O que fazer em Koh Samui: Guia Completo



Hoje no blog, apresentamos nosso Guia Completo de Koh Samui, na Tailândia. Você vai saber o que fazer na ilha, os principais passeios e pontos turísticos, como se locomover, conhecer ilhas próximas para visitar e quais as principais praias, além da melhor época para visitar. Confira nossas dicas completas e curiosidades de uma das ilhas tailandesas mais populares entre os turistas!

Principais atrações turísticas de Koh Samui – 15 passeios imperdíveis!

Visitamos Koh Samui no mês de fevereiro, pegamos um clima excelente com muito sol e calor.  Foram 4 noites e 3 dias inteiros na ilha, mas teríamos ficado mais. Esse é o tempo para conhecer apenas o básico e as praias principais.

Big Buddha

Tente chegar o mais cedo possível se quiser fotografar sem a multidão de turistas que visita o local diariamente! A entrada é gratuita, e nós ficamos impressionados com o grau de conservação e limpeza do templo do Big Buddha. A estátua tem 12 metros de altura e é toda dourada. Como eu já havia pesquisado, não é permitido ir com shorts curtos e ombros à mostra, vimos algumas turistas tomando apito dos guardinhas! Vista-se adequadamente pois é um local religioso. Também vimos alertas em cartazes com relação a tatuagens com imagens de Buddha, segundo eles é ofensivo com o budismo.

IMG 6151

Os arredores são cheios de bares, restaurantes e lojinhas de souvenir, essa rua da foto achei um charme! Para visitar o Big Buddha, o melhor é ir de táxi ou pedir um carro pelo app Navigo (tipo Uber). De excursão sai mais caro e você vai ter o tempo estipulado pelo tour.

IMG 6209

Após subir a escadaria que leva aos pés do Big Buddha, há um terraço bem bonito, com vista panorâmica da paisagem montanhosa da ilha de Koh Samui, das ilhas próximas e do mar. Por ali, tem vários sinos  pendurados (que alguns turistas tocavam, mas não sei se é permitido!). Outro ponto é que não é necessário tirar os sapatos para subir a escadaria…tinha uma placa avisando: “DO NOT take off your shoes!”

IMG 6164

Wat Plai Laem

O Complexo de templos budistas Wat Plai Laem é um lugar para não perder em Koh Samui! São estátuas e templos coloridos em um lugar bonito e tranquilo. Nos chamou atenção a impressionante estátua de 18 braços da deusa Guanyin, a Deusa da Misericórdia e Compaixão. Estava um sol de lascar e o chão muito quente. Vimos muitas pessoas tirando os sapatos então lá fomos nós bater a foto e os pés queimando😜! Não tinha nada dizendo que era obrigatório tirar os sapatos, mas achamos melhor tirar para não ter confusão.

IMG 6229

Os templos (Wat Laem Suwannaram e Wat Plai Laem) são impecavelmente decorados, e ficam próximos a um bonito lago! O acesso a todos esses monumentos e templos é gratuito, sendo aberto ao público das 7h às 17h.

IMG 6259

Outra estátua interessante no local é a do Buda sorridente chinês (Statue of the Chinese Laughing Buddha). Sua figura representaria prosperidade, riqueza interior, felicidade e saúde! Muitas dessas qualidades e outras tantas são atribuídas ao Buda “Gorducho”, que é especialmente popular na China e no Japão.

IMG 6275

Tinha esquecido de comentar que o lago estava cheio de bagres e tilápias enormes! É possível comprar comida para os peixes dos vendedores ambulantes que ficam circulando. A criançada presente fez a festa!

IMG 6262

Praias em Koh Samui

A ilha de Koh Samui tem várias praias e claro que em 3 dias não conseguimos conhecer todas, mas fomos em algumas das principais –  A Bophut Beach fica próxima a bons hotéis e restaurantes bacanas na região de Fisherman’s Village. A praia é bem calminha e sem ondas, a areia não é branquinha mas também não tem pedras, o que deixa o banho de mar agradável. Um lugar que eu me hospedaria em uma próxima viagem à ilha!

IMG 6309

Lamai Beach tem hotéis mais em conta e é mais cheia. Achei o mar muito agitado para banho, a arrebentação é bem forte e tem muitas rochas ao longo da praia, mas isso deixa o visual bem bonito, com as montanhas verdinhas no canto da praia completando a paisagem. Aqui infelizmente vimos mais lixo espalhado pela praia, uma pena.

IMG 9156

A Ban Tai Beach foi a praia mais calminha que visitamos, e o trecho da praia do resort Belmond Napasai, onde nos hospedamos, era super flat, ideal para prática de SUP e caiaque. O trecho de praia pública era enorme e dali presenciamos um pôr do sol maravilhoso. Outras praias populares em Koh Samui são a agitada e festeira Chaweng Beach, a tranquila Lipa Noi beach, a escondida e menos conhecida Silver Beach e a Maenam beach.

IMG 5933

Grandmother’s Grandfather’s Rocks

Também conhecido no idioma local como HinTa HinYai, é um dos principais pontos turísticos de Koh Samui (acesso gratuito). Trata-se de formações rochosas curiosas, sendo que duas delas seriam parecidas com os órgãos sexuais masculino e feminino! Conseguiu localizar na foto🤔!?!?

IMG 9110

Para além das formações rochosas de Grandmother’s e Grandfather’s, o lugar é muito bonito, por causa das rochas enormes achei que lembrava Trindade, perto de Paraty e também o Arpoador, no RJ. Nas redondezas há inúmeros bares, lojinhas de souvenir, restaurantes e sorveterias (paramos em uma gelateria, o dono era italiano e ficou conversando conosco, mas o sorvete era caro para o padrão de preços da Tailândia, mesmo sendo bom e com opções sem açúcar!).

IMG 9121

Letreiro Koh Samui

O letreiro estava bem caindo aos pedaços, mas mesmo assim fizemos a nossa “foto de turista”! Fica em um dos acessos ao Grandmother’s Grandfather’s Rocks. Acesso gratuito.

IMG 9124

Fisherman’s Village Bophut

A “tradicional” e conhecida Vila dos pescadores de Bophut não tem nada de pescadores 😆, na verdade é uma avenida bem comercial, cheia de lojinhas, mercados, bares e restaurantes em um dos pontos mais movimentados da praia de Bophut. Inicialmente achei que não teria nada de mais, mas gostamos de caminhar pela região e paramos no bar Karma Sutra, com excelentes lanches, sucos naturais e smoothies! Fica a dica!

IMG 6282

Assistir ao pôr do sol

Inicialmente nossa idéia era ir para a praia de Lipa Noi, lá o pôr do sol é famoso e vemos o sol se despedir no mar. Mas nossa rotina de passeios e a localização do nosso hotel acabaram nos levando ao trecho público de Ban Tai Beach – essa coincidência não poderia ter sido melhor, pois assistimos 2 dias seguidos esse sunset fantástico! Aliás, pôr do sol na Tailândia é sempre lindo demais 😍

IMG 6386

Visitar Cachoeiras

Há várias cachoeiras em Koh Samui, como Na Mueang, Hin Lad e Tar Nim. A maior parte delas fica mais perto da região de Lamai Beach, então combine sua visita quando for para essa área da ilha.

Thailand Koh Samui 2013 Namaung Waterfall 20000000016228810 1024x768

créditos: flickr sven_x – Feb 20, 2018 – skyscanner.net

Lad Koh Viewpoint

Um viewpoint que fica entre as praias de Lamai e Chaweng, bem na beira da estrada. Um pit stop de poucos minutos, com acesso gratuito. Há vistas bem mais bonitas na ilha, como do Big Buddha, por exemplo. Se estiver passando de carro pelo local, vale a parada, mas não vale se deslocar até lá só pelo mirante.

Lamai View Point

Lamai Viewpoint é um terraço com vista de toda Lamai Beach. Acho que vale o mesmo comentário que fiz para o Lad Koh: se estiver na região de Lamai pode visitar, mas não vale o deslocamento somente pelo mirante.

Overlap Stone Viewpoint

O mirante de Overlap Stone ficou famoso por estar aparecendo com frequência no Instagram e fica bem próximo do Lamai Viewpoint. Você pode visitar os 2 no mesmo dia. Acho que a formação rochosa chama mais atenção do que a vista 😂!

IMG 2362

Explorar Koh Samui de Bike

Nós pegamos as bikes 🚲 oferecidas gratuitamente pelo hotel e andamos pelas redondezas, passamos por ruazinhas arborizadas e foi muito legal ver os locais em suas casas, comércio e também na praia, no trecho público de Ban Tai Beach. Pena que não dá para andar em toda ilha de bicicleta por conta do trânsito perigoso e não muito amigável para bikes, mas fizemos um passeio muito legal! Graças a este passeio de bike, vimos o pôr do sol mais bonito dessa trip!

IMG 9026

Comer frutas típicas da Tailândia

A oferta de frutas fescas na Tailândia é surreal, foi nossa 2ª vez no país e sempre experimentamos frutas diferentes. Desta vez, provamos a manga tailandesa (menor e muito docinha), conhecida como Ma Muang, a Maçã rosa (Chom-Pooh), que não tem muito sabor mas tem muita água, boa para dias quentes, e a Longan e a Rambutan (essa da foto abaixo), que são da família da Lichia, mas mais doces e saborosas em minha opinião. Comprar frutas típicas é uma forma barata de experimentar a gastronomia local.

IMG 6334

Curtir seu hotel

A Tailândia tem muita oferta de hotéis e em Koh Samui não é diferente! Se você puder pagar um pouco a mais, terá muito conforto em hotéis de luxo que só são acessíveis por conta dos preços mais baixos praticados em relação a hotéis no Caribe, Europa e mesmo no Brasil. Muitos hotéis e resorts tem bonitas praias privadas, com gazebos e disponibilizam caiaques e pranchas de SUP gratuitamente para os hóspedes.

IMG 5908

Se tiver piscina então, melhor ainda! Ficamos no Belmond Napasai, um resort completo e com estrutura impecável em um lindo trecho da Ban Tai Beach, onde aproveitamos o sossego e tranquilidade da enorme infinity pool e da praia exclusiva para hóspedes. Um oásis para fugir da muvuca de outras praias da ilha!

IMG 5985

Passeios às ilhas próximas

Koh Samui ainda fica próxima a outras 2 ilhas muito populares na Tailândia, Koh Tao, conhecida pelas praias de água cristalina e indicada para atividades como Snorkeling e Mergulho e Koh Phangan, que tem bonitas praias e é bem conhecida por causa das festas, dentre elas a Full Moon Party, que atrai baladeiros do mundo todo. Para ver preços e horários dos ferries que interligam as ilhas, clique aqui.

Dicas gerais de Koh Samui

  • Melhor época para visitar Koh Samui: Quando ir para a ilha tailandesa para aproveitar a viagem com o melhor clima possível? Os viajantes devem considerar principalmente a questão das chuvas, já que se trata de um destino de praia. Do fim de setembro ao começo de dezembro chove bastante. A melhor época para visitar Koh Samui é de Janeiro a começo de Maio, sendo que em Abril e Maio as temperaturas são bem altas e os meses com menos chuvas são fevereiro e março. Nós fomos em fevereiro e pegamos um tempo perfeito!
  • Compra de itens básicos e dinheiro: A rede Family Mart é bem presente em Koh Samui! Um mix de mini mercado e farmácia, ainda tem sempre ao menos 1 caixa eletrônico disponível em cada unidade. Tem muita variedade de produtos e bons preços.
  • Como se locomover em Koh Samui: O trânsito é bem zoneado, como em grande parte da Tailândia. O app local Navigo é como o Uber, tem também o Grab (que apesar de ser o maior app da Ásia, tem poucos carros disponíveis em Koh Samui) e táxis (pegue os oficiais vermelho e amarelo, com taxímentro) ou aventure-se em alugar uma scooter. Nós não temos experiência com motos, então pedimos carros pelo Navigo e os carros eram sempre grandes e luxuosos com ar condicionado.
  • Aeroporto de Koh Samui: um dos aeroportos mais bonitos por que já passei! Ele tem totalmente a vibe da ilha, todo florido, enfeitado, até o carrinho que te leva às aeronaves é aberto e lembra um trem turístico. Os banheiros super arrumados! A sensação que temos ao andar pelo aeroporto é de que estamos dentro de um hotel/resort. Ah, e tem várias lanchonetes vendendo smoothies e bowls saudáveis. Amei!
  • Documentos para viajar: brasileiros precisam de passaporte válido e certificado internacional de vacina contra febre amarela. Essa é uma regra que vale para a Tailândia, não se restringindo à ilha de Koh Samui.
  • Vacinas e Cuidados de Saúde: lembre-se de tomar cuidado com comida de rua e água! Prefira locais que tenham mais higiene no preparo (veja se pode observar a cozinha e se o local está cheio!) e compre água engarrafada! Além da Febre Amarela, verifique também se suas vacinas de Tétano, Hepatite(s) e Febre Tifóide estão em dia! Melhor prevenir do que remediar! Leve um kit farmácia de casa com itens básicos!
  • Moeda local: Baht Tailandês (THB). Os cartões são bem aceitos em todos os locais, mas tenha um pouco de dinheiro em espécie para pequenas despesas!
  • Como chegar em Koh Samui: de avião, com voos diretos desde Bangkok, Kuala Lumpur, Cingapura, Hong Kong e algumas cidades chinesas. É muito fácil encaixar no roteiro pelo sudeste asiático pela grande oferta de voos. Nós chegamos vindos de Kuala Lumpur e saímos para Bangkok, ambos voos rápidos de 1h com a Bangkok Airways (recomendamos muitíssimo essa companhia aérea!).

Vai viajar para mais lugares no país? Leia todos os nossos posts da Tailândia, clicando aqui.

Reserve seu hotel através do nosso parceiro Booking! Você encontra as melhores tarifas e nós recebemos uma pequena comissão sem nenhum custo a mais para você, que ainda estará ajudando nosso site a produzir mais guias de destinos completos como este! Obrigada!

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *