O que fazer em Bonaire: Guia de viagem completo


Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em Bonaire, uma ilha no Caribe ainda pouco visitada pelos brasileiros, que faz parte das ilhas ABC, junto com Aruba e Curaçao. Fica a cerca de 80 km ao norte da costa da Venezuela. Bonaire não é um país independente, mas sim um território insular da Holanda – 50% dos turistas que visitam a ilha são holandeses.

Bonaire tem uma população de aproximadamente 24 mil habitantes, enquanto a população de flamingos na ilha é de mais de 15 mil! O próprio aeroporto se chama Flamingo International e até o carimbo no passaporte tem a ave estampada 🦩! O Flamingo é um símbolo nacional de Bonaire.

Elaboramos um Guia de viagem completo deste destino único no Caribe, já que Bonaire possui um paraíso subaquático conhecido por seus corais exuberantes e vida marinha diversificada.

A ilha abriga uma variedade de ecossistemas, como seus renomados recifes de corais, manguezais, incluindo a área de Lac Bay e Klein Bonaire. É uma área marinha protegida pelo Parque Nacional Marinho de Bonaire, fundado em 1979. As águas de Bonaire abrigam mais de 50 tipos de coral e 350 tipos de peixes.

Você também verá paisagens desérticas – há regiões bem áridas na ilha (já que chove bem pouco) e animais como iguanas e lagartos são bem comuns de avistar, assim como cactus enormes!

Nós viajamos para Bonaire e ficamos 6 dias inteiros aproveitando este lugar de natureza maravilhosa e confesso que o destino superou nossas expectativas!

Recomendamos que você alugue um carro para se locomover em Bonaire, para seguir seu roteiro de viagem com mais liberdade e flexibilidade. Caso contrário, como o transporte público é inexistente, você vai ficar dependente de tours em grupo e/ou horários predeterminados.

Confira nossa lista com as principais atividades em Bonaire, dicas gerais e melhores passeios!

Snorkeling e Mergulho em Bonaire

A principal atração turística de Bonaire é sua rica vida marinha! Snorkeling e Mergulho são as atividades principais dos turistas que visitam Bonaire e conosco não foi diferente! Aqui tivemos chance de ver peixes papagaio, peixe cirurgião, peixe anjo e tartarugas marinhas.

Meu marido tem o certificado de Mergulho, mas na viagem de Bonaire optou por ficar somente no Snorkeling. Para quem deseja mergulhar, verá não só uma quantidade ainda maior de peixes, mas também arraias, tubarões, cavalos marinhos e corais de formatos e tamanhos diferentes. Todas as imagens que fizemos, fotos e vídeos, foram com nossa GoPro 8.

Bonaire é um dos paraísos para os amantes de mergulho e snorkeling

Com mais de 80 pontos de snorkeling e mergulho nos arredores da ilha, nós fomos em alguns dos principais. Uma curiosidade é que você verá pedras amarelas espalhadas nas beiras de estrada, parques e praias de Bonaire: elas indicam os pontos de mergulho e snorkeling!

Um dos lugares imperdíveis para visitar em Bonaire para snorkeling e mergulho, em nossa opinião é o 1000 Steps – o lugar é conhecido assim por conta do sufoco que é para os mergulhadores cansados após o mergulho subir os cerca de quarenta degraus até o nível da estrada com os equipamentos nas costas! Ou seja, 40 que parecem 1000 😆.

1000 Steps é tão lindo, a água é muito cristalina e a vista lá de cima é espetacular! Nós vimos as tartarugas lá de cima: depois disso meu marido já ficou louco e super empolgado para ir fazer snorkeling por lá! O lugar é bem concorrido (e o estacionamento pequeno!), então tente chegar cedo!

1000 Steps: um dos lugares mais bonitos de Bonaire, no Caribe

Outro lugar incrível para Snorkeling é Karpata, onde além do mergulho você também pode visitar ruínas de uma antiga plantation (Landhuis Karpata).

Ainda paramos em diversos pontos importantes de vida marinha como La Dania’s Leap, Tolo Divesite e Bon Bini Na Kas – deu para aproveitar os mergulhos e apreciar a paisagem!

Explorar cada um desses lugares ao longo da estrada Queen’s Highway entra na lista dos passeios imperdíveis de Bonaire – poucos lugares no Caribe tem corais e diversidade de peixes tão abundante quanto nesta ilha, e com o diferencial do fácil acesso: basta colocar os pés de pato e a máscara de snorkel e em poucos metros já consegue visualizar corais e peixes diversos.

Praias em Bonaire

Embora o quesito “praias”, no sentido que estamos acostumados, não seja o forte de Bonaire, não significa que não tenha boas praias na ilha. Esta “má fama” seria justificada por conta da predominância de praias com pedras e corais (e não areia fofa), mas enxergamos isto como uma característica da ilha e não um defeito. Aliás, aqui fica a dica: use sapatilhas para entrar nas praias e não machucar os pés! Aproveitar as praias rústicas e isoladas é um dos principais passeios em Bonaire!

Uma praia famosa em Bonaire é a Te Amo Beach, com um pequena faixa de areia e corais com peixes diversos, além de um bar de praia localizado em um antigo ônibus europeu de 2 andares! Fica bem pertinho do aeroporto!

Uma praia linda em Bonaire é a Bachelor’s Beach. Tem um estacionamento pequeno e um food truck vendendo snacks e bebidas. O acesso é por uma pequena escada. Quando a maré está mais alta, a praia fica sem faixa de areia. No entanto, a areia é branca e fofa e água super azul! Deslumbrante 😍. É uma praia localizada na área central da ilha.

Outra praia incrível em Bonaire que tivemos chance de aproveitar muito foi a praia privativa do Harbour Village Resort, já que estávamos hospedados lá! Tivemos a vantagem de ter toda a estrutura (cadeiras, toalhas e bar de praia) disponível para curtir da melhor forma essa linda praia de areia, com corais e peixes coloridos!

A transparência da água era impressionante, praticamente não precisávamos entrar na água para ver diversos peixes nadando a poucos centímetros de nós!

Outras praias para conhecer em Bonaire são a Pink Beach, Donkey Beach e Palu di Mangel beach, que tem árvores divi divi espalhadas em um cenário super fotogênico!

As atrações da capital de Bonaire – Kralendijk

Há muito o que fazer em Bonaire e na sua capital, a cidade de Kralendijk, não seria diferente! Tiramos metade de um dia para conhecer um pouco de suas atrações. Comece pela Kaya Grandi, a avenida principal da capital da ilha, onde estão concentrados diversos atrativos, lojinhas e cafés.

Para comer docinhos saborosos, tente a sorte na Sweeti Bakery Bonaire. Como estava calor, preferi provar os sorvetes da Gio’s Gelateria & Caffe. Tem sempre muito movimento e gostamos!

As casinhas coloridas de Kaya Grandi, na capital de Bonaire

Há também todas as facilidades nessa área da cidade: caixas eletrônicos, lojas de celular, restaurantes, farmácias e supermercado. Nós estacionamos o carro próximo ao porto, onde ficam atracados os cruzeiros que aportam diariamente na ilha, e exploramos todos estes locais a pé.

Visitamos o Fort Oranje, uma fortaleza construída pelos holandeses no século XVII, o Museu de História Natural de Bonaire que possui entrada gratuita e abre de quarta-feira a sábado, das 9h às 16h.

A Feira de Artesanato (Bonaire Arts and Crafts Cruise Market) só acontece em dias de cruzeiro, verifique as datas aqui. Demos uma voltinha para comprar um ímã de geladeira para nossa coleção.

Outro ponto de interesse em Bonaire para os visitantes conhecerem em Kralendijk é o Donkey Sanctuary: o santuário está comprometido a fornecer uma vida melhor para os burricos em Bonaire. Também é dada informação sobre o ambiente de vida dos burros aos ilhéus, nas escolas e aos turistas. Há vários vivendo na ilha e são muito fofos e mansos, mas muitas vezes se encontram em estado de vulnerabilidade e precisam ser resgatados.

Mais de 700 burros vivem atualmente no Donkey Sanctuary Bonaire. Eles recebem comida, água potável e cuidados médicos e têm muito espaço e liberdade. Os turistas podem visitar mediante pagamento de ingresso (9 USD), fazer doações e até adotar um burrinho ❤️.

Um pouco afastado do centro está mais um ponto turístico de Bonaire, o mirante Cruz Seru Largu – um marco simbólico (uma cruz de concreto) situado no topo de uma colina. A cruz e o local são importantes para a comunidade de ilhéus por conta do aspecto religioso. Já os turistas visitam o local por conta da vista panorâmica de Bonaire.

Klein Bonaire

Um passeio imperdível em Bonaire é a ilha de Klein Bonaire, com suas praias de areia branca e mar azul turquesa. É um refúgio idílico para aqueles que buscam a beleza natural e a tranquilidade do Caribe. Com recifes de coral vibrantes e atmosfera intocada, a pequena ilha oferece aos visitantes uma experiência única e memorável em meio à natureza em Bonaire.

Turismo em Bonaire: imperdível uma visita à ilha de Klein Bonaire, a apenas 20 minutos de water taxi

Klein Bonaire é facilmente acessível a partir de Bonaire. Há várias opções de transporte disponíveis, como barcos de excursão, táxis aquáticos e barcos de mergulho, que levam os visitantes da costa de Bonaire até a ilha em uma curta viagem de aproximadamente 20 minutos.

Nós usamos o Water Taxi da empresa Caribe Watersport, com embarque e desembarque no Karel’s Beach Bar em Kralendijk. O custo foi 25 USD (ida e volta) por pessoa. Ficamos por volta de 4h em Klein Bonaire – a praia onde os turistas ficam é a No Name Beach (isto mesmo, a “praia sem nome” 😂), de areia branca e fofinha e mar turquesa e cristalino!

Mas vá preparado, pois Klein Bonaire não possui infraestrutura nenhuma – nem banheiros, nem água ou snacks à venda, muito menos cadeiras e guarda-sol. Super roots mesmo! Mas você vai ser presenteado com uma natureza de cair o queixo e com um dos snorkeling mais bonitos de Bonaire!

Sorobon Beach e Lac Bay

Há muito o que fazer em Bonaire e as belezas naturais do sul da ilha não podem faltar no seu itinerário! Sorobon Beach impressiona pela cor da água, um tom de turquesa super aceso e sua areia fina e fofa!!! E um pouco mais à frente fica Lac Bay, com sua área protegida de vida marinha e algas (tem placas dizendo que não pode nadar no local!).

Essa região venta muito e por isso é o paraíso de Windsurf e Kitesurf em Bonaire! Se você deseja fazer aulas de kitesurf em Bonaire ou alugar equipamentos, indicamos o Jibe City.

No local ainda tem um bar bem bacana (e que estava beeem lotado quando fomos!), o Hang Out Beach Bar. Outras opções são o bar/restaurante Sebastian’s Beach (mais sofisticado, com DJ e também estava lotado!) e o Bistro Sorobon.

Se você tiver mais um tempinho, pegue o carro e siga até Lac Cai, uma reserva natural onde há pilhas enormes de conchas e uma área onde o mar e mangue se encontram. Há tours de caiaque nos manguezais a partir do Mangroove Center, um passeio diferente em Bonaire!

Montanhas de Sal em Bonaire

As montanhas de sal podem ser consideradas uma atração turística de Bonaire inesperada e inusitada e são o resultado de séculos de produção de sal na ilha.

O processo de produção de sal em Bonaire remonta ao século XVII, quando colonizadores holandeses reconheceram o potencial da ilha para a extração de sal, devido ao clima árido e às águas costeiras rasas. A indústria de extração de sal se tornou um dos alicerces da economia de Bonaire.

As montanhas de sal: atração turística diferente em Bonaire

As montanhas de sal são na verdade estruturas piramidais brancas maciças, compostas por sal cristalizado. Essas montanhas são um espetáculo visual, com até 15 metros de altura e se estendendo por vastas áreas. Os cristais de sal branco cintilantes refletem a luz solar intensa, criando uma paisagem impressionante.

A formação das montanhas de sal é resultado de um processo único. A costa sul da ilha apresenta uma série de lagoas interconectadas de água salgada conhecidas como “salinas”. Essas salinas atuam como tanques de evaporação, onde a água do mar entra e gradualmente evapora sob o sol escaldante. O sal restante é então coletado e processado.

As salinas e montanhas de sal ficam em uma área privada da ilha, pertencem atualmente à empresa Cargill.

Santuário dos Flamingos

Uma atividade que não dá para deixar de fazer em Bonaire é avistar os flamingos! Uma área popular para a observação destas aves é o Pekelmeer Flamingo Sanctuary, localizado próximo às montanhas de sal. Essa reserva natural abriga uma grande colônia de flamingos e é uma área protegida para sua conservação. Foi o local onde vimos mais flamingos em Bonaire!

Flamingos em Bonaire: um dos símbolos da ilha caribenha

Os turistas que desejam ver os flamingos em Bonaire são aconselhados a respeitar as áreas designadas e manter uma distância segura para não perturbar as aves ou seus habitats. Outros lugares indicados para avistar Flamingos na ilha de Bonaire são o Lago Gotomeer, os arredores de Lac Bay e o Parque Washington Slagbaai.

Pontos turísticos históricos de Bonaire, no Sul da Ilha

Há também diversos monumentos e pontos turísticos históricos para conhecer em Bonaire. Nós visitamos as casas de escravos em Bonaire, estruturas que remontam ao período da escravidão na ilha, durante os séculos XVII a XIX, africanos foram trazidos como escravos para trabalhar nas plantações e nas salinas.

As casas de escravos (Old Slave Huts) eram pequenas construções simples, geralmente feitas de pedra ou tijolo de coral, muito básicas e minúsculas. As pessoas viviam em condições precárias, com zero conforto e privacidade. Nós visitamos 2 locais, um com as casas pintadas em amarelo e outras pintadas de cor branca, mas eram do mesmo tamanho. É bizarro que até 6 escravos dividiam esse espaço!!! 😞

O que fazer em Bonaire: visitar lugares históricos, como as antigas casas de escravos

Como podem ver, estas são atrações imperdíveis em Bonaire para os turistas que desejam conhecer mais da história da ilha e não somente suas belezas naturais.

Farol de Bonaire, conhecido como Willemstoren, é uma estrutura histórica localizada na parte sul da ilha que desempenhou um papel importante na navegação marítima na região. Construído em 1837, o farol Willemstoren foi nomeado em homenagem ao rei holandês Willem I. Sua construção foi motivada pela necessidade de orientação e segurança para os navios que navegavam pelas águas ao redor de Bonaire.

Washington Slagbaai Park

Outro lugar para conhecer em Bonaire é o Parque Nacional Washington Slagbaai, fundado em 1969. Fica no norte da ilha, cobrindo 17% da área terrestre de Bonaire. Logo na chegada, os turistas podem visitar o museu sobre a história natural de Bonaire.

O Parque Nacional Washington Slagbaai é acessível somente a veículos 4×4, uma vez que os seus 50 km de estradas não são pavimentados. Lembre-se disso antes de alugar seu carro em Bonaire e caso pretenda explorar o parque por conta própria!

Paisagem desértica em Bonaire

O parque abriga variedade de pássaros e répteis, além de várias salinas onde flamingos podem ser vistos. Há trilhas na natureza e praias intocadas como Boka Kokolishi, Wayaka 1, 2 & 3 Boca Slagbaai.

Rincón e Arredores

Rincón é um lugar que vale a pena visitar em Bonaire, por sua história e atrações nas redondezas. É uma das duas (!) cidades de Bonaire. Fundada em 1527 pelos espanhóis, é o assentamento mais antigo do Caribe holandês. Nós visitamos em um dia lindo de céu azul, paramos rapidamente em um mercadinho para comprar água e sorvete. Havia apenas poucos moradores locais, mas a impressão que tivemos é que a cidade parou no tempo, de tão pacata!

Por ali, visite a Destilaria Cadushy (The Cadushy Distillery) e faça uma degustação dos drinks e licores artesanais e conheça a lindinha igreja católica San Ludovico Beltran e o mirante Alta Mira Unjo para uma vista panorâmica da região. Já mais afastado da cidade encontra-se o Tanki Maraka Heritage Park, um museu a céu aberto da II Guerra Mundial, onde mostra um pouco da história de Bonaire como base militar para tropas norte-americanas entre 1942-1947.

Já que você está nessa parte da ilha, com certeza irá passar pelo enorme Lago GotoMeer, onde poderá avistar a paisagem montanhosa do norte de Bonaire e com sorte, os flamingos que habitam a o local. No dia que fomos, vimos apenas um flamingo!!! Vimos muito mais flamingos na parte sul da ilha, mas isso depende da época, claro.

Onde comer em Bonaire: Dicas de restaurantes

A Gastronomia em Bonaire é excelente. Diversas opções saudáveis e peixes frescos, em restaurantes pé na areia e ambientes bacanas fizeram parte da nossa viagem pela ilha. Vamos deixar aqui uma lista de sugestões de restaurantes onde comer em Bonaire!

Quando estava planejando nosso roteiro de viagem para Bonaire, fiz uma pesquisa sobre bons restaurantes na ilha e selecionei os mais citados, em blogs de viagem brasileiros e gringos. Todos são localizáveis pelo Google Maps, mas nem todos tem site. Nós gostamos e indicamos principalmente o La Balandra, para um jantar romântico e o Ocean Oasis Beach Club, para lanches e drinks em um ambiente descolado de praia.

A melhor época para visitar Bonaire

Agora que você já sabe o que fazer em Bonaire, quer saber qual a melhor época para visitar a ilha, certo? Bonaire tem um clima tropical, caracterizado por temperaturas quentes e ensolaradas ao longo do ano. A temperatura média varia entre 27°C e 32°C. A ilha está fora da rota principal de furacões, o que significa que é menos afetada por tempestades tropicais comparado a outras ilhas do Caribe.

As chuvas são mais frequentes entre Outubro e Janeiro, mas ainda assim, o clima na ilha é bem seco, realmente trata-se de um destino para o ano inteiro. No entanto, há outros pontos a analisar, como preços de voos e hotéis. Financeiramente, a melhor época para viajar é entre Maio e Outubro, a baixa temporada em Bonaire.

Nós viajamos para Bonaire em Fevereiro, pegamos dias lindos ensolarados e com o vento constante da ilha, mas os preços realmente ficam um pouco mais elevados por conta do turismo de americanos, canadenses e europeus que lotam a ilha na época de inverno no hemisfério norte.

Quais os documentos necessários para viajar para Bonaire?

Para viajar para Bonaire, além do passaporte válido, você vai precisar também efetuar o pagamento de 2 taxas:

Taxa de entrada (Visitor Entry Tax), ao custo de 95 USD por pessoa e a Taxa de Natureza (Nature Fee do STINAPA), custo de 40 USD por pessoa. Você pode pagar diretamente na ilha de Bonaire, mas eu recomendo já fazer isso alguns dias antes da viagem (pagamos com cartão de débito Wise) pela internet.

Na época de nossa viagem, fomos com todos os certificados de vacinas. Não foi pedido o comprovante de profilaxia de Febre Amarela, mas checaram o certificado da vacina de Covid-19. Consulte sempre o site de turismo oficial do país para requisitos atualizados!

Como viajamos para Bonaire com a American Airlines, com conexão em Miami, nos EUA, o visto americano também tinha que estar em dia! Verifique toda essa parte burocrática de documentação antes de viajar!

Onde se hospedar em Bonaire

Bonaire é um destino mais rústico no Caribe, não tem redes famosas de hotéis e nem muito luxo, principalmente quando comparamos com as ilhas vizinhas Aruba e Curaçao, mas ainda assim há boas opções.

Nós ficamos no Harbour Village Resort e nós simplesmente amamos! Seja para uma viagem romântica de casal ou para viagem em família com crianças, achamos perfeito.

Na chegada, conseguimos early check-in e no fim da viagem, um late check-out, isso ajuda muito no itinerário da viagem. Ganhamos um espumante de boas vindas e docinhos 😍.

O paisagismo deste hotel em Bonaire é incrível, há uma piscina grande, praia particular com recifes de coral – perfeita para snorkeling (meu marido adora e viu diversos tipos de peixes e tartarugas nesta praia do hotel).

Há um restaurante e bar construído em uma estrutura de barco com vista para o mar, onde são servidos o café da manhã, almoço e jantar – o La Balandra.

Os quartos são espaçosos e possuem uma pequena sala com sofá e uma mesa de jantar, um ambiente legal para ler ou ficar no computador. Os armários são grandes e com cabideiros. Apenas achamos que o box do banheiro é um pouco pequeno. Já a qualidade das amenities e roupas de cama e banho são excelentes.

Por tudo isso, recomendamos o Harbour Village Resort como o melhor lugar para ficar em Bonaire!

O resort tem uma marina onde ficam ancorados diversos barcos e o concierge pode auxiliar nos passeios marítimos que deseja fazer. Internet wifi e estacionamento também estão incluídos na diária.

Veja outras opções de hotéis e reserve sua hospedagem em Bonaire através de nosso parceiro BOOKING.COM: você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como esta! Muito obrigada!

Acompanhe nossas viagens em tempo real no Instagram @proximatrip

Também não se esqueça do chip de celular ou chip virtual e-sim para uso em Bonaire e do Seguro Viagem – ele é essencial para emergências médicas em viagens ao exterior!

Clique aqui para ler sobre outros destinos no Caribe que visitamos!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário