O que fazer em Ilhabela: Pontos turísticos e Melhores Praias



Na matéria de hoje, você vai saber o que fazer em Ilhabela, destino de praias paradisíacasmontanhas com mata atlântica preservada – o lugar ideal para viajar a dois, com família ou amigos. Ilhabela é também conhecida como capital da vela, pela excelência das condições de vento e correntes marítimas do canal de São Sebastião. Este destino fica a apenas 200 km de São Paulo e oferece excelentes opções de restaurantes, passeios de ecoturismo (trilhas e cachoeiras), dentre outros. Confira as nossas dicas para montar seu roteiro de viagem para Ilhabela com os principais pontos turísticos e melhores praias!

O que fazer em Ilhabela – os melhores passeios

QUANTOS DIAS FICAR EM ILHABELA? Recomendamos ficar no mínimo de 3 a 4 dias inteiros em Ilhabela, desta forma você pode escolher uma ou duas praias para curtir um banho de mar, visitar pelo menos uma cachoeira, fazer um passeio de jipe ou de barco e ainda dar uma volta no centrinho e experimentar algum restaurante bacana!

amanhecer na Praia do Julião, em Ilhabela

Praias de Ilhabela

Passar um dia na praia (ou pelo menos uma manhã ou tarde) é algo que todo turista vai fazer em Ilhabela. São diversas praias, e estão divididas em 2 grupos, praias do sul de Ilhabela e praias do norte de Ilhabela. Cada praia tem sua característica, algumas são mais cheias, outras mais selvagens e outras tem mais estrutura, com restaurantes, bares e aluguel de cadeiras e guarda-sol.

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, vista com drone

Muitos se perguntam quais as melhores praias de Ilhabela, mas a verdade é que não há uma resposta certa, pois cada viajante tem seu perfil. Eu e meu marido, por exemplo, dificilmente passamos o dia todo na praia, então curtimos praias menores e não fazemos questão de bares ou restaurantes – nós gostamos muito da Praia do Julião e da Praia da Feiticeira. E como eu gosto de praias sem ondas, as praias de Ilhabela são perfeitas para banhos de mar, bem calminhas!

Praia da Feiticeira, em Ilhabela

Da mesma forma, é difícil dizer qual a praia mais bonita de Ilhabela, pois cada um tem sua beleza em particular. A dica é ir pesquisando sobre as praias, ver as fotos em blogs e sites de viagem antes da viajar e escolher alguma(s) delas para visitar e/ou passar o tempo durante a viagem.

As principais praias do sul de Ilhabela são: Praia das Pedras Miúdas, Praia do Oscar, a minúscula Praia do Portinho, a Praia da FeiticeiraPraia do Julião. Também tem a Praia Grande e Praia do Curral, que são as maiores e com mais estrutura na parte sul. Se tiver um tempo a mais durante a viagem, no extremo sul da ilha, há um acesso para as piscinas naturais em Ilhabela.

Já as principais praias do norte de Ilhabela são: Praia do Perequê (é uma praia na região central da ilha, uma das maiores praias de Ilhabela, com diversos restaurantes e eventos e bem movimentada), Praia de ItaguaçuPraia Pontal do Pequeá, Praia Engenho D’Água (destaque para a construção em estilo colonial – do século XVII – da Fazenda Engenho D’Água, antigamente um dos principais engenhos de cana de açúcar da região e hoje parque municipal e tombado pelo Condephaat), Praia do Saco da Capela (o cenário é bonito pois vários veleiros e lanchas ficam atracados junto ao Yacht Club), Praia do Viana, Praia de Siriúba (com bonito pôr do sol), Praia da Ponta Azeda e Praia da Armação.

Praia Grande e Praia do Julião, em Ilhabela, vistas com foto de drone

Esportes náuticos e aquáticos

Algumas das atrações imperdíveis em Ilhabela são justamente os esportes que envolvem água – mergulho, vela, stand up paddle, caiaque… as opções são diversas! Na Ilha das Cabras, além de aproveitar a praia, você pode alugar caiaques e pode mergulhar ou fazer snorkelling, fora que o lugar tem uma beleza ímpar!

São diversos pontos de mergulho a serem explorados em Ilhabela, como regiões de naufrágios, na Praia do Portinho e Refúgio de Alcatrazes, dentre outros. Contate operadores locais, como a Oceano Sub, para mais informações!

Ilha das Cabras, em Ilhabela

Na praia do Julião, é muito comum ver os turistas em caiaques nas águas calmas e, no canto direito onde ficam as pedras, ver os peixinhos é quase garantido! Bem no rasinho os peixes já aparecem aos montes, garantindo a diversão de adultos e crianças. Vimos alguns visitantes fazendo snorkelling também.

Trilhas e Cachoeiras

Algumas das atrações imperdíveis em Ilhabela são suas trilhas na natureza e cachoeiras, uma vez que a maior parte da ilha é protegida por área do Parque Estadual de Ilhabela. Uma das mais famosas trilhas em Ilhabela é a Trilha do Bonete, de nível difícil, que leva à Praia do Bonete, considerada uma das praias mais bonitas de Ilhabela, é realmente uma beleza natural e fica no lado da ilha voltado para o mar aberto.

Outra trilha em Ilhabela muito frequentada por turistas é a do Pico Baepi, com 1048m de altitude, oferece uma vista panorâmica de toda a ilha. Para quem busca uma trilha mais tranquila (mas atualmente não muito bem sinalizada) e com acesso à cachoeira, pode fazer a Trilha da Cachoeira da Friagem.

Cachoeira da Água Branca, em Ilhabela

Nós visitamos um dos pontos turísticos em Ilhabela – a Cachoeira da Água Branca, bem na entrada do Parque das Cachoeiras. Não é necessário fazer trilha para ver a impressionante queda (estava com bom volume de água pois tinha chovido bastante no dia anterior), sendo acessível para pessoas de todas as idades.

Com mais dias em Ilhabela, dá para conhecer diversas cachoeiras, como a Cachoeira da Toca, Cachoeira do BananalCachoeira do Veloso, Cachoeira 3 tombos, e a Cachoeira do Paquetá, onde se forma uma piscina de borda infinita natural!

Veja mais detalhes, orientações e informações sobre as trilhas e cachoeiras do Parque Estadual de Ilhabela, clicando aqui.

Passeios em Ilhabela

Há diversos tipo de passeios em Ilhabela, como os passeios de escuna e lancha (nesses passeios, ainda existe uma chance de avistar golfinhos e baleias – passam pelas águas de Ilhabela 5 espécies de baleias e ao menos 6 espécies de golfinhos!). Para avistar as baleias, é mais comum entre junho e setembro, enquanto os golfinhos circulam durante todo o ano.

Os passeios de barco em Ilhabela levam a praias paradisíacas e selvagens, como a Praia da Fome, Praia do PoçoPraia do Jabaquara e às praias do Parque Estadual de Ilhabela, do lado de mar aberto – as rústicas e belíssimas Praia de Castelhanos e Praia do Bonete.

Praia do Saco da Capela em Ilhabela, vista com drone

O passeio de Jipe 4×4 em Ilhabela é para quem gosta de se aventurar pela mata e quer explorar as belezas naturais do Parque Estadual de Ilhabela, acessando a Praia de Castelhanos e o mirante do Coração.

Como funciona o passeio de Jipe em Ilhabela? O passeio off road leva o dia inteiro, já que praticamente vai de um lado da Ilha até o outro, em um percurso de mais de 20 km. Há paradas em mirantes, piscina natural e tempo para aproveitar a Praia de Castelhanos. Várias empresas de turismo locais oferecem este passeio em Ilhabela, como a Bem Receptivo e a Maremar Tur.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que Ilhabela é indicada para os turistas adeptos do birdwatchingjá que a ilha apresenta mais de 300 espécies de aves catalogadas – marinhas, de mata e migratórias. Preste atenção nos céus e árvores quando estiver na ilha! 😉

Mirantes de Ilhabela

Em Ilhabela, alguns dos principais pontos turísticos são letreiros e mirantes para praias. Nós visitamos nesta viagem o Mirante do Piúva, que fica bem perto da balsa sentido sul da ilha. Foi inaugurado em 2019 e tem estacionamento bem ao lado!

Mirante do Piúva, em Ilhabela

Outro mirante de letreiro fica a 7km da balsa ao norte da ilha, entre as praias do Viana e de Barreiros, é o Mirante Barreiros, também colorido e próximo à região onde ficam os cruzeiros que fazem parada em Ilhabela.

Já os mirantes mais famosos com vista para as praias em Ilhabela são o Mirante da Praia do Jabaquara, ao norte da ilha, e o Mirante do Coração, com vista para a praia de Castelhanos, que tem o formato de coração mesmo!

crédito da imagem: Louise Cristina Araujo Ferri CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

crédito da imagem: Louise Cristina Araujo Ferri CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Centro Histórico (Vila)

Um dos passeios para fazer em Ilhabela é dar uma voltinha no centro, também chamado de “vila”. Por ali você encontra bares, sorveterias, restaurantes, a feira de artesanato, o píer e comércio em geral (tome como referência a Rua do Meio). Também tem algumas pousadas para quem deseja ficar perto da muvuca – porém mais afastado das praias mais bonitas de Ilhabela.

E ali no centro histórico de Ilhabela, você também vai conhecer a simpática Igreja Matriz Nossa Sra. da Ajuda e um prédio antigo, tombado pelo Condephaat – é o edifício da Cadeia e Fórum de Ilhabela, concluído em 1913! Com o advento da República, o governo determinou a construção de edifícios com uso concomitante de cadeia e fórum.

Com as funções originais sendo abandonadas, o prédio abrigou outras instituições ao longo do tempo (Câmara, delegacia e exposições sobre a cidade). Hoje é a Sede Administrativa do Parque Estadual de Ilhabela e Centro de Visitantes.

O que fazer em Ilhabela: conheça o centro histórico (ou apenas "vila") da ilha

Caso você tenha levado sua bike, as praias mais centrais de Ilhabela são interligadas por ciclovias! Nós não levamos nossas bicicletas (fica para a próxima viagem), mas fizemos uma caminhada para fotos e adoramos.

Lembrando que escolher algum restaurante da Vila ou conhecer estes locais pode ser um passeio para fazer em Ilhabela em dias nublados ou com chuva – foi exatamente isso que fizemos em nossa viagem (dá para ver as nuvens carregadas nas fotos!).

Pôr do Sol em Ilhabela

Uma atração em Ilhabela é assistir ao pôr do sol, para nós um dos momentos mais bonitos do dia. Em todas as viagens procuramos locais para fotografar, mas em Ilhabela em todas as praias que são voltadas para o canal de São Sebastião (continente) você terá uma linda vista! Muitos restaurantes com vista para o mar também vão proporcionar essa experiência, como o All Mirante e o Pimenta de Cheiro.

Dicas de Restaurantes em Ilhabela

Há uma infinidade de opções gastronômicas para conhecer em Ilhabela, e nesta viagem conhecemos vários restaurantes com boas recomendações. Confira nossas dicas de onde comer em Ilhabela!

O All Mirante foi o restaurante mais bonito e bem decorado que visitamos (e o mais caro $$$ da viagem também!), além de o cardápio ser cheio de opções deliciosas, com carnes massas, peixes, sobremesas, etc. Também tem uma vista linda do pôr do sol. Fica no extremo sul de Ilhabela.

Também experimentamos os pratos bem servidos de peixes do Restaurante Ilha Sul (próximo à Praia da Feiticeira e com ambiente bonito), e no Bar & Restaurante Prainha do Julião (Praia do Julião) adoramos o ambiente e o fato de ser pé na areia, além de a comida ser ótima! Gostamos tanto que fomos 2 vezes! Não deixe de pedir os sucos frozen – experimentamos os de caju e o limão com côco – são deliciosos e refrescantes!

O que fazer em Ilhabela? Aproveitar os restaurantes faz parte do passeio!

No centro, almoçamos em um dos dias no Restaurante Makai, que fica bem no píer da vila (tem um rooftop também) e tem vista para o mar os pratos executivos são super bem servidos e tem opções de carnes, peixe com camarão, frango… foi um excelente custo x benefício.

Já no Restaurante do Cura, eles tem sistema self-service no almoço, mas nós fomos para jantar e escolhemos o peixe do dia com mais 2 acompanhamentos (são diversas opções como risotos, massas, legumes, saladas, fritas), além disso achamos o ambiente bonito e arejado, com bom atendimento. Foi uma boa surpresa!

Mais restaurantes bem classificados em Ilhabela: Famiglia ManzoliPimenta de Cheiro, Convés, Restaurante Viana, entre outros. Antes de escolher os restaurantes, sempre pegamos indicações ou olhamos as avaliações do Google e TripAdvisor.

Onde se hospedar em Ilhabela?

Agora que você já descobriu o que fazer em Ilhabela e está com dúvidas sobre hotéis e pousadas para ficar, nós podemos sugerir dois lugares para se hospedar em Ilhabela. Nós dividimos nossa estadia de 6 dias em 2 pousadas/hotéis diferentes. Primeiro, ficamos na Pousada Villa Galiileu, a apenas 10 minutos de caminhada da Praia da Feiticeira.

O hotel tem estilo rústico praiano, e os pontos positivos ficam por conta do tamanho do quarto – enorme – da cama king size, cestos grandes de lixo e ar condicionado. O banheiro é básico, com chuveiro excelente e amenities básicas, o secador de cabelo é bom. O atendimento dos rapazes no café da manhã e check-in também é muito cordial, e o proprietário dá todas as informações por Whats App após a reserva, a comunicação é bem fácil e acessível.

Os ambientes comuns são bem amplos e agradáveis, há lugares para tomar sol, descansar ou ler um livro e um salão com mesas – onde também é servido o café da manhã. O café da manhã, aliás, é bem básico, acho que aprimorando a apresentação e colocando um funcionário a mais ficaria perfeito.

Outro ponto que necessita de revisão é a falta de ganchos e cabides nos quartos para pendurar toalhas, roupas de praia úmidas e demais itens. Em um dia da nossa estadia choveu e havia um goteira no canto do quarto (nosso quarto era o nr. 7), não comprometeu nosso sono e nem a hospedagem, mas as telhas devem ser verificadas periodicamente, ainda mais em um lugar que chove com frequência como Ilhabela.

Sem dúvida o ponto alto da pousada é a piscina, com vista para o mar e montanhas e de onde podemos admirar um bonito pôr do sol.

Nossa outra dica de onde ficar em Ilhabela é o hotel boutique TW Guaimbê Exclusive Suites! Simplesmente amamos nossa estadia por lá! A hospedagem foi perfeita do começo ao fim – pense em lugar bonito, cheiroso, pé na areia (fica na Praia do Julião) e com excelente e atendimento e gastronomia! Ainda demos sorte pois durante a semana a diária é mais barata e ainda conseguimos desconto extra reservando pelo Booking, então saiu um custo x benefício excelente!

Os quartos do TW Guaimbê são espaçosos, mega confortáveis e bem decorados, com amenities L’Occitane e roupas de cama e banho da Trousseau, super macias! Tem TV, frigobar, ar condicionado e wifi. Também tem uma varanda com mesinha e cadeiras.

O restaurante do hotel serve o delicioso café da manhã e funciona o restante do dia servindo porções e drinks na piscina e também refeições na área de mesas. A gastronomia nos agradou muito, tanto na apresentação quanto na qualidade. Os preços, portanto, condizem com o nível do hotel.

Oferecem gratuitamente em pequenos potinhos o repelente citroilha e todos os dias tem serviço de arrumação duas vezes, sendo que à noite deixam bombons da marca dengo de mimos para os hóspedes 🥰

Algo que chama a atenção no TW Guaimbê é o seu caprichado design, linda decoração em todos os cantos do hotel (por Suzana Schermann) e paisagismo (projeto de Alex Hanazaki, o mesmo arquiteto do projeto do Carmel Taíba Exclusive Resort, no Ceará, que visitamos tempos atrás!).

Adoramos o deck com gazebos em madeira, confortáveis e cheio de almofadas, lugar gostoso para tomar sol e com uma linda vista da Praia do Julião e do pôr do sol, além é claro da linda piscina de borda infinita, para se refrescar com uma vista maravilhosa 😎😍

Uma curiosidade: O hotel TW Guaimbê foi set de filmagens da série Temporada de Verão, da Netflix, lançada no começo de 2022.

Caso você queira ver mais detalhes destes hotéis, deixamos os stories de Ilhabela nos destaques do nosso perfil no Instagram, tem tudo lá!

DICA EXTRA: Como evitar as picadas de borrachudos em Ilhabela?

Não tem como deixar de falar deste assunto, afinal, muita gente adorou a ilha – mas não volta mais lá por causa dos famigerados mosquitos! Ou ainda pessoas que ainda nem visitaram Ilhabela e já desistiram de viajar por conta dos relatos terríveis de outros viajantes a respeito das picadas de borrachudos.

Relatando minha experiência pessoal na viagem para Ilhabela, voltei com apenas 1 picada no braço (e meu marido com 3, uma no pescoço, uma no braço e 1 no pé). Isso em um período de 6 dias. Considero que foi um saldo positivo, mesmo meu braço tendo ficado super inchado e quente no local da picada – e a marca da picada só sai depois de algumas semanas, infelizmente.

Posso dizer que sofri muito mais em um passeio de barco que fiz em Paraty quando paramos em uma praia que eu e meu marido nem imaginávamos estar cheia de borrachudos. Ali levamos muitas picadas que coçaram muito e durante dias!!!

Nas praias mais urbanas de Ilhabela, tem menos mosquitos, mas as praias mais selvagens e as trilhas para cachoeiras exigem um cuidado maior! Além disso, as manhãs e fins de tarde são os horários preferidos dos mosquitos!

Nós usamos e recomendamos os repelentes Citroilha, o repelente à base de óleo de Citrolina e Andiroba e o Exposis Extreme, à base de Icaridina, que sempre levamos em viagens internacionais como África do Sul e países do Sudeste Asiático. Indicamos consultar um médico para saber o melhor para o seu caso!

Como se proteger dos borrachudos em Ilhabela?

E DEPOIS DE LEVAR A PICADA DO BORRACHUDO, O QUE FAZER?

Bom, em Ilhabela eu tive uma reação alérgica, pois meu marido só sentiu o incômodo da coceira e vermelhidão no local da picada, enquanto eu fiquei com inchaço no braço, uma região próxima a picada ficou bem quente e cheguei a sentir dor leve em vez de coceira! Neste caso, após as picadas de borrachudos recomenda-se fazer compressas geladas! Para mim foi ótimo, pois depois de 3 dias meu braço estava novo em folha!

Mas após essa picada passei a ter ainda mais cuidado, sempre renovando o repelente a cada 3 horas, pois percebi que poderia até parar no hospital caso levasse muitas picadas de uma vez, já que claramente meu corpo teve uma reação alérgica.

Outra coisa – o Citroilha é repelente e ajuda a evitar as picadas, porém também auxilia no alívio da coceira, isso também me ajudou bastante. A última dica: quando sentir coceira, não é para coçar hein!? ou vai ficar pior – o local da picada pode virar uma ferida e demorar mais tempo para cicatrizar e sumir da sua pele!

Algumas pessoas podem ter graves reações alérgicas, então caso você comece a se sentir mal ou com febre, procure um posto de saúde ou hospital imediatamente. Para orientações antes de viajar, consulte seu médico e siga as recomendações!

Veja mais passeios para finais de semana e feriados clicando aqui.

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos no Instagram: @proximatrip

Reserve seu hotel ou pousada através de nosso parceiro Booking.com! Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso – e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito Obrigada! Confira o Box de Ofertas:

Booking.com

Tem mais dicas de Ilhabela, alguma pousada ou restaurante que tenha gostado para indicar a outros leitores? Deixe na caixa de comentários!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.