Para quem tem muitos dias em Paris, um dos passeios bate-volta mais comuns é a visita ao imponente Palácio de Versalhes e seus magníficos jardins. Basta pegar um trem regional e ter em mãos o ingresso agendado com antecedência ou o Paris Museum Pass – digo isso pois dependendo do dia e da época, se chegar com a cara e a coragem pode pegar uma fila gigantesca e ninguém quer perder tempo de férias e passeios com filas, certo? Hoje deixo um relato não descrevendo o passo-a-passo do passeio, mas com as dicas e frustrações de nossa visita a este importante local histórico e turístico.
No nosso caso, tínhamos o Paris Museum Pass e mesmo assim foi demorado o procedimento de entrada – infelizmente pegamos um dia cheio. Olha, fiquei até estressada, e depois de ter conhecido muitos palácios por esse mundão afora, não achei tudo isso, ou melhor, não achei que o palácio de Versalhes é muito mais legal, bonito, imponente e rico do que outros palácios em outros países que visitamos. Mas vale a visita. É turismo, é história, é o símbolo da Monarquia Absolutista, a construção que marcou o Antigo Regime na França, Patrimônio Mundial da Unesco, enfim..motivos não faltam.
O Palácio de Versalhes por dentro
Já adianto que bater fotos lá dentro é uma tarefa ninja, que exige habilidade e paciência. Um monte de gente, ângulos desfavoráveis, falta de luz ou luz em excesso, enfim. Sinta o drama:
E olha esse flagra: Poxa cadê o bom senso do povo que visita o local? E a segurança e sistema de proteção desse Palácio? Que frustração ver esse espelho deste jeito numa sala tão bonita… :/
Mas tem coisa bonita também, lógico! Os aposentos reais são bem interessantes, os salões majestosos, super decorados, ricos ornamentos e detalhes!
O Palácio de Versalhes foi construído a partir da idéia do Rei Luís XIV de demonstrar a grandiosidade da realeza francesa. Os trabalhos seguiram até sua morte. Grande parte do Palácio continuou abrigando a residência da família real até a Revolução Francesa, em 1789.
Os Jardins do Palácio de Versalhes
Depois de andar o palácio de cabo a rabo, fomos cansar mais ainda as pernas nos jardins. Enorme e impecável. Vale a visita e as pernas cansadas no fim do dia! Além do trabalho impecável em árvores e plantas, bonitas alamedas, fontes e estátuas completam o cenário!
- Como chegar ao Palácio de Versalhes? De Paris, pegue o trem RER linha C, descendo na estação Versailles Rive Gauche, cerca de 40 minutos de Paris.
- Entre no site oficial, lá existe uma tabela com dias e horários mais cheios! Aproveite para planejar sua visita – http://en.chateauversailles.fr/homepage
Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Paris, clique aqui.
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
Olá, excelente blog! Vou à Paris este mês de fevereiro (17/02). Creio que no inverno deva ter menos turistas no Palácio e Jardins de Versalhes, não é mesmo? Não sei ainda se dará para visitá-lo. Vc acha que se eu deixar para adquirir as entradas lá é complicado? Desde já agradeço.
Oi Irineu, no inverno realmente tem menos gente. Pode adquirir as entradas lá na bilheteria, pela internet ou se for ficar mais dias, melhor adquirir um Paris museum pass. boa trip!