Pequim: Conhecendo a região de Qian Men 2



Ao desembarcar na estação de metrô Qianmen, você se deparará com o  imenso “Portão da Frente” ou Qian Men. Os portões na China de antigamente serviam, a grosso modo, para separar a cidade proibida dos imperadores do resto do povão chinês. Basicamente, eles delimitavam os domínios imperiais de Pequim (ou Beijing, como preferir). Perto dali, as ruas Qian Men, Dashilan e Liulichang são ótima pedida para bater perna, e oferecem hutongs restaurados (e modernizados), lojinhas de raridades, souvenirs, restaurantes, lojas e muito mais. Este portão (Qian Men) da foto abaixo também é conhecido como Zhengyang Men.

"Portão da Frente” ou Qian Men Pequim China

Esse passeio a pé foi nosso primeiro passeio na cidade de Pequim na verdade, apesar de eu ter publicado outros passeios em posts anteriores a esse aqui no blog. E recomendo como uma ótima introdução à cidade e o contato com a população chinesa. Foi muito legal se sentir meio alien no meio de tanto chinês e ser observada o tempo todo. Infelizmente neste dia pegamos uma poluição ferrada, em níveis altíssimos – tivemos que usar as máscaras de proteção logo no primeiro dia na cidade Smiley mostrando a língua.

Eu estava empolgadíssima e tirando fotos de tudo, apesar do friozinho e da forte poluição.

explorando a pé a região do Qian Men em Pequim - China

A rua Qian Men em Pequim - China

De máscaras em Pequim por causa da forte poluição neste dia - Rua Qian Men

É estranho – mas depois de alguns dias em Pequim se torna comum (infelizmente) – ver o sol como se estivesse sufocado no meio da poluição: resumo da ópera – estaria um dia de sol brilhando se não tivesse SMOG. Smog é uma palavra em inglês para se referir a um certo tipo de air pollution (poluição do ar). A palavra deriva da combinação de smoke + fog.

O sol escondido atrás da forte poluição em Pequim

Andando rapidamente pela Qian Men street, vê-se que ela é extremamente turística, visto que apesar dos prédios tradicionais  e decorados ao modo chinês, por ali estão lojas como Nike, Uniqlo, Haagen Dazs e Starbucks, onde inclusive compramos um chocolate quente para ajudar a espantar o frio. Mas, indubitavelmente, é um local bem fotogênico.

Rua Qian Men - Pequim

Rua Qian Men - Pequim

Rua Qian Men - A avenida do Imperador - Pequim

Häagen Dazs na rua Qian Men, em Pequim - China

Starbucks na rua Qian Men, em Pequim - China

Mc Donald’s…em todos os lugares do mundo…é uma praga (no bom sentido) inclusive na China:

McDonald's na rua Qian Men, em Pequim - China

Claro que também achamos lojas bizarras por ali, como a loja que tinha placas de neon da CANON e quando entramos era uma loja de…. sapatos (?!?!?!)

E também uma loja muito tosca de smartphones….hahaha eu acho que não compraria um iPhone novo aqui não Smiley de boca aberta.

Os guardas por ali estavam com uma cara de sono…praticamente dormindo em pé..mas pudera, os chineses trabalham muito. Isto é algo que pudemos constatar.

guardas chineses

barraquinhas com snacks chineses se espalham por todo os lados nessa região:

barraquinhas com snacks chineses - Pequim

barraquinhas com snacks chineses - Pequim

barraquinhas com snacks chineses - Pequim

IMG_1014

Uma das ruas mais procuradas pelos turistas é a Dashilan jie (jie significa rua em chinês), com sua arquitetura peculiar, lojas e casas de chá.

Rua Dashilan em Pequim

Rua Dashilan em Pequim

Rua Dashilan em Pequim

E guardas indo e vindo em todo lugar e a todo momento…!!!

Dois guardas marchando pela rua Dashilan em Pequim

Dois guardas marchando pela rua Dashilan em Pequim

É preciso ter cuidado pois motos e bicicletas dividem espaço com os pedestres…mesmo a Dashilan jie e Liulichang jie sendo consideradas – teoricamente – uma zona de pedestres.

Rua Dashilan - pedestres e motos dividem o espaço

Claro que há várias outras ruazinhas que fomos andando e nos enfiando, dá para se perder (se não tivéssemos o google maps no celular, claro). E no fim acaba sendo bem mais interessante, pois você tem contato com o povão mesmo, as lojas que eles compram, a comida que eles comem, enfim. Smiley de boca aberta

Rua Dashilan - Pequim

Travessa da rua Dashilan - Pequim

Bicicletas em toda parte... pequim

Em toda Pequim e também nessa região, dê atenção redobrada ao trânsito. O simples fato de atravessar uma rua pode ser uma aventura em meio a tanta gente, carros, motos e bicicletas.

IMG_1491

Se você procura souvenirs, essa região também tem aos montes! A começar pelo retrato de Mato Tsé Tung, a 10 yuan (cerca de 3 reais):

Retratos do Mao Tse Tung a venda por toda a Parte - Pequim - China

…e mais todos os clichês da China, como pandas, supostas peças raras de dinastias diversas, dragões, budas…whatever… compramos ímãs de geladeira para nossa coleção. Dica: pechinche. Muito. De verdade. O preço cai pela metade…isso porque eu e o Gustavo somos péssimos de pechinchar…não nos sentimos muito à vontade para fazer isso. Mas fizemos e NUNCA pagamos o preço inicial pedido.

IMG_1048

IMG_1049

IMG_1058

IMG_1061

IMG_1062

IMG_1057

Abaixo, o mapa de ruas do google com o trajeto de nossa caminhada pelas ruas Qian Men, Dashilan e Liulichang:

Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Pequim: Conhecendo a região de Qian Men