Roteiro a pé pelo lado “ocidental” de Berlim



Berlim se tornou uma das minhas cidades favoritas. Acho fantástico uma cidade em que a história e a modernidade andam juntas. Além disso, não podemos esquecer que Berlim é praticamente uma adolescente ou recém-adulta, pois a queda do muro em 1989 (eu tinha só 5 anos!) está logo ali na linha do tempo. E em história a gente sabe que 20 e poucos anos não são nada. Em resumo, é uma cidade em reconstrução. E que reconstrução! Uma cidade grande, capital do país, mas com ares às vezes interioranos, às vezes de metrópole. As ciclovias inteligentes e que funcionam, um transporte público eficiente e exemplo para o mundo, uma cidade com muita área verde, turismo crescente, gente velha e gente jovem. E a história e a cultura presentes – a cada esquina, um resquício do muro, uma homenagem aos judeus, uma igreja, um excelente museu, uma exposição. No post de hoje do blog, vou falar de um roteiro a pé que fizemos pela parte ocidental da cidade. “Ocidental” porque era uma região que, à época do Muro de Berlim, estava sob controle de forças americanas, britânicas e francesas – o lado dos Aliados.

KaDeWe - a pé pelo lado ocidental de Berlim

A maioria dos guias de viagens tende a colocar essa parte da cidade em segundo plano, pois a grande concentração de turistas, atrações, hotéis e museus está na antiga parte oriental. Eu, entretanto, acho que cada parte da cidade tem seu estilo. A história está mesmo em Berlim oriental. Mas a modernidade está aqui, na Berlim ocidental. Nosso passeio começa na Wittenbergplatz, então você pode descer na estação de metrô U de mesmo nome para dar início à caminhada. Logo de cara, você já vê uma loja de departamento que é um clássico de Berlim, a KaDeWe, artigos de luxo, lojas, cosméticos, etc. Este nosso roteiro também é ótimo para compras na cidade. Continuando a caminhada pela Tauentzienstrasse e depois pela Kurfürstendamm (a famosa Ku’damm) , você verá a Nike store, Adidas Store, o shopping Europa Center, a loja da Lego e tantas outras lojas de roupas, artigos para casa, calçados, souvenir e muitos restaurantes, fast foods e bares.

IMG_9024

Neste local também está a Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, cujos danos provocados por bombardeios durante a segunda guerra mundial foram mantidos. Abaixo uma foto que utilizei da wikipedia, de 2006…

 Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche (crédito: Null8fuffzehn – wikipedia.org)

(crédito: Null8fuffzehn – wikipedia.org)

e uma foto de quando fomos…totalmente coberta, para reformas!

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche coberta para reformas

Eu e o Woody do Toy Story na Lego Store …e no Hard Rock Cafe Berlim, com a guitarra feita com restos do muro de Berlim – fotos de quem gosta de pagar mico rsrsrs.

Woody do Toy Story todo feito em Lego   Guitarra feita com restos do muro de Berlim no Hard Rock Cafe

Depois de almoçar no Hard Rock, continuamos a caminhada até o metrô, onde embarcamos na estação Uhlandstrasse e voltamos para o nosso hotel.

Berlim - Uhlandstrasse

Se você quer mais dicas de passeios em Berlim e montar seu roteiro de viagem seja para 2 ou 3 dias ou mesmo para 1 semana na cidade, clique aqui para ver todo o conteúdo que temos publicado sobre a cidade no site.


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *