Pequim: Uma manhã em Tian Tan, o Templo do céu (Temple of Heaven).



Um dos locais mais visitados e conhecidos de Pequim é o Templo do céu (Temple of Heaven). Terminado na Dinastia Ming, o Tian Tan é um símbolo de arquitetura e simbolismo chinês. Nos dias atuais, o complexo é envolvido por uma grande área verde, que se transformou em um delicioso parque ao ar livre para moradores de Pequim e turistas do mundo todo.

T4i_3145

Claro que tem muita história, religião e simbolismo envolvidos no lugar e que não tenho o menor conhecimento. Temos apenas informações superficiais, colhidas na internet antes de viajar, e no folheto explicativo-feito-para-turistas que você recebe na entrada. Mas isto não prejudica em nada o passeio, afinal, é um excelente local para observar os locais e tirar fotos, 2 dos meus principais objetivos como turista.

T4i_3110

A cereja do bolo na visita é este templo (onde estou posando na foto acima), no qual o imperador rezava para boas colheitas. É o local onde você vai ver mais turistas com suas máquinas fotográficas. Já os moradores se espalham pelo parque jogando peteca, bola,  baralho, fazendo caminhada ou passeando com a família.

É realmente muito bonito, cheio de detalhes. Infelizmente, como podem ver pelas fotos, neste dia a poluição estava bem alta. Em alguns momentos e fotos, tive que usar máscara. A poluição hoje é um dos maiores problemas da China e de Pequim. O céu estava azul e sem nuvens, e o sol bem visível, mas a camada de poluição deixa uma fog, ou melhor, smog, que deixa tudo meio cinza.

T4i_3145

IMG_1946

Enquanto batíamos algumas fotos, um rapaz chinês pediu para tirar fotos com meu marido. Apesar de hoje em dia as grandes cidades da China já estarem acostumadas com estrangeiros, os turistas chineses que vem de cidades menores ou do interior do país ainda olham para os ocidentais com total estranhamento, e daí a curiosidade. Ainda mais no caso do Gustavo, com pele, cabelo e olhos claros.

IMG_1949

Continuamos rodando pelo parque, e foi um belo passeio…vimos casais fazendo fotos de casamento…

IMG_1955

…a enorme quantidade de gente no parque…sumindo no horizonte poluído…

T4i_3152

…mãe e filha vestidas com a mesma roupa…as chinesas tem muito estilo…

IMG_1957

…idosos com seus jogos de cartas… levados muito à sério por sinal, porque o que eles berravam e gesticulavam não era brincadeira…

T4i_3102

…assistimos (durante poucos minutos, é verdade, porque meus tímpanos não aguentavam mais) um duelo de cantores (amadores, porque pelo amor de deus…) de ópera, com direto a moderador e torcida…

T4i_3095

… assistimos a uma banda em treinamento…

IMG_1935

…observamos um senhor de idade muito habilidoso com o “diabolô”…

T4i_3077

… jogo de peteca, de bolinha de tênis, ping pong…

IMG_1958

…e pra variar, senhoras dançando..meu deus..como essas chinesas dançam! Em tudo quanto é canto, em qualquer lugar e qualquer hora..por isso são magras!

T4i_3081

Por todo lugar que caminhávamos, havia gente, gente e mais gente…

T4i_3080

IMG_1938

IMG_3088

T4i_3098

O parque é bem sinalizado, e a visita pode bem durar uma manhã, uma tarde, ou se você tiver muito tempo na cidade, um dia inteiro.

IMG_1944

IMG_1952

IMG_3160

T4i_3171

Como chegar?

Claro que você pode pegar um táxi de seu hotel, mas usando transporte público ou bike você colabora com o meio ambiente, ajudando a não poluir ainda mais a cidade! Tem uma estação de metrô pertinho!!! E tem como estacionar a bike, se for o caso.

Fomos de metrô, a poucas estações de metrô do hotel onde estávamos hospedados, e descemos na estação de Tiantandongmen, na linha 5 do metrô.

T4i_3174

T4i_3173

 

Onde comprar ingresso, preciso reservar?

Absolutamente não. Não precisa nem de reserva, nem de tour. Faça por conta própria. Há bilheteria no local, com informações em inglês. Molezinha.

IMG_1930

IMG_1931

Gente, e esse ingresso, que vem com mapinha colorido no envelope e tudo mais? Praticamente um souvenir! Claro que trouxe pra casa e guardei!!!

IMG_1932

Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *