O que fazer em Rüdesheim: roteiro de 1 dia com principais atrações turísticas 13



Visitamos Rüdesheim em meados de novembro, em um bate e volta que fizemos de Frankfurt, num dia aparentemente sem graça, sem sol, céu nublado, que tinha tudo para ser um dia feio, mas que no fim valeu muito a pena… adoramos os restaurantes da cidade e os vinhedos, que no outono ficam ainda mais bonitos, aquela cor amarelo alaranjada  deu um charme todo especial a esta bela cidade às margens Reno, famosa por sua produção de vinho e Patrimônio Mundial da Unesco.

IMG_7758

[Rüdesheim e o Rio Reno vistos dos vinhedos]

Como chegar

Rüdesheim é minúscula, ideal para se conhecer a pé, dá para fazer isso em poucas horas e sem se cansar. Há trens diretos de Frankfurt de hora em hora. O trajeto dura apenas 1 hora, portanto, perfeito para um bate e volta. Foi o que fizemos! Compramos nossas passagens na HBF (estação central de trem) de Frankfurt, direto nas máquinas de auto atendimento, Escolhemos um bilhete de grupo válido para até 5 pessoas (collective all day ticket), por EUR 31,80. Para comprar é bem fácil, a máquina tem monitor touch screen,  aceita moedas, notas e cartão de crédito habilitado para uso no exterior.  Foi bico!

IMG_3591    IMG_3590

IMG_7621b    IMG_3595

Depois de uma hora de viagem chegamos em Rüdesheim. No mapa abaixo marquei a estação de trem, o caminho que fizemos a pé (linha azul) pela cidade e as atrações turísticas que visitamos, mas você pode fazer o caminho que quiser, pois a cidade é minúscula e não há como se perder!

O que ver e fazer

Depois de sair da estação de trem, a primeira atração turística é o castelo de Brömserburg (foto abaixo). Foi construído há 1.000 anos atrás, hoje abriga o Rheingauer Weinmuseum. Como esse povo gosta de vinho, tem até um museu dedicado a isso!

IMG_7645

A produção de vinho é prática antiga nesta região, foram encontradas ferramentas romanas de cultivo de uvas datadas do século III DC. Hoje a produção de vinho está organizada em pequenas propriedades familiares. Vimos muitas pessoas trabalhando nas plantações, e eles não tinham a “cara” do trabalhador rural brasileiro, geralmente todo estrupiado, pelo contrário, pareciam que eram os familiares cuidando do seu negócio.

IMG_7647

Um quarteirão à frente, mais uma atração histórica, o Brömserhof, casa cujas origens remontam à Idade Média:

IMG_3602

A partir daí começam a aparecer os restaurantes. Abaixo, a Erika na rua mais famosa da cidade: a Drosselgasse.

IMG_7656

A cidade já estava se preparando para o Natal, decorada com enfeites e as feirinhas natalinas já estavam montadas.

IMG_7675

IMG_7684

IMG_7714

IMG_7677

Há banheiros públicos, são pagos e limpos!

IMG_7681

Onde Comer

Restaurantes você encontra aos montes pela cidade, para nome e localização consulte o mapa interativo no site oficial de Rüdesheim. Passamos por praticamente todos eles, não são muitos, afinal a cidade é um ovo! Escolhemos o restaurante Drosselhof para comer (na rua Drosselgasse).

IMG_7731

IMG_7719

Pedimos um delicioso Schnitzel com batatas fritas e bebidas, estava uma delícia!! E tudo isso nos custou apenas EUR 24,90! Valeu muito a pena.

IMG_7726   IMG_7723

Abaixo, o cardápio com opção de idioma também em inglês, francês e russo (ou pelo menos se parece com russo!!). Nosso prato foi o 228, o primeiro da lista.

IMG_3625

De barriga cheia, continuamos nossa caminhada pela cidade, chegamos às margens do Reno… pausa para contemplação.

IMG_7704

IMG_7694

IMG_7702

Bem aí ao lado fica a Adlerturm, construída no século XV, foi a residência de Goethe quando ele morou em Rüdesheim.

IMG_3622

IMG_7708

Caminhada pelos vinhedos

Nosso roteiro original incluía a subida ao Niederwald-Denkmal, monumento que fica no alto do morro e de lá tem-se uma bela vista da cidade. Dá para subir de teleférico (marquei no mapa), mas na data que fomos ele estava parado para manutenção.  Resolvemos então fazer uma caminhada pelos vinhedos, gostamos muito pela paisagem e tranquilidade do lugar. Dá para chegar caminhando até o Niederwald-Denkmal, mas gostamos tanto dos vinhedos que esquecemos do monumento!

IMG_7747

IMG_7785

Uma vista mais bonita que a outra!!

IMG_7758

IMG_7798

IMG_7778

Olha o Niederwald-Denkmal aí:

IMG_7793

Mas nem ligamos muito para ele, voltamos nossos olhos novamente para as plantações de uva.

IMG_7848

A linda vista da cidade de Rüdesheim rodeada pelos vinhedos de um lado…

IMG_7810

… e pelo Reno do outro.

IMG_7815

Tudo tão bonito! Vimos muitos produtores trabalhando em suas propriedades:

IMG_7858

hmmm… essas uvas pareciam muito boas, mas as deixamos nos pés.

IMG_7855

IMG_7850

IMG_7842

Foi uma boa caminhada até esse ponto. Mas caminhar nessa friaca nos deu fome, e lá fomos nós de volta à cidade para um lanchinho em um novo restaurante.

IMG_7886    IMG_7890

IMG_7893    IMG_7894

Agora sim, de barriga cheia novamente, nos despedimos de Rüdesheim e retornamos a Frankfurt.

IMG_7905

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 pensamentos em “O que fazer em Rüdesheim: roteiro de 1 dia com principais atrações turísticas

  • Fernanda Scafi

    Passei só uma hora na cidade, mas adorei!!! Eu estava em Frankfurt tb e queria fazer um passeio de barco pelo rio Reno. Fui em um que saía de Rüdesheim e ia até Koblenz. Saí cedinho de Frankfurt de trem pra cidadezinha, curti uma hora a cidade vazia (manhã cedo), peguei o barco pra Koblenz, passeei por lá e voltei de trem pra Frankfurt no mesmo dia! Claro que mais tempo em Rüdesheim seria melhor, mas ainda bem que passei por lá mesmo que tenha sido só 1 hora! Não teria dias disponíveis para ir 1 dia pra lá e outro pra Koblenz…

  • Luciane

    olá! achei muito bacana seu roteiro! parabéns! eu e meu marido pretendemos fazer esse bate e volta Frankfurt/ Rudesheim em maio/2017. Você comprou bilhete de grupo…. mas sabe qual é o preço do bilhete individual de trem? O ponto final não é Rudesheim, certo?

    • Gustavo Autor do post

      Luciane, para tarifas atualizadas consulte o site oficial da DB (Deutsche Bahn). Quanto ao destino final do trem, ele pode variar, pois o sistema de transporte de trens na Alemanha é super integrado, então são várias opções e combinações de trens que podem te levar ao mesmo lugar. No site da DB você pode consultar todas essas informações que precisa, nome e número do trem, paradas, origem, destino, preço, etc. Pode inclusive comprar as passagens pela internet e imprimir em casa, caso deseje, ou comprar por lá, como nós fizemos. Boa sorte!

  • Luiz Vendrame

    Olá Pessoal, Sensacional esse roteiro de Vocês, tanto que vou adaptá-lo para fazer agora em fevereiro.

    Tenho uma dúvida sobre o all day ticket: Vamos em dois casais para lá. Este ticket funciona em dia da semana também? os o ticklet á válido tanto pra ida como para volta? ou seja, não é necessário adquirir mais nehum ticket para retornar à Frankfurt?

    Desde já agradeço e mais uma vez, parabéns pelo site

    • Erika

      Oi Luiz, realmente a Alemanha permite roteiros variados, usando as grandes cidades como base. O all day ticket como o próprio nome já diz contempla a ida e volta, e que eu saiba vale todos os dias. Compramos um em que poderiam viajar até 5 pessoas, mas no nosso caso estávamos em casal, no entanto ele serve também para o seu caso. Você pode ver outras opções de tickets simulando na maquina na própria estação de trem em Frankfurt, para saber o que sai mais em conta para o seu trajeto. Obrigada pela visita ao blog!

  • Elda Lorenti

    Olá!! Muito legal seu post!
    Vou passar por Rudesheim no mês que vem, mas não sei se vou conseguir aproveitar pois vou estar com bagagem, já que vou seguir viagem de lá…
    Você saberia me dizer se há algum lugar na cidade onde eu possa deixar as malas?

    Obrigada!

  • Marcus

    Ótimo post . Estarei em julho em Frankfurt com carro alugado porém , gostaria de fazer um passeio pelo rio Reno. vcs em algum momento fizeram passeio no rio Reno ? ou algum outro rio ? e assim como o rio Douro observei que existem vinícolas na beira do rio . Existe a possibilidade de visita as vinícolas com prova de vinho ? Obrigado .

    • Erika

      Oi Marcus, em várias cidades tem passeio de barco pelo Rio Reno, mas sinceramente preferimos visitar as cidades de trem e bater perna. Quanto às vinicolas certamente tem, em razao da presença dos vinhedos, mas fizemos um passeio de apenas 1 dia, conforme está no post, nao visitamos. Uma alternativa é escolher um restaurante na cidade e solicitar um vinho local. Vc tambem pode fazer buscas na internet por vinicolas com degustacao em rudesheim!

  • Patrick

    Agradecemos muito pelas dicas! Tivemos um dia maravilhoso e muito especial hoje em Rüdesheim. Fizemos bate e volta de Frankfurt, fazendo conexão com ônibus em Geisenheim, pois a ferrovia estava em obras. Atualizando os preços: o bilhete diário para grupo de até 5 pessoas está 35 euros (válido também para o ônibus) e o restaurante o prato de vocês está $9,90. Tem uma cafeteira ao lado desse restaurante, na mesma ruazinha, com o tradicional café de rüdesheim muito bom e um bolo de chaminé bem interessante. #ficaadica