O que fazer em Granada (Caribe): Melhores praias e pontos turísticos


Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em Granada (ou Grenada) um destino no Caribe pouco conhecido pelos brasileiros! Um paraíso tropical que cativa os viajantes com suas praias de areia branca, exuberantes florestas tropicais e vibrante herança cultural. Esta pitoresca nação insular, muitas vezes chamada de “Ilha das Especiarias” (Isle of Spice) devido à sua rica produção de noz-moscada, pimenta, cacau e canela, oferece uma combinação irresistível de beleza natural, hospitalidade calorosa e diversos pontos turísticos para o visitante explorar!

Desde suas especiarias aromáticas e praias paradisíacas, até a cultura local e natureza, Granada é um lugar no Caribe que vale a pena conhecer. Nós viajamos para lá porque queríamos um destino único e diferente como parte da nossa comemoração de 14 anos de casamento! Ficamos 5 dias e fomos surpreendidos positivamente!

Como nossa viagem incluía alguns dias em Miami, era a oportunidade perfeita, já que a cidade tem voos diários para a ilha. Há ainda voos diretos de cidades como Nova York, Toronto (Canadá) e Londres (Inglaterra). Outra opção é um Island-hopping pelo Caribe com companhias aéreas locais. É possível combinar uma viagem a Granada com ilhas como Tobago, St. Vincent e Granadinas e Barbados.

Granada é um país parte das Índias Ocidentais, no Mar do Caribe, a nação é composta pela própria ilha de Granada e mais duas ilhas menores, Carriacou e Petite Martinique.

Importante destacar resumidamente alguns aspectos da rica história de Granada. A ilha passou por diferentes períodos de influência colonial, lutas por independência e desafios políticos, moldando sua identidade e cultura ao longo do tempo. A ilha foi “descoberta” por Cristóvão Colombo em sua terceira viagem ao Novo Mundo, em 1498, e foi reivindicada pela Espanha.

A paisagem montanhosa da ilha de Granada, no Caribe

No entanto, a colonização espanhola foi limitada, e os franceses e ingleses estabeleceram assentamentos na ilha no século XVII. Granada foi palco de uma disputa entre os franceses e os britânicos pelo controle da ilha ao longo dos séculos XVIII e XIX.

Os franceses estabeleceram plantações de açúcar e escravizaram africanos para trabalhar nelas, enquanto os britânicos buscavam expandir sua influência na região do Caribe. Há diversos locais que os turistas podem visitar em Granada que lhes permite conhecer melhor esse período da história.

Em 1834, a escravidão foi abolida em Granada e em outras ilhas britânicas do Caribe. Isso levou a uma reorganização da economia e da sociedade na ilha. Já a Independência do Reino Unido veio em 1974, com Granada então tornando-se uma nação soberana dentro da Comunidade das Nações (Commonwealth).

As Melhores Praias de Granada (Caribe)

Como não poderia deixar de ser, uma das principais atividades para se fazer em Granada, no Caribe, é conhecer algumas de suas belas praias. Estima-se que a ilha tenha aproximadamente 45 praias. Cada uma dessas praias oferece características únicas, desde areias brancas e águas cristalinas até oportunidades para atividades aquáticas, como mergulho, snorkel e passeios de barco.

Grand Anse Beach

Um dos lugares imperdíveis em Granada é a praia mais famosa da ilha, Grand Anse Beach! Como nós pesquisamos antes de viajar que essa era a praia que todos deveriam conhecer, nós resolvemos nos hospedar nesta praia, no Mount Cinnamon Resort.

O banho de mar estava excelente, com a temperatura da água ideal para o calor de 30ºC que fez durante nossa estadia. Ah, e a fama é justificada: Grand Anse Beach encanta com seus tons de azul e areia branca fofa. A paisagem montanhosa de Granada no horizonte ajuda a formar o cenário caribenho perfeito.

o que fazer em Granada, Caribe: a ilha é cheia de natureza

Meu marido ainda aproveitou para fazer diversos esportes como SUP e caiaque, enquanto eu tomava um sol e relaxava curtindo a paisagem. Além disso, por conta da sua extensão de 2km, Grand Anse Beach é ideal para caminhadas e tem um pôr do sol inesquecível!

esportes aquáticos são opção de lazer em Granada, no Caribe.

Grand Anse tem excelente oferta de hotelaria, bares e restaurantes. Indicamos o pé na areia Savvy Cabana, para lanches rápidos com toque da cozinha granadiana, os drinks do Umbrella’s Beach Bar e o Grenadian Grill, que durante o dia funciona como beach club e à noite, como restaurante (e tem faixa de preço um pouco mais alta, pois está dentro do luxuoso hotel Silversands).

BBC Beach (Morne Rouge Beach)

A outra praia de Granada que conhecemos e gostamos muito foi a Morne Rouge Beach, ou também conhecida como BBC Beach. Imagine uma baía tranquila, com água super azul turquesa, areia fofa e completamente sem ondas, uma verdadeira piscina! A praia tinha pouco movimento e espaço suficiente para deixar as coisas na areia e dar um mergulho.

Fomos caminhando desde o nosso hotel, pois é uma praia vizinha de Grand Anse Beach. O caminho é por uma rua de asfalto, com hotéis e casas. As ruas e residências estavam todas floridas, afinal estávamos em plena primavera.

BBC Beach: praia linda na ilha de Granada, Caribe

Depois do banho de mar, o Gustavo aproveitou para tomar uma cervejinha local (a Carib Lager ) no bar pé na areia La Plywood Beach Bar Cafe, que é super rústico e tem preços justos.

Outras praias em Granada no Caribe

Praia La Sagesse: Situada na costa sudeste, a Praia La Sagesse é uma jóia escondida em Granada, por sua beleza intocada. Apoiada por uma reserva natural, esta praia isolada oferece uma atmosfera tranquila e é cercada por uma vegetação exuberante. As águas calmas são perfeitas para nadar, e os manguezais próximos oferecem oportunidades para observação de pássaros.

Bathway Beach: Localizada no norte da ilha, Bathway Beach oferece uma experiência única. A praia é conhecida por sua beleza dramática, com rochas e presença de ondas e vistas deslumbrantes da natureza nos arredores. Frequentada pelos moradores locais para piquenique e churrascos na praia. Ao visitar essa praia, conheça também a Welcome Stone, um dos atrativos turísticos mais bonitos de Granada. Uma pequena caminhada leva a uma vista incrível das ilhas nos arredores!

Praia de Levera: Situada na ponta norte de Granada, a Praia de Levera é conhecida por sua beleza natural e reclusão. Faz parte do Parque Nacional Levera, que serve como local de nidificação para as tartarugas marinhas. Os visitantes tem oportunidade de avistá-las na época de nidificação (abril a julho). A praia em si é intocada, com areia dourada e águas azuis, tornando-a um local perfeito para banhos de sol e caminhadas tranquilas, e com vista para as ilhas Sugar Loaf Island e Sandy Island.

Magazine Beach: Localizada na região sudoeste, bem próxima ao aeroporto internacional, a Magazine Beach oferece um retiro tranquilo longe das movimentadas áreas turísticas. A praia é conhecida por sua areia branca e inúmeras palmeiras. Há 2 hotéis de alto padrão próximos desta praia, o Sandals Resort e o Autograph Collection All Inclusive Resort.

turistas relaxam na Grand Anse Beach, a praia mais bonita de Granada

Praias nas outras ilhas que pertencem à Grenada: Você pode se aventurar além da costa de Granada até as ilhas irmãs de Carriacou e Petite Martinique. Descubra praias intocadas, oásis de tranquilidade, recifes de corais e um estilo de vida descontraído que resume a essência do Caribe. Operadores de turismo locais levam às ilhas em passeios de barco.

Estas são apenas algumas das principais praias desta simpática ilha caribenha, cada uma oferecendo uma experiência única. Se você procura relaxamento, esportes aquáticos ou uma fuga para a natureza, há muito o que fazer em Granada, já que as praias não deixam nada a desejar!

Cachoeiras em Granada

O cenário da ilha caribenha Granada inclui cachoeiras deslumbrantes. A cachoeira mais popular é Annandale Falls: localizada a uma curta distância de carro de St. George, a capital, Annandale Falls é uma das cachoeiras mais acessíveis de Granada – um passeio disponível em quase todos os tours. Descendo um penhasco de aproximadamente 10 metros, esta cachoeira é cercada por uma vegetação exuberante e oferece um local refrescante para nadar (mas a água é gelada!).

Um dos atrativos mais famosos de Granada: Annandale Falls

Outro ponto turístico de Granada para quem gosta de natureza é Concord Falls, no distrito de St. John. Na Reserva Florestal Grand Etang, Seven Sisters Falls é uma série de cascatas que desembocam em uma coleção de piscinas cor de esmeralda. A caminhada até as cataratas é uma aventura em si, levando você pela floresta tropical e oferecendo vistas deslumbrantes ao longo do caminho.

Embora nossa lista destaque as principais cachoeiras ​​de Granada, há outras cachoeiras menos conhecidas ou visitadas espalhadas por toda a ilha como Golden Falls, Mt Carmel Falls e Rainbow Falls. Lembre-se de respeitar o meio ambiente, seguir as diretrizes de segurança e obter as autorizações ou permissões necessárias e verificar o nível de dificuldade de cada passeio antes de explorar essas maravilhas naturais. Todos estes locais podem ser visitados com guias credenciados e operadores de turismo locais!

A capital de Granada, St. George’s

Consideramos como atração turística imperdível em Granada a capital do país insular, St. George’s. Visitamos diversos pontos de interesse na capital, como a região portuária (Carenage), onde passeamos à beira d’água, vimos os barcos de pesca e edifícios georgianos restaurados. Aliás, passeando por St. George’s dá para ver diversas construções da época colonial.

St George's, a capital da ilha de Granada

A geografia acidentada e montanhosa faz com que a caminhada seja cansativa sob o sol escaldante, então vá com calçados apropriados! Visitamos outros pontos turísticos de Granada que ficam em St. George’s, como o Sendall Tunnel, um túnel construído em 1894 e em funcionamento até os dias atuais, onde passam carros e pedestres.

A bonita Cathedral of the Immaculate Conception chama atenção por sua arquitetura. Também visitamos o Spice & Craft Market (Mercado de especiarias e artesanato), onde compramos um ímã de geladeira para nossa coleção. Como o píer para os navios de cruzeiro fica ali pertinho, obviamente não faltaria um shopping center para os visitantes de 1 dia em Granada. Ali fica o centro de compras Esplanade Mall e o famoso letreiro de Granada.

Pontos turísticos de Granada

Outro lugar para visitar na Ilha das Especiarias é House of Chocolate Grenada, que funciona como um Museu, Café e Chocolateria. Lá, recebemos explicação de como o cacau é usado para produzir o chocolate na ilha e também como eles fazem a manteiga de cacau. Além disso, provamos o cacau em pó, 100% puro (que não lembra em nada o gosto do chocolate!), já tínhamos provado antes em outros lugares, mas como a degustação do cacau local fazia parte da visita, não recusamos.

Fort George, Fort Matthew e Fort Frederick

Se você procura atrações turísticas históricas, encontrou o que fazer em Granada – visitar os fortes da cidade! Durante nossa viagem, o Ft. George estava fechado para reformas. Decidimos então visitar o Fort Frederick, do século XVIII. Pagamos 2 USD de entrada por pessoa. O forte é pequeno e possui poucas informações sobre a história, mas a vista panorâmica vale a visita. Há banheiros e uma pequena lojinha com snacks e bebidas.

O Fort Frederick proporciona vistas panorâmicas de Granada e do mar do Caribe

Como o Ft. Matthew é praticamente vizinho do Fort Frederick, em Richmond Hill, dá para visitar ambos no mesmo dia. O Fort Matthew é mais um atrativo turístico em Granada, saiba que você poderá ver mais cozinhas militares do século XVIII, túneis subterrâneos e celas. Este forte é o maior da ilha e recebeu o nome do governador de Granada na época, o governador Edward Matthew.

Assim como no Fort Frederick, terá uma vista fascinante da cidade de St. George; com o Melville Street Cruise Port, a St. George’s University, Carenage e muito mais no horizonte.

Parque Nacional Grand Etang

Um passeio imperdível em Granada é o Parque Nacional Grand Etang, com sua enorme reserva protegida, fauna e flora exuberantes e floresta tropical no alto das montanhas do interior da ilha. Após cruzar a ilha em uma estrada sinuosa, chegamos na entrada da reserva. O custo do ingresso foi 2 USD por pessoa.

A flora do Grand Etang inclui imponentes árvores de mogno e gommier gigantes, bem como uma infinidade de samambaias, flores tropicais e outras plantas nativas. A caminho do parque, você vai avistar a Rainbow Tree, um eucalipto de tronco colorido que virou atração turística de Granada.

A variedade de animais vai de incontáveis espécies de aves até sapos e lagartos, além de abrigar gambás, tatus, mangustos e o macaco Mona. As caminhadas no parque nacional Grand Etang variam de passeios fáceis de 15 minutos a trilhas longas de alta dificuldade.

Lago sobre cratera de vulcão extinto, o Grand Etang Lake

No dia do nosso passeio, estava sol no litoral, mas na região central de Granada, onde fica a Reserva de Grand Etang, havia muita nebulosidade, mas nosso guia/motorista comentou ser sempre assim por ser uma região mais alta da ilha. Fizemos uma pequena caminhada até chegar no Grand Etang Lake, um lago formado sobre a cratera de um vulcão extinto há 12 mil anos! A altitude aqui é de 530 metros.

O Macaco Mona é uma das atrações de Granada, no Caribe

O Macaco Mona (Mona monkey) é outra atração à parte na Reserva Natural de Grand Etang, já que os enormes macacos ficam pulando de galho em galho mas basta avistarem turistas com comida para eles literalmente pularem sobre os visitantes! São enormes e ariscos, portanto cuidado ao aproximar-se deles, são animais selvagens!

Grenada Underwater Sculpture Park

Outro passeio para fazer em Granada é o snorkeling no Underwater Sculpture Park, um parque de esculturas que estão de 5 a 8 metros de profundidade e só se chega de barco! Essa atração diferente foi o primeiro dos jardins subaquáticos do artista Jason deCaires Taylor, inaugurada em 2006. Diversas operadoras locais na ilha fazem esse passeio, saindo desde St. George’s ou Grand Anse.

imagem por: Suncat (CreativeCommons)

Este local em Granada foi listado como uma das 25 maravilhas do mundo da National Geographic. São 75 obras que ocupam uma área de 800 m quadrados. A região em que estão as esculturas subaquáticas chama-se Molinere Bay, que sofreu consideráveis danos causados pelo furacão Ivan em 2004. A colocação dessas estruturas forneceu uma nova base para a proliferação da vida marinha local.

A idéia é ótima e interessante, mas para os visitantes pode ser um pouco frustrante pois a visibilidade não é muito boa 😕. A experiência vai depender muito de como está a água do mar no dia do passeio.

Chocolate e Cultura do Cacau em Granada, no Caribe

Granada ganhou reconhecimento como produtora de grãos de cacau de alta qualidade. O solo vulcânico e o clima ideal da ilha contribuem para o cultivo do saboroso cacau. Várias empresas de chocolate, incluindo a famosa Grenada Chocolate Company, produzem chocolates orgânicos requintados, deliciando as papilas gustativas dos entusiastas do chocolate em todo o mundo.

E se tem uma coisa para se fazer em Granada é provar um dos chocolates locais e visitar um dos locais que produzem essas delícias!

Aqui estão algumas das fábricas e propriedades relacionadas a chocolate e cacau em Granada, no Caribe:

1. Belmont Estate: Localizada no extremo leste da ilha, Belmont Estate é uma propriedade histórica que abriga uma plantação de cacau e uma fábrica de chocolate. Os visitantes podem fazer passeios pela plantação, aprender sobre o processo de produção de chocolate e até mesmo participar de workshops de fabricação de chocolate. Experimentamos o chocolate orgânico feito aqui e realmente é diferenciado!!!

Granada também é conhecida como Ilha das Especiarias, Spice Isle

2. Grenada Chocolate Company: A Grenada Chocolate Company é uma cooperativa de agricultores de cacau que produz chocolate de alta qualidade. Eles têm sua própria fábrica em St. Patrick’s, fundada em 1999 e são conhecidos por seu chocolate orgânico e sustentável, feito com cacau cultivado localmente.

3. Tri-Island Chocolate Factory: A Tri-Island tem uma proposta interessante de oferecer diferentes tours, degustação de mel, chocolates e onde o visitante pode até mesmo fabricar sua própria barra de chocolate.

4. Diamond Chocolate Factory: Situada na região de St. Mark, a Diamond Chocolate Factory é uma fábrica de chocolate que utiliza cacau cultivado localmente. Os visitantes podem fazer tours pela fábrica, observar o processo de fabricação de chocolate e degustar as deliciosas criações de chocolate. Aqui é fabricado o Jouvay, um dos chocolates mais famosos da ilha e mais vendidos entre os turistas!

Chocolate de Granada: a ilha é produtora de Cacau e tem ótimos chocolates!

Essas são algumas das fábricas e propriedades relacionadas a chocolate e cacau em Granada. Vale ressaltar que é sempre bom verificar os horários de funcionamento e disponibilidade antes de planejar sua visita.

Festivais e Gastronomia:

Acompanhe também a agenda cultural de Granada, com seus festivais coloridos e culinária de dar água na boca. O calendário da ilha está repleto de eventos, incluindo o Grenada Chocolate Festival, o Grenada SpiceMas Carnival e o Carriacou Parang Festival. Delicie-se com os sabores da culinária granadina, influenciada pelas tradições africanas, indianas e europeias, com diversos pratos típicos e sobremesas com infusão de noz-moscada.

No restaurante do hotel em que estávamos, tinha sorvete de canela, pão de canela, cookie de canela, bolo de canela…e olha que eu nem sou muito fã, mas faz parte da culinária local. Também experimentamos a sobremesa “trilogia de chocolate”, com docinhos diversos feitos com o cacau de Granada.

Também comemos peixes praticamente todos os dias, já que eles sempre tem o peixe do dia fornecido pelos pescadores locais. Ah, e não podemos esquecer do Callaloo. Este é o nome usado no Caribe para se referir às folhas verdes da raiz de taro, amaranto ou yautia. Na maioria das preparações, é cozida como se preparasse nabo ou couve. Nós achamos que se parece um espinafre cozido. Ainda há opção de consumir callaloo em sopas.

Não se esqueça de provar o rum local e visitar a River Antoine Rum Distillery, um ponto turístico famoso em Granada – é a mais antiga destilaria movida a água em funcionamento no Caribe.

Melhor época para visitar Granada, no Caribe

Agora que você já sabe o que fazer em Granada, no Caribe, é hora de saber qual a melhor época para viajar para esta ilha, certo? Embora esteja localizada em uma região com clima tropical o ano todo, a melhor época para visitar Granada é de meados de Janeiro a meados de Maio, quando as temperaturas médias são altas (entre 23ºC e 32ºC) e há pouca chuva!

Praia com chuva não combina, e em Granada os passeios além das praias também são ao ar livre – cachoeiras, fortes, fazendas de especiarias, então é o principal ponto a se considerar para não ter férias frustradas! Em Junho e Julho já tem mais chuvas e de Agosto a Novembro tem o adicional de ser época de furacões!

Nós viajamos para Granada no mês de Abril e não pegamos nada de chuva, só dias bonitos de céu azul! O lado ruim de viajar na melhor época é justamente o preço de tudo: voos e hotéis mais caros!

Leve todos esses aspectos em consideração (clima x custo x benefício) antes de fechar sua viagem para Granada!

Grand Anse Beach

Como se locomover em Granada

A melhor forma de se locomover na ilha de Granada, de/para aeroporto e para fazer os passeios, é contratando transfers privados. O trânsito utiliza mão inglesa (que para nós brasileiros é uma dificuldade a mais) e é muito confuso. As estradas são estreitas e cheias de curvas, e o pessoal lá não parece obedecer muito às regras de tráfego!

O hotel reservou para nós os táxis na ida e na volta do aeroporto, por 25 USD cada trecho. Os carros eram espaçosos e confortáveis, mas os motoristas um pouco displicentes, dirigindo ouvindo música um pouco alta demais e mexendo no celular enquanto dirigiam.

Já para os passeios na cidade, contratamos um motorista que cobrava por hora (50 USD), através da empresa ToursGrenada. O Norland foi nosso condutor e também sendo nosso guia, pois conversamos bastante sobre a ilha de Grenada e as atrações que visitamos. Reservei um dia antes pelo WhatsApp e pagamos em dinheiro, após o passeio. As outras 2 empresas que mandei mensagem nem me responderam, então não vou indicar aqui.

Onde ficar em Granada

Nós queríamos um lugar especial e romântico para explorar as atrações turísticas de Granada, já que a viagem era para uma data especial, então escolhemos o charmoso Mount Cinnamon Resort. O hotel tem estilo colonial, mas com ambiente descontraído. Indico para casais, mas também vimos famílias com filhos (o hotel tem piscina e um jardim enorme para as crianças brincarem).

O quarto é enorme, confortável e bem decorado, equipado com frigobar, TV, secador de cabelos, guarda roupa com cabideiro e ferro de passar. Uma pequena sala e a varanda com vista para a praia de Grand Anse e montanhas de Granada são diferenciais. Adoramos!

O hotel tem um “defeito” – é o sinal fraco de wi-fi, mas como estávamos com um plano de dados local não precisei usar.

Mount Cinnamon Resort, em Granada

O café da manhã é servido no terraço aberto, com vista para a natureza. Além do pequeno buffet com sucos, chás, pães, bolos, frutas e opções de pratos quentes como batatas, tomates e cogumelos, há estação de omelete e itens que podem ser pedidos do menu, como o bagel com salmão defumado, alcaparras e cream cheese que o Gustavo adora e pediu todas as manhãs.

Café da manhã do Mount Cinnamon Resort

Mas há diversas outras opções de hospedagem em Granada. Pela experiência que tivemos, minha sugestão é ficar em Grand Anse. Há boas opções de hotéis como o Radisson, Calabash Boutique Hotel e o True Blue Bay Resort, próximos a praia, shopping, supermercado e restaurantes.

Reservando seu hotel pelo nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Desta forma, estará ajudando nosso blog a se manter sempre com novas matérias e destinos de viagem! Somos um site 100% independente!

Fique conectado na sua viagem: compre aqui seu chip de viagem internacional (utilize o cupom de desconto PROMO10) ou chip virtual e-sim (utilize o cupom de desconto PROXIMATRIP).

Não se esqueça do seguro viagem! Proteja-se de imprevistos durante suas férias e viaje com tranquilidade para Granada!

Veja mais matérias de destinos no Caribe clicando aqui!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário