta o meu drama:

IMG_1028

O inconveniente é que você fica aguardando sua vez na calçada, em pé, sem poder ir ao banheiro e morrendo de fome (meu caso). Eu, que estava ali desde às 8h, somente às 11:30h consegui entrar por essa porta verde, no nº 1053: nem reclamei, pois somente mais 7 pessoas atrás de mim conseguiram entrar, o resto foi despachado pelo segurança.

IMG_1030

Bom, continuando, depois que eu entrei, tive que desligar o celular, é proibido seu uso dentro do Consulado. O local é enorme, mas está passando por reformas. Quando estiver pronto, acho que o atendimento com relação aos vistos ficará melhor, segundo me disseram. Como eu dizia, entrei lá pelas 11:30h, fiquei aguardando minha senha ser chamada e finalmente às 13:40h fui atendida! Aleluia!

A atendente do Consulado analisou meus documentos e em 5 minutos já saí com meu pedido aprovado e o desejado protocolo rosa, para pagamento da taxa do visto no banco HSBC (agora paga-se no Bradesco):

dica 5 : nem se preocupe em tentar pagar a taxa antes de solicitar o visto, essa taxa só precisará ser paga após você ter feito toda a entrega de documentação de solicitação de visto. A propósito, a taxa para o visto de turismo de 1 entrada custou R$ 100 cada. (A cada ano há um aumento, consulte no site do Consulado para saber os valores atuais).

IMG_1037

 Já entreguei meus documentos, já paguei a taxa e como retiro o meu visto?

Bem, no seu protocolo rosa terá a data da retirada. O meu ficou pronto em 3 dias úteis (há como pagar uma taxa adicional se você quiser ou precisar retirar com urgência, no dia seguinte). Para retirar basta levar seu protocolo rosa com o comprovante do pagamento em anexo!

IMG_1038

dica 6: Tanto para dar entrada no processo do visto, como para retirá-lo no consulado, você não precisa estar presente ou fazer uma procuração para terceiros. Eu, por exemplo, levei os documentos para mim e para meu marido, e também retirei os 2 passaportes com os vistos apenas apresentando o protocolo, sem problemas.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40 pensamentos em “Passo a Passo: Como tirar o Visto (turismo) para a China

    • Gustavo

      Olá Márcio, para retirar é no mesmo local, e quando você chegar no consulado, uma pessoa passa pela fila perguntando quem veio retirar, e você é direcionado a um guichê específico. O atendimento é bem rápido.

  • Maykell Figueira

    Boa tarde Erika,

    Sabe se é possível encaminhar os documentos por correios ou a entrega é só presencial mesmo?

    Obrigado pelo artigo e tenha uma ótima semana!
    att,
    Maykell Figueira.

  • viviana

    muito obrigada pelas dicas , mas fiquei com umas duvidas , de repente voce possa me ajudar ,eu sou dona de casa ,nos requisitos fala de fazer uma declaraçao no cartorio , nesse caso e solo dizer na declaraçao que dependo economicamente do o meu esposo ? alem disso fala de apresentar comprovante de renda no caso de dona de casa e ai ? outra coisa no itinerario voce so presenta as reservas dos hoteis ou alem disso tem q presentar reservas de voos por exemplo de pekin para shanghai , ultima duvida so e presentar reservas e não bilhetes ja comprados certo ? voce comprou os bilhetes antes de tirar o visto ? obrigada e desculpa tanta pergunta

    • Erika Autor do post

      Olá! Quanto à comprovação de renda, se você é casada e dona de casa, a de seu marido basta.
      Quanto à solicitação, as passagens devem estar compradas, o roteiro da viagem definido e os hoteis reservados, senão não liberam o visto. Pelo menos quando eu tirei era assim. você pode tentar ligar ou mandar e-mail, mas dificilmente eles respondem (digo por experiência própria).

  • Renato

    Olá,
    Depois de voce passou pelo visto, voce pegou a guia rosa para pagar no banco. Essa guia tem vencimento no mesmo dia ou voce pode pagar até o dia que voce for buscar o visto?

  • Bianca Araujo

    Ola boa tarde, estava analizando o seu site e achei muito interessante… Tenho muita vontade de ir a China pois trabalho com mercadorias de la, sera que eu posso ir somente para comprar meus produtos e voltar … Nunca viajei para muito longe mais o meu sonho e ir ña china comprar meus materias de trabalho pessoalmente. Será que posso ir comprar e voltar ??? Quanto ficaria mais ou menos?

    • Gustavo

      Olá Bianca, existem algumas restrições impostas pela Receita Federal para a entrada de produtos trazidos do exterior, sugiro faça uma busca no google para se informar melhor. Alguns items tem limite de quantidade. Quando ao custo da viagem, você deve cotar os hoteis, passagem de aviao, estimar custos com alimentacao e passeios, etc… Dá um pouquinho de trabalho, mas a estimativa do custo sai dessa conta. No nosso caso, por exemplo, voamos de São Paulo até Frankfurt (na Alemanha), e de lá pegamos outro voo para Pequim. Temos uma materia aqui só sobre este voo de Frankfurt até Pequim, procure aqui no site por “Como é voar no A380 da Lufthansa” (no menu está na categoria “Diversos”, e depois “Aeroportos, salas vip e experiencias de voo”. Boa sorte!

  • FABIOLA KLOTZ

    Bom dia

    Uma duvida, se tenho carta convite da familia chinesa é necessário voucher do hotel na documentação para retirada do visto?

    Grata

    • Erika Autor do post

      Oi Paulo, acredito que sim. Quando a documentação está incompleta ou insatisfatória, eles te despacham na hora. O papel rosa já e o formulário para pagamento da taxa de expedição do visto!

      • Paulo

        Obaa, obrigado;)

        Agora só falta o do Japão ora fechar a viagem.

        Setembro Vem aí!! Se tiver dicas de shangai e Pequim por favor, passe para a gente. Principalmente onde se comer, para quem não curte comida asiática.

        Obrigada

        • Erika Autor do post

          Paulo, Japão ainda não conheço, mas na China não terá problemas quanto a isso. Há muitos estrangeiros nas grandes cidades e também muitos restaurantes de comida ocidental. Na Pizza hut de lá eles servem comida (macarrão, carne, etc) e em outros locais comemos, batata, steaks grelhados, salada, sem problemas. Boa viagem

  • Marcelo Oliveira

    Parabéns pelo blog, encontrei informações objetivas e bem explicadas sobre como emitir o visto chinês, coisa que muitos blogs por onde pesquisei não tem esses detalhes de informações. Sanou todas minhas dúvidas, muito obrigado!

  • Gilberto Martin

    Olá Erika – Que bom ler essas experiências – Parabéns ! até para uma simples retirada de visto tem macetes. Estou iniciando o caminho para a China e já aprendi bastante. Se precisar informações sobre viajes de outros lugares do mundo, eventualmente posso ajudar.

  • Débora

    Oi Erika, estou planejando visitar uma amiga na China em dezembro. Fiquei com uma dúvida, para fazer a descrição do itinerário eu preciso já ter comprado as passagens de trem também? Ela mora em Changchun, pretendemos ir a Pequim e Shanghai de trem, mas só é possível comprar essas passagens com menos de 2 meses de antecedência.

  • João Luiz

    Bom dia! Eu, minha esposa e duas filhas estamos com viagem de turismo marcada para fevereiro de 2018. Estou preenchendo o formulário para visto chines e esbarrei em uma dúvida.
    No item 3.8 do formulário esta escrito: “Se mais alguém viaja com você compartilhando o mesmo passaporte, favor colar abaixo a(s) foto(s) e preencher as informações.”
    Viajarei com a família, mas fiquei em dúvida quanto ao “compartilhando o mesmo passaporte”?.
    Não compreendi ao certo o que eles quiseram transmitir. Penso que ninguém compartilha passaporte. Cada um tem o seu e cada um terá que solicitar o seu visto. Como viajo com a família, fiquei em dúvida se coloco os dados ou não.

    • Erika Autor do post

      Oi João, neste caso, eu levaria ao pé da letra, e não colocaria nenhum dado a mais, até porque voce terá que preencher o campo onde colocará quem está viajando com você e o relacionamento que tem com esta(s) pessoa(s). Espero ter ajudado

      • Elio

        Boa tarde! irei ao Rio tirar meu visto, da minha esposa e de um casal amigo, no final do formulário tem um campo onde pergunta se foi preenchido por outra pessoa, seria esse o caso ou só apresento os 4 passaportes com toda documentação sem preencher esse campo. No seu caso você levou o do seu marido sem preencher esse campo??
        Obrigado

        • Erika Autor do post

          Eu levei o do meu marido, mas no campo preenchemos que ele mesmo respondeu o formulario, voce estar com os documentos em mãos solicitando o visto para outras pessoas não significa necessariamente que você preencheu os formulários para elas.

          • Elio

            Erika na hora de preencher o formulário tive outra duvida, vou e maio e pretendo fazer meu visto agora em janeiro e no campo 2.2 onde pergunta numero de entradas pretendidas, vou fazer só uma e segundo esse campo só uma entrada o visto é valido por 3 meses a partir da data de emissão, minha pergunta é se fizer agora em janeiro só vai ser valido por 3 meses????? Mais uma uma vez obrigado pelas orientações.

          • Erika Autor do post

            Oi Elio, se sua viagem é só em maio, deve solicitar o visto em meados de fevereiro ou março para não exceder o prazo de 3 meses de validade a partir da emissão!