Peru: Linhas de Nazca vistas do mirante da ruta Panamericana



O passeio clássico em Nazca é o sobrevoo às linhas de Nazca, famosas figuras feitas nas areias do deserto peruano. Existem mil e uma histórias a respeito das linhas, não se sabe até hoje ao certo sua origem. Aconselho seriamente uma pesquisa no Google. Bem, em nossa trip do Peru, optamos por não fazer o voo, mas fizemos um passeio em que avistamos algumas das figuras a partir de um mirante na Ruta Panamericana.

IMG_8769

As linhas são fascinantes e as figuras formadas são enormes. O lugar inóspito só dá mais mistério às histórias que explicam a origem de tudo isso. As linhas de Nazca são patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, desde 1994. Contratamos um tour privado para nos levar até lá, com o guia Javier. Estacionamos o carro do outro lado da Rodovia Panamericana Sur, e atravessamos rumo ao mirante – Uma estrutura de ferro com uma escadaria.

IMG_8775

Na base da torre, uma barraquinha onde são vendidos artesanatos e livros sobre as linhas de Nazca. Comprei um por 20 soles, com fotografias e história da cultura local. Um belo souvenir.

IMG_0646

As figuras lembram animais, objetos, homens, mas acontece de um desenho ter várias interpretações. É muito mistério – algumas figuras chegam a ter 200 m de comprimento, distribuídas em uma área de 500 km2. Uma hipótese aponta que as figuras representavam um calendário agrícola para o povo que as fez, algumas teorias ainda dizem que uma figura pode ter conexão com outra, à medida em que levavam a lugares sagrados. Conhecendo as culturas de outras regiões do Peru, isso é também bastante provável.

Outro ponto de vista afirma que as figuras poderiam ter conexão com a observação de estrelas e planetas, mas nenhuma conexão foi comprovada. Uma outra via – pra mim um pouco absurda – é de que as linhas foram feitas por extra terrestres. Mas acho que não rsrsrs.  Veja que mistério…usando as palavras do guia Rough Guide Peru, “as linhas estão entre as atrações mais estranhas e inesquecíveis do Peru”.

IMG_0643

[caminhos que supostamente levavam a centros religiosos]

IMG_0648

[las manos]

IMG_0649

[Las algas ou arbol]

IMG_0651

[iguana – figura mais deteriorada]

Para conseguir as melhores tarifas nos hotéis, reserve através de nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *