Pequim : Um passeio pela Praça da Paz Celestial e seus atrativos turísticos



A Praça da Paz Celestial (praça Tian’an Men) em Pequim é um dos principais locais turísticos da cidade. Além de ser uma praça gigantesca, ela ainda tem vários pontos turísticos da cidade ao seu redor. No dia em que a visitamos, levamos uma manhã inteira para caminhar por ela e fotografar todos os atrativos turísticos.

Praça Paz Celestial Tian’an Men Pequim China

Fomos de metrô e descemos na estação QianMen, na linha azul. Vale lembrar que as estações tian’an men west e tian’an men east (ambas na linha vermelha) também levam à praça, só que na sua outra extremidade. Como percorremos ela toda a pé, se você fizer o mesmo, pode começar por uma estação e voltar por outra, e assim seguir seu dia em Pequim. Outra opção é conjugar a visita à praça com a Cidade Proibida, bem próxima dali.

Logo que descemos da estação, tinha uma movimentação muito grande na praça (isso porque era bem cedo!) e ela estava cercada em alguns locais.

IMG_1081

Continuamos nossa caminhada até avistarmos uma entrada livre para a praça, mas não sem antes passar pelo detector de metais! (tá pensando que é só nos EUA?!?!)

Rua ao lado da Praça da Paz Celestial - Pequim - China Tian’an Men

IMG_1087

Na ruas que circundam a praça, muitos militares…

Militares marchando em rua ao lado da Praça da Paz Celestial (Tian’an Men) - Pequim - China

Militares marchando em rua ao lado da Praça da Paz Celestial (Tian’an Men) - Pequim - China

A praça tem um significado simbólico para os chineses, sinônimo do poder do país. Por outro lado, o local também foi palco de um dos mais conhecidos episódios do século XX, o Massacre da Praça da Paz Celestial, também conhecido como Protesto da Praça da Paz Celestial, que ocorreu em 1989 e teve centenas de mortos. Quem não se lembra dessa foto? Seja nos jornais da época ou pelos livros de história.

massacre praça da paz celestial pequim

Hoje o clima está menos tenso na praça, sempre tomada de turistas chineses e estrangeiros.

Moderno Painel LCD na Praça da Paz Celestial (Tian’an Men) - Pequim - China

Muitos turistas vão até lá porque lá se encontra o Mausoléu de Mao Tsé Tung, a idolatria é tanta que a fila estava quilométrica!!! Não passamos nem perto!! Se você fizer questão, prepare-se para longas e intermináveis filas.

Nos arredores, muitos locais interessantes, como o Grande Hall do Povo, sede do congresso chinês: é possível visitá-lo internamente. Mas não tenho detalhes pois não fizemos esta visita.

Grande Hall do Povo, sede do congresso chinês

Neste prédio de 1959, funciona o Museu Nacional da China:

 Museu Nacional da China, ao lado da Praça da Paz Celestial

Abaixo, o Monumento aos heróis do povo, levantado em 1958 e todo de granito, ele conta com gravuras contando a história revolucionária da China.

Monumento aos heróis do povo - Praça da paz Celestial - Pequim

Em uma das extremidades da praça, está Qian Men, cuja torre era um dos portões da cidade. Atualmente abriga um museu sobre Pequim.

Qiam Men - Praça da paz Celestial - Pequim

Na outra extremidade, temos o local mais famoso da Praça, o tian’an men propriamente dito e que dá o nome à praça, é la que está pendurada a foto de Mao Tsé Tung. Além disso, há uma bandeira da China hasteada. Foi neste portão da Dinastia Ming que o líder Chinês proclamou a fundação da República popular da China em 01/10/1949:

Tian'an Men - Praça da paz Celestial - Pequim

Bandeira da China

Esta foto é um mico total (paguei 3 reais em um camelô por essa bandeirinha, vendida aos montes nos pontos turísticos de Pequim), mas pelo menos entramos no clima da viagem:

Pausa para foto com o Mao Tsé Tung (!) na Praça da paz Celestial - Pequim

Para chegar pertinho, tem que atravessar a passagem subterrânea, cuja escada sai da praça e dá acesso ao outro lado da rua:

Tian'an Men com a foto do Mao Tsé Tung - Praça da paz Celestial - Pequim

Tian'an Men - Praça da paz Celestial - Pequim

Tian'an Men com a foto do Mao Tsé Tung - Praça da paz Celestial - Pequim

Foto do Mao Tsé Tung - Praça da paz Celestial - Pequim

No telhado observe a presença de alguns “monstrinhos”. São animais míticos, sempre em número ímpar, e na frente deles, há um homem montado em uma fênix (para mim parece uma galinha).  Quanto maior a quantidades desses bichinhos, maior a importância do feito que representam. O maior número são nove, exatamente o número presente no Tian’an men.

Monstrinhos (animais míticos) nos telhados do Tian'an Men - Pequim

O belo e ornamentado telhado do Tian'an Men - Pequim

Tian'an Men - Praça da paz Celestial - Pequim

Só uma observação: as ruas e a praça são muito limpas. Apesar dos chineses terem hábitos de escarrar e cuspir a todo instante, as ruas e calçadas por lá estão bem melhores que as de São Paulo com toda certeza.

Lixo reciclável e calçadas limpas em Pequim - Praça da Paz Celestial

Calçada sendo lavada em Pequim - Praça da Paz Celestial

Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *