Ilhas Maurício: Quando ir, melhor época, dicas & informações úteis



Neste post, faço uma compilação de dicas de viagem, curiosidades e também mostro a melhor época para viajar para as Ilhas Maurício. Um destino de belas praias e visual paradisíaco, mas muito distante! Por isso, fornecemos informações básicas e úteis como: quando ir, quais companhias aéreas voam para lá, documentos necessários, além de todas as dicas práticas baseadas em nossa própria experiência em Mauritius! As Ilhas Maurício são um destino muito cobiçado por casais em busca de lugares diferentes, seja para férias ou lua de mel.

Como viajar para as Ilhas Maurício!? Quais são as companhias aéreas que voam para lá?

IMG 6090

Saindo do Brasil, não há voos diretos, então vai fazer ao menos 1 conexão para chegar nas Ilhas Maurício. Que tal combinar sua viagem às Ilhas Maurício com outro destino? Fizemos uma trip junto com África do Sul e foi ótimo. Voamos de South African Airways para o trecho Mauritius-Joanesburgo e vice-versa e de Latam para fazer o trecho São Paulo-Joanesburgo e vice-versa.

Pode conjugar as Ilhas Maurício com outro paraíso, Seychelles (voando Air Seychelles), ou África do Sul como fizemos (voando SAA ou Air Mauritius). Por que não combinar com um destino na Europa? Tem voos diretos de Amsterdã (KLM), Paris (Air France), Istambul (Turkish Airlines), Frankfurt (Eurowings) e Zurique (Edelweiss). As possibilidades são inúmeras, e todas essas cidades que comentei acima tem voos diretos de/para o Brasil.

DJI 0108

Para quem deseja incluir Mauritius como um destino em uma viagem mais longa, também tem como incluir Dubai (via Emirates), Cingapura (Singapore Airlines) ou Kuala Lumpur (Malaysia Airlines).

Eu sempre pesquiso voos nos sites das companhias aéreas européias (que tem uma oferta enorme de voos e destinos), vejo seus route maps para planejar minhas viagens. A ferramenta do próprio Google, o Google Flights, também é boa para verificar rotas disponíveis e comparativo de preços entre as companhias aéreas.

Curiosidades sobre as Ilhas Maurício

  • Mauritius foi “descoberta” por portugueses, mas segundo a história da ilha, ela já havia sido visitada por navegantes árabes na Idade Média. O domínio estrangeiro e colonização na região seguiu com os holandeses, depois franceses e britânicos. A Independência ocorreu em 1968 e atingiu o status de República em 1992.
  • Vimos muitas plantações de cana de açúcar. Ao rodar de carro pela ilha, você vai notar a predominância da cana na paisagem!
  • As Ilhas Maurício tem 1.300.000 habitantes
  • Idiomas: francês, inglês e a língua local – pelo que pesquisei e também conversamos com as pessoas em Mauritius, eles aprendem inglês e francês na escola, realmente a comunicação funcionou bem na ilha – todos que lidam com os turistas, nas atrações turísticas, lojas, hotéis, taxistas, funcionários do aeroporto, conseguem se comunicar e isso facilita muito para os turistas. Entre eles, porém, vimos sempre conversando em francês ou na língua local, não sei se por costume ou porque não queriam que a gente entendesse o que estavam falando 😅
  • Pessoas perguntam tudo 😆 parecia que tínhamos que responder um questionário quando conhecíamos as pessoas – Qual nosso hobby, país de onde viemos, profissão, salário, quantas horas por dia trabalhamos, quando chegamos, quando vamos embora, quando casamos, se temos filhos, qual nossa religião, se gostamos de cachorro ( e se temos um), qual carro a gente tem, como é viver no nosso país, enfim..é normal perguntar quando conhecemos alguém durante uma viagem, mas pelo menos com as pessoas com quem conversamos a conversa ia longe! Adoram falar por horas!! Eita povo curioso e que gosta de conversar! Mas são simpáticos e acolhedores, gostamos da receptividade nas Ilhas Maurício!
  • Taxistas tentam te empurrar lugares mais longe e também lojas para visitar e transfers, querem ganhar presentes e comissões dos comerciantes. 🤑 fique ligado para não cair em roubada! Não gostamos muito da experiências com os taxistas. Nos transfers contratados com o hotel, pagamos mais caro mas foi bem melhor o nível do serviço, motoristas bons e educados. O taxista que pegamos ficou enchendo o saco 😂. Na cara dura ele falou: ” Vocês não podem parar aqui nesta loja para me ajudar? ficam 5 minutos, não precisam comprar nada e eu já ganho um presente da loja” Afff ninguém merece viu!
  • Experimente algum drink com o rum das Ilhas Maurício – é a bebida local. Faz sentido, com o tanto de cana de açúcar que vimos na ilha!
  • Água de côco, não sei se foi azar nosso, mas achei sem gosto, nada como o côco doce do Nordeste brasileiro 😜
  • Apesar de termos ficado em 2 hotéis diferentes e com comida internacional e diversificada, notei que em Mauritius usam muito curry, e eu particularmente detesto esse tempero. Na chegada aos hotéis, sempre perguntam se temos alguma alergia alimentar ou restrição. Fica a dica caso tenha intolerância a algum alimento ou tenha alguma chatice (tipo meu caso com o curry!). A culinária local tem influência indiana e isso é perceptível.

GOPR2281

Dicas gerais para viagem às Ilhas Maurício

  • Moeda: Rúpia Mauriciana – você pode sacar nos caixas eletrônicos diretamente em moeda local. Vai usar se quiser pegar táxi ou comer em restaurantes fora de seu hotel. Não recomendo comprar a moeda no Brasil. Primeiro porque será difícil de achar, segundo porque você vai pagar caro. Se quiser levar algo em espécie, priorize dólares americanos e euros, moedas fortes.

IMG 3078

  • Tax free – caso tenha interesse em fazer compras, as Ilhas Maurício contam com sistema de Tax Free para devolução do valor de imposto pago nas compras, fique atento se a loja que você vai fazer a compra tem convênio e peça o formulário ao vendedor junto com a nota fiscal. Os guichês de tax free no aeroporto são bem sinalizados e ficam próximos aos portões de embarque.
  • Aeroporto – Fiquei impressionada positivamente com o aeroporto de Mauritius! Outros destinos super famosos como Krabi na Tailândia e Santorini na Grécia tem aeroportos sofríveis, mas o das Ilhas Maurício é novo, amplo, estava todo enfeitado! As filas de imigração e disponibilidade de táxis também é ótima! Também oferece internet wifi grátis para os passageiros, na chegada funcionou tudo certinho e acessamos pelo celular, mas na volta nossos iPhones não conseguiam se conectar à rede…

IMG 3176

  • Chip 4G e celular em Mauritius – para ficar conectado nas Ilhas Maurício, consulte aqui nossa matéria específica para comprar um chip celular por lá!
  • As estradas são bem sinuosas, tenha cautela ao alugar carro. Para completar a aventura, em Mauritius é mão inglesa, se não tem experiência, é mais uma dificuldade 😅  A maioria das pistas é simples, praticamente não existem pistas duplas, então cuidado redobrado! Eu fiquei apreensiva e falei para o meu marido que preferia andar com transfers e táxi. No fim ele também achou bom, pois assim podia tomar drinks, cervejas e vinhos nos hotéis à vontade.

Documentos necessários para viagem às Ilhas Maurício

  • Para brasileiros, não precisa de visto, apenas passaporte válido!
  • Certificado Internacional de vacinação de febre amarela? Sim. Como não encontrei muitas informações antes da viagem, consultei no site do Ministério do Turismo brasileiro/Orientação aos viajantes e lá dizia que precisava. Engraçado que não havia um guichê para verificação como na Tailândia ou Maldivas. Como estava junto do passaporte, não sei se foi checado ou não.
  • São necessários 2 formulários preenchidos para entregar na chegada a Mauritius, que são distribuídos pela companhia aérea ainda durante o voo. Leve uma caneta na bolsa para facilitar! Preencha em inglês ou francês.

IMG 2611

Quando ir para Ilhas Maurício: melhor época para viajar e conhecer Mauritius

Clima bom ano inteiro, sempre calor, mas evite de janeiro a março quando há muitas chuvas e chance de ciclones e alagamentos. Eu já tinha visto gráficos com estatísticas do clima de Mauritius e confirmamos essa informação com pessoas locais, que realmente afirmaram que esses são meses a evitar. Se tem de janeiro a março disponível (seja férias ou lua de mel), vá para Tailândia ou Maldivas! Qualquer outro mês a viagem não será perdida!

Veja na tabela abaixo e escolha o melhor mês para viajar para as Ilhas Maurício – é um destino muito longe para conhecer na época errada! Pense nisso! Às vezes aparecem promoções de voos e hotéis, mas o barato pode sair caro!

Nossa viagem foi em maio (dentro do período indicado) e o clima estava ótimo – sem nada de chuvas, céu azul, calor e um ventinho para refrescar! No geral, a melhor época para visitar Mauritius é de Abril e Outubro!

GOPR2287

Escolha do hotel nas Ilhas Maurício – Onde se hospedar ?

A escolha do hotel nas Ilhas Maurício é muito importante – a gastronomia é um item fundamental (já pensou escolher um resort que você não goste da comida!?), a praia do hotel vai ser a que você mais vai usar, enfim – é um destino em que o hotel vai pesar na sua satisfação com a viagem.

  • Clique aqui para ler sobre nossa hospedagem no Resort Constance Belle Mare Plage.
  • Clique aqui para ler sobre nossa hospedagem no Resort Lux Le Morne.
  • Clique aqui para ler nossa matéria indicando 10 hotéis/resorts nas Ilhas Maurício.

IMG 8783

Espero que tenham aproveitado nossas dicas e gostado das curiosidades da nossa trip para as Ilhas Maurício. Se este post ajudou no planejamento da sua viagem, reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, assim podemos continuar viajando e produzindo mais guias de destinos!

Booking.com

Clique aqui para ver todas as nossas matérias das Ilhas Maurício.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *