Roteiro de Viagem pela Croácia: Como escolher as cidades, dicas e curiosidades 4



Hoje no blog falo a respeito de como montamos nosso roteiro de viagem pela Croácia. A princípio, queríamos ficar de 15 a 20 dias no país para visitar todos os lugares que eu já tinha em mente. Como eu também queria muito ir para Grécia e Eslovênia, e por uma questão de voos ainda passamos nos EUA na ida e na volta da viagem, reduzimos para 11 noites e 10 dias inteiros o roteiro no país. Para muitos, daria para “conhecer” a Croácia inteira, mas como eu ia em pleno verão (julho/2016), eu queria mesmo era aproveitar um pouco das famosas praias croatas e conhecer algumas cidades, tudo em slow motion. Vamos então às dicas e curiosidades desta viagem!

IMG_0324

Montando o roteiro: definindo dias, atrações e cidades

Eu queria conhecer principalmente o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, a praia mais famosa da Croácia (Zlatni Rat) e Dubrovnik. Por questões de logística de roteiro e voo, ficou de fora o primeiro. Excluí também o que estava nas proximidades – a capital Zagreb e a simpática Zadar. Ficam para uma próxima trip à Croácia. Decidimos por ficar 3 noites em Split, conhecendo a cidade e também fazendo um bate-volta a Trogir; de Split fomos de Ferry até a Ilha de Brac, onde ficamos 2 noites em Bol curtindo a praia mais famosa da Croácia, Zlatni Rat e arredores. Retornamos à Split de onde pegamos um ônibus para Dubrovnik, onde ficamos 6 noites. Dos 6 dias em Dubrovnik, separamos 2 para fazer bate-volta a mais 2 países novos em nossa lista: Bósnia-Herzegovina e Montenegro; mais 2 para a gente conhecer e explorar a cidade histórica, e mais 2 para curtir as praias e nosso hotel.

IMG_0305

Meu roteiro é apenas um exemplo do que pode ser feito. Cada um tem um estilo de viajar, disponibilidade de tempo, um orçamento. Não gosto de sair atropelando cidades e atrações para dizer que conheci tudo. Prefiro uma viagem mais tranquila. Por essa minha característica eu também escolhi deixar a famosa e popular ilha de Hvar de fora desta viagem. Indo em alta temporada, e viajando com meu marido, queria um lugar mais tranquilo e sossegado, sem badalação. Pretendo conhecer sim, mas fora de temporada, em um mês de maio ou setembro, por exemplo. A escolha do que você quer ver e dos seus principais interesses na viagem é primeiro passo para montar um bom roteiro para sua trip.

IMG_0239

A Croácia nos surpreendeu, para além de belas paisagens, pela história viva – do Palácio do Diocleciano em Split (do início do século IV !!! ) às marcas recentes do desmantelamento da Iugoslávia, que resultou na criação de vários países – Montenegro, Macedônia, Sérvia, Bósnia, Eslovênia e da própria Croácia.

IMG_0181

Aqui no blog vamos fazer uma série da Croácia com os roteiros que fizemos nas cidades e atrações, como se locomover de ônibus e ferry, as melhores praias, a beleza do Mar Adriático, bem como dicas dos hotéis em que ficamos, tudo para você montar sua trip pela Croácia! Nós optamos por não alugar carro. Embora as estradas sejam boas, sempre damos preferência para o transporte público e nesta viagem, para ser sincera, o carro não fez a mínima falta.

DCIM\100GOPRO

IMG_9612

IMG_0672

IMG_0652

IMG_0715

Curiosidades na viagem para a Croácia:

*Frutas e sucos naturais: acho que a Croácia foi um dos países em que comemos mais frutas e tomamos sucos naturais e smoothies, em todas as cidades, em vários locais era possível encontrar (principalmente melancia, abacaxi, laranja, maçã e melão). Muito bom e mais saudável, ainda mais no verão!

IMG_5057

*As redes de supermercados mais comuns que vimos em Split, Trogir e Dubrovnik foram a Studenac e Tommy.

*Eu tenho um pouco de restrição de tomar água da torneira em alguns países. Na Europa mais desenvolvida, sem problemas, mas como não havia pesquisado nada da Croácia a esse respeito, achei melhor comprar em garrafinhas. As marcas mais comuns são Jana, Viva e Bistra.

*Sorvete você vai tomar muito, principalmente se for no verão. Uma marca bem popular e barata é a Ledo (um ursinho é o símbolo da marca). Encontramos em todo canto!

*Uma cerveja croata bem popular é a Karlovacko. Meu marido achou bem ruinzinha, ele prefere as cervejas alemãs 😀

IMG_5174

*Com relação à comida na Croácia, experimentamos diversos pratos típicos, o fato de termos ficado em 2 hotéis com sistema buffet acabou sendo positivo, pois comemos um pouco de tudo. Salada de lula (Calamari Salad), Patê de peixe, Patiskâda (carne cozida com molho a base de champagne com cenoura e bacon, servida com nhoque), Strukli com cottage (que é uma massa tipo rondelli com molho branco), dentre outros. Para saber mais, acompanhe nossos posts para ver o que comemos nos restaurantes e hotéis!

IMG_5086

Clique aqui para ver todo o conteúdo publicado sobre a Croácia em nosso blog!

Já foi para a Croácia? Deixe suas dicas e perrengues nas caixas de comentários!

E para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Roteiro de Viagem pela Croácia: Como escolher as cidades, dicas e curiosidades

  • Maria Eduarda

    Oie! Estou programando pra ir em Agosto/2017. O que você acha do roteiro abaixo? Fica muito corrido?

    Dia 1, 2 & 3 – Praga (Rep. Tcheca)
    Dia 4 – Zagreb (Eslovenia)
    Dia 5 – Bled (Eslovenia)
    Dia 6 – Zagreb (Croacia)
    Dia 7 – Plitvice (Croacia)
    Dia 8 – Zadar (Croacia)
    Dia 9 & 10 – Split (Croacia)
    Dia 11 – Ilha de Brač (Croacia)
    Dia 1, 13 & 14 – Hvar (Croacia)
    Dia 15 – Ilha de Vis (Croacia)
    Dia 16, 17 & 18 – Dubrovnik (Croacia)
    Dia 19 – Kotor (Montenegro)
    Dia 20 – Budva (Montenegro)

    Obrigada!

    • Erika Autor do post

      Oi Maria Eduarda, gostei do seu roteiro! Pessoalmente acrescentaria um dia em Praga, mas se este é o tempo que vc tem, vá em frente, não achei nenhum ponto muito corrido não! Temos bastante posta publicados dos destinos que vc vai e outros que vamos publicar em breve (Montenegro e Dubrovnik, por exemplo) obrigada pela visita e boa viagem!

  • pedro

    Oi Erika, tudo bem?
    Cá estou eu, programando mais uma viagem, que talvez ocorra no ano que vem…
    Depois da Republica Tcheca, da qual vc me deu valiosas dicas sobre Chesky krumlov, Praga e Karlovy Vary, estamos pensando em fazer Eslovenia e Croácia, além da Itália…Na verdade, desembarcaremos em Milão mais em razão do preço das passagens aéreas, que sai ,muito mais barato do que se fossemos direto para Ljubjliana ou Zagreb.
    Estou pensando em roteiro assim:
    1) São Paulo – Milão
    2) Milão (1 noite)
    3) Milão a Veneza (onibus)
    4) Veneza (1 noite)
    5) Veneza a Ljujbliana (onibus)
    6) Ljujbliana (3 noites)
    7) Ljujbliana a Zagreb (onibus)
    8) Zagreb (a ideia é alugar um carro e fazer alguns bate voltas)
    9) Dependendo da distância iria de carro para ficar 1 ou 2 noites..Um exemplo é Dubrovinik, por causa da distância não daria para fazer um bate volta. A idéia seria ficar uma semana na Croácia.
    10) Retornar para Zagreb ou Ljujbliana (dependendo de onde foi feito o aluguel do carro)
    11) Voltar para Milão para pegar o voo de volta ao Brasil

    Bom, não sei se dara para fazer tudo isso, principalmente por causa do $$$$, mas a´ideia inicial é essa….rsrsrs
    Em relação ao aluguel de carro e estradas parece tranquilo..Minha única preocupação é em relação a estacionar….

    • Erika Autor do post

      Oi Pedro, ficou bom seu roteiro. Temos matéria de Milão, como você vai ter 1 dia lá, pode ver como foram nossos dias por lá!
      Liubliana está bom 3 noites (temos matérias de Bled, Lago Bohinj e da capital).
      Na Croácia, nós fizemos tudo de ônibus, mas as estradas são boas, acho que não terá dificuldades. Estacionamento em Dubrovnik também tem disponível, mas fora do centro histórico e muralhas.
      Depois você pode dar uma olhada no blog, nós fizemos passeios para mais 2 países a partir de Dubrovnik – Montenegro e Bósnia, e gostamos muito dos 2!
      Enfim, espero ter ajudado!