Visitamos Toledo em um bate e volta de Madri, fomos de trem bala, bem rápido, vou mostrar aqui nosso roteiro para 1 dia de passeio e todos atrativos turísticos que visitamos, com muitas fotos e mapa ao final do post. Fomos em junho, final da primavera, mas já estava quente, os termômetros em Toledo registraram 34 graus célsius durante nossa visita. A cidade estava relativamente cheia, pois apesar da temporada de férias na Europa ainda não ter começado, a cidade estava se preparando para a tradicional procissão de Corpus Christi, que se daria dois dias após nossa visita.
Como Chegar em Toledo
Fizemos nosso bate e volta em um trem de alta velocidade da RENFE, que faz Madri – Toledo em 30 minutos, super rápido! As passagens compramos direto na estação Atocha, em Madri, mas é possível compra-las também pela internet, no próprio site da RENFE. Para detalhes de como comprar, faremos um post em breve aqui no site dedicado a isso. O trem de alta velocidade espanhol por dentro é confortável, espaçoso e moderno. Abaixo, o nosso trem AVANT:
Depois de 30min de viagem chegamos na estação de trem de Toledo. Do lado de fora há um ponto de ônibus, onde você pode começar seu trajeto.
Do ponto de ônibus até o centro de Toledo são 1,3km, dá para ir a pé, mas por 2,50 euros você pode pegar o ônibus abaixo, ele para bem aí nessa rua da foto acima e te leva direto ao centro da cidade.
Existe também um ônibus turístico hop-on hop-off de dois andares – você pode descer e subir quantas vezes quiser, ele passa por alguns atrativos turísticos na cidade e retorna depois para a estação de trem. Custa 8 euros por pessoa.
O fato de ser hop-on hop-off não é uma vantagem em Toledo, pois o centro turístico é pequeno e muito melhor aproveitado quando feito a pé. Porém, este ônibus tem uma vantagem em relação ao outro: ele tem uma parada no mirante de onde se tira uma das fotos clássicas de Toledo (com o rio Tejo e a cidade ao fundo, mostro ela mais adiante). Considerando que não existe outra forma de se chegar a este mirante senão pela estrada, escolhemos este ônibus. Mas se você não fizer questão de tirar essa foto, pode pegar o outro ônibus (de 2,50 euros), que vai direto até o centro.
Principais Atrações Turísticas
Pegamos nosso ônibus turístico e seguimos rumo ao mirante. Antes, passamos pela ponte e porta de Alcantara, com a vista do Alcázar (castelo) de Toledo ao fundo:
Depois de 2,5 km chegamos no mirante da cidade de Toledo. A vista é belíssima. O rio na foto é o Tejo, o mais extenso da península Ibérica, e que termina em Lisboa.
Junto com o rio Tejo, um conjunto de muralhas protegia no passado a cidade de Toledo. Hoje ainda vemos algumas. Duas fotos acima, reparem na foto da porta de Alcantara, existe uma muralha atrás dela, que dá a volta na cidade, acompanhando o Tejo. Suas origens remontam ao Império Romano.
Sempre onipresente na paisagem panorâmica de Toledo, o imponente Alcázar de Toledo. Originalmente construído no século III como um palácio romano, foi completamente restaurado no século XVI. Cortés, o famoso conquistador espanhol e desbravador da América, foi recebido no Alcázar por Carlos I (em 1521) após a conquista dos Astecas.
A Catedral de Toledo é uma das principais catedrais góticas espanholas, sendo considerada a obra magna desse estilo no país. Foi construída entre o século XIII e XV.
Seguimos viagem de ônibus para o lado oeste da cidade, seguindo o caminho do rio Tejo. Abaixo, a bela ponte de San Martin e o Monastério de San Juan de Los Reis ao fundo.
Vistos de outro ângulo, reparem como o rio Tejo e as muralhas realmente protegiam a cidade:
Durante a Idade Média, Toledo foi ponto estratégico de fornecimento de armas. A cidade dominava técnicas de fundição e fabricação de aços de alta liga. As tentativas de invasão eram constantes, e com isso muralhas e mais muralhas foram construídas. Não é a toa que o Alcázar é hoje o museu do exército. Repare também nos souvenirs à venda pela cidade, metade deles são facas e espadas!
Nosso ônibus turístico deu a volta no Tejo e seguiu rumo ao centro de Toledo. Descemos no Alcazar. Nosso interesse aí era subir em uma de suas torres de observação, que fica na Biblioteca de Castilla la Mancha. Vale a pena pela vista.
Daí seguimos caminhando pelo centro de Toledo, passamos pela famosa praça Zocodover – que achamos bem bagunçada – e seguimos pela bela Calle Comercio, toda enfeitada para o procissão de Corpus Christi.
Calle Comercio:
Caminhando pelo centro, já nos aproximávamos da Catedral de Toledo. Demos a volta na catedral.
Novamente, as ruas todas enfeitadas para a procissão que iria acontecer em 2 dias. Na verdade, quando soubemos que haveria procissão na cidade, antecipamos nossa ida a Toledo para fugir das multidões, imagine como ficaria isso no dia da festa católica de Corpus Christi!
A Catedral de Toledo, agora de pertinho! Há muitos adornos na fachada, vale a pena a visita.
A torre mais alta da Catedral de Toledo em detalhes, muito bonita e fiel ao estilo gótico:
Ao lado da Catedral, a Prefeitura de Toledo:
Paramos para almoçar no Cafe del Fin. Pedimos o menu do dia, primeiro prato de espagueti con gambas, aceite y ajo, segundo de bisteca de ternera a la plancha com fritas e sobremesa, tudo por 22 euros (p/ duas pessoas) e ainda inclui-se nesse preço as bebidas – água e cerveja. O couvert é gratuito (pãezinhos). Recarregadas as baterias, seguimos adiante, pelo paseo de San Cristobal:
Lá em baixo, a rua dos Reis Católicos, que corta o bairro judeu. Nela ficam algumas sinagogas muito antigas.
Logo depois, decidimos conhecer o Monastério de San Juan de Los Reyes:
Vista da ponte de San Martin, a partir da parte murada de Toledo: belas paisagens!
A Puerta del Cambrón, uma das mais antigas da cidade, possivelmente já existia durante o período dos Visigodos (primeiros séculos depois de Cristo), passou pelo domínio dos Árabes e no século passou a ser chamada de portão dos judeus devido à sua localização (dentro do bairro hebreu):
Ruas estreitas em Toledo: ou passam as pessoas ou passa o carro, alguém tem que esperar!
A belíssima Puerta del Sol. A passagem pelo portão tem o formato de uma chave, e medalhão acima dela retrata o rei visigodo Idelphonso – em homenagem ao período de dominação visigodo de Toledo. O nome desta porta vem do sol e da lua, antigamente retratados em cada lado do medalhão.
Uma plaquinha lembrando que Toledo foi declarada pela Unesco em 1986 Patrimônio Cultural da Humanidade:
E outra com dizeres de Cervantes, um dos mais célebres autores da Espanha:
Passamos pela mesquita Bab-al-Mardum, atualmente denominada Cristo da Luz. Foi construída no ano 999, quando Toledo estava sob domínio Muçulmano. Mesmo após 1.000 anos de história, esta mesquita é uma raridade na cidade, tendo mudado muito pouco desde sua construção sob domínio Árabe.
Logo al lado, fica a Puerta Bisagra:
Um pouco mais acima, outro mirante, com vista para o norte da cidade:
Já era hora de voltarmos, nosso passeio estava chegando ai fim. Pegamos nosso ônibus hop-on hop-off e retornamos para a estação de trem.
De cima do ônibus ainda deu tempo de bater essa linda foto aí de baixo – do Alcázar, Tejo e Ponte de Alcantara, e que eu sinceramente até hoje não sei como deu certo, bati com o ônibus em movimento e todo torto!
Abaixo, marquei em um mapa todos as atrações turísticas que citei no post, para que você possa programar seu próprio roteiro em sua visita a Toledo.
Espero que tenham gostado, porque nós adoramos.
Até á próxima trip!!
Adorei seus posts, obrigada por dividir as informações e fotos, Gerlane
Oi Gerlane, obrigada pela visita ao blog! Volte sempre!
Amei tudo o que postaram!!! Me ajudou ainda mais definir a minha viagem! Vou tentar fazer todo o roteiro que vcs descreram aqui!!!
Obrigada!
Oi Monica, que bom que ajudamos. Obrigado pela visita ao blog, lhe desejamos uma ótima viagem. Na volta pode deixar suas dicas aqui!
Muito legal, obrigado pelas dicas.
Olá ! Adorei a postagem, principalmente onde comer… heheh…
Gostaria de saber uma coisa, nessas atrações que vocês foram alguma foi paga ? Se sim, quanto foi cada uma ?
Vou em agosto para lá e o post me ajudou muito !
Obrigada,
Danielle
Oi Danielle, fizemos apenas um sightseeing, como tínhamos apenas 1 dia não entramos em nenhuma atração, portanto gastamos apenas com o onibus hop on hop off ( que é totalmente dispensável, não pegaríamos ele novamente) e o almoço:) boa viagem
Erika, boa noite. Pelo fato de ser desnecessário o hop on hop off, existe onibus q nos leve aos pontos turísticos? Pq irei com 2 crianças e andar por tudo pode ser cansativo.
Oi Cristiane, no seu caso, como está em mais pessoas e ainda com crianças, pode pegar um táxi se achar necessário, as distâncias são curtas. A outra alternativa é o ônibus de linha que leva direto ao centro, a diferença em relação ao ônibus turístico hop on hop off é que este é bem mais caro, mas em compensação o fato de o ônibus ser colorido e aberto na parte de cima pode ser mais divertido para as crianças!
Muito legal o texto, as fotos, as dicas! Obrigada!
Beatriz obrigada pela visita ao blog!
Olá ! Muito boas suas dicas. Para completar todo este roteiro que vocês marcaram quantas horas foram gastas ? O ônibus de turismo passou por todos estes pontos ou vocês fizeram os percursos a pé (com exceção do mirante que você menciona) ? Muito obrigada Anna
Anna, nesse dia ficamos a tarde toda em Toledo. Fizemos um mix do onibus hop-on hop-off com passeios a pé, mas a maior parte do passeio foi batendo perna mesmo. Boa viagem!
Irei a Toledo daqui uns dias!!!
Amei o post de vcs!!
Obrigada pelas informações e imagens!!
Oi Rita, que bom que gostou! Obrigada pela visita ao site e boa viagem!
Adorei o post! Super detalhado!
Oi Carolina, obrigada pela visita ao blog!
Acompanhei todas as informações e são precisas. Peguei o primeiro trem. Mas comprei a passagem no dia anterior. Não deixe pra comprar muito próximo pois a espera é grande. Fim de primavera é muito quente e seco, haja água. Almoço bom e barato. Comi no Café del fin. Problemas: comprei uma espada decorativa de Toledo. A vendedora nos orientou mal. Quase perdemos o trem de volta pois os seguranças da Renfe – mal educados, mal humorados e ignorantes – não no deixaram embarcar antes de novo embrulho em papel cartão. Que sejam punidas os lojistas e não os turistas. Fora isso Toledo e inesquecível.
André, obrigado pelo retorno, ficamos contentes quando um leitor do blog retorna para contar como foi sua experiência. Até a proxima trip!
Adorei o post e tentarei fazer o mesmo que vcs. A minha dúvida é em relação ao ônibus, pois irei com 2 crianças.
Esse ônibus podemos descer para tirar fotos e o motorista espera ou temos que esperar o próximo passar?
Oi Cristiane, tem uma pausa de 10 minutos no mirante, mas nas outras paradas tem que aguardar o próximo ônibus!
Vai dar tudo certo! 😉
Acabei de fazer seu roteiro… me ajudou bastante… foi maravilhoso, inclusive fui seguindo o passo a passo! Rs Mas o ônibus turístico é uma furada, só me fez jogar 7 euros (20 reais)… no ralo! kkkkkkk Pq quando pegamos um ônibus normal (3 euros agora e o turístico tá 10) e descemos em Alcázar podemos fazer tudo à pé, inclusive a ida ao mirante. Abs.
Obrigada pelo retorno, e realmente esse onibus turístico tb achamos furada… 😄
Olá, gostaria de saber se há algum problema em ir para Toledo num domingo. As igrejas, lojas ou museus fecham neste dia?
Muito Obrigado
Oi Alexandre, como a cidade é muito turística, acho difícil que encontre atrações fechadas, talvez uma ou outra exceção. O que pode ocorrer sim, em qualquer dia e não somente domingo, é o intervalo da siesta, em restaurantes e lojas nos deparamos com esse fechamento temporário em várias cidades!
Muito legal esse roteiro. Super detalhado. Muito obrigada por compartilhar.
Parabéns, pelo post. Vou pra Madri em fevereiro/2018 e pretendo passar um dia em Toledo. Tenho umas dúvidas: o ônibus hop-on hop-off para lá na estação de trem também? Você paga direto para o motorista mesmo? Os locais onde ele para são bem sinalizados? Gostei da forma que vc relatou no post, pegou o ônibus para ir no local mais longe e depois ficou andando pela cidade. Se não pegarmos o ônibus hop-on hop-off, qual a alternativa pra chegar no mirante, tem ônibus comum que chega lá?
Obrigado.
Wesley, a resposta é sim para todas suas perguntas. Com relação ao mirante, conforme comentamos no post, para chegar lá de ônibus só com o hop-on hop-off. Dá também para ir a pé da cidade, mas é uma boa caminhada (um de nossos leitores do blog já fez isso, dê uma lida nos comentários). Uma alternativa barata de onibus da estacao de trem até o centro, é pegar o ônibus de linha, esse que mostramos na matéria escrito “Toledo centro directo”. Escolha o mais adequado para você. Obrigado pela visita e boa sorte!
Boa tarde, adorei as dicas. Mais um dúvida sobre esse ônibus de dois andares: Esses 8 euros você paga uma vez, ou por exemplo se andar um pouco apé e depois pegar um segundo ônibus você tem que pagar de novo?
Oi Marcela, é hop on hop off, sobe e desce quantas vezes quiser (paga uma vez só). Boa viagem!
Seu roteiro é o máximo. Parabéns e obrigado.
Maravilhosa a contribuição desse casal sobre Toledo! Obrigada!
Olá Cleider! Gostamos de ajudar, dando dicas a partir de nossa própria experiência de viagem! Boas viagens para você e obrigada pela visita ao blog!
Muito obrigado pelas dicas serão muito úteis .