Airport express: transporte fácil, rápido e barato do aeroporto até o centro de Pequim 4



Neste post falo do Airport Express, um trem expresso que liga o aeroporto internacional de Pequim (PEK) ao centro da cidade. É simples, rápido e prático, a plataforma do trem fica dentro do próprio aeroporto, os guichês de venda de bilhetes ficam praticamente ao lado da plataforma de embarque/desembarque e você tem a certeza de pegar um transporte oficial e seguro.

IMG_0925

No aeroporto, siga as placas para o “Airport Express”. Na foto abaixo (terminal 3), o acesso para a estação de trem do airport express fica do lado direito dessa escada rolante, próximo do acesso ao estacionamento:

IMG_091312

O bilhete individual custa 25 CNY, hoje por volta de 15 reais.  Você pode compra-lo nas máquinas de auto atendimento ou nos guichês.

IMG_0917   IMG_0915

E aqui vai uma dica: ao invés de comprar o bilhete unitário de 25CNY (referente apenas ao trecho do Aeroporto até a cidade), compre o metrocard, também conhecido como Yikatong, e carregue nele o tanto de créditos que estima usar em sua estadia em Pequim. Caso sobre algum valor, é possível reaver o saldo em dinheiro mediante a devolução do cartão. Nós não devolvemos, preferimos ficar com o Yikatong de souvenir!

IMG_9166

O cartão Yiakatong é a maneira mais rápida e prática de usar o transporte público em Pequim, basta encosta-lo nas catracas do metrô que o valor da passagem é debitado do saldo do seu cartão, simples assim. É aceito em toda a rede de metrô e ônibus da cidade (custo de 2CNY por viagem) e em alguns taxis. Nos ônibus, para quem paga com Yikatong é debitado apenas o valor de metade da passagem. Na rede de metrô não há desconto, e o valor debitado será de 2CNY. No caso do airport express, é debitado 25CNY.

IMG_0922

O intervalo entre os trens do airport express é de aproximadamente 10min. Maiores informações no site oficial do aeroporto de Pequim. Apesar dos quase 30 km de percurso, o trem é expresso e faz o trajeto em 30min. São apenas 4 paradas (mapa aqui), as duas primeiras no aeroporto e outras duas na cidade, nesta ordem: T3, T2, Sanyuanqiao (linha 10 do metrô) e Dongzhimen (linha 2 do metrô).  Para quem vem da cidade para o aeroporto, a primeira parada é no terminal 3.

IMG_0926

Reparem na “neblina” da foto abaixo, tirada de dentro do trem: na verdade, isso não é neblina, mas poluição!

IMG_0939

Neste dia, a qualidade do ar estava péssima, com o air quality index (AQI) superior a 400!! Para você ter uma uma ideia, ar saudável tem AQI inferior a 50. AQI acima de 100 é considerado ruim para a saúde, agora acima de 400…  além de fazer mal a saúde, a visibilidade fica totalmente comprometida, você não enxerga nada além de 50 metros de distância. Como nós já sabíamos que a poluição é um problema grave e recorrente na China, levamos mascaras tipo “bico de pato” que usamos em 2 dos 6 dias que ficamos em Pequim.

IMG_0955

Descemos do airport express em Dongzhimen e pegamos a linha 2 até Chongwenmen, a estação mais próxima de nosso hotel. Não se preocupe com a sinalização, porque após as olimpíadas de Pequim, todas as estações de metrô tem placas com nomes em inglês, então dá para se virar numa boa. Abaixo, o vagão do metrô razoavelmente cheio.

IMG_0960

Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Airport express: transporte fácil, rápido e barato do aeroporto até o centro de Pequim

  • S

    Onde vocês compraram o cartão de transporte? Havia um guichê com vendedor que falava inglês no aeroporto? Ou foi na “informações turísticas” do aeroporto? Ou ainda, em máquinas automáticas? Para a devolução, é no mesmo lugar da compra? Vcs calcularam quantas viagens de metrô/ônibus por dia? Penso em umas três por dia…
    Obrigada pela atenção!
    Adorei o blog!

    • Erika

      Oi S, compramos no guichê de transporte, alguns atendentes falam ingles outros não, mas nada que mímica não resolva!
      Para devolução, acredito ser em qualquer lugar de venda, tem em varias estações, mas não fizemos esse procedimento porque ficamos com o cartão de lembrança. Como ficamos 5 dias na cidade, colocamos um valor na compra do cartao e depois recarregamos nas maquinas. Pequim é super tranquila para turistar, mais fácil que algumas cidades na Europa, vai tranquila. Temos vários posts da cidade aqui no blog, você vai ter bastante informação antes de ir viajar!

  • Ana

    Ótimas informações! Estamos indo pra Pequim em abril. Nosso hotel também fica perto da estação Chongwenmen, também pretendemos pegar o airport express e depois a linha 2 do metrô. Foi tranquilo com as malas? Estas estações (Dongzhimen e Chongwenmen) tem escadas rolantes? Obrigada!!

    • Erika

      Oi Ana, que eu me lembre a maior parte das estações tinha escadas rolantes sim, mas não me recordo destas especificamente; o sistema de metrô em Pequim é bom. A questão é a quantidade de bagagem, pois como sempre viajamos leve, não temos muito problema com isso. Ah, tem detectores de metal e raio X na maior parte das estações, toda vez que for entrar no metrô, vai se sentir como se estivesse no aeroporto 😅. Vai tranquila boa trip!