Série Deserto do Atacama – Salar de Atacama e Laguna Chaxa 2



Vai a São Pedro de Atacama e quer caminhar dentro de um salar? Ou ver flamingos bem de pertinho? Então faça um passeio até o Salar de Atacama. Fica apenas a 65 km da cidade e está a 2.300m de altitude – a mesma de São Pedro de Atacama. É um passeio ideal para seus primeiros dias de aclimatação à altitude, e uma bela oportunidade para ver uma ave tão bonita e exótica em seu próprio ecosistema. Os flamingos da foto abaixo nós fotografamos nas lagunas dentro do Salar de Atacama.

Foto de Flamingos na laguna Chaxa - Salar de Atacama

Mas lembre-se: esses flamingos são selvagens, voam para onde querem, quando querem… e podem não estar lá quando você chegar. Por outro lado, eles não estão ali a passeio como nós. Comida, é disso que estão atrás. Só que não se encontra piscinão desses cheio de algas e camarões – o prato principal deles, tão facilmente no deserto.

Possivelmente, esse é o melhor “restaurante” que eles vão encontrar em centenas de quilômetros, para não dizer o único! Portanto, suas melhores chances de ver um flamingo selvagem se encontram nessas poças d’água. E esse é o lugar mais próximo de São Pedro de Atacama para você fazer isso.

Ah, e uma curiosidade. Os filhotes de flamingos nascem branquinhos… e continuariam assim por toda a vida não fosse os camarões que eles comem! Como eu não tirei uma única foto de filhote para mostrar,  busquei uma na National Geographic e coloquei aqui só para vocês verem o contraste de cor entre adultos e filhotes. A foto da NG é sensacional… gostaria de um dia tirar uma dessas!

Filhotes de Flamingos brancos - adultos rosados - foto de Klaus Nigge - National Geographic

(Foto: flamingos da penínsola de Yucatan – créditos: Klaus Nigge / National Geographic)

Bom, para chegar até o salar, você pode contratar um tour nas agências de São Pedro de Atacama, ou se estiver de carro, ir por conta própria – nosso caso. Abaixo, deixo um mapa com a localização do Salar de Atacama e o caminho desde São Pedro, pela RN23. Clique no botão de “-“ e diminua o zoom para ver o trajeto completo, ou dê mais zoom para ver em detalhes o salar:


O mapa do google acima é interativo. Você pode clicar nos símbolos, dar zoom, etc.

Faltando 9 quilômetros, o aviso: você já está na “Reserva Nacional Los Flamencos”. Note que não há uma árvore sequer na beira da estrada, ou para onde quer que você olhe.

Entrada da estrada para o Salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos - Deserto do Atacama

O máximo de vegetação que você vai ver são esses pomponzinhos amarelados:

25-8-2007 11-04-58

Observe a superfície onde eles crescem. Essas rochas são uma mistura de terra com sal, e são bem duras. Já estamos dentro do salar.

Laguna no salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos - Deserto do Atacama

Depois de 9 quilômetros daquela placa, chegamos ao destino. Estacionamos o carro e fomos explorar o Salar de Atacama em trilhas feitas para isso, interessantes para um contato mais próximo com o lugar, e para sentir como o lugar é hostil à vida… agora nem pomponzinho amarelo tem mais!!

Trilha para caminhar dentro do Salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos - Deserto do Atacama

As placas ao longo do trajeto dão explicações sobre a formação do lugar.

Trilha dentro do Salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos - Deserto do Atacama

Depois de fazer as trilhas, fomos à laguna procurar os flamingos…

Flamingo sobrevoando a Laguna Chaxa - Salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos

Um bom sinal, alguns flamingos sobrevoando a lagoa…

Flamingos voando pelo Salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos

… foram chegando…

Flamingos na Laguna Chaxa - Salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos

Até se reunirem num bando…

Grupo de flamingos na Laguna Chaxa - Salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos

e começaram um espetáculo: caminhavam juntos, como se estivessem dançando uma espécie de balé. É incrível, mas os movimentos eram todos sincronizados. Foi relaxante vê-los “dançar”…

A dança dos flamingos - Salar de Atacama - Reserva Nacional Los Flamengos

Eles dançam bem melhor do que eu!

Vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado.

Próximo post da série: Passeio de bike até as ruínas da Aldeia de Tulor.

Se quiser encontrar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima Trip!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Série Deserto do Atacama – Salar de Atacama e Laguna Chaxa

  • Luiza

    Olá! O blog de vocês é muito legal! Parabéns pelos textos e pelas viagens!!!

    Estou viajando pelo Chile com meu namorado e um dos nossos próximos destino é San Pedro de Atacama. Não estamos com muita grana, então queríamos tentar fazer os passeios com o nosso carro, mas é um Sandero 1.o. Quais passeios vocês acham que ele aguenta fazer?

    Obrigada pela ajuda!

    • Gustavo Autor do post

      Obrigado Luiza.
      Todos os passeios próximos a San Pedro dá para vocês fazerem com seu carro. 1) Vale da Lua a estrada é boa, super tranquilo 2) Vale da Morte é só tomar cuidado para não atolar na areia em alguns trechos. 3) Ruínas de Pukara de Quitor, tem um trecho que tem que passar pelo rio, avaliem na hora as condições, tirando isso, é tranquilo. 4) Salar de Atacama, é um pouco mais longe, mas o trajeto é quase todo em asfalto, plano, também dá para fazer com o seu carro. Já os passeios mais longe a acima de 4.000 metros, como Vulcão Licancabur, Geisers el Tatio e Lagunas Miscanti e Miñiques, eu não recomendo, não que o sandero não consiga, eu acho que ele até daria conta, mas mais porque esses lugares são inóspitos, vento forte, abaixo de zero, e se o carro quebrar por aí, vocês vão ficar em apuros, caso estejam sozinhos.
      Tenham uma ótima trip!