Como usar o metrô de Doha: guia fácil e prático 7



Quer saber como usar o metrô de Doha, no Qatar? Nesta matéria vamos explicar como funciona o metrô da maior cidade do Qatar, como comprar as passagens, os preços e como chegar de trem nos estádios da Copa do Mundo. Vamos mostrar também o mapa do metrô de Doha e como chegar nas principais atrações turísticas da cidade, tudo isso em um guia fácil, rápido e prático.

A cidade de Doha tem um metrô super moderno, foi recém inaugurado para a Copa do Mundo de 2022. Ao todo são 76 quilômetros de trilhos, construídos em 5 anos e distribuídos em 3 linhas (vermelha, verde e ouro) e 37 estações, todas já operacionais.

Se você está passeando em Doha ou veio a cidade para o Copa do Mundo do Qatar, verá que é possível chegar de metrô nas principais atrações da cidade. Atualmente o metrô de Doha é uma excelente alternativa ao transporte de carro, antes a única alternativa (prática) para se locomover por lá.

Metrô de Doha – Fonte Wikipedia

Os trens são operados sem maquinista – são autônomos, e super rápidos, podendo chegar aos 100km/h.

Mapa do metrô de Doha

O metro de Doha atualmente é formado por 3 linhas, cada uma identificada por uma cor: vermelho, verde e ouro – em inglês: red, green and gold.  As 3 linhas conectam as principais regiões da cidade, dá para chegar inclusive no aeroporto internacional de Doha de metrô.

Mapa linha verde vermelha ouro metrô Doha

Mapa oficial do metrô de Doha

A principal estação chama-se Msheireb, é uma estação central que conecta as 3 linhas, você deve passar por aí em algum momento durante sua visita a cidade. Outra estação muito importante e que você certamente passará por ela é a Souq Waquif, na linha ouro – aí fica fica um dos mercados mais antigos e tradicionais de Doha – A expressão Souq significa mercado tradicional árabe.

Para mapa atualizado, horário de funcionamento e outras informações, consulte o site oficial do metrô de Doha.

Como funciona o metrô de Doha

Para usar o metrô de Doha você deve comprar um passe válido, existem 3 tipos:

  • Single Journey – passe para uma única viagem;
  • Day Pass – passe para usar o metrô de Doha durante todo o dia até as 2:59h da manhã do dia seguinte;
  • Créditos em dinheiro – toda vez que usar o metrô, abate do seu saldo de créditos. Basta aproximar o cartão de viagem das catracas, que o valor é debitado na hora do seu saldo no cartão.

Crianças com menos de 5 anos não pagam, mas só podem viajar de metrô acompanhadas por um maior de 16 anos.

Durante a validade do seu passe, você pode trocar de trem e fazer quantas baldeações quiser.

Tipos de Bilhete

O Metrô de Doha tem 2 tipos de bilhete (que é o meio físico dentro do qual você carrega os seus “passes”):

  • Bilhete de papel: é descartável e não aceita recarga;
  • Cartões de viagem (travel cards): são de plástico, recarregáveis e  válidos por 5 anos.

O Bilhete de papel não tem custo em si – você paga apenas pelo passe de viagem. Já os travel cards custam $10 QR (a moeda do Qatar é o Qatari Rial – QR), que é o custo do cartão em si, depois você carrega nele quantos passes quiser durante 5 anos, que é a validade do cartão.

Tarifas

As tarifas das passagens (ou passes) dependem se você optou por um bilhete de papel ou cartão, e também se escolheu a segunda ou a primeira classe – que eles chamam de Goldclub. Confira na tabela abaixo os preços das passagens/passes do metrô de Doha:

Tipo do Bilhete Single Journey Day Pass
Bilhete de Papel Comum: $3 QR
Goldclub: $15 QR
Comum: $9 QR
Goldclub: $45 QR
Cartão (Travel Card) Comum: $2 QR

Goldclub: $10 QR

Comum: $6 QR
Goldclub: $30 QR

Se você ficar mais de 1 semana em Doha e usar bastante o Metrô, vale a pena comprar um travel card – apesar do custo inicial de $10 QR no cartão, o custo da passagem é menor.

Agora se for ficar pouco tempo na cidade, ou usar esporadicamente o metrô de Doha, os bilhetes de papel são a melhor opção.

Dicas de uso do Metrô de Doha

  • Apesar de descartável, não jogue fora seu bilhete de papel durante a viagem, pois é comum um fiscal passar no interior dos vagões para conferir a validade de seu bilhete.
  • Alguns vagões tem áreas reservadas para uso em família – estas áreas são identificados com termo “Family” e o desenho de uma família muçulmana. Preste atenção nestes símbolos, aí só podem permanecer mulheres sozinhas, e homens ou mulheres viajando com crianças. Homens sozinhos são proibidos de permanecer nestas áreas.
  • Os vagões Glodclub são mais luxuosos e podem ser usados apenas por quem tem o passe Goldclub.

Onde Comprar as Passagens

Os bilhetes e travel cards podem ser adquiridos nas máquinas de auto atendimento, presentes nas estações. Além da língua local, as máquinas tem idioma em inglês (não tem português) e são super fáceis de usar.

Um atendente fica quase sempre ao lado das máquinas, ajudando as pessoas que eventualmente tenham alguma dificuldade. A compra é super rápida, fácil e intuitiva. Em menos de 2 minutos você compra a passagem do metrô.

As máquinas aceitam os seguintes meios de pagamento:

  • Dinheiro (a moeda local é o Qatari Rial);
  • Cartão de crédito habilitado para uso internacional (aceitam Visa, Mastercard, Amex, etc);
  • Pagamento por aproximação, seja cartão ou celular;
  • QR code.

De posse de um passe válido, é só passar pelas catracas e ir em direção a plataforma de embarque.

Como chegar de metrô nos Estádios da Copa do Mundo em Doha

  • Estádio Internacional Khalifa: desça na estação de metrô Al Aziziyah (linha ouro), depois 750m (8min) a pé. Fica ao lado do The Torch.
  • Al Thumama Stadium: Usualmente não dá para chegar neste estádio de metrô (a estação mais próxima fica a 4km!!), melhor pegar um taxi ou ir de carro se tiver um. No entanto, nos dias de jogos da Copa do Mundo, o metrô de Doha deve operar um Shuttle de 15min da estação Free Zone (linha vermelha) até o estádio Al Thumama.
  • Al Janoub Stadium: Mesmo caso anterior, usualmente não dá para chegar de metrô pois a estação mais próxima fica longe. No entanto, nos dias de jogos da Copa do Mundo, o metrô de Doha deve operar um Shuttle de 15min da estação Al Wakra (linha vermelha) até o estádio Al Janoub.
  • Lusail Stadium: Desça na estação terminal de metrô Lusail (linha vermelha), depois 500m (5min) a pé.
  • Al bayt Stadium: Também não dá para chegar de metrô pois a estação mais próxima fica longe. No entanto, nos dias de jogos da Copa do Mundo, o metrô de Doha deve operar um Shuttle de 30min da estação Lusail (linha vermelha) até o estádio Al Bayt.
  • Ahmad Bin Ali Stadium: Desça na estação de metrô Al Riffa (linha verde), depois 700m (8min) a pé.
  • Education City Stadium: Desça na estação Education City (linha verde), depois 600m (7min) a pé.
  • Ras Abu Aboud Stadium (Stadium 974): desça na estação Ras Bu Abboud (linha ouro), depois 1,2km (15min) a pé.

Para informações atualizadas consulte o site oficial da Fifa.

Como chegar de metrô nos principais shopping Centers em Doha

  • Lagoona Mall: desça na estação Legtaifiya (linha vermelha), depois 700m (8min) a pé até o shopping.
  • City Center Mall Doha: desça na estação West Bay (linha vermelha), depois 500m (5min) a pé.
  • Villagio Mall: desça na estação Al Aziziyah (linha ouro), depois 400m (5min) a pé.
  • Mall of Qatar: Desça na estação Al Riffa (linha verde), o shopping fica integrado ao metrô por uma passarela.

Como chegar de metrô nas principais atrações em Doha

  • Restaurantes e Mercados tradicionais em Souq Waquif: desça na estação de metrô Souq Waqif (linha ouro), caminhe mais 500 metros.
  • Museu de Arte Islâmica: desça na estação Souq Waqif (linha ouro), depois 1,5km (20min) a pé até o museu.
  • Pearl Monument e Corniche: desça na estação Souq Waqif (linha ouro), depois 800m (10min) a pé até o monumento – a corniche é o calçadão ao lado. Os passeios de barco saem daí.
  • Centro Cultural Islâmico: desça na estação Souq Waqif (linha ouro), depois 500m (5min) a pé.
  • Mesquita Al Shouyoukh e Torre do Relógio: desça na estação Souq Waqif (linha ouro), depois 800m (10min) a pé.
  • Forte AL Koot: desça na estação Souq Waqif (linha ouro), depois 700m (8min) a pé.
  • State Grand Mosque: a estação de metrô mais próxima é a Corniche (linha vermelha), mas a mesquita fica a 2km da estação, então não vale a pena ir de metrô. Melhor pegar um taxi ou se tiver carro alugado, vá dirigindo.
  • Katara Cultural Village: desça na estação de metrô Katara (linha vermelha), a Vila Cultural fica logo ao lado, menos de 5min de caminhada.
  • The Pearl: a estação de metrô mais próxima é a Legtaifiya (linha vermelha), mas a região do The Pearl fica a 2km da estação, então acho que neste caso também não vale a pena ir de metrô. Melhor pegar um táxi ou se tiver carro alugado, vá dirigindo.
  • West Bay: desça na estação de metrô West Bay (linha vermelha), depois 700m (8min) a pé.
  • The Torch: desça na estação Al Aziziyah (linha ouro), depois 700m (8min) a pé.

Para conhecer o que fazer em Doha, recomendamos a leitura de nossa matéria específica – é um guia rápido, com fotos, leitura imprescindível para aproveitar melhor sua estadia na cidade:

E você, já passou por Doha? Já usou o metrô por lá? Deixe aqui sua opinião, ela pode ser útil a outros viajantes.

Espero que nossa matéria de como usar o metrô em Doha tenha te ajudado e até a próxima trip!


Seguro Viagem - Segurança fundamental para sua viagem ao Exterior
Vai viajar para alguma ilha paradisíaca do Caribe? Vai fazer algum safári na África? Ou visitar algum templo na Ásia? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é fundamental para pronto atendimento e serviços médicos durante sua viagem ao exterior.
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 pensamentos em “Como usar o metrô de Doha: guia fácil e prático

    • Erika

      Paulo, acho que deve saber que a etiqueta da internet pede que as pessoas usem as letras minúsculas, e não maiúsculas, pois desta forma você passa a sensação de que está gritando.
      Se chegou ao nosso blog procurando informações, temos o prazer de ajudar, mas a forma como fez seu comentário não foi educada.
      Caso você queira ver o horário de funcionamento basta entrar no site do metrô de Doha: http://www.qr.com.qa
      De nada.

  • Geisa Vasconcellos

    Adorei suas informações. Super detalhadas. Copiei e levarei comigo na viagem. Ficarei 7 noites em Doha em outubro e 12 no Irã. Vc poderia me dizer como funciona o Uber em Doha? Vc utilizou? E o taxi, é muito caro?
    Agradeço a sua atençaõ e parabéns!!!
    Depois de ter um filho, nada é mais prazeroso do que uma viagem. Minha meta é conhecer o mundo todo, ou quase todo…rs.
    Um grande abraço.

    • Gustavo Autor do post

      Oi Geisa, obrigado pela visita ao blog. Em Doha, nós usamos o app Karwa taxi. Pelas distâncias longas não é caro, as corridas variavam de 15 a 35 reais quando fomos. Para mais detalhes de como funciona e dicas de uso do taxi leia nossa matéria do que fazer em Doha (link ao final desta matéria). Boa sorte e boa viagem para você e sua família!