O que fazer em Mariana: principais atrações em bate-volta de Ouro Preto



Hoje no blog conto como foi nossa visita à Mariana (MG) e suas principais atrações turísticas. Uma das mais conhecidas cidades históricas em Minas Gerais, é uma cidade com aquela “cara de interior” e por ser pequena acho que passar meio dia ou 1 dia no máximo por lá já está de bom tamanho. Fizemos um bate-volta de Ouro Preto, onde estávamos hospedados, com o famoso passeio de trem da Vale entre Ouro Preto e Mariana.

IMG_9631

Sinceramente, achei a cidade pacata demais. O lado positivo é que você vê a vida da cidade seguindo como ela realmente é, desde o tiozinho na janelinha da sua casa observando o movimento da rua até as famílias saindo da igreja no fim da missa. Do ponto de vista turístico, é ruim porque quase não havia restaurantes abertos e mesmo lojas de artesanato local e souvenir vimos poucas (mesmo tendo visitado a cidade no meio de um feriado prolongado). Contrasta bastante com as maiores (e mais turísticas) Ouro Preto e Tiradentes. Mas o lugar tem seu charme.

IMG_9623

Pegamos um dia mais frio e nublado, mas no tempo que ficamos lá o sol ainda apareceu! Visitamos a cidade em maio/2017.

IMG_9637

Logo que desembarcamos na estação de trem – que por sinal é bem bonita –  já seguimos para o centro histórico, o que leva de 10 a 15 minutos de caminhada.

IMG_9644

A primeira parada foi na Casa de Câmara e Cadeia, uma imponente construção em estilo colonial português, do séc. XVIII. Lá funcionou a Cadeia pública, a prefeitura, o fórum, e atualmente, a Câmara Municipal de Mariana.

GOPR1884

Do lado oposto da rua, estão lado a lado a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo:

IMG_9630

IMG_9629

Depois seguimos caminhando até a Igreja de São Pedro dos Clérigos, onde até o horário das 12h você pode subir na torre para apreciar uma vista panorâmica da cidade.

GOPR1898

O visual de Mariana do alto:

IMG_9643

Na volta ainda ficamos observando as casas e construções da cidade, esse prédio bonito nos chamou atenção, é o Colégio Providência:

GOPR1902

Ficamos apenas algumas horas na cidade, mas o suficiente para percorrer os principais pontos turísticos. Se quiser ficar o dia inteiro, ainda pode conhecer a famosa Mina da Passagem, uma mina de ouro que está desativada, aberta apenas ao turismo porque a exploração do ouro sairia mais cara do que a receita obtida com a venda do metal extraído. A mina fica a uma distância bem profunda (120m) e um guia vai contando as histórias do local. Quem estiver de carro é mais fácil, quem vier de trem de Ouro Preto, pode contratar táxis na cidade de Mariana para fazer o passeio.

[crédito da imagem: vejabh.abril.com.br]

mina mariana mg

Já visitou a cidade de Mariana em Minas Gerais? Tem dicas de atrações ou restaurantes? Deixe na caixa de comentários!

Para ler mais posts das cidades históricas de MG, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *