Zlatni Rat, a praia mais famosa da Croácia: Dicas, o que fazer e como chegar 2



Hoje no blog conto como foi conhecer a praia mais bonita e famosa da Croácia, Zlatni Rat. Para chegar até lá, dá um certo trabalho de entender o percurso, mas é tudo bem simples e fácil. Geralmente o pessoal se hospeda na ilha de Hvar e faz um passeio de barco para passar o dia na praia. Ou faz um bate-volta de Split, o que pessoalmente acho super cansativo. Eu fiz diferente, pois fiquei hospedada na cidade de Bol por 2 noites, onde a praia está localizada. Fiquei em um hotel que estava a apenas 5 minutos de caminhada de Zlatni Rat! Foi uma viagem com clima de férias na praia!

IMG_9881

Vista de cima (crédito da imagem: visitbrac.com):

bol-zlatni-rat-013-1358849469

A praia de Zlatni Rat vista do avião, quando estávamos indo embora da Croácia!

IMG_1079

O que fazer em Zlatni Rat, atividades, estrutura de praia e quando ir:

Sem dúvida a melhor época para visitar Zlatni Rat é durante o verão, praia sem sol e calor não combina. Vá de maio a setembro para pegar dias ensolarados. No pico da temporada (jul/ago), melhor ir de manhã ou fim da tarde para não pegar a praia lotada. As águas de Zlatni Rat (e de todas as outras praias em Bol, na Ilha de Brac) são cristalinas e limpas. Apesar do calor, para meu gosto considero a água gelada, diferente do padrão caribe/nordeste brasileiro. Mas refresca do calorão croata! Fomos em julho/2016 e pegamos temperaturas altas e dias de sol e céu azul – nada como ir na época certa!

IMG_9887

As temperaturas médias em Zlatni Rat no verão vão de 25ºC a 30ºC. De acordo com nosso iPhone, nos dias que ficamos lá pegamos mais de 30ºC todos os dias! No inverno, muito vento e temperaturas médias de 9ºC a 13ºC.

A temperatura da água do mar vai de geladíssimos 11.6ºC a 17.3ºC nos meses de inverno a mais toleráveis 23.5ºC e 23.9ºC em julho e agosto, respectivamente.

IMG_9942

Há diversas atividades aquáticas, como wind surf, kitesurf, paraglider, passeios de lancha e até atividades para crianças (vimos muitas, é um destino bem family-friendly) como um parque de bóias sobre as águas. Na praia de Zlatni Rat há como alugar cadeiras com guarda-sol e também alguns beach lounges com sofás e pufs.

IMG_9851

Também há poucos e pequenos bares/barracas, onde se vende lanches, sucos naturais, smoothies, cerveja, etc. Outra informação útil: há lockers na praia, sempre bom saber caso tenha alguma mochila ou objeto que precise guardar caso vá passar o dia.

IMG_0014

Minha sapatilha para encarar as pedras da praia – não é nada fashion, mas extremamente necessária para pés sensíveis!

DCIM\100GOPRO

Como todo local turístico, é bom ler um pouco da história do local, bem como as regras de uso da praia. Há placas informativas em toda ilha!

IMG_9957

O curioso formato em V por causa do banco de areia com pedras deu esse formato único e inusitado à praia de Zlatni Rat. Há inclusive um (bem improvisado, é verdade) viewpoint (mirante) no canto direito da praia:

IMG_9964

Vimos algumas pessoas completamente nuas em um trecho de Zlatni Rat, pelo que eu li depois ela tem um trecho naturista, enfim, não descobri como é essa divisão. Sobre topless: havia algumas mulheres adotando a prática em Zlatni Rat – como é de praxe nas praias da Europa.

IMG_9977

Como chegar na praia mais famosa da Croácia, Zlatni Rat:

Nós chegamos a partir de Split, de onde pegamos um Ferry (Jadrolinija) até o porto de Supetar, que fica na Ilha de Brac.

IMG_9612

DCIM\100GOPRO

Chegando em Supetar, após o desembarque dos ferrys, você caminha 3 minutos até um ponto de ônibus com destino para vários locais da ilha. Para ir até Zlatni Rat, é necessário comprar seu ticket de bus para a cidade de Bol, onde está a famosa praia. A viagem de ônibus dura 1 hora e tem ar condicionado e é super confortável. As paisagens são lindas, como em todas as viagens de ônibus pela Croácia!

IMG_0112

Chegando em Bol, depois de desembarcar do ônibus você pode pegar um táxi até Zlatni Rat, ou ir caminhando (1,5 km), que foi o que fizemos. Durante todo o caminho você passa ao lado de praias de águas cristalinas em um calçadão para pedestres e todo arborizado. Uma sombra providencial!

IMG_0104

No calçadão ficam algumas barraquinhas de comida e sorvete, roupas, chapéus, sapatilhas para praia (compre pois você vai precisar, as praias na Croácia são todas com pedras e não areia!) O legal é que vimos muitos turistas locais. Na verdade, como a gente se hospedou em Bol, não vimos nenhum brasileiro. A maioria faz esquema de bate-volta mesmo.

IMG_9829

Outras praias em Bol, vizinhas a Zlatni Rat:

As praias na ilha são super azuis, cristalinas, água fria (mas gostosa no tempo quente) e de pedras. Clima de tranquilidade total.

IMG_0050IMG_0043

Alguns trechos de praia são reservados para os hóspedes dos grandes hotéis. Nós ficamos em um hotel enorme da rede Bluesun, que tem 3 hotéis em Bol. Tivemos direito a cadeiras com guarda-sol e toalhas.

IMG_9845

Foto com o dome, acoplado na GoPro:

DCIM\100GOPRO

Em alguns trechos de praia, você fica com ela somente para você!! Não havia muita estrutura (exceto nos trechos reservados para hóspedes dos hotéis), mas o fato de estar mais isolado e sossegado agradava a mim e meu marido. Pegávamos nossa toalha e podíamos ficar o tempo que quiséssemos, relaxar, tomar um banho de mar, fotografar, etc.

IMG_0016

IMG_0033

E você? Já visitou essa ou outra praia paradisíaca na Croácia? O que achou? Deixa sua dica ou perrengue nas caixas de comentários!

Para ver todos nossos posts da Croácia, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Zlatni Rat, a praia mais famosa da Croácia: Dicas, o que fazer e como chegar

  • Eliana

    Adorei as informações e comentários. Super úteis.
    Vou no começo de julho para Budapeste e depois Croácia. Valeu saber tantas dicas do que fazer.
    Obrigadíssima!

    • Erika Autor do post

      Oi Eliana, aposto que vai curtir muito a viagem! Vai pegar um excelente clima tanto na Hungria como na Croácia em julho! Aproveite muito e obrigada pela visita ao blog!