O que fazer em Mariana: principais atrações em bate-volta de Ouro Preto



Hoje no blog conto como foi nossa visita à Mariana (MG) e suas principais atrações turísticas. Uma das mais conhecidas cidades históricas em Minas Gerais, é uma cidade com aquela “cara de interior” e por ser pequena acho que passar meio dia ou 1 dia no máximo por lá já está de bom tamanho. Fizemos um bate-volta de Ouro Preto, onde estávamos hospedados, com o famoso passeio de trem da Vale entre Ouro Preto e Mariana.

IMG_9631

Sinceramente, achei a cidade pacata demais. O lado positivo é que você vê a vida da cidade seguindo como ela realmente é, desde o tiozinho na janelinha da sua casa observando o movimento da rua até as famílias saindo da igreja no fim da missa. Do ponto de vista turístico, é ruim porque quase não havia restaurantes abertos e mesmo lojas de artesanato local e souvenir vimos poucas (mesmo tendo visitado a cidade no meio de um feriado prolongado). Contrasta bastante com as maiores (e mais turísticas) Ouro Preto e Tiradentes. Mas o lugar tem seu charme.

IMG_9623

Pegamos um dia mais frio e nublado, mas no tempo que ficamos lá o sol ainda apareceu! Visitamos a cidade em maio/2017.

IMG_9637

Logo que desembarcamos na estação de trem – que por sinal é bem bonita –  já seguimos para o centro histórico, o que leva de 10 a 15 minutos de caminhada.

IMG_9644

A primeira parada foi na Casa de Câmara e Cadeia, uma imponente construção em estilo colonial português, do séc. XVIII. Lá funcionou a Cadeia pública, a prefeitura, o fórum, e atualmente, a Câmara Municipal de Mariana.

GOPR1884

Do lado oposto da rua, estão lado a lado a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo:

IMG_9630

IMG_9629

Depois seguimos caminhando até a Igreja de São Pedro dos Clérigos, onde até o horário das 12h você pode subir na torre para apreciar uma vista panorâmica da cidade.

GOPR1898

O visual de Mariana do alto:

IMG_9643

Na volta ainda ficamos observando as casas e construções da cidade, esse prédio bonito nos chamou atenção, é o Colégio Providência:

GOPR1902

Ficamos apenas algumas horas na cidade, mas o suficiente para percorrer os principais pontos turísticos. Se quiser ficar o dia inteiro, ainda pode conhecer a famosa Mina da Passagem, uma mina de ouro que está desativada, aberta apenas ao turismo porque a exploração do ouro sairia mais cara do que a receita obtida com a venda do metal extraído. A mina fica a uma distância bem profunda (120m) e um guia vai contando as histórias do local. Quem estiver de carro é mais fácil, quem vier de trem de Ouro Preto, pode contratar táxis na cidade de Mariana para fazer o passeio.

[crédito da imagem: vejabh.abril.com.br]

mina mariana mg

Já visitou a cidade de Mariana em Minas Gerais? Tem dicas de atrações ou restaurantes? Deixe na caixa de comentários!

Para ler mais posts das cidades históricas de MG, clique aqui.

Até a próxima trip!


Seguro Viagem - Tranquilidade para sua viagem pelo Brasil
Vai viajar pelo Brasil? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é fundamental para pronto atendimento e serviços médicos durante sua viagem!
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.