Trilha da Pedra da Macela em Cunha – SP


vista a partir do final da trilha da Pedra da Macela - Cunha - SP

[vista a partir do final da trilha da Pedra da Macela]

Saímos de SP, capital, em um sábado lá pelas 5 da manhã, já que faríamos um bate-volta até Cunha. Nosso passeio seria a trilha da Pedra da Macela, que está a 1840 m de altitude. No topo, há uma antena retransmissora de sinais de rádio, mantida pela Furnas.

A Pedra da Macela tem seu acesso ou pela BR-116 (e depois SP-171) ou pela RJ-165 – a estrada Paraty-Cunha. Nós fomos pela BR-116, porque a estrada Paraty-cunha estava fechada por causa de alguns desmoronamentos.

Bom, depois siga pelo trecho que marquei em laranja no mapa abaixo, são 4 km de estrada de cascalho até a porteira de Furnas, que fica sempre fechada. É só estacionar o carro por ali mesmo e seguir então pela trilha asfaltada – uma subida íngreme de 2 km (em verde no mapa). Não há infraestrutura alguma no local – nem banheiros. Portanto, leve água, repelente, casaco…tudo que deve se levar para uma trilha!

Chegando…com GPS fica mais fácil…

Estrada cascalho terra acesso trilha Pedra Macela Cunha SP

A subida a pé é por uma via asfaltada. Aí passam carros de manutenção, caminhantes de fim de semana e bichos diversos.

Trilha Pedra Macela Cunha SP

Parece fácil… mas prepare-se, vai exigir um pouco de condicionamento de suas pernas!

a vista durante a subida:

Vista da trilha da Pedra da Macela - Cunha - SP

Vista vale trilha Pedra Macela Cunha SP

Vista da trilha da Pedra da Macela - Cunha - SP

Trecho final trilha Pedra Macela Cunha SP

Trecho final da trilha da Pedra da Macela - Cunha - SP

Lá do alto, descortina-se uma vista maravilhosa…com nuvens a perder de vista, o imenso céu azul e o litoral… consegue-se avistar em dias claros Angra dos Reis, Paraty e a Ilha Grande. No nosso caso, no dia da nossa caminhada havia muitas nuvens, o que não nos impediu de ver o mar lá embaixo…mas as fotos ficaram um pouco comprometidas.

Um pouco da vista para vocês:

IMG_2369

Pedra da Macela - Cunha - SP

Vista Angra dos Reis Mirante Pedra da Macela Cunha

Mirante Pedra Macela final trilha

De lá, seguimos para a cidade… almoçamos num restaurante simples ( e que eu esqueci o nome!), mas com uma comida deliciosa…e essa vista da cidade da janela…

Parada almoço Cunha Pedra Macela

Fim de dia…de volta para SP!

Por do Sol em Cunha

Além da Pedra da Macela, há outros passeios bem legais em Cunha. Para conhecer as principais atrações da cidade e região, consulte nossa matéria específica:

Até a próxima trip!


27 comentários em “Trilha da Pedra da Macela em Cunha – SP”

    • Roseli, não me lembro exatamente do tempo, mas como são 2km de subida íngreme, considere 2h para subir com tranquilidade, ir tirando fotos, etc… e 1h para descer (dependendo do preparo físico dá para fazer em menos). Boa trip!

      Responder
  1. Lugar simplesmente espetacular, vale muito a pena conhecer.
    Eu e minha esposa em viagem de aniversário de 20 anos de casamento passamos pela região neste final de semana (12/mar/17), mais que recomendo o local. Do alto da Pedra da Macela (se o tempo estiver bom), pode-se avistar a cidade de Paraty/RJ, toda a orla e praias como São Gonçalo, Momuncaba, Tarituba e as usinas de Angras, ao fundo a Iha Grande e o infinito azul do céu se confundindo com a linha do horizonte do mar, realmente uma imagem fascinante, do outro lado da para ver o Pico do Marins, mas isso requer conhecimento de sua localização para não confundir com outros morros, picos e serras.
    Eu e minha esposa estamos acostumados com esses tipos de aventuras e demoramos 1h35 para percorrer o trecho do estacionamento até o topo da Pedra da Macela, isso contando pequenas pausas para as fotos, hidratação e descanso. Para aventura recomendo levar água, parece desnecessário falar isso, mas no meio de nossa decida que demorou 45 minutos, cruzamos com um jovem casal despreparados/desavisados e suas duas filhinhas de aproximadamente 5 e 7 anos, todos de chinelos, sem mochilas e logo sem uma garrafinha de água, ficamos com muita pena das crianças, mas não podíamos fazer nada, pois nossas garrafas já estavam vazias.

    Responder
  2. Fiz este passeio este final de semana. A estrada de 4 Km até a porteira é péssima. Muitas pedras, buracos e muito estreita e, mesmo com carros 4×4 é muito difícil de chegar mas, a subida e a vista valem a pena o esforço pois são fantásticas. A cidade de Cunha estava toda preparada para a festa de Corpus Christi com belíssimos tapetes de serragem e, a noite, uma tradicional quermesse muito bem organizada.

    Responder
  3. Olá, boa tarde! 🙂
    Estou querendo ir com alguns amigos no dia 12/08/17, vi as fotos e o lugar é simplesmente é incrível.
    Mas tenho uma duvida quanto a trilha, tenho muito medo de altura, mas sempre tento fazer pois a sensação/vista depois é sempre maravilhosa.
    Mas eu não fico com medo quando o lugar digamos seja um pouco mais espaçoso, sem ser as trilhas estreitas que mal cabe um pé por vez rs….
    Por isso, para eu ficar mais segura e já ficar ciente de como pode ser, como é o caminho da trilha até o topo?

    Responder
    • Oi Bianca, vai tranquila, é das trilhas mais fáceis nesse sentido que vc falou, o caminho é todo asfaltado, largo e tranquilo. Quando chegar no fim/topo, há bastante espaço caso se sinta desconfortável para ficar na beira do morro 😄. Bom passeio!

      Responder
  4. Olá!
    por favor, para pegar um visual com menos nuvens, vocês acham que é melhor ir no início do dia (pela manhã) ou mais para a tarde (depois do almoço)?
    obrigada

    Responder
  5. Olá, já vi pessoas que levam seus cachorros. No site do Parque consta que não é permitido animais. Sabe me dizer algo sobre isso? Gostaria de levar meu cachorro na minha ida a Pedra da Macela

    Responder
    • Oi Ligia, quando fomos tinha poucas pessoas e não vimos cachorros. Não havia controle de entrada/saída de pessoas, então sinceramente não sei se há algum controle sobre isso!
      Atualmente li que há guardas, então poderiam “encrencar” com você caso estivesse com seu cachorro.
      Sugiro enviar um e-mail para o parque! Boa sorte

      Responder

Deixe um comentário