O que fazer em Fortim, no Ceará: 7 melhores passeios



Hoje no blog, você vai conhecer uma região brasileira pouco explorada pelo turismo de massa e perfeito para descansar, descubra o que fazer em Fortim, no Ceará! Já visitamos o local duas vezes e, apesar do visível crescimento nos últimos anos, não perdeu sua simplicidade, oferecendo aos turistas um idílico isolamento. Selecionamos os 7 melhores passeios para sua viagem!

Uma curiosidade de Fortim é a presença de muitos franceses que se apaixonaram pelo lugar e resolveram fazer do pequeno município de 16 mil habitantes sua morada. Escolas de kite, pousadas e restaurantes são negócios que surgiram na região com a instalação desta pequena “colônia francesa” no Ceará. Não é difícil descobrir o que os levou a ficar.

O que fazer em Fortim (CE): passeios imperdíveis

Praias em Fortim

Um dos passeios em Fortim é conhecer suas praias, com grutas e formações rochosas, largas faixas de areia e mar com ondas. Na maré baixa, em algumas praias formam-se piscinas naturais para banho. De qualquer forma, vale a pena explorar a região de forma contemplativa (com passeios de buggy) ou para tomar um banho de mar e fotografar, como nós fizemos.

Dentre as praias de Fortim estão Pontal de Maceió, Praia de Canoé, Praia das Agulhas e Praia Canto da Barra. Também achamos as praias boas para caminhada – mas somente pela manhã, pois o sol durante o dia é de rachar!

Praia em Fortim: Pontal de Maceió

Foz do Rio Jaguaribe

Um lugar que amamos conhecer em Fortim foi a Foz do Rio Jaguaribe, onde o rio se encontra com o mar. Em horário de maré baixa, formam-se piscinas naturais e bancos de areia. Para aproveitar esse lugar incrível, pode-se contratar passeios de barco a partir da praia do Canto da Barra ou seguir caminhando pela Praia de Canoé, quando a maré está baixinha, tem como caminhar com as águas batendo nas canelas!

Ah e um detalhe! A água nesse local costuma ter uma temperatura média de 28˚C durante o ano, mas com o sol forte e onde se formam as piscinas naturais rasinhas, a gente se sente numa jacuzzi 😂, a água fica bem morna!

Aproveitamos para ficar ali por 1 hora, durante o momento em que as piscinas naturais ficam em uma boa profundidade para banho e depois tiramos algumas fotos aéreas com o drone. Lindo demais!

Passeio de Buggy

Para quem adora os passeios clássicos pelo Nordeste brasileiro, pode ficar tranquilo que você pode conhecer vários pontos turísticos em Fortim (CE) passeando de buggy, pela areia das praias e dunas. Em Fortim, há basicamente 3 roteiros de buggy – um roteiro básico com as praias próximas, rios Pirangi e Jaguaribe e pontos turísticos da cidade (2h de duração); um passeio para visitar Canoa Quebrada, uma das mais famosas praias do Ceará (até 6h de duração) e um tour de 60km pelo litoral (com várias paradas no roteiro – vilas de pescadores, Ponta Grossa e a duna mais alta do estado, Praia de Redonda, entre outros – podendo se estender até a divisa com o RN – até 8h de duração).

Pôr do Sol em Fortim

Um passeio imperdível em Fortim é assistir ao pôr do sol na praia de Pontal do Maceió (ou na Praia das Agulhas, também vale a pena!). Uma paisagem deslumbrante com o mar de um lado, torres eólicas de fundo e aquele céu alaranjado todos os fins de tarde. Nós adoramos um sunset e esse foi um dos mais bonitos que já vimos ❤️, não perdemos um dia sequer durante a viagem!

Um espetáculo de pôr do sol em Fortim

Kitesurf em Fortim

O Kitesurf é muito popular no Ceará, por conta dos ventos que sopram por todo seu litoral (principalmente no 2° semestre do ano). Em Fortim, o kitesurf é uma das atrações para os visitantes e praticantes do esporte. Há vários pontos onde se pode praticar, além de escolas de kite (como a Ninho do Kite, Cantos da Barra Kite Spot, etc), que oferecem pacotes com aulas teóricas e práticas, instrutor e aluguel de equipamentos. No Jaguaribe Kite, por exemplo, um pacote para iniciante com 4 aulas custava, em dezembro/2020, por volta de R$ 1.300,00.

kitesurf em Fortim

Farol da Barra

Um ponto turístico em Fortim é o Farol do Canto da Barra, ou apenas Farol da Barra. Nós visitamos o local após uma caminhada a partir do hotel em que estávamos, mas também é uma das paradas nos tours de buggy da região. Com a inscrição da Marinha do Brasil no muro e sua cor vermelha única, é um dos símbolos da cidade.

Atividades em Fortim

Além de todos esses passeios que citamos, há ainda diversas atividades para fazer em Fortim para quem tem um tempo extra ou quer experimentar algo diferente durante a viagem, como passeios de cavalo na praia, tours de quadriciclo, praticar esqui náutico e desbravar trilhas ecológicas. Tudo isso pode ser arranjado no seu hotel/pousada ou nas agências de turismo locais.

Onde se hospedar em Fortim?

Agora que você já sabe o que fazer em Fortim, como escolher onde ficar durante a viagem? Fortim tem algumas opções de hospedagem, mas nós indicamos dois hotéis especiais nos quais já ficamos, ambos fazem parte da Associação Roteiros de Charme e oferecem uma baita experiência de estadia, com conforto, boa comida, mas sem perder a essência rústica do vilarejo.

Um deles é o Hotel Vila Selvagem, na praia de Pontal de Maceió, com quartos grandes e arejados, bonito paisagismo e 2 piscinas para se refrescar do calor.

Vila Selvagem visto com drone: Praia deserta em Fortim (CE)

O outro hotel é mais recente e apresenta uma idéia inovadora com bangalôs de madeira sobre as dunas de areia, é o sustentável Jaguaribe Lodge & Kite.

c

Leia mais sobre estes hotéis em nossas matérias específicas:

Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking.com, você consegue as melhores tarifas e nós ganhamos um pequena comissão (e você não paga nada a mais por isso!). Desta forma, você nos ajuda a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *