O que fazer no Algarve: Melhores Praias e Passeios


Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer no Algarve e conhecer as principais praias e melhores passeios desta linda região de Portugal.

Localizada no extremo sul do país, a região do Algarve é conhecida por suas cidades simpáticas e rico patrimônio histórico, mirantes e praias de tirar o fôlego entre paisagens deslumbrantes com falésias e encostas íngremes, além é claro de uma excelente oferta de restaurantes, hotéis e resorts.

Todos os anos, a região do Algarve recebe mais de 2,7 milhões de turistas, um bom fluxo tanto de turismo doméstico quanto estrangeiro.

Também não podemos esquecer da importância histórica significativa da região do Algarve – por sua posição geográfica estratégica, foi aqui que se iniciou a era dos descobrimentos e grandes navegações portuguesas.

Vamos compartilhar aqui o roteiro de viagem para Algarve em Portugal baseados em nossa própria experiência de viagem. Não viajamos com pacotes turísticos, sempre fazemos nosso planejamento e reservas de forma independente.

Confira agora o que fazer no Algarve!

Lagos – As praias mais bonitas do Algarve

praia de Dona Ana e a Ponta da Piedade são atrações imperdíveis no Algarve e não podem faltar no seu roteiro. A Praia do Camilo foi uma das nossas favoritas e também é muito bacana para um banho de mar!

Outras praias no Algarve que estão no entorno de Lagos e que valem uma visita são a Praia do Pinhão, Praia da LuzPraia da Batata e Praia Porto Mós.

Praia do Camilo: uma das praias mais bonitas de Lagos

Tenha em mente que a água do mar nas praias do Algarve é bem gelada, isso porque fomos no verão e pegamos muito sol e calor todos os dias!

Em outros locais, o mar até estava calmo mas a temperatura não ajudava muito 🤣🥶. Para quem está acostumado com as praias do nordeste brasileiro ou Caribe vai ver BEM a diferença!

Se pudéssemos colocar apenas uma atividade para fazer no Algarve, com certeza seria visitar estas praias da região de Lagos, que são simplesmente as mais bonitas do Algarve – aquelas que você vai sempre ver nos cartões postais da região e nas fotos de sites e revistas.

Também recomendamos uma visita rápida ao centro de Lagos, passando por prédios históricos como o Forte da Ponta da Bandeira, o Castelo de Lagos, da era medieval; a Porta de São Gonçalo, junto ao castelo; uma escultura em pedra do brasão da cidade, e a estátua de Gil Eannes, um navegador português do século XV.

A cidade de Lagos, uma das mais importantes da região do Algarve, em Portugal

Se tiver um tempinho a mais, caminhe pela bonita Avenida dos Descobrimentos, ali você terá lindas vistas da Marina de Lagos em uma promenade plana e cheia de palmeiras com 1,5 km de extensão. Aproveite para fazer algumas compras na feira de artesanato do calçadão.

Recomendamos pelo menos 2 dias inteiros na região de Lagos, confira em nossa matéria específica todos os passeios e praias da cidade:

Albufeira

Um passeio imperdível no Algarve é Albufeira e seu centro antigo e belas praias. Escolhemos mais um dia bonito e ensolarado durante nossa trip pelo sul de Portugal para conhecer Albufeira – levamos pouco mais de 40 minutos de carro de Lagos até lá.

Adoramos as casinhas branquinhas e as ruelas estreitas todas floridas do verão português. Claro que também conhecemos a Rua 5 de Outubro, com calçamento típico de Portugal e seus inúmeros cafés, restaurantes e lojinhas. A rua é a mais famosa da cidade e fica na região mais movimentada de Albufeira.

Outra lugar cheio de turistas é o Largo Engenheiro Duarte Pacheco e Avenida 25 de Abril, com bares e restaurantes.

O Centro histórico (ou centro antigo) de Albufeira tem  arquitetura típica, praças e outros pontos turísticos interessantes, como a Igreja Matriz, o Museu Municipal de Arqueologia e a Torre do Relógio.

As praias de Albufeira também estão entre as mais populares do Algarve. Então nossa primeira parada foi no Miradouro Pau da Bandeira, para admirar a paisagem local: o mar de um lado e a cidade sobre o penhasco do outro, com o Elevador do Peneco de fundo – este cenário é um dos principais cartões postais da região do Algarve.

O Elevador do Peneco pode ser acessado gratuitamente pelo público como forma de transporte entre a cidade e a praia do Peneco e também há uma plataforma / mirante no local.

A Praia do Peneco tem excelente estrutura, uma enorme faixa de areia e águas calmas, ideal para banho e prática de esportes como SUP e caiaque.

Quando visitamos o Miradouro Pau da Bandeira, aproveitamos para tomar um smoothie saudável no restaurante Divini Gelato Pizza, que também serve lanches, refeições e apetitosas sobremesas! Gostamos da decoração do lugar, bem descolada e com boa música. De lá, fomos caminhando e pegamos uma escada rolante (!) até a praia.

As praias mais bonitas de Albufeira também não podem faltar no seu check-list do que fazer no Algarve: A maravilhosa Praia de São Rafael foi nossa preferida, com sua lindas formações rochosas de calcário e águas calmas. Também reparamos que nos arredores dessa praia tem casas e hotéis de alto padrão.

Sem contar o nível excelente de balneabilidade da Praia de São Rafael – estava com nota máxima concedida pela autoridade portuguesa (nas praias principais do Algarve há placas indicando se a praia está própria para banho e qual a nota recebida!).

Praia de São Rafael, em Albufeira

Há diversas outras praias em Albufeira, para todo tipo de público, praias para banho ou apenas contemplativas: Praia dos Arrifes, Praia do Castelo, Praia dos Aveiros, Praia dos Alemães e a escondida Praia Ninho de Andorinha.

Todas estas atrações turísticas tornam Albufeira uma parada obrigatória em um roteiro de viagem pelo Algarve.

Carvoeiro

Outro lugar incrível no Algarve é Carvoeiro – uma vila portuguesa do município de Lagoa, com pouco mais de 2700 habitantes.

O balneário de Carvoeiro tem diversas opções de praias, bons hotéis, bares e restaurantes. Foi aqui que conhecemos algumas das praias mais deslumbrantes do Algarve e que não podem faltar no seu roteiro!

As praias citadas a seguir tem estacionamento, mas podem ser visitadas fazendo o Percurso dos Sete Vales Suspensos, uma trilha de 5,7 km demarcada, que serpenteia a costa escarpada e oferece vista panorâmica e acesso às praias. O trajeto liga a Praia do Vale de Centeanes à Praia da Marinha. Vale muito a pena conhecer os mirantes, algumas das praias e caminhar mesmo que seja em apenas um trecho do percurso!

A Praia da Marinha é um dos lugares imprescindíveis para conhecer no Algarve. Muitos a consideram a praia mais bonita de Portugal – é certamente uma das praias mais lindas e selvagens que conhecemos na região!

Praia da Marinha, no Algarve: uma das mais belas praias de Portugal

Comentei com meu marido que as formações rochosas à esquerda da Praia da Marinha lembravam fatias de cheesecake 😂🍰! Isso que dá adorar doces – a gente vê comida em tudo 😆!

Olha só o visual das falésias e cavernas na imagem abaixo (tiramos a foto com o drone, consegue me ver no mirante?) Este é o miradouro dos arcos naturais e rochas pontiagudas! Um dos mais belos cenários do Algarve 💚

O que fazer no Algarve: há diversos mirantes com vistas espetaculares!

Uma das atrações turísticas mais famosas do Algarve fica em Carvoeiro: o Algar de Benagil (ou Gruta de Benagil). Trata-se de um caverna à beira-mar, acessível apenas por barco, conhecida por famoso buraco no teto. Para vê-la de cima, é necessário fazer uma trilha.

Dá sim para tomar banho na praia dentro do Algar de Benagil, mas fica lotado de gente! O ideal é alugar um caiaque para ir nos horários menos disputados (assim não coincidem com os tours de barco, que são apenas contemplativos e não fazem parada para desembarque na gruta).

A Praia de Benagil é de onde saem os passeios para o Algar e também onde você pode alugar os caiaques para chegar até a gruta. Também tem estacionamento e algumas lanchonetes. Tomamos suco verde e comemos uma salada no Benagil Beach Bar, os preços eram justos e estava tudo bom, uma boa opção para um lanche rápido.

Mesmo que você não queira fazer o passeio até o Algar de Benagil, vale a pena conhecer a praia!

A beleza mais rústica da Praia do Carvalho nos surpreendeu durante o trajeto, com um paredão rochoso enorme e água de cor verde exuberante, super gostosa de passar um dia mergulhando no mar e tomando sol. Para acessar a praia, a escada passa por dois túneis no meio da falésia!

Praia do Carvalho: uma das praias mais lindas do Algarve

Algar Seco também é um ponto turístico do Algarve, já que possui uma paisagem bem distinta, lembra um pouco uma paisagem lunar ou de outro planeta 😁 🪐 – esta praia forma piscinas naturais com água verdinha (e gelada!) para os turistas aventureiros darem um mergulho.

Além disso, em Algar Seco há formações rochosas diferentes e cavernas, como a janela da Boneca. Se você quiser ficar ali apenas curtindo a paisagem, sugerimos o Boneca Bar, onde são servidos refeições, sucos e drinks.

Nossa dica é ir caminhando pelo Carvoeiro Boardwalk, uma plataforma de madeira de 570 metros de extensão que liga o topo do penhasco da Praia de Algar Seco (a partir do estacionamento) até o Forte Nossa Sra. da Encarnação, já próximo da área mais “urbana” de Carvoeiro.

Carvoeiro Boardwalk: uma das atrações turísticas na região do Algarve

Ao final da caminhada, seguimos para o Miradouro da Senhora da Encarnação, onde tivemos uma linda vista panorâmica da Praia de Carvoeiro. Tiramos algumas fotos e depois fomos caminhar no Largo da Praia do Carvoeiro, uma avenida cheia de restaurantes e bares, onde há muito movimento de turistas.

Esse roteiro que fizemos em Carvoeiro consideramos um passeio indispensável para fazer no Algarve!

Outras praias em Carvoeiro que tinham boa avaliação mas não tivemos tempo para visitar são: Praia dos três castelos, Praia do Paraíso, Praia do Vale Espinhaço e Praia de Vale Covo.

Saindo de Carvoeiro e indo em direção à Albufeira, Armação de Pêra também é um destino de verão no Algarve, tem bons condomínios, hotéis e resorts, mas praias não tão bonitas como nas cidades vizinhas.

Portimão e Sagres

Optamos por não conhecer uma das principais cidades do Algarve, Portimão, já que a cidade não parecia tão bonita como em Albufeira e as praias também não eram tão atraentes como em Lagos ou Carvoeiro.

Caso queira incluir no seu roteiro de viagem pelo Algarve algumas horas em Portimão, visite a Fortaleza de Santa Catarina, o Mirante da Praia dos 3 Castelos, o Cais Vasco da Gama; se gosta de passeios com casario histórico, inclua a Igreja Matriz de Portimão, a Igreja do Colégio e Praça da República e o Museu de Portimão.

Em compensação visitamos um dos pontos turísticos do Algarve além das praias: a Fortaleza de Sagres, em uma manhã. Tinha muita névoa quando chegamos lá, acho que por conta da posição geográfica – e estava ventando bastante também.

Fortaleza de Sagres, no Algarve

O Forte de Sagres ficava em uma zona de cruzamento de rotas entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, marcado por comerciantes de várias nações e também por corsários.

Um lugar tão importante e ao mesmo tempo sensível do ponto de vista geopolítico realmente necessitava de uma fortificação como a de Sagres, que foi fundamental durante a expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI.

A Fortaleza desempenhou durante séculos seu papel como ponto defensivo crucial e estratégico do sistema marítimo e geográfico português.

Por conta desta importância histórica, achamos que valeu a pena fazer este passeio no Algarve.

A Fortaleza de Sagres faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e possui  biodiversidade de fauna e flora que podem ser apreciados no local. Lembro-me de caminhar pela área externa e realmente ter visto plantas e flores diferentes e a linda vegetação estava super bem cuidada!

Também ficamos caminhando pelas trilhas pavimentadas do exterior da fortaleza, com mirantes, antigos canhões e o Farol de Sagres.

Depois de 3 horas de passeio pela Fortaleza de Sagres, aproveitamos que a névoa tinha passado e o céu estava azul novamente e fomos na Praia do Beliche, com suas bonitas falésias e cavernas escondidas. Achamos o lugar bem bonito e a praia tinha poucos turistas. Tem estacionamento e um restaurante perto (Restaurante O Vigia).

Se você quiser, pode também visitar o Farol do Cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste de Portugal. Até o século XV, ele marcava o “Fim do Mundo”. Está a cerca de 7km de distância (12 minutos de carro) do Forte de Sagres.

Outros passeios no Algarve

Entre as opções de passeios no Algarve estão tours de barco para observação de golfinhos, caiaque nas grutas da Ponta da Piedade, passeios de catamarã, voos de parapente e quem está procurando o que fazer no Algarve com crianças ainda pode incluir uma visita ao Zoológico da região, a apenas 15 Km (20 minutos de carro) de Lagos ou a algum parque aquático, como Aquashow ou Zoomarine.

Paisagens em Lagos, Portugal

Seja com alguma agência de turismo local ou reservando com antecedência em sites como o Booking.com, para estas atividades você encontrará preços a partir de 22 EUR por pessoa. Em dias de mar agitado não tem passeio de barco e caiaque, então sempre acompanhe a previsão do tempo e verifique as condições de reembolso e remarcação.

Uma atividade turística popular no Algarve é a observação de golfinhos e também baleias minke, o custo fica em torno de 40 EUR por pessoa. A duração do tour é de 1:30h a 2h dependendo da operadora.

São mais comuns em Lagos e na costa do Algarve as espécies golfinho comum e nariz de garrafa, e para ter maior chance de avistá-los, os meses de Junho a Setembro são os mais indicados (no mês de novembro geralmente os passeios são encerrados e só retornam em Abril).

Algumas empresas que fazem esse passeio são a Blue Feet, a Happy Time e Lagos Grotto Trips.

Dicas Extras de Algarve, no Sul de Portugal

Agora que você já sabe o que fazer no Algarve, as melhores praias da região e as principais atrações turísticas, confira algumas dicas práticas para o planejamento da sua viagem!

Como chegar e como se locomover no Algarve

diversas formas de chegar no Algarve, geralmente os turistas que já estão em Portugal vêm a partir de Lisboa de TREM, ÔNIBUS ou ainda de avião – o aeroporto mais próximo é o da cidade de Faro.

E como nós fizemos para chegar no Algarve e nos locomover pela cidade?

Bom, como saímos do Porto, bem ao norte do país, decidimos pelo trem (comboio): pegamos 1 trem urbano + 2 trens intercidades + 1 trem regional e depois mais 11 EUR de táxi até o hotel em Lagos!

Não se preocupe achando que é muito complicado por conta da quantidade de baldeações, pois quando você compra o ticket de trem no site, você já compra com todos os trechos necessários para seu destino final, como ocorre em qualquer viagem de trem em países europeus (Alemanha, Espanha, França…).

No entanto – e aqui fica nossa dica pelo que vivenciamos no Algarve e pelo nosso estilo de viagemNÃO recomendamos ficar dependendo de transporte público.

Para também não ter que depender de táxis (que são escassos) ou tours que envolvem às vezes grupos grandes e horários muito rígidos, recomendamos que assim que chegar em Lagos ou outra cidade do Algarve ALUGUE UM CARRO! É a melhor opção para ter liberdade e flexibilidade durante a viagem.

Alugamos em uma empresa local no centro da cidade de Lagos, a Luz Car (tinha uma boa avaliação no Google) e além do bom atendimento, ainda gostamos porque pagamos adiantado em dinheiro logo na retirada do carro e não precisamos deixar nenhum valor de caução no cartão de crédito.

O carro (um Opel Corsa) estava em perfeitas condições e pagamos também uma taxa extra de 15 EUR para devolução no aeroporto de Faro (nós chegamos na região de Algarve de trem, vindo do Porto, mas deixaríamos Portugal pelo aeroporto de Faro rumo à Alemanha, próximo destino da viagem de quase 3 meses pela Europa).

As estradas locais no Algarve são boas e somente a A-22 tem pedágio (que não aceitam dinheiro, somente cartão).

Após nossa experiência no destino, podemos afirmar sem dúvidas que alugar carro é a melhor forma de se locomover pelo Algarve.

Quando visitar o Algarve, em Portugal

Em geral, o Algarve pode ser visitado o ano todo, já que, segundo o site oficial do Turismo de Portugal, a região tem mais de 3000 horas de sol por ano!

Como a região tem diversos passeios ao ar livre e belíssimas praias, a melhor época para visitar o Algarve é durante o verão, entre os meses de junho a setembro, quando raramente chove e as temperaturas são mais elevadas.

Um ponto a levar em conta é que durante os meses de verão, as cidades ficam mais lotadas de turistas e os preços de hotéis também ficam mais caros.

Entretanto, é melhor evitar viajar para o Algarve de novembro a março, pois é frio para o padrão dos brasileiros (abaixo de 19˚C), muitas atrações não funcionam e restaurantes ficam fechados.

Nós ficamos na região durante 1 semana no mês de junho e pegamos sol e muito calor todos os dias. Quanto ao movimento de turistas (vindos principalmente de Reino Unido, França e Espanha), achamos que estava cheio, mas não a ponto de ficar insuportável 😆.

Consulte neste site a média de temperatura mês a mês, além de outras métricas como temperatura da água do mar, média de horas de sol, índice pluviométrico, etc.

Paisagens do Algarve, no sul de Portugal

Quantos dias ficar no Algarve

A quantidade de dias para um roteiro de viagem pelo Algarve em Portugal depende dos interesses e época da viagem.

Se a intenção for conhecer as cidades e apreciar as paisagens, de 3 a 4 dias inteiros está de bom tamanho para as atrações principais. Já se você vai durante o verão, quer conhecer as praias e tem um estilo mais slow travel (como nós), acho que 1 semana dá para ver tudo com calma.

Nós ficamos 7 dias, mas gostaria de ter programado ficado 1 dia a mais e ter conhecido Tavira.

Onde se hospedar no Algarve

Os turistas geralmente se dividem entre os hotéis e resorts das cidades de Portimão, Albufeira, Carvoeiro e Lagos. Até pela localização mais próxima às principais atrações turísticas do Algarve, bem como fácil acesso às cidades vizinhas e oferta de restaurantes, consideramos que Lagos é a melhor cidade base para se hospedar no Algarve.

Nós nos hospedamos no Costa d’Oiro Ambiance Village e adoramos! Pagamos 166 EUR na diária para casal, que incluía um buffet de café da manhã completo, estacionamento e wi-fi. Também adicionamos o jantar (com entrada, prato principal e sobremesa) para as 6 noites pelo valor de 28 EUR por pessoa.

Achamos o quarto bem limpo, seguro, espaçoso e completo: Tinha cofre, TV com canais a cabo, frigobar, secador de cabelos, amenities de banho, ar condicionado e ventilador. Com relação à cama, era confortável e com boas roupas de cama. O quarto ainda tinha uma varanda bem agradável que dava bem em frente para a piscina.

Planejando sua viagem a Portugal!? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.

Reserve sua hospedagem, passeios e transfers no Algarve através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Acompanhe nossas viagens em tempo real no Instagram @proximatrip

Também não se esqueça do chip de celular ou e-sim para uso em Portugal e do Seguro Viagem –  ele é obrigatório para viagens à Europa no Espaço Schengen, do qual Portugal faz parte!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário