O que fazer em Gloucester, Inglaterra: roteiro de 1 dia



Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em Gloucester, na Inglaterra, em um roteiro de 1 dia com as principais atrações da cidade. Curiosamente, foi fundada pelos romanos, mas também foi importante na idade média, o que pode ser observado nas igrejas medievais e monastérios remanescentes na cidade.

O que fazer em Gloucester, na Inglaterra: principais pontos turísticos

  • Catedral de Gloucester
  • Gloucester Docks
  • Museus
  • Eastgate Viewing Chambers
  • Gloucester Park
  • Compras

Catedral de Gloucester

Se há um passeio imperdível em Gloucester, é a Catedral da cidade! Enorme, com arquitetura gótica lindíssima, com mais de 1000 anos de história, é com certeza uma das mais belas catedrais que já tivemos chance de visitar. A entrada é gratuita, mas pequenas doações são esperadas.

Catedral de Gloucester: uma das mais belas da Europa!

Catedral de Gloucester: uma das mais belas da Europa!

Entramos e fomos diretamente para o claustro, onde foram gravadas algumas cenas dos filmes Harry Potter! Os detalhes chamam atenção e ficamos impressionados!

Também foram gravadas na Catedral de Gloucester cenas do seriado Sherlock, estrelado pelo ator Benedict Cumberbatch.

cenas do filme Harry Potter foram filmadas no Claustro da Catedral de Gloucester

cenas do filme Harry Potter foram filmadas no Claustro da Catedral de Gloucester

Mal sabíamos que além do claustro, todo o interior da Catedral de Gloucester era belíssimo: a capela Lady Chapel, um altar cheio de detalhes e um órgão maravilhoso, que ouvimos durante uma missa que ocorria durante nossa visita. A acústica era excelente!

Também descobrimos que na Catedral de Gloucester está o túmulo do Rei Edward II e a Processional Cross, de 1923! A cruz é usada em celebrações especiais e foi utilizada na coroação da Rainha Elizabeth II em 1953.

Curiosidade: o custo para manter a catedral é de 6 mil libras por dia!

Veja os horários de visitação e mais informações no site oficial.

IMG 0485

Gloucester Docks

A região das antigas docas é uma das principais áreas turísticas de Gloucester. Uma reformulação na área do antigo porto deu outra cara para o bairro. Ao caminhar por lá, percebemos que a revitalização quis manter as características de uma região portuária, mas agora com prédios residenciais, barcos ancorados e a presença de museus e restaurantes.

Área das Docas: bairro revitalizado e turístico em Gloucester

Área das Docas: bairro revitalizado e turístico em Gloucester

No dia da nossa visita, demos sorte de passear em um grande evento da cidade ali mesmo em Gloucester Docks: o Christmas Market (em 2019, foi de 14 a 24 de novembro!). Estava super lotado e com mais de 100 barracas  com vários tipos de doces e comida, artesanato e outros. Até pista de patinação no gelo tinha!

IMG 0579

Museus e Monumentos

Como já dissemos, a cidade foi importante na Idade Média, com produção de couro, atividades de pesca e exportação de lã, por isso algumas das atrações imperdíveis em Gloucester são seus museus e monumentos que nos remetem a fragmentos de sua história.

Caminhando pela Westgate St., a igreja medieval St. Nicholas foi nossa primeira parada por ali, onde também há algumas lojas e restaurantes.

IMG 0536

A região de St. Mary’s Square tem alguns marcos históricos importantes como St. Oswald’s Priory e a Igreja St. Mary de Lode.

IMG 0543

Há ainda uma série de museus para visitar em Gloucester, como o Soldiers of Gloucestershire Museum, o Museum Of Gloucester, principal museu da cidade e ainda National Waterways Museum, na região das Docas e o excêntrico The House Of The Tailor Of Gloucester – Beatrix Potter, um mix de museu com loja temática!

IMG 0541

Um lugar histórico e ponto turístico em Gloucester é Blackfriars, um antigo convento de frades e que mais tarde, foi convertido em uma casa Tudor e depois fábrica de tecidos. A entrada é grátis, mas infelizmente não conseguimos visitar por é aberto apenas de Abril a Outubro (e viajamos pra lá em novembro!).

Outro bonito monumento em Gloucester é a estátua do Imperador romano Nerva, reconhecido como fundador da cidade.

O que fazer em Gloucester: Estátua do Imperador romano Nerva, fundador da cidade

O que fazer em Gloucester: Estátua do Imperador romano Nerva, fundador da cidade

A bonita St.Mary the Crypt e Greyfriars – ruínas de um antigo mosteiro franciscano do séc. XIII – são outros lugares históricos para conhecer em Gloucester. A entrada em ambos é gratuita.

No dia em que visitamos a igreja St. Mary, estava acontecendo uma feirinha beneficente, com artesanato e comidinhas. Ficamos batendo papo com uma simpática senhora que nos contou sobre seu casamento com um grego, o seu gosto por grandes cidades e perguntou curiosidades do Brasil… no fim, compramos os chocolates caseiros dela! Muito bons e baratinhos!

IMG 0560

Eastgate Viewing Chambers

Outro lugar para conhecer em Gloucester é Eastgate Viewing Chambers, trata-se de um lugar histórico na cidade! Uma câmara subterrânea revela os resquícios da época romana, do ano 68, além da base de uma torre do século XIII. É possível fazer tours de 45 minutos (veja os dias e horários aqui). Outra forma é apreciar parte da câmara subterrânea a partir de painéis de vidro no chão (na EastGate Street, em frente à Boots), 24h por dia, 365 dias no ano.

ruínas romanas vistas a partir de um painel de vidro no chão!

ruínas romanas vistas a partir de um painel de vidro no chão!

Gloucester Park

Uma atração turística gratuita e ao ar livre em Gloucester é o Gloucester Park, uma área verde ideal para caminhadas e atividades de lazer (como pista de skate, área de jogos, jardins decorados e aviário). O parque foi inaugurado há mais de um século (!) e oferece ótima estrutura com toiletes e um café para visitantes. Funciona 24 horas.

créditos: wikipedia.org

créditos: wikipedia.org

Compras em Gloucester

Uma das atividades para se fazer em Gloucester é bater perna, caminhar por agradáveis áreas exclusivas para pedestres e cheias de lojas, cafés e restaurantes. Claro que ninguém vai para lá com foco em compras, mas lojas como a Primark sempre tem algumas coisinhas com bons preços. Os arredores da Eastgate St., Clarence St. e Southgate St. formam o centro das compras e shoppings na cidade.

Ainda recomendamos uma passadinha na College Court, considerada a rua mais bonita de Gloucester! Ela é pequena e estreita, com lojas variadas e aparece com frequência nos perfis de viagem do Instagram!

College Court St: a rua mais charmosa de Gloucester

College Court St: a rua mais charmosa de Gloucester

COMO CHEGAR?

  • A cidade de Gloucester é um excelente passeio bate-volta a partir de Londres, Cardiff (no País de Gales) ou para quem está em uma road trip pela região de Cotswolds e Bath, que foi o nosso caso.
  • O acesso é simples de trem (a estação é bem central, dá para explorar todas as atrações a pé) ou de carro (há diversos bolsões de estacionamento – opte pelo Hare Lane South Car Park, praticamente ao lado da Catedral, pelo Kings Walk Car Park, próximo à região de compras ou pelo Train Station Car Park, ao lado da estação de trem).

As dicas do post foram 100% baseadas em nossa própria experiência de viagem!

Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking.com! Você consegue as melhores tarifas e nós, um incentivo para continuar produzindo guias de viagem completos e independentes! Muito obrigada!

Leia mais matérias com opções de viagem na Inglaterra clicando aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *