Como ir de Ushuaia a Torres del Paine de carro 10



Bom, primeiro, consiga um carro. O nosso – um gol, alugamos na Localiza. Não é necessário permissão internacional para dirigir, a carteira de motorista serve. Contratamos na locadora mesmo o seguro carta verde –  proteção contra danos materiais/pessoais causados a terceiros. Esse seguro é obrigatório se você for dirigir no Mercosul… bom, o Chile não é membro, mas é associado. Mais informações sobre o que cobre e não cobre a carta verde aqui.

Mas antes de deixarmos Ushuaia, demos uma passadinha na calle Luis Fernando Martial. Dica: essa longa rua de 5km dá fotos muito legais, tanto das montanhas quanto da cidade. Já tinha visitado esse lugar antes, em um passeio que fizemos até o glaciar Martial, mas na ocasião fui de taxi, e essa foto ficou faltando.

Rua de acesso ao Glaciar Martial, em Ushuaia

Agora, só mais uma foto da cidade de Ushuaia de outro mirador…

cidade de Ushuaia

… e pronto! agora sim vamos ao Chile! Serão 1185 km até Puerto Natales, a cidade mais próxima do Parque Nacional Torres del Paine. Para planejar melhor sua viagem, consulte o ruta0.com.

Agora, a parte chata – trechos, nomes de estradas, distâncias, etc.

De Ushuaia, fomos pela RN3 até San Sebastian. A 50 km de Ushuaia, passamos pelo Paso Garibaldi. Alí ha um mirador com vista para o lago escondido e parte do lago Fagnano. Eis a foto:

Paso Garibaldi - mirador lago escondido

É realmente muito bonito, e vale a pena parar aí. Já lá em baixo fica menos interessante. Alguns passeios saem de Ushuaia e param aí – levam os turistas até a hosteria que fica as margens do lago escondido para almoçarem. Eu fiz esse passeio no verão e não gostei.

Bom, depois de rodar por 290km de asfalto desde Ushaia, chegamos no posto de fiscalização da província Tierra del Fuego. Dali, continuamos pela RN257 até Cerro Sombrero – mais 100 km de estrada de terra com cascalho batido – eles chamam isso de ripio. A estrada até que era boa, com poucos buracos.

De cerro Sombrero, são mais 37 km até Bahía Azul. Aí você terá que pegar uma balsa para cruzar o famoso estreito de Magalhães. Do outro lado já estará no Chile. A travessia é rápida, dura por volta de 20 min. Detalhe: nós ficamos mais tempo esperando a balsa do que dentro dela. Consulte aqui os horários.

Já no Chile: RN257, depois RN255… arghhh, mais mais 100 km. Tudo de asfalto. As estradas chilenas são melhores que as Argentinas. Quando chegamos na RN9, já eram 9 horas da noite, e ainda faltavam 200km para Puerto Natales. Não dava, então fomos dormir em Punta Arenas, apenas 50 km dali. No dia seguinte pegamos a RN9 e finalmente chegamos em Puerto Natales!!

Vamos as fotos. Nosso golzinho ainda em território argentino:

de Ushuaia a Punta Arenas com carro alugado na Argentina

Essa curiosa placa reclamando a posse das Malvinas!

de Puerto Natales a Ushuaia - Placa: Las Malvinas son Argentinas

Agora já no chile, na RN9. As estradas tinham essas áreas de descanso. Mas eu parei aí por outro motivo…

de Punta Arenas a Puerto Natales

… estava interessado nessas simpáticas lhamas.

Simpáticas Lhamas vista no caminho, de Punta Arenas a Puerto Natales

Agora, uma foto da vegetação nativa dessa região. Repare nas árvores… cresce uma espécie de barba… me esqueci do nome disso… ops Disappointed smile.

"Barba de árvore", vistas no caminho de Punta Arenas a Puerto Natales

Nosso Hotel em Puerto Natales.

Hotel Juan Ladrilleros - Puerto Natales

Estávamos no fim do verão, e olha só o termômetro!

Puerto Natales - 4 graus celcius

Missão cumprida!

Nosso próximo destino: o Parque Nacional Torres del Paine.

Até lá!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 pensamentos em “Como ir de Ushuaia a Torres del Paine de carro

    • Gustavo Autor do post

      Olá Vanessa. A resposta para sua pergunta está no post. Leia-o com mais atenção. Um dia de Ushuaia até Punta Arenas, outro de Punta Arenas até Puerto Natales, e último de Puerto Natales até Torres del Paine.

  • Fernando Salviati

    Bom dia Gustavo,
    Farei em Setembro o caminho inverso, de Puerto Natales para Ushuaia.
    Estou tendo dificuldade para conseguir as passagens de onibus, então penso em ir de carro.
    Você fez a locação do carro em ushuaia mesmo na hora ou reservou antes? A devolução foi feita onde? Preciso ver se consigo uma agencia em Puerto Natales, pois partirei de lá!

    Obrigado e parabens pelo site!

    • Gustavo Autor do post

      Fernando, não fiz reserva, entrei na loja em Ushuaia e aluguei o carro na hora, a única coisa foi que demoraram um pouco para providenciar a carta verde, já que o carro iria cruzar a fronteira Argentina/Chile. Devolvi o carro na mesma loja onde o aluguei. Para devolver em outra loja ficava muito caro, mais caro que o próprio aluguel do carro. Quanto a Puerto Natales, é uma cidade bem menos movimentada que Ushuaia, então acho prudente entrar em contato com a locadora, nem tanto para fazer a reserva, mas para saber dias e horários de funcionamento, etc. Boa sorte!

  • Maria Helena Portela

    Olá, tudo bem, gostaria de saber se a gente pode andar pela vegetação ou será que é perigoso? quantos quilômetros tenho que andar de carro de Ushuaia para conseguir ver os Guanacos na natureza ?

    • Erika

      Oi Maria pode caminhar sim, sempre com prudência. Tanto em Ushuaia como em Torres del Paine tem parques nacionais com trilhas onde pode caminhar com segurança. Quanto aos guanacos, são avistáveis em toda região, mas não tem como saber quando ou onde vão aparecer visto que são animais selvagens! Boa viagem!

    • Erika

      Guiomar, você pode simular o trajeto no google maps, que dá o tempo estimado de viagem considerando a velocidade media e tráfego atuais do trecho. São mais de 700 km, e você estará em uma região remota, temos que ter bom senso e viajar com tempo extra.