O que fazer em Lagos, Portugal: 10 Melhores Passeios


Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Lagos: os 10 melhores passeios em uma das principais cidades da região litorânea do Algarve, em Portugal. Sua boa fama se dá pelas suas praias magníficas, com incríveis formações rochosas, e por sua estrutura para turismo – boa disponibilidade de hotéis, restaurantes e vida noturna.

Lagos tem uma longa história – fenícios e gregos tinham postos de comércio na região, depois os romanos ocuparam o território e deram o nome à cidade de Lacóbriga. Mais pra frente, com a dominação dos Mouros, a cidade passou a se chamar Zawaya. O fato é que depois de anos e séculos de lutas, batalhas, conquistas e reconquistas, Lagos ficou definitivamente sob domínio português desde o século XIII. Naturalmente, por sua posição geográfica estratégica, Lagos se tornou uma das principais bases portuárias na era das descobertas portuguesas e grandes navegações.

Todos os anos, a região do Algarve recebe mais de 2,5 milhões de turistas, um bom fluxo tanto de turismo doméstico quanto estrangeiro. Lagos é uma das principais cidades-base para conhecer as belas praias, os lugares históricos e fazer os principais passeios na região do Algarve.

A época mais cara e movimentada para conhecer Lagos em Portugal é durante os meses de verão europeu, mas a cidade e arredores pode ser visitada o ano inteiro. (Só não esqueça que se for seu objetivo tomar muitos banhos de mar, escolha os meses de junho a início de setembro, porque a água geralmente é gelada!)

Vamos compartilhar aqui o roteiro de viagem para Lagos em Portugal baseados em nossa própria experiência de viagem. Nós ficamos 6 noites na cidade e viajamos no final do mês de junho. Considero que escolhemos uma boa época porque pegamos dias lindos de sol, calor e céu azul! Confira agora o que fazer em Lagos:

Ponta da Piedade

Um dos melhores passeios em Lagos é explorar a região da Ponta da Piedade e admirar suas formações rochosas, contemplar a paisagem a partir do Miradouro da Ponta da Piedade e há também um marco histórico no local, o Farol da Ponta da Piedade.

O que fazer em Lagos: as incríveis paisagens da Ponta da Piedade!

Para quem adora vistas panorâmicas de tirar o fôlego e caminhada pode encarar os Passadiços da Ponta da Piedade, começando no Farol e terminando na Praia do Canavial.
Durante o passeio, você vai ver formações geológicas únicas e admirar mais esse visual do mar e praias, nós fomos bem cedinho pouco depois de o sol nascer e estava calmo e uma bonita manhã de céu limpo. Com sorte pode ver alguns golfinhos saltitando e observar os esportistas que acordam de madrugada e já estavam no mar!

Praia da Dona Ana

Outro lugar imperdível em Lagos é a Praia da Dona Ana, não é exagero dizer que é uma das melhores praias de Lagos, pois está cercada por falésias. Suas formações nos lembraram um pouco as rochas de limestone no meio do mar que vimos em nossa viagem à Tailândia.

Banhistas na Praia de Dona Ana, em Lagos

Por sorte conseguimos estacionar tranquilamente no estacionamento da praia, que apesar de cheia de turistas, não estava mega lotada. As águas calmas convidam a um mergulho no mar e depois relaxar tomando sol. O acesso à praia é por uma enorme escadaria e passarelas de madeira, há cadeiras de praia e guarda-sóis disponíveis para aluguel e um snack bar e restaurante (Marisol).

Centro Histórico de Lagos

Um passeio que não dá para deixar de fazer em Lagos é conhecer o centro histórico – você sabia que Lagos era uma cidade murada? Passando pela Rua da Gafaria você consegue ver as muralhas de Lagos de fora do centro histórico, e em uma das entradas ao lado do estacionamento, a rua Atalaia é um exemplo de como as construções mais recentes foram feitas ao lado da parte antiga murada. Outro lugar bem fotogênico em Lagos com resquícios das muralhas é a Porta da Piedade.

Centro histórico de Lagos, Portugal

Além disso, como estava calor e início de temporada, a região central de Lagos estava bem movimentada, com muitos turistas passeando a pé, lotando os restaurantes com mesinhas na área externa, famílias tomando sorvete, é um lugar bem agradável para visitar em Lagos. Já se o seu interesse é vida noturna, vai notar que as ruas do centro histórico de Lagos tem diversas opções de bares – infelizmente não podemos indicar nenhum lugar pois nosso perfil é mais de “jantar à dois e dormir mais cedo” do que de festas 😅.

Outras atrações turísticas de Lagos e que também ficam no centro histórico são Centro Cultural de Lagos (onde ocorrem diversos eventos culturais na cidade), Mercado de Escravos – Núcleo Museológico Rota da Escravatura, um museu sobre o comércio de escravos que fica em um edifício histórico, e a Igreja de Santo Antônio, de estilo barroco e que foi fundada no início do século XVIII. A construção foi muito danificada com o catastrófico terremoto de 1755, então sua reconstrução se deu em 1769.

Recomendamos de meio dia a 1 dia inteiro para conhecer cada um desses locais, visto que ficam todos próximos um ao outro, é perfeito para explorar a pé e fotografar.

Centro histórico de Lagos, Portugal

Há outros pontos de interesse em Lagos no centro histórico, como o Castelo de Lagos, medieval, com uma janela ornamentada; a Porta de São Gonçalo, junto ao castelo; uma escultura em pedra do brasão da cidade, e uma estátua de Gil Eannes, um navegador português do século XV.

Caminhando em direção ao Jardim da Constituição, você verá a Igreja de Santa Maria, o Armazém Regimental,  edifício de fins do século XVII, onde eram armazenados produtos trazidos pelos navios que aportavam em Lagos; e uma estátua do Infante Dom Henrique – o príncipe português é considerado um dos grandes heróis da História de Portugal por seu relevante papel na expansão ultramarina portuguesa.

Praia do Camilo

A Praia do Camilo é uma das praias mais bonitas de Lagos – é um dos locais que mais aparecem nas redes sociais quando se fala de praias no Algarve – tanto que recentemente li que era um dos lugares mais “instagramáveis” de Lagos (mas sinceramente não sei dizer se isso é um elogio ou uma crítica!). O fato é que a praia é deslumbrante, quando você chega e tem essa vista maravilhosa UAU! As águas tranquilas e as impressionantes falésias e rochas de calcário fazem valer a pena o sobe e desce na escadaria de acesso.

Praia do Camilo: uma das praias mais bonitas de Lagos

Nós adoramos a Praia do Camilo e achamos um dos lugares mais bonitos de Lagos! A estrutura é simples na Praia do Camilo e há apenas um restaurante (super recomendado – o Restaurante do Camilo).

Calçadão da Avenida dos Descobrimentos

Já para você que gosta de bater perna, um ponto turístico de Lagos que não pode faltar é o Calçadão da Avenida dos Descobrimentos. Você pode fazer sua caminhada do dia com lindas vistas da Marina de Lagos em uma promenade plana e cheia de palmeiras com 1,5 km de extensão. Aproveite para fazer algumas compras na feira de artesanato do calçadão ou ainda parar em alguma atração turística do centro histórico ou restaurante, tem muita coisa para fazer nos arredores.

Turistas passeiam em Lagos, Portugal

A dica extra é que depois de uns 800m caminhando em direção à Marina, tem uma ponte basculante onde você pode observar as embarcações.

No dia em que fomos caminhar pelo calçadão da Avenida dos Descobrimentos, depois ainda pegamos o carro e atravessamos a Ponte Dona Maria para almoçar em algum restaurante na Marina, escolhemos o Quay Restaurante. Outro bem indicado e ali pertinho é o Tasca do Kiko.

Passeios de Observação de Golfinhos e Baleias

Um passeio popular em Lagos é o Tour de Observação de golfinhos e também baleias minke, o custo fica em torno de 40 EUR por pessoa. A duração do tour é de 1:30h a 2h dependendo da operadora. São mais comuns em Lagos e na costa do Algarve de maneira geral as espécies golfinho comum, nariz de garrafa e golfinho de risso, e para ter mais sorte em avistá-los, os meses de Junho a Setembro são os mais indicados (no mês de novembro geralmente os passeios são encerrados e só retornam em Abril).

Algumas empresas que fazem esse passeio são a Blue Feet, a Happy Time e Lagos Grotto Trips. Algumas operadoras garantem 90% de chance de avistar os golfinhos, enquanto outras prometem até reembolso parcial em caso de expectativa frustrada. Verifique as condições com cada empresa antes de fechar o passeio!

Esportes Aquáticos em Lagos

Não faltam atividades para fazer em Lagos e caso você goste – além de tomar banho de mar nas praias – de passeios de barcos, tours de caiaque, flyboard e praticar SUP, há diversas opções nas praias de Lagos.

Paisagens em Lagos, Portugal

Seja com alguma agência de turismo local ou reservando com antecedência em sites como o Booking.com, um dos passeios mais famosos de Lagos é o tour de barco por entre os arcos, paredões rochosos, grutas e falésias de arenito da Ponta da Piedade. Outro esporte pra fazer em Lagos, seguindo nesta linha mais aventureira é o passeio de caiaque nas águas cristalinas e até entrar em grutas menores, inacessíveis a pé ou para quem está nos passeio de barcos maiores.

Para estas atividades, você encontrará preços a partir de 22 EUR por pessoa. Em dias de mar agitado não tem passeio, então sempre acompanhe a previsão do tempo e verifique as condições de reembolso e remarcação.

Forte da Ponta da Bandeira

Uma atração imperdível em Lagos para quem gosta de história é o Forte da Ponta da Bandeira, do século XVII que conta com uma ponte levadiça e uma capela dedicada a Santa Bárbara. Este monumento militar foi de grande importância para a defesa marítima de Lagos à época e hoje oferece lindas vistas da cidade e da Marina de Lagos.

O que fazer em Lagos: visite o Forte da Ponta da Bandeira

O Forte da Ponta da Bandeira abre para visitantes de terça-feira a domingo, das 10h às 12:30h e das 14h às 17:30h.

Comboio Turístico de Lagos

Uma forma divertida de passar pelos pontos turísticos de Lagos é através do trem turístico que funciona no sistema hop on hop off, assim você economiza tempo e ainda faz um passeio diferente – recomendamos para seu 1º dia em Lagos para conhecer os locais de interesse e ter uma visão geral, o trajeto completo dura por volta de 1 hora. Veja preços, itinerário e pontos de parada aqui. Mas atenção: só funciona nos meses de verão! Crianças até 4 anos não pagam.

Gastronomia portuguesa em Lagos

Algo que todos os turistas devem fazer em Lagos é se deliciar com a culinária portuguesa e mais especificamente a cozinha algarviana, já que a região também tem suas receitas típicas e especificidades. Em nossos dias de viagem em Lagos, comemos um pouco de tudo – saladas, sopas, carne, frango e frutos do mar, além de deliciosas sobremesas. Claro que se você for pedir bacalhau em Lagos você vai encontrar, mas depois de tantos dias comendo bacalhau em Lisboa e Porto, ficamos contentes de ter mais alternativas.

Cenoura à Algarvia nada mais é uma famosa entrada de cenouras marinadas com muito alho, coentro e páprica. Outra entradinha famosa no Algarve são as Conquilhas (uma pequena amêijoa) frita com alho e coentro.

Já de prato principal, um dos pratos mais populares do Algarve é o frango piri-piri. O molho piri-piri é feito de pimentões picantes misturados com vinagre, azeite, alho e folha de louro e geralmente os pedaços do frango são servidos com batatas fritas e uma saladinha (alface, tomate, cebolas). É bem fácil de encontrar nos restaurantes em Lagos.

Outro prato comum de encontrar e que nós também provamos (apesar de não sermos muito fãs de frutos do mar – geralmente só comemos peixes e camarão) é a Cataplana: um ensopado de peixe cozido, mariscos e camarões num prato tradicional de cobre em forma de concha e cozidos lentamente com um molho de sabor especial, um prato ideal para compartilhar.

Também vimos no menu de diversos restaurantes de Lagos pratos com ostras e sardinhas. Mas como você pode ver por nossas fotos, não vai faltar a cozinha internacional com outros tipos de pratos. Nós tentamos sempre pedir legumes e pratos bem coloridos para equilibrar a alimentação, e claro pedindo sempre algum bom vinho português para harmonizar!

Outras praias em Lagos

Caso tenha mais tempo em Lagos e seu interesse maior sejam as praias, pode também aproveitar, além das praias mais famosas de Lagos que citamos, outras praias no entorno que também são bonitas, como a Praia da Luz, a Praia de Porto Mós (enorme faixa de areia e com estrutura – estacionamento, restaurante, estação de primeiros socorros), a Praia dos Estudantes, uma praia mais intimista e com o famoso túnel de pedra; e as praias típicas da região com falésias Praia do Pinho e Praia da Batata.

Praia de Porto Mós em Lagos

Mais afastada do centro fica a Meia Praia, com longa extensão (2km) e onde estão diversos resorts como o Vila Galé e o Iberostar.

Se você quer saber o que fazer em Lagos com crianças, recomendamos também um passeio ao Zoo Lagos, um zoológico cerca de 20 minutos do centro da cidade.

Onde ficar em Lagos?

Agora que você já sabe o que fazer em Lagos, vamos à nossa dica de onde se hospedar nesta cidade portuguesa. Como eu já havia mencionado, em nossa viagem pelo Algarve usamos a cidade de Lagos como base. Ficamos 6 noites no Costa d’Oiro Ambiance Village e adoramos!

Pagamos 166 EUR na diária, que incluía um buffet de café da manhã completo, estacionamento e wi-fi. Também adicionamos o jantar (com entrada, prato principal e sobremesa) para as 6 noites pelo valor de 28 EUR por pessoa. Temos que destacar a simpatia dos garçons do restaurante do hotel, conversavam bastante com os hóspedes, contavam piadas, realmente faziam com que nos sentíssemos à vontade.

Achamos o quarto bem limpo, seguro, espaçoso e completo: Tinha cofre, TV com canais a cabo, frigobar, secador de cabelos, amenities de banho, ar condicionado e ventilador. Com relação à cama, era confortável e com boas roupas de cama.

O quarto ainda tinha uma varanda bem agradável que dava bem em frente para a piscina. A grama na área externa estava verdinha e aparada, mas era sintética 😅. Se fosse para a gente dar uma nota para nossa hospedagem em Lagos, seria 9/10, porque achamos o exaustor do banheiro um pouco barulhento!

Como chegar e como se locomover em Lagos, Portugal?

Há diversas formas de chegar em Lagos, geralmente os turistas vêm a partir de Lisboa de TREM, ÔNIBUS ou ainda de avião – o aeroporto mais próximo é o da cidade de Faro. E como nós fizemos para chegar em Lagos e nos locomover pela cidade?

Bom, como saímos do Porto, bem ao norte do país, decidimos pelo trem (comboio): pegamos 1 trem urbano + 2 trens intercidades + 1 trem regional e depois mais 11 EUR de táxi até o hotel em Lagos! Não se preocupe achando que é muito complicado por conta da quantidade de baldeações, pois quando você compra o ticket de trem no site, você já compra com todos os trechos necessários para seu destino final, como ocorre em qualquer viagem de trem em países europeus (Alemanha, Espanha, França..).

Trem em Portugal

No entanto – e aqui fica nossa dica pelo que vivenciamos no Algarve e pelo nosso estilo de viagem – não recomendamos ficar dependendo de transporte público. Para também não ter que depender de táxis (que são escassos) ou tours que envolvem às vezes grupos grandes e horários muito rígidos, recomendamos que assim que chegar em Lagos ou outra cidade do Algarve ALUGUE UM CARRO! É a melhor opção para ter liberdade e flexibilidade durante a viagem.

Alugamos em uma empresa local no centro da cidade de Lagos, a Luz Car (tinha uma boa avaliação no Google) e além do bom atendimento, ainda gostamos porque pagamos adiantado em dinheiro logo na retirada do carro e não precisamos deixar nenhum valor de caução no cartão de crédito. O carro (um Opel Corsa) estava em perfeitas condições e pagamos também uma taxa extra de 15 EUR para devolução no aeroporto de Faro (nós chegamos na região de Algarve de trem, vindo do Porto, mas deixaríamos Portugal pelo aeroporto de Faro rumo à Alemanha, próximo destino da viagem de quase 3 meses pela Europa).

Planejando sua viagem a Portugal!? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.

Reserve sua hospedagem, tours, passeios e transfers através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Também não se esqueça do chip de celular para uso em Portugal e do Seguro Viagem –  ele é obrigatório para viagens à Europa no Espaço Schengen, do qual Portugal faz parte!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário