O que fazer em Jasper: Guia Completo



No post de hoje você vai conhecer os principais pontos turísticos e atrações de Jasper, no Canadá, localizados dentro dos limites do Parque Nacional de Jasper e algumas dicas e passeios extras nas proximidades. Um Guia Completo com análise da melhor época para visitar, dica de hotel e o que fazer em Jasper20 lugares incríveis incluindo teleférico, cachoeiras, lagos, canyons e lindas paisagens das Montanhas Rochosas!

IMG 0195

O que fazer em Jasper? Veja nossas 20 atrações selecionadas

Icefields Parkway

Os 230 km da Icefields Parkway estão entre os mais cênicos do mundo! Além do “UAU” a cada curva, a estrada dá acesso à maioria das atrações de Banff e Jasper. Existe um ônibus turístico que faz a rota com os principais highlights, mas para ter “a” experiência, alugue um carro para percorrer o trajeto e as atrações.

o que fazer em jasper: Icefields Parkway

Icefields Parkway

Além disso, durante o trajeto na Icefields Parkway, é possível avistar os animais selvagens da região – não vimos ursos atravessando a estrada, mas vimos um imenso Elk! Mantenha distância dos animais e não saia do carro caso aviste qualquer um deles!

IMG 0067

Trilha da Geleira Athabasca (Toe of the Athabasca Glacier Trailhead)

A trilha à base da geleira é uma alternativa para quem não quer pagar o passeio de caminhão sobre a geleira – pessoalmente acho que um passeio não exclui o outro, pelo contrário, são complementares. Uma caminhada de 30 minutos (ida e volta) com muitas chances de boas fotos e placas explicando como se formam os glaciares, e também demarcando o recuo do Athabasca Glacier. Seu tamanho praticamente diminuiu pela metade desde 1906.

IMG 9621

Passeio na Geleira Athabasca de Caminhão Ice Explorer (Columbia Icefield Glacier Adventure)

Este passeio é uma aventura segura e organizada, e proporciona a oportunidade única de andar sobre um imenso glaciar (na verdade não tão imenso assim – com os efeitos do aquecimento global, há décadas ele vem diminuindo de tamanho). Para reservar o passeio com antecedência, visite o site oficial.

IMG 0095

Caso prefira comprar na hora, saiba que dependendo da época pode tomar um chá de cadeira pois o passeio é muito procurado! Outra informação importante: funciona de meados de Abril a meados de Outubro – consulte o calendário no site antes de fechar a data da sua viagem se você faz questão de colocar este passeio no roteiro.

O passeio todo dura pouco mais de 1 hora, metade deste tempo no caminhão com pneus especiais nos trajetos de ida e volta, e a outra metade é o tempo livre que temos para andar e tirar fotos no glaciar. Pena que passa rápido! Mas achamos um passeio muito diferente e interessante!

IMG 0075

Olha o tamanho do pneu do Ice Explorer! Praticamente da minha altura!!!

o que fazer em jasper: Passeio na Geleira Athabasca de Caminhão Ice Explorer

Caminhão Ice Explorer na Geleira Athabasca

Glacier SkyWalk

A famosa plataforma de vidro sobre um abismo pode ser visitada de meados de Abril a meados de Outubro. Para comprar os tickets com antecedência, ver preços e o calendário de funcionamento, clique aqui. Olha, até eu que sou medrosa me senti segura – da plataforma temos a vista do Glaciar Athabasca, o mesmo que fizemos o tour de caminhão e das cadeias de montanhas ao redor, lindo cenário! Compramos o ticket combo do passeio do Glaciar Ice Explorer + Plataforma Glacier Skywalk, vale a pena pois há um desconto.

o que fazer em Jasper: Glacier SkyWalk

Glacier SkyWalk

Sunwapta Falls

As Sunwapta Falls têm quase 20 metros de altura e formam um bonito cenário próximo à Icefields Parkway (600m por uma estradinha local). Vale a pena o desvio! Se o tamanho das quedas não impressiona tanto, a força da água é brutal!

Sunwapta Falls

Sunwapta Falls

Athabasca Falls

Bonitas e impressionantes quedas d’água se formam quando o Rio Athabasca deságua em rochedos e penhascos estreitos. Vale a pena admirar as cachoeiras que se formam nas diversas plataformas do local. Mais uma vez, ficamos surpresos com a força da água!

o que fazer em Jasper: Athabasca Falls

Athabasca Falls

Maligne Road

A Maligne Road é uma rodovia local em Jasper que leva a lagos (Maligne Lake e Medicine Lake) e canyons (Maligne Canyon), no entanto, a estrada em si já uma atração. Cênica e com alta possibilidade de avistar animais selvagens. Infelizmente não vimos nenhum bicho, mas admiramos a paisagem em um lindo dia de céu azul!

Maligne Road

Maligne Road

Maligne Canyon

Um belíssimo Canyon na região das Montanhas Rochosas. São cachoeiras lindas em meio a paredões de calcário! Dá um pouco de vertigem, já que os canyons são íngremes e profundos. Lindo!

o que fazer em Jasper: Maligne Canyon

Maligne Canyon

Maligne Lookout

Maligne Lookout ou Maligne Overlook, é um pequeno e agradável mirante próximo do Maligne Canyon, com estacionamento e mesas para piquenique.

Maligne Lookout

Maligne Lookout

Maligne Lake

Um lago lindo e enorme, talvez o mais famoso lago da região de Jasper. No Maligne Lake é possível fazer trilhas ao redor do lago, admirá-lo de diversos mirantes, fazer passeios de barco ou mesmo alugar um caiaque!

o que fazer em Jasper: Maligne Lake

Maligne Lake

Medicine Lake

O Medicine Lake, um extenso lago no parque nacional de Jasper, está na metade do caminho para o Maligne Lake. Vale a parada para algumas fotos. Em julho de 2015 houve um grande incêndio na região e pela paisagem ao redor do lago vimos que o estrago foi feio. O fogo atingiu cerca de 1000 hectares e agora, anos depois, as consequências ainda são facilmente percebidas. No local há estacionamento e um mirante.

Medicine Lake

Medicine Lake

Jasper SkyTram

Assim como Banff e Lake Louise, Jasper também tem seu teleférico, é o SkyTram. O bondinho leva você a 2263 metros de altura sobre o nível do mar e oferece uma vista 360˚ de toda a região. Para ver as datas e horários disponíveis, bem como preços atualizados, visite o site oficial.

Lake Beauvert

Localizado ao lado do hotel Fairmont Jasper Park Lodge, onde nos hospedamos, simplesmente adoramos contemplar o Lago Beauvert todos os dias pela manhã, completamente vazio e com efeito totalmente espelhado, efeito só “destruído” quando os patos chegavam e pulavam na água! O hotel disponibiliza lindas cadeiras coloridas para quem deseja passar um tempo na margem do lago. Lindo demais e um dos meus lagos preferidos em Jasper! O hotel ainda disponibiliza caiaques para os hóspedes passearem pelo lago.

Lake Beauvert

Lake Beauvert

Lake Edith

O Lake Edith é “vizinho” ao Lake Annette e durante o verão lota de turistas e canadenses que o transformam em uma “praia”. Eu e o Gustavo não achamos que estava calor o suficiente para entrar na água. Em nossos dias em Jasper pegamos a temperatura máxima de 18˚C…mas vimos muitas pessoas de roupas de banho, tomando banho no lago e também tomando sol!

Lake Edith

Lake Edith

Lake Annette

O Lake Annette é muito parecido com seu vizinho Lake Edith. Com suas águas limpas e linda paisagem nos arredores, é recomendado para esportes náuticos e também para trilhas de bike e caminhadas ao redor do lago.

Lake Annette

Lake Annette

Pyramid Lake

O Lago Pyramid fica na base da Pyramid Mountain e tem uma linda cor azul! Quando o visitamos, havia pouca gente, o dia estava ensolarado e o lago um espelho! Há um resort no local, fora isso traga seus comes e bebes para um piquenique!

Pyramid Lake

Pyramid Lake

No caminho para o Pyramid Lake, vimos muitos carros parados na estrada, o pessoal se amontoando com máquinas fotográficas no acostamento…era nosso último dia depois de 12 dias viajando pela região…e não é que o urso resolveu aparecer?!?! Para alegria do meu marido, que queria tanto ver ao vivo! Que sorte tivemos! Havia uma funcionária do parque no local, que orientava os turistas a manterem distância segura.

IMG 0264

Patricia Lake

Outro lago em Jasper, fica próximo ao Pyramid Lake e é super recomendado para caiaque. Estava bem vazio no dia que visitamos, ficamos um tempinho sentados nesse banco e tiramos algumas fotos. Vale a parada!

Patricia Lake

Patricia Lake

Abraham Lake & Preachers Point

Fomos a este local pois estávamos em busca de um lugar onde fosse permitido voar o drone. O uso de drones é proibido nos limites dos parques nacionais de Banff e Jasper. Pegando um desvio da Icefields Parkway na altura de Saskatchewan River Crossing, pegamos a rodovia 11 e tiramos lindas fotos aéreas do Abraham Lake e Preachers Point, em Clearwater County.

Abraham Lake & Preachers Point

Abraham Lake & Preachers Point

É um lugar com poucos turistas e no local também funciona um camping para os trailers. Valeu a pena incluir no roteiro. A estrada também passa por paisagens lindas durante todo o trajeto. Conseguiu achar a gente na beira do lago, pequeninos na foto com drone!?

DJI 0283

Patricia Street

A Patricia Street em Jasper é a principal avenida no centro da cidade. Concentra lojas de roupas de aventura, restaurantes e cafés. Não curtimos muito a cidade de Jasper em si, achei Banff mais aconchegante e atrativa, mas se quiser algum lugar com mais viajantes e movimento, é nesta região que deve encontrar.

Esportes de Aventura

Jasper, assim como Banff, tem possibilidades infinitas de esportes de aventura. No inverno, trilhas, ski e todos os esportes ligados à neve. No verão, rafting, trekking, mountain bike, escalada. Procure uma agência local ou concierge do seu hotel para agendar um passeio organizado e seguro!

o que fazer em Jasper: esportes de aventura

Esportes de Aventura em Jasper

Onde se hospedar em Jasper?

A nossa dica de hotel é o Fairmont Jasper Park Lodge, um pouco afastado da cidade, mas em excelente localização ao lado de 3 lagos e com toda infraestrutura de restaurantes e atividades. É um hotel completo, fica em lugar lindo e não tivemos dúvidas de ter feito a escolha certa. A cidade de Jasper não é tão interessante e charmosa como Banff e a oferta de hospedagem também é mais fraca.

Leia em detalhes aqui >  Onde se hospedar em Jasper: Fairmont Jasper Park Lodge

Qual a melhor época para visitar Jasper? Quando ir?

A melhor época para visitar Jasper e viajar para essa região do Canadá vai depender dos tipos de atividade que deseja fazer e tipo de paisagem que quer ver! A verdade é que o “quando ir” depende de inúmeros fatores! Essa considerações valem inclusive para Banff e toda a região das Montanhas Rochosas Canadenses.

  • Novembro a Março: Época de mais frio, neve, temperaturas muito baixas. Vá se quiser ver a paisagem com montanhas nevadas e esquiar. Essa época algumas atrações estarão fechadas e algumas estradas também. Não é possível visitar o Moraine Lake no inverno, por exemplo, pois seu acesso fica bloqueado. Os lagos estarão congelados.
  • Junho a Agosto: Época de verão, atividades ao ar livre a todo vapor, lagos todos descongelados e em sua plenitude de cor. As trilhas estão todas abertas e estradas também. Atividades como caiaque e mountain bike são indicadas nesta época. As temperaturas ficam agradáveis e o sol aparece com mais frequência. É a época mais indicada para ver animais nos parques e estradas, por outro lado, os parques ficam muito mais cheios por conta do verão e das férias (principalmente jul/ago), os hotéis mais caros e lotados e é maior o risco de incêndios na região, o que pode comprometer voos, passeios e visibilidade.
  • Abril/Maio e Setembro/Outubro: Essas épocas de transição do clima costumam ser boas épocas para visita em termos de preço de hotéis, mas o clima pode ser imprevisível. Abril e Maio podem ter temperaturas ainda muito baixas e neve. Nesta época os lagos ainda estão congelados e algumas estradas bloqueadas, no entanto a chance de ver animais é melhor do que no inverno. Em Setembro e Outubro, começa a época das cores incríveis do outono na América do Norte. Já estivemos nos EUA, Europa e mesmo Canadá nessa época e foi lindo ver a paisagem com as cores típicas da estação! Em setembro o clima talvez seja mais similar ao verão (mais na 1a quinzena), mas em outubro muito provavelmente vai ter neve!

Nossa viagem: A nossa experiência de viagem não poderia ter sido melhor. Pegamos alguns dias com nebulosidade, mas também muitos dias bonitos de céu azul. Não pegamos nenhum dia de chuva (apenas garoa durante 1 hora em um dos dias em Banff). Chegamos a pegar até neve no Peyto Lake! Viajamos no fim de agosto/começo de setembro. Escolhemos essa época porque eu queria fazer todas as atividades disponíveis (Passeio ao Athabasca Glacier, Passarela de Vidro), avistar animais (vimos elks e outros pequenos animais várias vezes, e o urso no último dia!) e ver todos os lagos com a cor mais bonita possível! Os parques não estavam tão cheios, mas também não conseguimos tarifas de hotel muito baratas.

Está com viagem marcada para as Montanhas Rochosas? Confira também nosso Guia Completo de Banff, no Canadá.

Para conferir todas as nossas matérias publicadas sobre o Canadá, clique aqui.

Reserve seu hotel com as melhores tarifas através de nosso parceiro Booking, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a produzir mais guias de destinos!

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *