No post de hoje vou falar um pouco da nossa visita ao Centre Pompidou em Paris, que abriga o Museu Nacional de Arte Moderna – um dos maiores da Europa. Vale lembrar que para economizar uns Euros no valor da entrada e tempo na fila de ingresso, aqui também vale o Paris Museum Pass, que nós utilizamos. Outro ponto a se programar é que todo ano há uma mostra especial. Em 2011, por exemplo, estivemos por lá poucos dias antes de começar um especial do Edvard Munch, infelizmente perdemos. Então fica a dica para você ver as datas e artistas do ano.
O que eu mais gostei no Centre Pompidou foi a arquitetura do prédio. Do lado de fora, um design que hoje é reconhecido logo de cara em fotos de revistas e guias de viagem. Internamente, é muito espaçoso e agradável para o visitante. Outro ponto é que as escadas rolantes, que ficam nesses tubos que decoram o prédio, oferecem ampla vista da cidade.
Como tiramos uma tarde para a visita, pegamos lindas cores no céu de Paris, no mais alto ponto do Centre Pompidou… portanto, se no dia que você for estiver um tempo bom, à tarde é um bom período para fotos! Olha essa abaixo, da Torre Eiffel!
Do lado de dentro: muito espaço, e um design muito moderno. Quanto ao acervo em si, gostei bastante de algumas obras, vamos mostrar um pouco aqui!
Presença brasileira: O design da Praça do Patriarca, centro de São Paulo. Quem conhece a região vai reconhecer pelo desenho na hora!
Agora, os entendidos em arte que me desculpem – e não fiquem ofendidos por minha ignorância e minhas brincadeiras com as obras, mas tem umas coisas muito bizarras nesse museu também! Vamos ver um pouco disso…
Não parece avental de cozinha? Aliás 2, pendurados na parede? 🤣
Esse aqui parece mostruário de cores de azulejos para banheiros… 🤣
Esse é um pedaço de um tecido branco numa moldura..???? 🤣
Esse aqui empilharam umas sacolas de feira e chamaram de arte … 🤣
E aqui juntaram uns 3 pufs da Tok & Stok e transformaram em arte moderna… 🤣
Este último utiliza materiais simples, mas é bem interessante. As deformações nos globos terrestres, provocadas pelo excesso de fita adesiva marrom, demonstram os conflitos e guerras no mundo todo, há muitas fotos de jornais e revistas de armas, bombas, soldados, cidades destruídas… nos fazem refletir sobre o contexto de guerras no mundo e como nosso planeta seria melhor sem elas.
Uma maquete do Centre Pompidou!! Também conhecido como Centre Beaubourg, por causa do bairro onde o museu está localizado na cidade (4º arrondissement).
Já visitou o Centre Pompidou em Paris? Gostou do museu ou não muito? Deixe sua opinião nas caixas de comentários!
Para programar sua visita, acesse o site oficial:
http://www.centrepompidou.fr/en
Até a próxima trip!
Não gostamos muito de arte moderna, mas fomos rapidinho pq estava incluso no passe rs. Mas o prédio é super legal e a vista lá de cima tb!
Pois é Fernanda, gostei muita da arquitetura do Centre Pompidou, e a vista de lá nem se fala!
até mais!
Olá!
Para ter acesso a escada rolante e a essa vista incrível, precisa ter a entrada ou o acesso é livre até a parte de cima?
Oi Selma! Sinceramente não me lembro, mas provavelmente tem acesso sim, independente do museu, pois no 5° andar tem um restaurante e terraço com bonita vista de Paris, o Georges.
Uma boa viagem!