Hoje no blog mostro o que fazer em Québec, no Canadá, listando algumas das principais atrações turísticas na cidade! Québec é pequena (turisticamente falando) e pode ser bem explorada em 2 dias. Visitamos no mês de outubro, no outono. Estava um frio de lascar mas as cores da estação compensam qualquer coisa! A cidade tem a parte mais nova, onde estão a maior parte dos hotéis, a fortaleza, a prefeitura, etc. Esta é a parte alta da cidade – que é toda murada. Mas outros pontos turísticos estão também na parte mais antiga – a velha Québec (Vieux Québec), a parte baixa da cidade, que foi inclusive declarada Patrimônio histórico pela Unesco.
Ficamos hospedados bem nos limites da muralha, convenientemente localizados na Place D’Youville, no hotel Marriot. Isso nos permitiu ir caminhando para as atrações turísticas, e visitar a cidade assim é bem mais fácil! Fora que tínhamos supermercado, padarias, cafés e restaurantes bem próximos. Fiz um roteiro com as atrações que mais gostei na cidade, já tinha me baseado em alguns sites de viagem e guias em papel e escolhi os lugares que gostei mais.
Explorando a parte alta e mais nova de Quebec
Nesta parte da cidade, um building que chama a atenção, pois é bem bonito e imponente, é o Parlamento:
Como eu mencionei anteriormente, a cidade é toda fortificada, sendo possível caminhar ao longo das muralhas por 4km! Nós nos deparamos com ela primeiro no Parc de l’Artillerie:
A cidade é bem charmosa, tem ruas arborizadas e um ar às vezes interiorano. Eu gostei muito da cidade, achei um lugar muito agradável de fazer turismo. Apesar de a língua nesta parte do Canadá ser o francês, todo mundo se comunica em inglês, neste ponto não houve dificuldades.
Passeios de charrete estão disponíveis em Quebec:
Ainda na parte alta, chegamos à Cidadela (La Citadelle)! Esta fortaleza foi construída em conjunto por franceses (que começaram o trabalho em 1750) e foi finalizada pelos ingleses, que acabaram de erguê-la em 1831. O curioso é que a idéia da fortaleza era proteger Québec contra ataques norte-americanos, o que de fato nunca ocorreu!
As muralhas da fortaleza estão super bem conservadas. Informe-se pois lá é enorme e tem a cerimônia de troca da guarda (na época que fomos já não estava ocorrendo, somente em certas épocas do ano); abriga uma antiga prisão militar, tem um quartel de um regimento canadense,etc.
Uma foto no Dalhousie Gate: é uma das estruturas que datam do séc. XIX!
Claro que não podia faltar uma foto pagando mico nas fortificações de Québec com as devidas cores de outono 😀
Saindo da Cidadela, você pode seguir por sua borda, pela Promenade des Gouverneurs, passando também por Les Gissoles de La Terrasse até o Terrasse Dufferin – onde há passarelas, mirantes e bancos para apreciar a vista do Rio São Lourenço.
Chegando ao Terrasse Dufferin você verá um dos cartões postais de Québec – o Château Frontenac, começou a ser construído no fim do séc. XIX, mas só foi finalizado completamente em 1983. Atualmente abriga um hotel de luxo da rede Fairmont.
Chegamos então ao Parc Montmorency, no outono estava cheio de folhagens amareladas forrando chão. O parque é pequeno e bem bonitinho, tem uma parte murada com linda vista para o Rio São Lourenço e alguns canhões. Fomos 2 vezes, em uma delas, no horário do por do sol. Apesar de nublado, ficou um efeito avermelhado muito bonito.
Explorando a parte baixa da cidade – A Velha Québec (Vieux Quebec)
Para explorar a old city de Québec, basta descer a rua que sai do Frontenac, ao lado do Parc Montmorency, ou pegar um funicular. Nós fomos à pé!
Descendo esta rua você dá de cara com a escadaria quebra-pescoço (Escalier casse-cou), que dá acesso à rua mais famosa do pedaço, cheia de cafés, restaurantes, lojinhas e galerias de arte: Rue du Petit – Champlain. Aqui tudo é tão perfeitinho que parece que estamos em uma cidade cenográfica.
As ruazinhas desta parte antiga da cidade são muito fotogênicas e simpáticas…
E oferecem belas vistas e oportunidades de fotografia do Château Frontenac:
Outro lugar turístico e procurado na cidade velha é a Place Royale:
E não deixe de visitar os bonitos murais da cidade velha. São lindos!
E você já visitou a cidade de Québec? Tem dicas ou furadas na cidade? Deixe nas caixas de comentários!
Para ler todos os nossos posts com dicas de Québec, clique aqui.
Até a próxima trip!
Minha dica é: não se enganem com a distância a percorrer da estação de trem ao hotel (se este ficar na Old Quebec).. se for 500m, 700m ou 900m, lembrem-se que serão metros para cima… literalmente. .. E fazê-los empurrando uma mala de mais de 20kg é tarefa ingrata. ..
Vale a pena pegar o ônibus 21 ou esperar por um taxi (mesmo sendo poucos ba estação. ..)
Damien,
Obrigada pelas suas dicas e visita ao blog!