Atrações em Suzhou: o que fazer em um bate-volta de Shanghai 8



Visitamos a bela cidade de Suzhou em um bate e volta que fizemos a partir de Shanghai (Xangai). Em um dia de passeio conhecemos os principais pontos turísticos. Dentre as atrações, a imponente Beisi Ta pagoda, os lindos jardins do Humble Administrator’s Garden e do Panmen, alguns canais da cidade e a rua de comércio GuanQian Jie. Para os deslocamentos entre um atrativo e outro, pegamos táxi, mototáxi e até rickshaw  – uma espécie de charrete puxada por um homem, foi uma verdadeira aventura!

O lindo parque do Panmen em Suzhou

O lindo parque do Panmen em Suzhou

Como chegar em Suzhou

Com a inauguração dos trens de alta velocidade da rota Shanghai – Nanjing, hoje chaga-se a Suzhou em menos de 30min. Na hora de comprar o ticket, privilegie o trem tipo “G”, são mais rápidos que os trens “D”. Para mais informações de como comprar o bilhete de trem, veja esse nosso post aqui. Nós pegamos o trem “G”, velocidade de 270km/h, de Shanghai hongqiao até a estação de Suszhou demoramos meros 32min, foi muito rápido!

A estação de trem de Hongqiao em Shangai é enorme, e é integrada ao HongQiao Comercial Centre. Tem praça de alimentação, KFC, lojas de Adidas, Nike, etc, super moderna. E tudo muito bem sinalizado na estação, direções tanto em mandarim quanto em inglês!

IMG_4394

Nosso trem era o G7124 com destino a Nanjing, embarque no portão abaixo:

IMG_4408

Nosso trem de alta velocidade com destino a Suzhou:

IMG_4415

O trem é moderno e super confortável por dentro:

IMG_4433

O velocímetro do GPS marcou mais de 260 km/h!! Da janelinha do nosso trem, quantas não foram as vezes que vimos a cena abaixo, uma China em permanente construção, um canteiro de obras com guindastes para tudo quanto é lado, e o ar… cinzento, poluído.

IMG_4445

Hoje a poluição do ar na China é um problema muito sério, que afeta a todos, chineses e turistas. Recomendo fortemente que leiam nosso post específico aqui no site de como a poluição do ar na China pode afetar sua viagem.

Meia hora depois chegamos na estação de Suzhou:

IMG_4459

Do outro lado da estação, um barqueiro navegando no rio Waicheng, em frente ao belo Pingmen Gate. Suzhou é uma cidade toda recortada por canais irrigados pelo rio Waicheng:

 

IMG_4464

Para chegar ao outro lado do rio, contratamos um destes rickshaws, que estavam logo na saída da estação de trem esperando pelos turistas:

IMG_2396

Quando chegamos na subida da ponte, o senhor que estava pedalando do rickshaw desceu e passou a nos puxar a pé. Nós ficamos um pouco desconfortáveis, aquele homem já com certa idade nos puxando a pé, e nós sentados alí… mas enfim, vimos depois que era comum fazerem isso para subir a ponte (íngreme neste trecho), e que era mais “fácil” pare ele nos puxar a pé do que pedalando.

Pedimos para ele nos deixar na Beisi Ta Pagoda (mostramos para ele o nome em chinês da Beisi Ta Pagoda que tínhamos em nosso celular).

Beisi Ta Pagoda

A construção atual da Beisi Ta Pagora data do século XIV, durante a Dinastia Ming (de 1368 a 1644). No entanto, o local onde está o prédio tem mais de 1700 anos de história. Nós fomos lá conhecer.

IMG_2405

Nos interessava em particular o mirante que fica no alto da Pagoda, com uma vista de 360 graus de toda a cidade de Suzhou. No entanto, a poluição do ar estava ruim neste dia, algo que infelizmente está se tornando cada vez mais comum na China. Não se enxerga muito longe nesse horizonte cinzento:

IMG_4495

Deixamos a Pagoda e fomos procurar um rickshaw que nos levasse até a entrada do Humble Administrator’s Garden. Logo que chegamos na rua, um mototáxi se aproximou e ofereceu seus serviços. Fechamos em 10 yuan, e eis que surge aquele senhor chinês que nos trouxe até a Pagoda e começa a discutir com o chinês do mototáxi, acho que estavam nos disputando! Bom, sem entender nada do que eles diziam, acabamos seguindo com o chinês do mototáxi para o Jardim do Administrador Humilde.

IMG_4511

Antes de entrar nos jardins, exploramos um pouco os arredores:

IMG_2444

Cada barraquinha tinha um artesão ou comerciante vendendo algo, uma delas nos chamou a atenção, um senhor já de idade fazia,  em poucos minutos e com extrema habilidade, o seu rosto e busto em argila:

IMG_4530

Vimos aí alguns dos canais que cortam a cidade de Suzhou:

IMG_4532

Os canais são como ruas, há áreas para desembarque, tem nome e tudo mais. São resquícios de uma Suzhou mais antiga – e bota antiga nisso, os primeiros canais em Suzhou datam de 2500 anos atrás, época da construção o Panmen gate (visitaremos ele mais adiante).  Atualmente os mesmos canais ainda são usados pelos moradores como meio de transporte.

IMG_4624

The Humble Administrator’s Garden

Daí seguimos para a bilheteria do parque do Humble Administrator’s Garden, tudo muito claro e facilitado para o turista, com textos em mandarim e inglês, foi bico comprar o ingresso! E ainda pegamos a tarifa de baixa temporada, 50 yuan por pessoa, na cotação hoje por volta de R$25,00.

O parque era bem organizado e sinalizado, tinha até um mapa bilíngue na entrada:

IMG_2448

Fomos então explorar os belíssimos jardins do “Administrador Humilde”:

IMG_4592

A exemplo da cidade, há inúmeros canais que cortam os jardins do parque:

IMG_4619

IMG_4547

IMG_4570

Reparem na criança que o senhor está carregando na foto acima… a roupinha dele não está rasgada não, tem uma abertura proposital na bunda (!), vimos várias roupinhas assim na China, acho que facilita a vida dos pais na hora de levar o criança ao banheiro!!

Vimos algumas pontes no parque em formato de zigue-zague:

IMG_4613

Já eram 12:30h, saímos do parque e fomos procurar um mototáxi até a nossa próxima atração turística, o Panmen Gate. Enquanto procurávamos, esse senhor passou por nós, levando a mudança de alguém, tinha ventilador, computador, móveis, bicicleta de criança, escada… impressionante como cabia coisa nesse triciclo!

IMG_4628

Conseguimos um mototáxi e seguimos para o Panmen Gate… andar de mototáxi na China é sempre uma aventura! As motos vão se enfiando no meio dos carros, não sei como não batem nesse trânsito caótico deles!! Mas o que notamos tanto em Pequim, Shanghai, Suzhou, Hangzhou, comparando com o Brasil, é que os chineses dirigem bem mais devagar na cidade e usam a buzina mais para alertar do que reclamar do trânsito.

Panmen

Este é outro parque super bonito em Suzhou, que vale muito a pena a visita. A região do Panmen é milenar, tem 2.500 anos de história!

IMG_4717

A entrada custa 40 yuan por pessoa. Dentro do parque, todos os caminhos são sinalizados, em Inglês e Mandarim:

IMG_4689

Dentro do parque, um lugar mais bonito que o outro:

IMG_4663

IMG_4713

IMG_2493

Na foto abaixo, repare na torre ao fundo, é a pagoda Ruiguang, a mais antiga pagoda de Suzhou, cuja construção original data do século III. Ela é uma das principais atrações do parque, mas estava interditada para reforma quando fomos.

IMG_2500

E mais uma ponte em zigue-zague – a primeira vimos no Humble Administrator’s Gardem. O formato, segundo a cultura popular chinesa, impediria a passagem dos maus espíritos, que só “andam” em linha reta! Já li também que o formato de zigue-zague é intencional porque força a atenção no aqui e agora… e realmente, não há como cruzar essa ponte desatento… senão vai acabar nadando junto com as carpas!!

IMG_24991

O Panmen Gate tem aproximadamente 2500 anos de existência. A cidade de Suzhou sempre foi rodeada e cortada por canais. Como proteção, uma muralha foi construída ao longo dos canais mais externos, e o acesso à cidade dava-se através de portões como o do Pamnen. Nós vimos parte desta muralha, restaurada, logo que saímos da estação de trem, lembram do barqueiro…?

IMG_4469

Bom, já eram 14:30 e tínhamos outros atrativos turísticos para visitar. Deixamos o Panmen e fomos mais uma vez procurar um táxi,  para nos levar à rua GuanQian Jie. Só que, desta vez, foi mais complicado… em contraste com o Humble’s Adminitrator Garden, a região do Panmen é mais afastada e menos turística. Não tinha táxi, e quando aparecia, já estava ocupado…

Bom, sem táxi, resolvemos ir caminhando, e na pior das hipóteses, faríamos tudo a pé… passamos por uma escola, muitos pais buscando os filhos de bicicleta ou moto… o transporte sobre duas rodas, por ser barato, é muito usado na China. Cenas como esta vimos com frequência Pequim, Suzhou e Hangzhou… uma pista separada na rua, sempre a direita, para motos e bicicletas. Olha só como tem gente de bicicleta e moto nela!

IMG_4722

Depois de 30min caminhando, encontramos um táxi neste cruzamento mais movimentado. A motorista não falava uma palavra em inglês, mostramos a ela a tela do celular com o nome em chinês de onde queríamos ir, e deu tudo certo!!

iPhone5_1640_2

O carro mais parecia um camburão do que um taxi! Eu fui na frente e a Erika (de prisioneira) atrás!!  Descemos na Guanqian Jie, rua bem turística em Suzhou. É uma rua comercial só para pedestres e muito procurada pelos turistas – tem muitas lojas de roupas, eletrônicos, shoppings e redes de fast foods.

IMG_4738

Já eram 15:30h. Em nosso roteiro original ainda estava previsto visitar em Suzhou:

  • Os canais da Shantang Street;
  • O templo Hanshan;
  • A Maple Bridge.

Devido ao horário resolvemos cortar, pois não daria tempo – fica para uma próxima trip!

Pegamos nosso último táxi em Suzhou (nas proximidades da rua Guanqian Jie foi tranquilo encontrar um) e retornamos à estação de trem. Os táxis em Suzhou são extremamente baratos, nenhuma das corridas excedeu 15 yuans, o que daria hoje aproximadamente 8 reais.

Abaixo, marquei em um mapa do google a localização de todos os atrativos turísticos citados neste post:

Na estação de trem de Suzhou, foi tranquilo encontrar o portão de embarque.

IMG_4762

Nosso trem era o G7583 das 16:39h, com destino a Shanghai (já tínhamos comprado os bilhetes em Shanghai).

Embarcamos no trem…

IMG_4797

… e meia hora depois estávamos na estação de trem de Hongqiao, em Shanghai! Bico!!

Para ver todas as nossa matérias sobre Shanghai, clique aqui.

Já sabe onde vai ficar em Shanghai? Pesquise os melhores preços de hotéis e reserve com nosso parceiro Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 pensamentos em “Atrações em Suzhou: o que fazer em um bate-volta de Shanghai

  • mariana pardo

    Boa tarde

    estou indo passear na china, mas só tenho um dia para hangzhou ou suzhou.

    Entre as duas cidades qual voce acha que vale mais a pena? hangzhou ou suzhou?

    Abraços

    • Erika

      Oi Mariana,

      sua pergunta é difícil, temos posts das 2 cidades..veja o que mais lhe apetece! Eu diria que se quer ver aqueles jardins chineses bonitos, pagodas, escolha Suzhou. Hangzhou seria minha escolha pessoal, pois adoro lagos. Este, em específico, é patrimônio da Unesco. Um dos lagos mais lindos que já vi S2 🙂 mas no fim, a escolha é sua! qualquer uma das cidades vai ser um passeio no mínimo diferente. boa viagem e quando voltar pode deixar seu relato aqui!

    • Gustavo Autor do post

      Olá Matê, os comentários, críticas, dúvidas, etc devem ser feitos pela caixa de comentários, pois a ideia é enriquecer o post com informações para os leitores. Obrigado pela visita ao Blog!

  • Dilmar Genero

    Bom dia.

    Iremos para Xangai em Outubro. Estamos aproveitando o máximo das dicas de voces. Vai facilitar em muito a nossa viagem a China.
    Parabéns pelo blog.
    Obrigado.
    Dilmar

  • Osvaldo Nogueira

    Bom dia,

    Gostaria de agradecer as dicas do seu blog, foram muito uteis no nosso bate volta para Suzhou. Realmente eh uma cidade muito bonita e cheia de historias. No entanto, gostaria de acrescentar algumas dicas como: nao recomendo ir no verao pois eh muito quente e dai atrapalha um pouco o passeio; cuidado com os “rickshaw”, negocie o preco antes e tenha certeza que eles entenderam o que voce deseja, com relacao ao trem, e bom ficar atento em qual estacao descer, pois descemos na estacao de trem Railway North e essa estacao eh um pouco longe das atracoes turisiticas, de preferencia a estacao central. Enfim, Suzhou eh um passeio muito legal que vale muito a pena conhecer.