Pequim: Estádio Olímpico (Ninho de Pássaro) e o Water Cube (Centro Aquático) das Olimpíadas de 2008 4



Em nossa viagem por Pequim, passamos pelo famoso e moderno estádio Ninho de Pássaro (bird’s nest) e pelo centro aquático Water Cube, ambos utilizados nas Olimpíadas de 2008. Logicamente que foram gastos milhões para a construção dessas estruturas, e gastos com esse tipo de obra sempre geram discussão (basta ver toda a discussão com os gastos da Copa 2014 aqui no Brasil) mas nós como turistas não poderíamos deixar passar batido a visita ao Centro Olímpico, até para saber se lá na China também tem “elefante branco”.

Estádio Olímpico Ninho de Pássaro (bird’s nest) em Pequim - China

[O moderno estádio Ninho de Pássaro em Pequim]

Como chegar?

A maneira mais fácil de se visitar o Centro Olímpico (o estádio Ninho de Pássaro e o Water Cube estão praticamente um em frente ao outro) é chegando de metrô, pela linha 8 verde, e descer na estação Olympic Sports Center ou na estação Olympic Green. Em nosso caso, descemos por uma e depois de andarmos por todo o centro, embarcamos de volta para o nosso hotel pela outra estação.

Saídas da estação de metrô do Estádio Olímpico Ninho de Pássaro em Pequim

Tudo é bem sinalizado. Aconselho ir por conta própria. É muito fácil e se você não curtir simplesmente pega o metrô e vai embora. Como todos os passeios em Pequim, tours são totalmente desnecessários.

Estádio Olímpico e Water Cube - sinalização em Inglês nas saídas da estação de metrô em Pequim

O que ver e fazer?

Logo que você sai da estação do metrô, tem um shopping (pequeno e com cara de fajuto) por ali. Não entramos. Apenas seguimos a sinalização rumo ao estádio. O legal mesmo do passeio é observar as estruturas construídas. Há muita gente também, chineses aos montes e turistas, há venda de souvenirs (com barraquinhas com alto falantes que beiram o insuportável!!!), pipas, alguns snacks..e só.

Arredores estádio olímpico pequim

Caminhando até o Estádio Olímpico e Water Cube em Pequim

Esse corredor enorme faz a ligação entre os locais do complexo. Se quiser andar tudo, prepare-se para andar bastante.

Enorme corredor que leva das saídas do metrô até o Estádio Olímpico e Water Cube em Pequim

O mapa do local está afixado perto da saída do metrô, e ajuda muito…

Mapa do Parque Olímpico de Pequim

Também pode pegar o trenzinho que anda por ali em alguns períodos do dia.

Tremzinho que passa pelo Parque Olímpico de Pequim

No dia em que fomos, o Centro Olímpico de Pequim funcionava das 7h às 21:30h. Não se preocupe com o portão da foto abaixo, pois a entrada ao Complexo Olímpico é gratuita.

Somente no caso de você se interessar em conhecer internamente o estádio ou o Water cube é que você precisará pagar uma taxa de admissão. Você também pode adquirir o ingresso combo, para fazer os 2 tours internos com uma taxa reduzida.

Entrada do Parque Olímpico de Pequim

Estádio Ninho de Pássaro (bird’s nest) em Pequim

Símbolo das Olimpíadas (2008) - Parque Olímpico de Pequim

Passeio em Pequim: Estádio Olímpico Ninho de Pássaro (bird’s nest)

Adorei as pipas, pena que não tinha lugar na mala… Mas foi legal ficar fotografando e vendo as criancinhas chinesas se divertirem com elas.

Pipas Chinesas a serpentear pelos céus de Pequim

O moderno prédio da IBM em Pequim

Essas pipas chineses parecem uma enorme serpente...

O prédio moderno da IBM de fundo e barraquinhas de tranqueiras e snacks…

O moderno prédio da IBM em Pequim

O local é extremamente limpo, graças ao trabalho de pessoas como o senhor da foto abaixo…

Senhor chinês limpando o chão do Centro Olímpico de Pequim

Uma escultura do local…

Obra de arte no centro olímpico de Pequim - seria uma flor metálica ?

E o Gustavo não sossegou enquanto não tirou uma foto minha com o estádio Smiley de boca aberta.

Pequim: Estádio Ninho de Pássaro (bird’s nest)

Como queríamos tirar fotos noturnas, resolvemos comer em um Mc Donald’s ali perto. Era a deixa para descansarmos as pernas e voltarmos pra cá já à noite.

O Water Cube e o Ninho de Pássaro a noite - Pequim

Pequim: Estádio Olímpico Ninho de Pássaro (bird’s nest) a noite

O Water Cube a noite - Pequim

O Water Cube a noite - Pequim

Depois de várias fotos do Ninho de Pássaro e do Water Cube iluminados, fomos ver o que tinha num local que estava muvucado… eram os bonequinhos, mascotes das olimpíadas…tinha um monte de gente (leia-se chineses) se estapeando para tirar fotos com os mascotes.

Enquanto eu (tentava) tirar uma foto dos bonequinhos das olimpíadas, Gustavo ficou tirando foto do trânsito da cidade Alegre.

o final da caminhada...

Parada para tirar foto com os Mascotes Olímpicos no Centro Olímpico de Pequim

Afinal, para que servem o estádio e o centro aquático depois das Olimpíadas? Li algumas reportagens antes de viajar. Algumas reportagens indicam que apesar da utilização do estádio Ninho de pássaro para festivais e eventos esportivos (em 2013 a seleção brasileira jogou um amistoso neste estádio), ele teve um alto custo no projeto e construção, e que Pequim demoraria 3 décadas para recuperar o montante investido. O Cubo d’água (water cube) foi transformado em parque aquático.  Mas os outros prédios, sem tanta ambição arquitetônica e fama, foram abandonados e sofrem com o descaso e falta de uma nova função.

Em minha opinião, a prefeitura deveria criar mais atrações por ali, aproveitando todas essas estruturas, para dar mais opções de lazer para os moradores da cidade e também para os turistas – quase 5 milhões de pessoas passaram pelo Complexo Olímpico em 2012 – não é um número a se desprezar.

Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.

Até a próxima trip!


Seguro Viagem - Segurança fundamental para sua viagem ao Exterior
Vai viajar para alguma ilha paradisíaca do Caribe? Vai fazer algum safári na África? Ou visitar algum templo na Ásia? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é fundamental para pronto atendimento e serviços médicos durante sua viagem ao exterior.
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 pensamentos em “Pequim: Estádio Olímpico (Ninho de Pássaro) e o Water Cube (Centro Aquático) das Olimpíadas de 2008