Itaipu Binacional: como é a visita panorâmica, com dicas, fotos e mapa



Foi falar aqui de como é a visita turística a Itaipu – nós fizemos a visita panorâmica, que é o passeio “basicão” para conhecer a usina. Itaipu é maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia (fornece 17% de toda a energia consumida no Brasil e 73% da Paraguaia). A usina fica a apenas 10 km de Foz do iguaçu, facilmente acessível de carro – tem estacionamento no local.

Vertedouro da usina de itaipú - Foz do Iguaçu

Vertedouro de Itaipu Binacional, visto no passeio de visitação panorâmica da usina

 Há passeios para todos os gostos. O mais básico deles é feito em ônibus panorâmico, foi esse que fizemos. Outra opção é a iluminação noturna da barragem. Há também um visita mais aprofundada – o circuito especial. Pode-se entrar dentro da usina e ver os rotores de geração de energia. Ou se isso é muito técnico para você, pode-se fazer caminhadas ecológicas pela mata da região. Há uma espécie de mini zoológico lá, com onças, antas, e outros bichos desalojados pela usina. Outro que quero ir é o ecomuseu, mas ainda não tive tempo. Para informações detalhadas dos passeios, visite o site oficial. Está tudo muito bem explicado lá, com horários, preços e descritivo das atividades. Dá inclusive para comprar o bilhete de cada um desses passeios pelo site.

Visita Panorâmica

Saímos de carro de Foz do Iguaçu e em 15 minutos chegamos em Itaipu. Paramos o carro no estacionamento ao lado do centro de visitantes. Como não compramos os ingressos pela internet, fomos até a recepção para comprar nossos bilhetes. A visita Panorâmica sai de hora em hora, e é realizada nesse ônibus aí:

ônibus da visita panorâmica da usina de Itaipu

Itaipu – mirantes do vertedouro e da barragem

A primeira parada é no mirante do vertedouro.

mirante do vertedouro - Itaipu   mirante do vertedouro - usina de Itaipu

Deste ponto, o vertedouro está há 400 metros de distância, mas dependendo da quantidade de água que está a “verter”, você vai sair daí encharcado. Observe as fotos, o chão está todo molhado, mas isso não é chuva não, é o spray de água do vertedouro. Só para se ter uma idéia, sua vazão equivale a 40 cataratas do Iguaçu!

Agora, não é sempre que o vertedouro está “funcionando”. Se você fizer a visita em época de seca – de julho a setembro – esquece, ele vai estar sem água. Lembre-se:  a função do vertedouro é de aliviar a barragem quando a represa está muito cheia. Portanto, essa água não gera energia, ela é “desperdiçada”. A água que gera energia não dá para ver, ela corre por dentro das tubulações brancas da foto abaixo, tirada do mirance central. Na foto aparecem 5, mas são 18 no total: 9 brasileiras e 9 paraguaias.

 mirante do barragem de Itaipu binacional

Elas parecem pequenas, mas são enormes. Abaixo, elas vistas do ônibus panorâmico:

Visita panoramica - 18 dutos gigantes das turbinas de Itaipu

Quando fiz o circuito especial (visitação mais detalhada) em outra ocasião que fui a Itaipu, caminhamos ao lado dessas tubulações monstro. A água que corre aí dentro vai para as turbinas e gera energia. No circuito especial, não dá para ver a turbina, afinal, ela fica “inundada”, mas dá para ver o eixo que sai dela, girando bem rápido… Infelizmente não tenho as fotos desse passeio. Maiores informações aqui.

(* dica circuito especial: como são vendidos apenas 25 ingressos para cada horário, para ter certeza que não vai ficar sem lugar, compre o seu bilhete antecipadamente pelo site deles)

Vertedouro: visto por cima da barragem

Continuando nossa visita panorâmica, deixamos o mirante central e seguimos de ônibus por cima da barragem, com vista privilegiada do vertedouro. Essa parte é a que mais impressiona… mas é também a mais inútil em termos de geração de energia!

Vertedouro em operação - usina de itaipú - Foz do Iguaçu

Vertedouro em operação - usina de itaipú - Foz do Iguaçu

Agora, a localização de todos esses lugares no mapa do google:


(o mapa acima é interativo. Você pode clicar nos símbolos, dar zoom, etc.)

Centro de visitantes de Itaipu

De volta ao centro de visitantes, fomos a uma sala com painéis informativos, com dados interessantes. Primeiro, a quantidade de turistas que foram a Itaípú desde 1977, agrupados por país:

Placa: O Mundo visita Itaipu - quantidade de turistas

Depois, uma maquete funcional de Itaipu, muito legal. Dá para ver a turbina, o eixo que sai dela – visto na visitação especial – e muitos outros lugares que você visitou:

Maquete funcional da usina de Itaipu

A visita termina aí. Na saída, há lojinha de souvenirs, que fica ao lado das catracas. compramos algumas besteiras e voltamos para nosso hotel!

Bom, vou ficando por aqui.

Até a proxima trip!!

Mapa de como chegar na usina de Itaipu:


(o mapa acima é interativo. Você pode clicar nos símbolos, dar zoom, etc.)


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *