Chip celular pré pago na Alemanha (3G/4G): onde comprar e como usar 40



Nesta matéria explico como e onde comprar um chip pré pago de celular na Alemanha. Vou dar também dicas de quais planos pré pagos comprar, inclusive com possibilidade de uso por toda a União Europeia, para você fazer sua viagem conectado e se comunicando com seus amigos e familiares, e o principal, gastando pouco! Com 10 euros é possível comprar um plano pré pago com 1 GB de dados na Alemanha.

Operadoras e Planos

As três grandes operadoras de telefonia na Alemanha são a Deutsche Telekom (T-Mobile), Vodafone e O2. São as operadoras “físicas”. Existem também as operadoras virtuais, como Lebara, Blau, Lycamobile, etc, que operam usando a rede de uma das três grandes. Elas oferecem preços melhores mas seus serviços tendem a ser piores, por exemplo, algumas não tem 4G, apenas 3G. Vivenciamos isso em 2014, quando compramos no aeroporto de Munique um chip pré pago da Blau. A experiência foi péssima, no primeiro dia de uso do chip da Blau ficamos sem sinal inúmeras vezes, e no segundo deixou de funcionar. 10 Euros jogados no lixo! Não arrisque, prefira uma das três grandes operadoras “físicas”.

ROAMING PELA EUROPA: Para quem vai viajar pela Europa, saiba que qualquer plano de celular comprado na Alemanha, desde que tenha roaming no exterior, vai funcionar também em todos os países da União Europeia, e o principal, sem pagar um centavo a mais por isso! Você pode viajar para a Itália, França, Espanha, etc, e será tarifado como se nunca tivesse deixado a Alemanha. Se tiver interesse em usar seu celular na Europa, temos uma matéria específica sobre isto aqui no site.

Selecionei alguns planos pré pagos que já incorporam o uso do celular tanto na Alemanha quanto na União Europeia (UE) + Noruega, Islândia e Liechtenstein. DICA: os sites da Vodafone, Deutsche Telekom e O2 não tem versão em inglês, então para quem não sabe alemão (meu caso!), acesse os sites com o google Chrome e ative o tradutor de idiomas automático do google.

  • Operadora O2:

O2-chip-pre-pago-plano-alemanha-uniao-europeria-preco

Para mais informações deste e outros planos da operadora O2 clique aqui.

  • Operadora Deutsche Telekom:

chip-planos-pre-pagos-3G-4G-alemanha-usar-chip-celular-na-europa-2

Para mais informações sobre destes e outros planos da Deutsche Telekom clique aqui.

  • Operadora Vodafone:

Vodafone-chip-pre-pago-plano-alemanha-uniao-europeria-precoJPG

Para mais informações destes e outros planos da operadora Vodafone clique aqui.

Os preços dos planos variam de $10 a $20 euros, dependendo da quantidade de dados. O custo dos planos de dados na Alemanha em geral são caros quando comparados a outros países na Europa, por volta de $10euros/GB via de regra em 2017.

A Deutsche Telekom é a operadora com maior cobertura e velocidade na Alemanha. Com relação ao preços, a O2 é quem tem as melhores ofertas.

Onde e Como Comprar

Encontrar um chip pré pago à venda na Alemanha é bem fácil, pois além das lojas físicas das operadoras, você os encontra em mercados, lojas de conveniência e nas Handy Stores, como são chamadas as lojas de telefonia na Alemanha (handy = celular).

As leis alemãs exigem registro do chip para ativá-lo, são exigidos identificação (passaporte, no nosso caso) e endereço na Alemanha. A ativação/registro pode ser feita na loja mesmo, fizemos isso em uma Handy Store, forneci meu passaporte e endereço do hotel que estava hospedado, e ativaram por lá mesmo. O registro/ativação também pode ser feito tanto pela internet (apesar dos sites serem todos em alemão). No entanto, eu recomendo que você faça isso na loja mesmo.

DICA: compre seu chip de celular nas handy stores alemãs, porque são lojas mais “tranquilas” e os vendedores tem meta de venda, então dificilmente vão negar uma solicitação sua para registrar/ativar o chip. Já nos mercados e lojas de conveniência isso não é possível, e você terá que ativar o chip sozinho pela internet. Até 2016, tirando a dificuldade do idioma, ativar pela internet era tranquilo. No entanto, como tem ocorrido muitas fraudes no sistema, o registro pela internet está sendo remodelado, e imagino que vá ficar mais complicado. Portanto, fica aí a dica: compre em uma handy store e peça ao vendedor para a registrar/ativar o chip para você. Outra dica: leve dinheiro em espécie (euros), algumas lojas não aceitam cartão de crédito estrangeiro para compra de planos de celular (aconteceu conosco).

ADICIONAR CRÉDITOS: Caso acabem seus créditos em sua linha pré paga, você pode comprar mais facilmente nas lojas de conveniência ou através do site Aufladen, eles tem versão em inglês e aceitam até paypal como forma de pagamento.

WIFI GRATÚITO: se você ficar sem créditos, ou quer economizar seu plano de dados, ou simplesmente não comprou um chip para seu celular, descubra se existe perto de você um um hot spot com WIFI GRATÚITO neste site aqui. Este serviço também esta disponível para iphone e celulares Android.

E você, já usou seu celular na Alemanha? Deixe suas dicas e comentários aqui, eles podem ajudar outros viajantes.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40 pensamentos em “Chip celular pré pago na Alemanha (3G/4G): onde comprar e como usar

  • Alisson Herzog Bermudes

    Boa noite, suponho que eu queira adquirir o plano da operadora O2, que oferece 1 GB de internet por 9,99 euros, como faço para renovar esses créditos durante a minha viagem, uma vez que ela começa na Alemanha, vai para Holanda, França e Roma?

  • Gerson

    Olá . Estive hoje em uma loja da T-Mobile em Frankfurt e a atendente informou-me que p Brasil não está na lista de países que podem comprar chip pre-pago , em função de uma lei de julho/2107 da união europeia. É isso mesmo ?

  • rogerio

    Ola ..excelente seu site…gostaria de um esclarecimento..na TMobile e na Vodafone..seguindo o que vc cita no site..( passaporte e endereço do hotel e logico euros) consigo tranquilo o chip de dados? grato

        • Gustavo Autor do post

          Rogerio, handy na Alemanha quer dizer celular, então handystore / handyshop são lojinhas que vendem celulares, chips, etc. Quanto a venderem chip desta ou daquela marca, depende da loja. Mas você inevitavelmente vai passar por várias handyshops, estão por toda a parte, principalmente próximo a metrôs – dica: clique aqui para ver no mapa de Berlim algumas handyshops, dê um zoom nas estações de metrô pelas quais vai passar. O negócio é entrar na loja e conversar com o vendedor (os alemães falam inglês em geral), ver se ele tem algum chip que te interesse… e é claro, peça para ele ativar o chip para você. Depois volte aqui para nos contar como foi! Boa sorte!

        • Gustavo Autor do post

          Paula, o problema que tive foi com a operadora Blau, que nao gostamos. Nas lojas, comprei em handys no aeroporto e estaçoes de metro, foi tudo bem. Não esquente a cabeça, pq não tem muito segredo, depende muito do vendedor – eu já fui bem e tb mal atendido na Alemanha, França, Itália, etc. Em geral nas lojas handys, como citei na matéria, eles dão mais atencão. DICA: pergunte antes de pagar se ele te ajuda a ativar e registrar o chip, informe o endereço do seu hotel, e se ele ficar de má vontade é só dar um “auf Wiedersehen” (até logo em alemão) e não compre o chip ali com ele. Depois volte aqui para nos contar como foi. Boa sorte e boa viagem!

  • GAspar

    Oi Gustavo blz? Antes de tudo….seu site é ótimo!!! Super dicas!!!
    Cara, estou indo pra Berlin em dez, passo 10 dias lá e vou pra Londres depois. Mas estou com uma dúvida: O Reino Unido ainda faz parte da UE? PElo que tenho visto e pesquisado não mais….assim se eu comprar o chip na Alemanha eu terei que comprar outro na Inglaterra?

  • Marcio

    Gustavo, excelente post.
    Dúvidas: o que seria esse HotSpot Flat da T-Mobile?
    E existe algum plano onde posso ter um número favorito aqui do Brasil para fazer ligações ilimitadas?
    Obrigado!

    • Gustavo Autor do post

      Marcio, hotspots são pontos de acesso wi-fi. Nunca utilizei esse em específico que mencionou, mas muito provavelmente são uma rede de pontos wi-fi que a T-mobile disponibiliza para seus clientes conectarem, dependendo do plano contratado. Quanto às ligações para o Brasil, eu uso o app Skype p/ ligar para telefones fixos, ou apps tipo facetime ou ligacao de audio whatsapp para celulares.

  • Carlos Paiva

    Estarei indo para Alemanha em Abril e só preciso de um acesso de wi-fi para fazer reservas de hoteis e outras bobagens que se quer pesquisar rapidamente. Não tenho roteiro fixo, (estarei viajando de carro,) somente uma rota que inclui Alemanha, Liechtenstein, Belgica, Holanda, Chenia e Austria. Acredito pelo o que você falou que o chip da Telekon me atenderia em todos esses paises.
    Alguma dica de cidade imperdivel ?

    • Erika

      Oi Carlos, já visitamos esses países, tem várias matérias e fotos aqui no blog. “Cidade imperdível” é relativo, pois depende do gosto de cada um, mas gostamos de Heidelberg e Nuremberg e do castelo de Neuschwastein na Alemanha, Gent na Bélgica, e Lichtenstein e Áustria tem cidades bonitas, organizadas e lindas paisagens. Boa viagem!

      • Carlos Paiva

        Oi Erika.
        Obrigado pelo pronto retorno. Ponto para você.
        Então o chip da Telekon não vai me deixar no meio da estrada sem sinal ok ?
        Outra pergunta. Como é o sistema de pedagios, tem cabines proprias para pagamento em dinheiro e cartões. Será que vale a pena comprar o passe que a locadora do carro oferece € 1,50 por dia +o valor do pedágios. Eu normalmente dou preferência em viajar por estradas secundarias e perto do litoral (nos países que teem) na Alemanha não sei será minha 1ª vez. Meu roteiro sai de Munique em direcao a foz do Rio Reno e vai subindo ate Antuerpia, passa pela Holanda e entra de novo na Alemanha, corto o pais e descemos pela Tcheco até a Austria e de la retorno para Munique 21 dias, acho que vai dar na boa.

        • Gustavo Autor do post

          Oi Carlos, sobre o chip, é muito importante que seu plano permita roaming no exterior, se tiver dúvidas explicamos tudo em detalhes nesta matéria aqui sobre as novas regras de como usar o celular na europa.
          Sobre os pedágios, tivemos experiências muitos distintas. Na França por exemplo, pegamos pedágios que era necessário arremessar as moedas dentro de uma espécie de cesto cônico, e até a gente descobrir que era isso ficamos pagando mico por lá! Havia estradas apenas pedágios com auto atendimento, outras com atendentes, outras que aceitavam cartão de crédito, dinheiro… enfim, pegamos de tudo! Na Alemanha nunca dirigimos, depois volte aqui para nos contar como foi. Boa sorte!

          • Carlos Paiva

            Contem comigo. Só para complementar o que você falou, na Austria você tem que comprar um adesivo, só que a lojinha na fronteira com a Italia fica escondida e tem muitos caminhões na frente resultado, você não sabe ou não vê. Multa $150
            Na Eslovenia a loja é mais visivel. Na Croácia tem atendentes.
            Abraços.

  • BRUNO HERMINIO SOBRAL OLIVEIRA

    Excelente post. Como faço para comprar o chip no aeroporto de munique? Minha ideia é locar um carro na europcar quando chegar em munique. Além de usar o gps offline da google maps, queria ter internet para eventual insuficiencia do offline e para mensagens. O que acha?

    • Gustavo Autor do post

      Bruno, tem uma loja de celular no aeroporto (nao me lembro o nome), compramos um chip lá uma vez. Acho importante vc comprar um chip se pretende usar o google maps para navegação. Conforme citamos na materia, não esqueça de registrar a linha, veja com o vendedor se ele nao faz para vc. Depois volte aqui para nos contar como foi. Boa sorte!

  • Lorena Menetrier

    Olá, estou indo para a Munique no final de abril. Como chegaremos no domingo pela manhã, e já sabemos que tudo esta fechado aos domingos. Existe a possibilidade de comprar o chip no aeroporto?
    Grata pela atenção.

    • Erika

      Oi Lorena, da ultima vez que estivemos em Munique chegamos no aeroporto no domingo de manhã, e compramos o chip normalmente. Geralmente lojas de aeroporto ficam abertas. Já na cidade realmente terá que esperar um dia útil para comprar

  • Rodrigo Amaral

    Olá, Gustavo. Parabéns pela orientação, pena eu não ter encontrado sua matéria antes. Anteontem comprei um chip no mercado, de uma operadora vinculada à rede da Vodafone. Na hora de ativar pela internet, a minha surpresa: pela nacionalidade, não havia a possibilidade de atendimento online para verificação dos dados. Eu precisarei ir a uma agência local dos Correios com o passaporte para fazer a validação… Estou com a impressão que isso será trabalhoso (vão me pedir algum formulário) e eu vou acabar gastando mais dinheiro em alguma loja física dessas grandes locais (estou me inclinando pela O2).

    • Erika

      Olá, Rodrigo, obrigada pela visita ao site. Infelizmente às vezes temos esses imprevistos, nós mesmos em viagens já compramos chips e planos ruins (e depois contamos aqui 😅) depois pode deixar seu feedback da O2 por aqui! Boa viagem!

  • Carlos Paiva

    Conforme havia me comprometido, vou relatar minha experiência viajando oelos paises que já citei anteriormente. Comprei o chip da Telekom que nada mais é do que a T-Mobile. Comprei o de € 14,95 com 1,5 gb, não me pergunte o que isso dá em termos de tempo, só sei que usei com moderação em todos os paises e mesmo em áreas remotas ele pegou sem problemas.
    Quanto a pedagios, o que me consta na Alemanha não há, não tem nenhuma cabine, pode ser que venha cobrança mais tarde pois, étudo eletronico. Na Austria, Republica Tcheca e na Hungria, fique experto pois, perto das fronteiras você tem que comprar um selo que dá direito a transitar pelas estradas durante 10 dias, tem de 30 dias e de 1 ano, o preço não passa de €15. Nos outros países também não tem pedágio. Na Alemanha na maioria das estradas a velocidade é livre, mas tem trechos com velocidade controlada, fique de 👀. Não um so carro de Polícia, mas que tem, tem. No mais curta e seja feliz

  • Karen

    A recarga através do site Aufladen tbm recarrega dados ou só voz? Comprei o chip da Telekom e meus dados estão acabando. Mas no site do Aufladen não fica claro se a recarga inclui dados.

    • Gustavo Autor do post

      Oi Karen, até onde sei no site Aufladen vc compra créditos e faz um “top up”. Fazer top up é carregar créditos na sua linha pré paga (alemã no caso). Detalhes de como fazer o “top up” (via SMS ou licação) geramente vem junto com a compra.
      Feito o top up, vc terá $$ na sua linha. Com eles, deve usar os recursos disponibilizados por sua operadora para então ativar um plano de dados, ou voz, etc… que será debitado do seu saldo de $$ créditos. Espero ter ajudado. Depois volte aqui para nos contar como foi. Boa sorte!

    • Gustavo Autor do post

      Olá Suzienne, para saber o plano mais adequado a você dê olha olhada nos sites das operadoras. Quanto aos aeroportos, nem sempre encontrará lojas neles – no aeroporto de Munique sei que há uma. Boa viagem.

  • Ellen

    Ei Pessoal.
    Muito obrigada pelas informações do post. Só tenho uma dúvida: começo minha viagem por Frankfurt e sigo para Austria, Eslováquia, Hungria e Budapeste. Consigo comprar o simcard e ativar o plano em alguma loja ainda dentro do aeroporto de Frankfurt?
    Obrigada

    • Gustavo Autor do post

      Olá Ellen, passei há alguns dias no aeroporto de Frankfurt e não consegui comprar o chip por lá. No entanto, na cidade de Frankfurt ou cidadezinhas ao redor que visitamos é muito fácil de comprar, tem inúmeras lojas da O2, Vodafone ou T-mobile que vendem e ativam na hora o seu chip de celular, é bem tranquilo de comprar (o shopping My Zeil tem essas tres lojas). Boa sorte!

  • Núbia Duarte

    Olá, Bom dia pessoal.
    Amei o blog. Dicas muito úteis.
    Estou indo agora em Julho para Alemanha. E ainda tenho dúvidas em relação ao chip. Quando ativamos o chip eu tenho que cadastrar novamente os números do meu whatsap para poder usá-lo normalmente? Pergunto porque tem números que ficam gravados no chip né. Vc sabe me informar se consigo comprar no aeroporto de Frankfurt?

    • Gustavo Autor do post

      Oi Núbia, sobre o whatsapp, ele mantém seus contatos sim. Ao inserir o chip novo, será feita uma pergunta e é só responder manter o número antigo. Sobre comprar o chip no aeroporto, ver a resposta que dei para a Ellen. Boa sorte!