O que fazer em Quebec: atrações e pontos turísticos na cidade 2



Hoje no blog mostro o que fazer em Québec, no Canadá, listando algumas das principais atrações turísticas na cidade! Québec é pequena (turisticamente falando) e pode ser bem explorada em 2 dias. Visitamos no mês de outubro, no outono. Estava um frio de lascar mas as cores da estação compensam qualquer coisa! A cidade tem a parte mais nova, onde estão a maior parte dos hotéis, a fortaleza, a prefeitura, etc. Esta é a parte alta da cidade – que é toda murada. Mas outros pontos turísticos estão também na parte mais antiga – a velha Québec (Vieux Québec), a parte baixa da cidade, que foi inclusive declarada Patrimônio histórico pela Unesco.

IMG_1665

Ficamos hospedados bem nos limites da muralha, convenientemente localizados na Place D’Youville, no hotel Marriot. Isso nos permitiu ir caminhando para as atrações turísticas, e visitar a cidade assim é bem mais fácil! Fora que tínhamos supermercado, padarias, cafés e restaurantes bem próximos. Fiz um roteiro com as atrações que mais gostei na cidade, já tinha me baseado em alguns sites de viagem e guias em papel e escolhi os lugares que gostei mais.

Explorando a parte alta e mais nova de Quebec

Nesta parte da cidade, um building que chama a atenção, pois é bem bonito e imponente, é o Parlamento:

Como eu mencionei anteriormente, a cidade é toda fortificada, sendo possível caminhar ao longo das muralhas por 4km! Nós nos deparamos com ela primeiro no Parc de l’Artillerie:

IMG_4022

IMG_4025

A cidade é bem charmosa, tem ruas arborizadas e um ar às vezes interiorano. Eu gostei muito da cidade, achei um lugar muito agradável de fazer turismo. Apesar de a língua nesta parte do Canadá ser o francês, todo mundo se comunica em inglês, neste ponto não houve dificuldades.

IMG_4033

Passeios de charrete estão disponíveis em Quebec:

IMG_4134

IMG_4034

Ainda na parte alta, chegamos à Cidadela (La Citadelle)! Esta fortaleza foi construída em conjunto por franceses (que começaram o trabalho em 1750) e foi finalizada pelos ingleses, que acabaram de erguê-la em 1831. O curioso é que a idéia da fortaleza era proteger Québec contra ataques norte-americanos, o que de fato nunca ocorreu!

IMG_1753

As muralhas da fortaleza estão super bem conservadas. Informe-se pois lá é enorme e tem a cerimônia de troca da guarda (na época que fomos já não estava ocorrendo, somente em certas épocas do ano); abriga uma antiga prisão militar, tem um quartel de um regimento canadense,etc.

IMG_1755

Uma foto no Dalhousie Gate: é uma das estruturas que datam do séc. XIX!

IMG_4120

Claro que não podia faltar uma foto pagando mico nas fortificações de Québec com as devidas cores de outono 😀

IMG_3987

IMG_4112

Saindo da Cidadela, você pode seguir por sua borda, pela Promenade des Gouverneurs, passando também por Les Gissoles de La Terrasse até o Terrasse Dufferin – onde há passarelas, mirantes e bancos para apreciar a vista do Rio São Lourenço.

IMG_1700

Chegando ao Terrasse Dufferin você verá um dos cartões postais de Québec – o Château Frontenac, começou a ser construído no fim do séc. XIX, mas só foi finalizado completamente em 1983. Atualmente abriga um hotel de luxo da rede Fairmont.

IMG_1703

Chegamos então ao Parc Montmorency, no outono estava cheio de folhagens amareladas forrando chão. O parque é pequeno e bem bonitinho, tem uma parte murada com linda vista para o Rio São Lourenço e alguns canhões. Fomos 2 vezes, em uma delas, no horário do por do sol. Apesar de nublado, ficou um efeito avermelhado muito bonito.

IMG_4055

IMG_4150

Explorando a parte baixa da cidade –  A Velha Québec (Vieux Quebec)

Para explorar a old city de Québec, basta descer a rua que sai do Frontenac, ao lado do Parc Montmorency, ou pegar um funicular. Nós fomos à pé!

IMG_4060

Descendo esta rua você dá de cara com a escadaria quebra-pescoço (Escalier casse-cou), que dá acesso à rua mais famosa do pedaço, cheia de cafés, restaurantes, lojinhas e galerias de arte: Rue du Petit – Champlain. Aqui tudo é tão perfeitinho que parece que estamos em uma cidade cenográfica.

IMG_4063

IMG_4064

IMG_1707

As ruazinhas desta parte antiga da cidade são muito fotogênicas e simpáticas…

IMG_1745

IMG_1736

E oferecem belas vistas e oportunidades de fotografia do Château Frontenac:

IMG_1739

IMG_4085

IMG_4078

Outro lugar turístico e procurado na cidade velha é a Place Royale:

IMG_1715

E não deixe de visitar os bonitos murais da cidade velha. São lindos!

IMG_4093

IMG_1725

IMG_1727

E você já visitou a cidade de Québec? Tem dicas ou furadas na cidade? Deixe nas caixas de comentários!

Para ler todos os nossos posts com dicas de Québec, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O que fazer em Quebec: atrações e pontos turísticos na cidade

  • Damien

    Minha dica é: não se enganem com a distância a percorrer da estação de trem ao hotel (se este ficar na Old Quebec).. se for 500m, 700m ou 900m, lembrem-se que serão metros para cima… literalmente. .. E fazê-los empurrando uma mala de mais de 20kg é tarefa ingrata. ..
    Vale a pena pegar o ônibus 21 ou esperar por um taxi (mesmo sendo poucos ba estação. ..)