O que fazer em Bratislava: roteiro de 1 dia em bate e volta de Viena 7



Nesta matéria mostro o que fazer em Bratislava, na Eslováquia, para roteiro de um dia de passeio com as principais atrações turísticas. É um passeio bate e volta (de Viena) bem tranquilo de fazer – mais adiante dou todos os detalhes de como chegar. Exploramos a cidade velha e os principais pontos de interesse, além do palácio presidencial, no meio do caminho entre a estação de trem e a cidade velha. Fomos em novembro (final do outono), estava frio – entre 10 e 15 graus e o dia nublado, com o sol sempre escondido atrás das nuvens.

Foto de GoPro mostra o panorama da cidade de Bratislava vista do Castelo - Bratislavský hrad

Foto de GoPro mostra o panorama da cidade de Bratislava vista do Castelo – Bratislavský hrad

Como Chegar

Nossa idéia inicial era fazer um bate e volta de barco, pelo Danúbio. Porém, o barco mais veloz pela  Twin City Liner funciona apenas entre abril e outubro, e tem duração de 1:15h (contra 1h de trem). A vantagem do barco é o desembarque direto na cidade velha. Já para quem vai de trem, da estação Bratislava hl.st (Hlavná Stanica) são 2Km de caminhada até lá. Há também a opção de ônibus da hl. st . até a cidade velha. Nós fomos a pé.

IMG_9667

Foto acima: Em Viena, pegamos o trem da OBB na HBF (Südbahnhof Ostbahn), com saídas entre 30min e 1h de intervalo. Abaixo, a classe econômica, há espaço de sobra, e além disso nesta época do ano o vagão foi bem vazio. Viagem tranquila.

GOPR1867

IMG_9670

Depois de 1h de viagem, chegamos na estação Hlavná Stanica em Bratislava:

IMG_9681

O que fazer em Bratislava

Seguimos caminhando até a cidade velha. Esse trecho está fora do circuito turístico, mas deixou em nós uma forte impressão do lugar, e que reforçamos ao longo de todo o passeio: apesar de seus fortes indicadores econômicos, Bratislava tem um ar decadente… encontramos ruas vazias, poucos pedestres, construções velhas, muitas com a pintura descascando, e isto fica ainda mais contrastante porque a comparação com Viena é inevitável.

IMG_9687

A Eslováquia cresceu na última década em ritmo “chinês”, PIB de 10% em 2007, sendo que Bratislava responde sozinha por um quarto do PIB do país.  Mas se crescimento astronômico do PIB é escancarado na China, em Bratislava ele não é aparente.

Três quartos da população de Bratislava trabalha no setor de serviços. Há prédios de bancos e multinacionais espalhados por toda a cidade. Descobrimos também, lendo o folheto da Global blue – empresa que faz a devolução do taxfree, que a sede da empresa fica em Bratislava.

IMG_9691

Palácio Presidencial (Grassalkovich)

Bom, voltemos ao passeio! Depois de 1km de caminhada, chegamos aos jardins do Palácio Presidencial – a primeira atração turística do nosso roteiro:

IMG_9704

IMG_9693

Abaixo, um bebê bratislavo que chamou nossa atenção, reparem na cara de enfezado dele. Os adultos não diferem muito desse pequenino aí, não sei se por causa da “herança” comunista, mas no geral tem um jeito mais ríspido e pouco amigável quando interagimos com eles.

IMG_9700

A frente do palácio presidencial:

IMG_9717

Também conhecido como Palácio de Grassalkovich, foi construído em 1760 em homenagem ao aristocrata Húngaro Antal Grassalkovich, vassalo de Maria Thereza, única mulher a assumir  o trono dos Habsburgos. O compositor Haydn conduziu aí inúmeras de suas orquestras, em bailes para a família dos Habsburgos. Hoje este palácio é a residência oficial do presidente  da Eslováquia.

IMG_9710

IMG_9711

IMG_9708

Língua Eslocava!

A língua eslovaca foi para nós uma atração a parte, não dá para entender absolutamente nada:

IMG_9705     IMG_5651

Cartaz do filme Jogos Vorazes em eslovaco:

IMG_9724

Sorvete eslovaco!!

IMG_9741

Na foto abaixo, já dá para ver o Castelo de Bratislava (Bratislaviský Hrad):

IMG_97331

A primeira placa em inglês:

IMG_9735

Portão de St. Michael

Já na cidade velha, outra atração turística, o Portão de St. Michael na Rua Bastová:

IMG_9906

Nesta rua há muitos restaurantes

IMG_9915

Igreja Kostol Klarisiek

A igreja Kostol Klarisiek e o castelo de Bratislava ao fundo:

IMG_9749

Praça Hlavné Námestie

Alguns metros adiante, chegamos na principal praça do centro velho, Hlavné Námestie:

IMG_9761

IMG_9763

Quem quiser pode contratar esses carrinhos vermelhos aí da foto abaixo para passear por Bratislava sem cansar as pernas:

IMG_9765

As divertidas estátuas de Bratislava

Outra atração turística no centro velho de Bratislava são estátuas metálicas, muito divertidas. Abaixo, eu e a Erika pagando mico, tirando fotos com as estátuas! Há duas delas na praça Hlavné Námestie.

GOPR1880

GOPR1873

Na foto abaixo (de nossa página no Instagram), um homem sai pela tampa do bueiro! É bem inusitada e divertida, fica apenas duas quadras da estatua anterior. A maior parte dessas estátuas fica aí, na cidade velha de Bratislava:

Caçar estas estátuas pela cidade torna o passeio divertido Open-mouthed smile.

IMG_9777

Essa região já é bem mais turística do que aquela do começo do post. Aqui há restaurantes, lojas, casas de câmbio… e turistas!

IMG_9785

IMG_9806

IMG_9808

A Erika gostou dessas criancinhas eslovacas:

IMG_9779

Teatro Nacional

Abaixo, o prédio histórico do Teatro Nacional Eslovaco. Há um segundo prédio na cidade, denominado Novo Teatro Nacional Eslovaco.

IMG_9788

Rio Danúbio

Mais duas quadras e você chega no rio Danúbio. Se vier de barco pelo Twin City Liner , é aí que irá desembarcar:

IMG_9800

Mas nós que viemos a pé da estação de trem até aqui (2,5km!) … então, nada mais justo que um pit stop no Mc Donalds, tem um ao lado da Teatro Nacional:

IMG_5666

Há banheiros no Mc Donalds, são pagos, mas você consegue reembolso se comprar algo lá. Nós comemos um Mc Nuggets para recarregar as baterias, e então seguimos rumo ao Castelo de Bratislava, ou Bratislavský hrad na língua deles.

Castelo de Bratislava (Bratislavský hrad)

No caminho, passamos pela bela catedral de St. Martin:

GOPR18891

Agora, é só seguir as placas (bem danificadas, para falar francamente) com o desenho do castelo:

IMG_9819   IMG_98222

Tem até desenho do castelo na  calçada – a seta indica a direção correta:

IMG_9820

Na rampa que leva ao castelo, a linda folhagem de outono:

IMG_9842

IMG_98512

IMG_98541

IMG_98601

IMG_9882

IMG_9864

Há um mirante muito legal neste lugar, com uma bela vista da cidade. Marquei ele com um binóculos, no mapa ao final deste post.

Ponte SNP (“UFO”)

Na foto abaixo, vemos a ponte SNP, também conhecida como ponte UFO por causa do restaurante em formato de disco voador que existe em cima dela – tem elevador em um dos pilares da ponte. Reparem também nos prédios que estão logo a esquerda da ponte.

IMG_98281

Antigas construções comunistas

Do mirante do castelo, avistamos estes prédios:

IMG_98861

Conhecidos como Panelaks, são moradias construídas no período comunista em painéis de concreto pré-fabricados, por isso são todos iguais. São muito comuns na Eslováquia e República Tcheca. Elas contrastam com o estilo das construções na cidade velha:

IMG_9892

IMG_9880

O Castelo de Bratislava, de GoPro:

GOPR1905

IMG_9903

IMG_9895

Bom, é isso aí. Nosso roteiro termina aqui!

Mapa das Atrações

Abaixo, deixo um mapa com todas as atrações que visitamos e nosso trajeto:

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 pensamentos em “O que fazer em Bratislava: roteiro de 1 dia em bate e volta de Viena

  • Guilherme

    Boa tarde, farei um bate volta de Viena a Bratislava, como vocês, tenho 2 dúvidas: 1) Vocês compraram o trem (tanto ida quanto volta) na hora ou antecipado? 2) Em quanto tempo devo vocês fizeram o trajeto todo? Muito obrigado!

    • Erika

      Oi Guilherme, compramos o ticket de trem ida e volta na estação de trem em Viena, 2 dias antes de irmos para Bratislava. Não há necessidade de comprar com antecedência. O trajeto de trem entre Viena e Bratislava leva 1 hora cada trecho. Já o tempo que se passa na cidade depende dos seus interesses. Creio que 6 horas em Bratislava bem aproveitadas dá para conhecer todos os pontos turísticos. Boa trip!

  • Eva Fagundes

    Olá.
    Você comprou na hora a passagem?
    Quantas horas ficou em Bratislava? ACredita que chegando as 10 e voltando as 17h38 é o suficiente?
    Obrigada

    • Erika

      Oi Eva, ficamos por volta de 7 horas, deu pra conhecer tudo com calma. Acho que esse horário que vc mencionou talvez seja o mesmo que fizemos… está de bom tamanho.
      Quanto à passagem, voce pode comprar no dia ou 1 dia antes, que foi como fizemos. Também tem como comprar pela internet e sair com o ticket comprado antes de chegar lá. Boa viagem