Parque das Aves: Como é o trabalho de conservação e Educação ambiental



Este artigo foi criado pela equipe Parque das Aves para uso exclusivo do blog Próxima Trip.

Visitantes recebendo educação ambiental no Parque das Aves

Visitantes recebendo educação ambiental no Parque das Aves

Você já fez esse passeio? Localizado em Foz do Iguaçu, o Parque das Aves é um dos atrativos mais visitados da cidade. O motivo? Oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer diversas aves da Mata Atlântica de perto e aprender mais sobre o meio ambiente e conservação.

Rodeado por mata nativa e cheio de aves exuberantes, o centro de conservação faz uma ponte entre o ser humano e a natureza, além de ser a única instituição no mundo focada em conservação de aves da Mata Atlântica. Continue lendo e conheça mais sobre esse lugar incrível!

Conheça o Trabalho de Conservação do Parque das Aves

O Parque

Visitar o Parque das Aves é uma das muitas opções de passeios em Foz do Iguaçu e é um atrativo que agrada toda a família. Tudo começa com uma trilha de 1.500 metros onde é possível encontrar diferentes espécies de aves, além de jacarés, jiboias e borboletas.

Nos viveiros de imersão os visitantes ficam cara a cara com as aves que voam soltas pelo recinto, como araras, tucanos, jacutingas e garças. Cinquenta e dois por cento das aves que vivem no Parque são resgatadas do tráfico e de maus tratos e não possuem condições para retornar à natureza.

Mas, além de receber esses animais, o Parque das Aves também reproduz espécies ameaçadas para projetos de conservação, que trabalham para  reintroduzir essas aves na natureza, como a jacutinga e o mutum-de-alagoas.

Família observando tucano no Parque das Aves

Família observando tucano no Parque das Aves

Foco na conservação

Desde 2017 o Parque das Aves funciona como um Centro de Conservação Integrada de Espécies da Mata Atlântica. A Mata Atlântica vive uma crise de conservação muito grave: várias espécies que desse bioma estão ameaçadas de extinção, por isso o Parque desenvolve ações de pesquisa, conservação, educação e lazer para conectar o público com essa causa importante.

A instituição possui um departamento de educação ambiental que tem como objetivo promover a aproximação do público com a Mata Atlântica e gerar nas pessoas o engajamento na causa da preservação do meio ambiente e mudanças de atitudes.

O trabalho de conscientização é feito por educadores e mediadores ambientais que desenvolvem atividades para todos os públicos. Uma dessas ações é receber no Parque alunos através de programas especiais gratuitos de educação ambiental para escolas da rede pública da região.

Projetos do Parque das Aves

O parque também desenvolve e/ou apoia programas de conservação ,que também envolvem a educação ambiental e o engajamento de comunidades, em vários estados do Brasil que possuem o bioma da Mata Atlântica. Alguns dos projetos são:

  • Projeto Periquito-cara-suja
  • Projeto de Conservação Papagaio-de-cara-roxa
  • Programa Papagaio-de-peito-roxo

Basta acessar o site para ver mais detalhes sobre as iniciativas.

Como ajudar o Parque das Aves?

Fazendo o passeio tradicional, o Backstage Experience ou o Forest Experience, é possível fazer parte deste projeto e contribuir não somente para a manutenção do espaço, mas também com todo o trabalho de conservação realizado.

Para mais opções de passeio em Foz do Iguaçu para toda família, visita às Cataratas do Iguaçu e outros pontos turísticos da cidade, confira nossa matéria:

Gostou do post? Você já conhecia ou visitou o local? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Imagens: Acervo Parque das Aves.


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *