Chip celular pré pago 3G/4G em Hong Kong e Macau: onde comprar e como usar



Comprar um chip de celular pré pago em Hong Kong foi muito mais fácil do que imaginamos. Hong Kong, apesar de ser uma região administrativa chinesa, é um mundo à parte. Isso vale também para chips de celular, bem diferente de Pequim, onde a barreira da língua é muito mais forte. Compramos nosso chip logo ao desembarcar no HKG – o aeroporto Internacional de Hong Kong. E caso não encontre no HKG, você certamente encontrará seu chip na cidade. Nas lojas 7eleven – tem praticamente uma em cada esquina de Hong Kong- você encontra os planos one2free da operadora CSL (vou falar deles mais adiante). No metrô, então, nem se fala, é difícil achar uma estação que não tenha uma lojinha deles.

As principais operadoras em Hong Kong são: CSL, Three.com, Smartone e ChinaMobile.  Falo aqui das duas primeiras, detalhando os tipos de planos pré pagos, como foi nossa experiência e como usar o mesmo plano pré pago tanto em Hong Kong como em Macau – porque você viajou até Hong Kong não pode deixar de fazer um bate e volta até Macau!

Vamos às operadoras, CSL e Three.com:

Operadora CSL

Encontramos os planos da CSL a venda na maioria das lojas 7eleven que passamos. Outra coisa muito boa em Hong Kong é o uso do inglês, muito mais frequente em relação à China Continental. O site da operadora, a cartelinha do chip com instruções, de como recarrregar, ativar um plano, consultar o saldo, etc.. tudo isso traduzido para o inglês. Uma mão na roda!!

Opções de planos pré-pagos da CSL:

Planos One2free:

 CSL - chip celular pré pago 3G-4G em Hong Kong - Local

CSL - chip celular pré pago 3G-4G em Hong Kong - Power roaming

O plano que mais vimos da CSL foi o One2free. As imagens acima estão as opções de “Local Call” e o “Power Prepaid”. Para lista completa clique aqui. Todos os One2free vem com chip no tamanho mini SIM ou micro SIM. Para usar internet, há inúmeras opções: por hora (HKD$ 8), por dia ($28), por 7 dias ($78), por mês 300MB ($38),  por mês 1GB ($88), os valores são descontados do seu saldo de créditos.

A velocidade é HSPDA+ (3G), e pode chegar aos incríveis 20 Mbps!! Sensacional, nós conseguimos em média 14 Mbps com um plano 3G (da concorrente Three.com, vou falar mais adiante). Maiores informações e instruções de como ativar a navegação na internet  nos planos One2free aqui.

Não há limite de dados (franquia) para os planos por hora, diários ou semanais, mas a CSL pode restringir sua velocidade para 128 kbps caso considere uso abusivo – superior a 150MB por dia ou 1GB por semana.

* Plano One2free IDD & Roaming: além de ligações locais e SMS,  há roaming e ligações internacionais “IDD” para os países desta lista,  já adianto que o Brasil não está incluso. Custam HKD$ 60 e $98.

* Plano One2free Power:  tem custo mais barato de ligações locais (HKD$ 0,10/min) – que ao meu ver para nós brasileiros é irrelevante, para quem você vai ligar em Hong Kong ? Bom, além de Hong Kong, permite roaming de VOZ e SMS (mas não dados) em Macau, China, Japão, Taiwan, etc.  Inclui também chamadas IDD, mas o Brasil não está incluso. São vendidos nas opções de HKD$ 88 e $180. Instruções de uso, como fazer ligações, como ativar um plano de internet, etc, você encontra muito bem detalhado no site da CSL.

* DICA: com relação ao uso de DADOS (internet), os planos acima funcionam apenas em Hong Kong, e não vão funcionar em roaming de DADOS em Macau ou China Continental. Para tanto, da CSL, opte pelo pré pago mais caro do Discover Hong Kong, veja opções abaixo.

Plano Discover Hong Kong:

São vendidos nas opções de HKD$ 69, $96 e $118; planos com duração de 5 dias (3G, limite de dados: 1,5GB) ou 8 dias (3G ou 4G, limite de dados: 5GB), dependendo de qual você comprar. Maiores informações aqui.

O roaming de dados é permitido em Macau apenas no plano mais caro ($118), custa HKD$ 40/dia, limite de download de apenas 40MB/dia. Muito ruim na minha opinião. Eu pessoalmente acho as opções da operadora concorrente, a Three.com, bem melhores com relação ao uso da internet em Macau, falo disso mais adiante.

CSL - chip celular pré pago 3G-4G em Hong Kong - Discover Hong Kong

Onde Encontrar e Comprar

* Nas lojas 1010, que pertencem ao grupo CSL. Há uma loja 1010 no HKG. Para localização e endereços  atualizados de todas as lojas 1010 clique aqui.

* Para os planos one2free especificamente, veja a relação de lojas autorizadas  clique aqui.

iPhone5_1755_3

[ Loja 1010 no aeroporto internacional de Hong Kong]

Operadora Three.com

A Three.com tem tantas opções de planos quanto sua concorrente CSL. É plano que não acaba mais. Nós compramos um desta operadora por HKD$ 298, no HKG (nível 7, ao lado do chekin da Emirates, foto abaixo). Ele foi perfeito para noss trip de 7 dias – um deles um bate e volta a Macau. O plano funcionou 100% em todos os lugares que visitamos, só temos elegios, internet mobile chinesa nota 10!

iPhone5_1756_2

Opções de planos pré pagos da Three.com:

Plano pré pago Local:

Drei - chip celular com planos de dados [3G] pré pago Hongkong - Macao - LocalSIM

Há três opções de preços: HKD $48, $98 e $128. A internet debitam HKD$2/MB, mas você paga no máximo por HKD$ 28/dia. No final, é isso que conta: o custo por dia, ninguém fica controlando MB! Não há um “limite” definido para download, mas a Three.com pode reduzir sua velocidade para 128kbps caso considere uso abusivo. Por uso abusivo entenda consumo de dados superior a 3GB mor mês. Usando normalmente seu celular em sua trip por Hong Kong, você dificilmente vai atingir esse valor. Para quem tem iPhone, para se ter uma idéia, um facetime de audio consome aproximadamente 1MB/min e face time de vídeo algo em torno de 3MB/min.

Quanto a velocidade de navegação, é 3G, mas já adianto que o 3G chinês é turbinado, atingimos 14 Mbps com nosso iPhone, simplesmente 14 vezes a valocidade dos planos vivo 3G no brasil, ou 5 vezes a velocidade dos planos vivo 3G plus brasileiros. Para quem não acredita, olhe só:

IMG_1766

[Velocidade turbinada do 3G em hong Kong]

Plano pré pago Data SIM:

Existem 4 opções:

image

image

image

image

– Plano 4G LTE Data Package SIM: HKD $168 (1GB/30dias);  $248 (2GB/30dias);  $298 (3GB/30dias);

– Plano 4G LTE Day-Pass SIM: HKD $38 (200MB*/2dias);  $88 (700MB*/7dias); HKD $168 (1,5GB*/14dias);  * se você usar além destes valores (“fair use”), sua velocidade pode ser reduzida para 128kbps;

– Plano 4G Roaming Data SIM: Esse plano permite usar a internet tanto localmente em Hong Kong quanto em roaming em Macau, China, Japão, Thailandia, Singapura, Coréia do sul, Taiwan, Indonésia, nos seguintes países da Europa: Reino Unido, Suécia, Itália, Dianmarca, Austria, Irlanda e fora da Europa: Canadá. Claro, há taxas. Para Macau e China, por exemplo, o pacote de roaming de três dias consecutivos pode ser ativado ao custo de HKD$68. Já 4 dias na Ásia saem por HKD$248 e 14 dias na Europa custam HKD$288: Para valores atualizados consulte o site da Three.com.

– Plano Data SIM: Há duas opções dentro deste plano: 3G e 4G. Para o 3G: HKD$48, $68, $98, $198, $298. 4G: HKD$ 198. Detalhes aqui

Nós compramos o plano Data SIM 3G de valor HKD$298. Usamos a internet todos os dias em Hong Kong ( 7 dias x HKD$28 =  HKD$196) e  mais um dia (daypass) em roaming em Macau (HKD$98), o valor do daypass é o mesmo tanto para 3G quanto para 4G. É possível roaming em outros países (Japão, Thailandia, Singapura, Filipinas, Coréia do sul, Taiwan, Indonésia, vietnan, Reino Unido, Suécia, Dianmarca, Itália, Austria, Irlanda e Emirados Árabes Unidos), para detalhes consulte o site da Three.com.

Abaixo, algumas fotos que tirei do plano Data Sim / 3G que compramos, os encartes, manual de instruções, reparem que tudo tem tradução para o inglês, com informações importantes agregadas em tabelas, bem organizadas e explicadas – o seu plano que você comprou no Brasil veio desse jeito? Esses caras tem o espírito do capitalismo!!

IMG_5486    IMG_5492

IMG_5487_1    IMG_5487_2

Se você for a Macau e não tiver um plano que permita roaming de dados, e ainda assim quiser usar seu celular por lá, vai aqui outra DICA: no terminal de ferry boat de Macau, repare no saguão, logo antes de sair para a rua, há uma máquina de auto atendimento que vende produtos da Three.com. É a sua última chance… mas preste atenção, nesta máquina há de tudo: cartões de telefone público, vouchers de recarga e chips de celular com planos pré pagos: escolha um que estiver escrito Micro SIM, Nano SIM, etc, de acordo com o tamanho do seu celular:

IMG_6721

Plano pré pagos Travellers SIM:

Drei - chip celular com planos de dados [3G] pré pago Hongkong - Macao - TravellersSIM

Preços de HKD$48, $68 e $98. Permite roaming de dados em Macau, China Continental e outros países. Portanto, é também uma opção para aqueles que querem usar o celular em roaming fora de Hong Kong. O day pass em Macau custa HKD$98, o mesmo que paguei no plano Data SIM. Preste atenção no custo do daypass, se for maior do que o valor escrito no pacote, você vai precisar comprar créditos adicionais. Mais informações do plano clique aqui.

A Nossa Experiência

Gostamos muito do plano 3G que compramos em Hong Kong. Nunca ficamos sem sinal, e como disse, funcionou também em Macau. Claro, teve um custo, pagamos HKD$298 por sete dias. Mas valeu a pena, tudo funcionou conforme explicado nas instruções que vieram no celular. Para ativar/desativar o day pass em Macau, foi muito simples, é só enviar um SMS:

 IMG_1919

A velocidade do 3G foi em média 14Mbps, excelente. O plano da Three.com que compramos também nos dava direito a conectar em redes Wifi da própria empresa, a velocidades excelentes:

IMG_1813

     IMG_1810

Agora, seja em Hong Kong ou Macau, estávamos sempre conectados à internet, com o google maps sempre a mão. Nisso os smartphones ajudam bastante nas viagens. Pelo google maps, em Hong Kong dá até para consultar o mapa dos andares dos shoppings…

IMG_1795

… em Macau, traçamos uma rota e usamos o celular para nos guiar:

IMG_6845

… Na ilha de Hong Kong, consultamos a previsão do tempo para Stanley e depois pegar um ônibus até lá:

IMG_1830    IMG_1824

Tudo pelo celular! Se você gosta de viajar de forma independente, compre um chip pré pago para seu smartphone em Hong Kong. É muito fácil e vai te ajudar bastante. Fica aí a dica!

  • Se quiser ver nossa matéria com as 10 principais atrações turísticas de Hong Kong, clique aqui.
  • Ou se quiser ver nosso roteiro de um dia em Macau, clique aqui.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *