Roma: como ir do aeroporto ao centro da cidade de trem 2



Neste post falo do Leonardo Express, o trem expresso que liga o Aeroporto Fiumicino (também conhecido como Leonardo da Vinci) à estação de metrô Roma Termini, no centro da cidade.  Nós experimentamos esse trem e gostamos. Vou dar aqui todos os detalhes de como funciona, como e onde pegar o trem, quanto tempo demora, quanto custa, para você saber como é fácil, barato e seguro ir de trem do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma e vice versa.

IMG_86192    IMG_86202

Como funciona?

Como disse, o Leonardo Express é um trem direto, sem paradas intermediárias, que conecta o aeroporto à estação de metrô Roma Termini (linhas A e B do metro). Para ver um mapa das estações de metrô em Roma, clique aqui.

O intervalo entre os trens do Leonardo Express é, na maior parte do tempo, de 15 minutos, e viagem demora exatos 32 minutos. Custa 14 euros por adulto, e não são cobrados:

  • 1 criança com menos de 12 anos por adulto ;
  • qualquer criança com menos de 4 anos;
  • Bagagem (não há limites, pode levar quantas conseguir carregar!)
  • Animais (ver regras no site)

image

Para mais informações consulte o site oficial clicando aqui.

Os bilhetes podem ser comprados na estação Roma Termini mesmo, nos terminais de auto atendimento ou guiches. Veja os nossos:

IMG_8602

Além do metrô (linhas A e B), na estação Roma Termini também operam trens regionais. Daí partem trens para: Veneza, Milão,Pisa, Torino, Genova, Napoles, etc. Para saber todos os destinos atendidos, consulte o site oficial da trenitalia aqui.

 

IMG_8603

Importante: não há horário marcado no bilhete do Leonardo Express. Então, você pode entrar no primeiro trem disponível. Porém, não se esqueça de validar o bilhete antes de entrar. Isso é muito importante, pois durante a viagem, um fiscal passa conferindo os bilhetes, e a ausencia de validação implica em multa. A validação pode ser feita nas maquininhas abaixo, é só enfiar o bilhete que ele sai validado (carimbado):

IMG_8617

O Leonardo Express por dentro, poltronas confortáveis e bagageiros para malas espaçosos:

IMG_8621

Vale a pena?

Em nossa opinião, sim. Faça as contas você mesmo:

  • Uma taxi vai te custar por volta de 50 euros até o centro da cidade – são 30 km.
  • No Leonardo Express, 1 adulto paga 14 euros, 2 adultos 28 euros, e assim por diante (há descontos para cartelas com 10 bilhetes, mais informações no site do Leonardo Express).

E não é só o preço, a opção pelo trem Leonardo Express é mais rápida também:

  • de trem, são 32min, sempre;
  • de taxi, na melhor das hipóteses, 45min. Com transito então, só Zeus, ou melhor, só Júpiter sabe…

Nós gostamos. Transporte barato, rápido e prático. Se tiver a chance de usar, recomendamos.

E você, vai para a Roma ou outro destino na Itália? Confira todas as nossas dicas e matérias clicando aqui.

Até a Próxima Trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Roma: como ir do aeroporto ao centro da cidade de trem

  • Raymundo da C Favacho Jr.

    Partindo da estação do metro do centro tenho como ir para o Vaticano? Tenho uma viagem para Marselha e tenho a opção de um voo com parada em roma de 8 horas.

    • Erika

      Sim, de metro da estação central até a estação Ottaviano, ou chegando na estacao de trem de Termini vindo do aeroporto você também pode pegar um taxi. No entanto, pessoalmente acho pouco tempo para a visita. Dentro de alguns dias vamos publicar uma matéria exclusiva do Vaticano, acompanhe aqui no blog!