Supermercados na China: produtos diferentes, outros nem tanto! 2



Uma das coisas que eu mais gosto quando viajo é ir a algum supermercado da cidade que estou visitando. Lembro até hoje dos mercados que fui em Santiago, Bariloche, Munique, às vezes lembro mais das coisas que haviam no mercado do que de algumas atrações da cidade. Na China não foi diferente, até porque estávamos num local com uma cultura “exótica”e eu queria saber se ia achar os produtos ocidentais por lá! Vamos começar pelos mercados de Pequim!

iPhone5_1333_2

Fiquei contente ao entrar em um mercadinho que só vendia tranqueiras, pois além de me divertir iria comprar um monte de coisas. Os preços ajudaram. Tudo bem baratinho. Bolachas que por aqui pagamos 4 ou 5 reais lá saía pelo equivalente a 1 ou 2 reais. Na verdade eram umas marcas de lá claro, não sei bem a procedência nem se as marcas são confiáveis, mas o fato é que não morri. Escrevo agora, pouco mais de 3 meses de ter voltado da China.

iPhone5_1334_2

Gente, e essas embalagens…mega coloridas e alegres? Amei. Fique fotografando tudo e as 2 funcionárias que estavam na loja acharam que eu era meio doida certamente.

iPhone5_1335_2

E a cara desse tiozinho? Smiley de boca aberta Gostei da embalagem, mas não consegui descobrir o que raios tinha dentro dela.

iPhone5_1339_2

iPhone5_1341_2

Essas bolachinhas no potinho azul eu comprei, eram tipo Oreo, mas meio sem gosto. Talvez porque eles coloquem bem menos açúcar e sódio.

iPhone5_1342_2

Lá em Hong Kong, tinha muitas lojas da rede 7 Eleven, ideal para achar produtos ocidentais, mas também havia muita coisa que a gente só vê por lá! Por exemplo, esta estante abaixo, com sanduíches, doces, frutas em pedaços…

IMG_1366

Agora essa outra aqui, não consegui identificar nada, ainda mais que eu não como (nem gosto de) comida oriental.

IMG_1365

Mas os doces são sempre a melhor parte! Detalhe que na próxima foto tem na prateleira abaixo uns potinhos com uma batata frita muito boa, a Jagabee, da Calbee. O formato delas é de batata frita palito, e elas tem um ótimo sabor e são muito crocantes. Foi uma pena não ter espaço na mala. Gostaria de ter trazido uns potinhos Smiley mostrando a língua.

IMG_1364

IMG_1367

IMG_1363

A água de garrafinha é bastante recomendada para turistas consumirem na China, para evitar problemas de saúde. Ela é facilmente encontrada em mercados, mas em nosso caso quase não tivemos que comprar, pois em todos os hotéis as recebemos de cortesia. 1 garrafinha por dia para cada um de nós.

IMG_1928

mais bebidas! O lance aqui é ir pelas cores e logomarcas, pois para tentar ler e entender é meio complicado!

iPhone5_1510_2    iPhone5_1511_2

E agora, na sequência..o trio Coca-Cola, Fanta e Pepsi!

iPhone5_1336_2

iPhone5_1337_2

iPhone5_1338_2

Sorvetes da Kibon por aqui são Wall’s ou aquele outro nome na máquina…que não sei nem escrever!

IMG_1728

E os snacks conhecidos de todos nós!!!

iPhone5_1418_2

iPhone5_1416_2

o ketchup da Heinz também, sem mistérios.

T4i_2741

E os sorvetes Cornetto! hmmmm

iPhone5_1479_2

Uma coisa que notei foi que tanto os salgadinhos tem menos sal, como os doces são bem menos “doces” do que aqui no Brasil. Já li (e pude comprovar em algumas viagens) que um mesmo produto é bem diferente em um país X ou Y. É feita toda uma pesquisa de mercado para saber a preferência do consumidor. Vi que o Brasil é um dos países em que a Hershey’s investe em um chocolate com mais açúcar e gordura, pois a preferência dos brasileiros é pelo chocolate ao leite (que tem somente de 25% a 30% de cacau). Mas isso já é assunto para outro dia Alegre.

Para finalizar o post de hoje, registro que cada vez que íamos no mercado a comunicação era por mímica! Nem one, two, three o povo falava (exceção de Hong Kong, claro) Olha o Gustavo pagando aí!

IMG_1054

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Supermercados na China: produtos diferentes, outros nem tanto!

  • Bruna

    Quando morei no Canada frequentava muito os mercados do bairro chinês. Achava muito interessante tanta coisa diferente!!! Uma coisa que eu amava comprar lá era o chips de jaca! É, eu sei. Jaca! Ficava junto com os de banana… rs Nunca achei nada parecido por aqui (Brasil). Esse mês tenho um conhecido indo para a China. Vou suplicar um pouco para ele tentar achar esse chips de jaca lá para mim! hehehe
    PS: Adorei suas postagens!

    • Erika Autor do post

      Olá Bruna!

      Obrigada pela visita. Simplesmente adoro mercados. Toda cidade no mundo que eu visito tento entrar em um…nem que seja daqueles tipo mercearia rsrsrsrs