Viena: Qual a melhor época para visitar..Eu fui no outono, e vale a pena! 3



Em breve alguns posts de Viena, na Áustria, vão sair do forno aqui no blog. Este primeiro post é com relação à melhor época para se visitar a capital austríaca, relacionando os prós e contras da minha escolha: a viagem que fiz no mês de novembro, em pleno outono.

vegetação com as típicas cores de outono, perto da Rathaus (prefeitura) de Viena

Vegetação com as típicas cores de outono, perto da Rathaus (prefeitura) de Viena

Obviamente, que a resposta para a melhor época depende de vários fatores. E todas as estações e meses do ano tem seus prós e contras. Eu por exemplo, sempre fico encanada com chuva. Em todas as minhas viagens vejo antes como é o índice pluviométrico para o meu destino no mês que pretendo viajar. Para além dos fatores climáticos, há outros fatores específicos. Vamos analisar primeiramente os fatores climáticos:

Viena temperaturas medias anuais e chuvas

fonte: Us Travel News

Analisando os gráficos de temperatura, vemos que Viena tem um frio mais rigoroso de novembro a março (isso para os padrões brasileiros). E inferimos também que o verão não é lá muito quente.  Neve é mais provável de dezembro a fevereiro.

Olhando para a precipitação, percebemos que na média chove pouco em Viena, e que os meses de primavera e verão são um pouco mais chuvosos.

O que aconteceu na prática: Neste mês de novembro de 2014, passei 9 dias entre Alemanha e Áustria e apesar da média no gráfico apontar temperaturas de 2.4ºC a 7.5ºC, peguei dias com mínimas de 5ºC e máximas de 15ºC. Quanto à precipitação, apesar de novembro ser o 7º mês com mais precipitação, peguei apenas 1 dia de chuvisco, e mesmo assim não foi o dia inteiro.

Moradores de Viena tomando sol, numa tarde qualquer de outono

Moradores de Viena tomando sol, numa tarde qualquer de outono

Ou seja, a conclusão é: nunca acredite 100% nas médias e estatísticas. Tome apenas como parâmetro, mas não se desespere. Temos que levar em consideração que com todas essas alterações climáticas no mundo, há anos mais chuvosos, com inverno mais ou menos rigoroso, mais ou menos neve, verão muito quente ou fraco. Veja a crise da água em São Paulo por esta ótica: Se um turista veio a São Paulo em janeiro, não viu uma gota d’água, mesmo ele tendo consultado e visto que a média em mm de chuvas para a cidade neste mês seja de 270mm…

Concluindo pelos fatores climáticos: Se quer ver neve, vá no inverno. Se quer sol e dias amenos, vá no verão. Outro ponto é que no inverno os dias são mais curtos, escurecendo por volta das 17h, enquanto no verão, até as 20h pelo menos ainda está claro.

Se levarmos em consideração os fatores específicos, o clima tem apenas uma função complementar e às vezes até irrelevante. Exemplo: Se você quer ver a cidade viva, alegre, com muita gente na rua, cafés e bares lotados, vida na beira do rio Danúbio…vá no verão! No entanto, o verão não é nada bom , se você quer curtir as óperas e concertos, pois é justamente nesta época em que eles tem as férias/recesso e não há apresentações!

Se quer ver a cidade toda classuda e bem vestida, e quem sabe com floquinhos de neve, vá no inverno! Outro motivo para enfrentar a friaca são as feiras natalinas, com a cidade cheia delas e toda enfeitada para o Natal.

Se quer pegar menos turistas e sentir mais  a vida da cidade com os moradores, vá fora da temporada de verão, sendo outono e primavera mais indicados. Se por um lado alguns falam que a cidade fica morta, de outro tem-se a cidade como ela é de verdade, menos turistas nos pontos turísticos (e nas suas fotos !!!) e tarifas de hotéis levemente mais em conta (digo levemente pois Viena é uma cidade cara, e como a maioria das capitais da Europa, não apresenta época de baixas nos preços, existe alta e muito alta rsrsrs!).

Isso tudo fora os eventos de música, maratona, arte, enfim, se você tem um interesse específico, não é a época(climática) do ano que vai determinar a data de sua viagem. Posso dizer uma coisa: fui no outono e adorei – poucos turistas (80% deles chineses rsrsrs), pontos turísticos tranquilos, sem muvuca, restaurantes não tão cheios (mas sem reserva é complicado em qualquer época do ano, como vou relatar nos próximos posts), clima ótimo (sem chuva para estragar as fotos!) e as lindas cores do outono para arrematar. Viena Aprovada!

fotos das folhagens de outono nos jardins do Schönbrunn

Eu, tirando uma das milhares fotos das folhagens de outono nos jardins do Schönbrunn.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Viena: Qual a melhor época para visitar..Eu fui no outono, e vale a pena!